Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de saber se o construtor é obrigado dentro do prazo dos 5 anos a fazer todas as reparações e pintar a casa na sua totalidade interior e no último ano da garantia a pintar a casa no exterior???Obrigada
  2.  # 2

    Se as deficiências encontradas na pintura forem da responsabilidade do construtor a resposta é SIM, se não forem a resposta é NÃO.
  3.  # 3

    A casa tem 3 anos e ainda se encontra com pintura de construção, neste momento necessita de reparação em fissuras, em duas divisões está com humidade, rodapé a descolar, etc.
    Torneira e tubagem com ferrugem
  4.  # 4

    Colocado por: anansilvaA casa tem 3 anos e ainda se encontra com pintura de construção, neste momento necessita de reparação em fissuras, em duas divisões está com humidade, rodapé a descolar, etc.
    Torneira e tubagem com ferrugem
    accione a garantia
  5.  # 5

    Boa tarde.
    Preciso de esclarecimento para a seguinte situação: detetei na minha moradia inúmeros problemas com fissuras e algumas infiltrações (que estragaram ligeiramente o soalho de uma divisão); acionei a garantia e o construtor enviou um funcionário que reparou as fissuras e se foi embora; aguardei uns dias que viessem corrigir a pintura da casa, interior e exterior, deteriorada pelo trabalho de reparação das fissuras; como isso não aconteceu, contactei novamente o construtor no sentido de saber quando efetuariam a pintura; responderam-me que não o fariam, uma vez que não foram eles quem pintou inicialmente a casa (é verdade, a pintura foi por conta do dono da obra).
    Ora, no meu entender, a necessidade de pintura deve-se, exclusivamente, à necessidade de reparação das fissuras. Se não tivesse sido necessário reparar essas fissuras, não havia necessidade de pintar a casa.
    O meu raciocínio está correto ou o construtor tem razão ao invocar que a pintura não foi da responsabilidade da sua empresa?
    E quanto ao soalho? Posso solicitar substituição? Este acabamento também não foi feito por aquela empresa, mas só se estragou devido às infiltrações...
    Agradeço desde já a atenção, solicitando que, caso me deem razão, me disponibilizem alguma base legal para eu contrapor.
    Muito obrigada.
  6.  # 6

    Colocado por: carla.ms.moreiraBoa tarde.
    Preciso de esclarecimento para a seguinte situação: detetei na minha moradia inúmeros problemas com fissuras e algumas infiltrações (que estragaram ligeiramente o soalho de uma divisão); acionei a garantia e o construtor enviou um funcionário que reparou as fissuras e se foi embora; aguardei uns dias que viessem corrigir a pintura da casa, interior e exterior, deteriorada pelo trabalho de reparação das fissuras; como isso não aconteceu, contactei novamente o construtor no sentido de saber quando efetuariam a pintura; responderam-me que não o fariam, uma vez que não foram eles quem pintou inicialmente a casa (é verdade, a pintura foi por conta do dono da obra).
    Ora, no meu entender, a necessidade de pintura deve-se, exclusivamente, à necessidade de reparação das fissuras. Se não tivesse sido necessário reparar essas fissuras, não havia necessidade de pintar a casa.
    O meu raciocínio está correto ou o construtor tem razão ao invocar que a pintura não foi da responsabilidade da sua empresa?
    E quanto ao soalho? Posso solicitar substituição? Este acabamento também não foi feito por aquela empresa, mas só se estragou devido às infiltrações...
    Agradeço desde já a atenção, solicitando que, caso me deem razão, me disponibilizem alguma base legal para eu contrapor.
    Muito obrigada.


    Não percebi ... o Construtor/vendedor vendeu-lhe uma casa pintada ou não?
    O Construtor da minha casa, construi à base de subempreitadas ... só faltava que ele se responsabilizasse apenas pela caixa de correio, pois foi a única que foi ele que colocou à sua custa ...
  7.  # 7

    Não comprei a casa construída. Entreguei a construção do tosco (mais usualmente designada por bruto) a este construtor e os acabamentos foram por conta do dono da obra (por minha conta, portanto). A pintura foi entregue a outra empresa. O que está em causa aqui é que o construtor reparou as fissuras mas se recusa a pintar a casa porque não foi ele quem fez a pintura inicial. Eu contraponho que a casa não estava a necessitar de pintura, mas que, devido aos trabalhos realizados, agora necessita: está cheia de manchas cinzentas nos locais onde antes existiam fissuras.
  8.  # 8

    Ora cá está o principal problema de se entregar obras a diversas entidades. Começou o jogo do empurra.
  9.  # 9

    Mas não faz sentido o que digo? Há alguma base legal que fundamente a minha posição?
  10.  # 10

    Na minha opinião você tem razão... se ele para para arranjar as fissuras "estragou" terá de a pintar...

    Mas o melhor é consultar um advogado para perceber os seus direitos... já agora no final venha aqui e conte-nos.
  11.  # 11

    Colocado por: carla.ms.moreiraEntreguei a construção do tosco

    Explique melhor quais foram os trabalhos executados.
  12.  # 12

    Boa noite, Picareta.
    Este construtor efetuou toda a parte respeitante à estrutura da casa, até ao reboco (incluindo). Os acabamentos foram à parte: janelas, pinturas, mosaicos, soalho,... Agora, por solicitação minha, a empresa de construção veio reparar os problemas de fissuras, o que teve implicações na pintura.
  13.  # 13

    Presumo que o alvará que foi entregue na câmara para levantar a licença de construção foi o desse empreiteiro, que o manteve até final da obra. Certo? E quem foi o técnico responsável pela execução dos trabalhos? foi sempre o mesmo? acompanhou a obra?

    Peço desculpa pelo questionário, mas acho que é necessário para entender o problema.
  14.  # 14

    A resposta é sim a todas as perguntas.
  15.  # 15

    Consegue provar que a responsabilidade pelo aparecimento das fissuras é do empreiteiro. Que tipo de fissuras são essas, e onde é que eram as infiltrações?

    Quem fez as betonilhas?
  16.  # 16

    Foi o empreiteiro quem fez as betonilhas. A melhor prova de que as fissuras eram da responsabilidade dele é o facto de ele já as ter vindo corrigir. O problema põe-se com as consequências que essa correção deixou na pintura.
    A infiltração era no quarto pois, devido a uma grande fissura na parede, entrava água na divisão. Só mais de um ano depois de eu ter enviado a carta a denunciar os problemas e de eles terem respondido (também por escrito) que o resolveriam assim que tivessem desponibilidade, é que vieram, o que agravou a deterioração do soalho do quarto.
  17.  # 17

    Parece-me que a responsabilidade é do empreiteiro...mas está aqui um problema, ele reparou as fissuras, não teve culpa por alguém mandar pintar as paredes depois de ele fazer o reboco! parece uma parvoíce, mas os advogados tem uma imaginação muito fértil.

    Colocado por: carla.ms.moreiraHá alguma base legal que fundamente a minha posição?

    Há, mas é preciso um advogado, e o mais provável é terminar no tribunal.

    Este problema surge, na sequência de uma ilegalidade, que é a carla fazer os acabamentos, quando legalmente o responsável pela execução da obra é o empreiteiro. A carla deu conhecimento ao empreiteiro que ia pintar a parede que ele rebocou?

    Com um bom advogado o empreiteiro talvez se safe.
  18.  # 18

    Claro que ele sabia. É uma moradia e o acordado foi que este empreiteiro seria responsável apenas pelo tosco da obra.
    Valerá a pena meter tribunais e advogados ao barulho por causa de uma coisa tão pouco significante para um empreiteiro?
  19.  # 19

    Colocado por: carla.ms.moreiraClaro que ele sabia. É uma moradia e o acordado foi que este empreiteiro seria responsável apenas pelo tosco da obra

    Saber sabia...mas pode dizer que não sabia. Você é que tem que provar que ele sabia.

    Pode acontecer outra situação: Ou você pintou logo após ele ter rebocado, coisa que não deveria ter feito, ou então antes de pintar deveria ter verificado que existiam fissuras, e mandá-las reparar antes de efectuar a pintura. Mandou pintar as paredes, quando já eram visíveis as fissuras, logo a responsabilidade é sua. E você diz: Mas quando eu mandei pintar não existiam fissuras. E eu pergunto: Tem provas? tirou fotos?

    Colocado por: carla.ms.moreiraValerá a pena meter tribunais e advogados ao barulho por causa de uma coisa tão pouco significante para um empreiteiro?

    Se ele se recusar a pintar, só um tribunal o pode fazer.
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2012

     # 20

    E se tivesse pintado a casa com tinta de ouro? O que é que acontecia? O construtor teria que a pagar?

    É uma situação hipotética mas, pode mostrar como este assunto é complicado... o que o Picareta diz faz sentido mas, o que a carla.ms.moreira diz, também.
    Na falta de acordo, eu sugeria que recorressem a um Julgado de Paz - é barato, 75€.
    Se quiserem fazer as coisas doutra forma, dividam o mal pelas aldeias como se costuma dizer, o construtor paga a mão de obra e a carla.ms.moreira as tintas.
    Concordam com este comentário: ze79
 
0.0226 seg. NEW