Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

.. pois não fui eu que fiz as leis. Se o regime jurídico da edificação obriga à indicação dos materiais e cores de acabamento, é para ser alvo de análise por parte das entidades licenciadoras.

Eu, como Arquitecto, quando se prescreve determinada solução de revestimento, é porque foi equacionada e debatida tendo em conta as preferências dos donos de obra e tendo em consideração o edifício e a envolvente onde se encontra inserida. Não há cá "manias".

Também não entendo porque personalizou tanto esse seu comentário... eu não tenho culpa que algo não lhe tenha corrido bem.

Existem câmaras que não exigem projectos de alterações, em alterações de revestimentos (dentro de alguns limites)... bastando para tal mencionar no Livro de obra e nas Telas Finais do Projecto de arquitectura.

Mais.. que culpa tem o Técnico que tenha o dono de obra decidido alterar a seu belo prazer os revestimentos... e ter devido a esse facto, de instruir um procedimento na CM.. queria borlas?!?.. não, eu vivo disto, as horas despendidas, as cópias/ impressões, as deslocações tem de ser conveniente e justamente remuneradas.

Nestes casos eu cobro o serviço à hora, já agora para saber, são 45€+IVA + custos de impressão com 30% desconto (conforme tabela cá do escritório e previamente dada a conhecer aos clientes).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
    •  
      FD
    • 2 junho 2011

# 22

Colocado por: TavaresMiguelEna ena, o Marechal e o general em execuo!

Isto é completamente desnecessário e, se tenho que o dizer, estúpido.

Colocado por: TavaresMiguelPara que tenham uma ideia, esta simples alteração ao projecto significa a entrada de mais 700/800€ no bolso do simpático projectista/arquitecto

Generaliza todos os arquitectos/engenheiros em função desse que tem como referência, o que não me parece de todo correcto.
    Lá que alguém lhe quisesse cobrar esse valor por essa alteração, responsabilize essa pessoa e mais ninguém.

A mensagem do Pedro Barradas pareceu-me mais no sentido de avisar/alertar e não de criar/reforçar um lobby para cobrar fortunas para fazer alterações aos projectos...
  2.  # 23

Colocado por: FD
    Generaliza todos os arquitectos/engenheiros em função desse que tem como referência, o que não me parece de todo correcto.
    Lá que alguém lhe quisesse cobrar esse valor por essa alteração, responsabilize essa pessoa e mais ninguém.

Apenas fiz referencia a paisagistas/arquitectos...Porquê mencionou os engenheiros?

Cumpts
    •  
      FD
    • 2 junho 2011

# 24

Colocado por: TavaresMiguelApenas fiz referencia a paisagistas/arquitectos...Porquê mencionou os engenheiros?

Colocado por: TavaresMiguelindependentemente daquilo que foi previsto pelo projectista/arquitecto no projecto para o efeito
  3.  # 25

Ena ena, o Marechal e o general em execuo!

Eu também acho que o FD e o Pedro Barradas não têm nada que "execuar", mas por acaso já reparei que há aqui gente que gosta muito de execuar.

- Ó mãe, o que é um execuo?
    - Filho, execuo é a forma como os alguns escrevem ex aequo.
    - Ó mãe, porque é que não escrevem como deve ser?
    - Porque não sabem, filho, e é normal porque se trata de uma expressão em latim e não em português.
    - Se não sabem porque escrevem ou porque não vão ver primeiro?
    - Ora filho, há sempre alguns chicos espertos que não só acham que sabem tudo como ainda por cima acham que qualquer opinião que lhes seja dada é para os prejudicar ou enganar. São geralmente desconfiados, mas ao mesmo tempo fáceis de enganar. São aquilo a que o teu pai costuma chamar os "besugos"
    - E é o caso deste senhor?
    - Não sei filho, mas é o mais certo. Da maneira como fala já deve ter sido - ou pensa que foi - enganado pelo técnico dele. Por isso agora só aceita as opiniões com que está de acordo - se não estiverem de acordo é porque o querem enganar percebes?
    - Ó mãe, e somos obrigados a aturar essas pessoas?
    - Não, só atura quem quer.
    - Então porque é que eles o aturam?

A isso, filho, nem eu sei responder.
  4.  # 26

Disse mais acima que...

Colocado por: TavaresMiguelUma coisa é a estrutura, agora a m****a dos revestimentos, epá isso não...

Quando faço referencia a estrutura, quero referir-me ao projecto de estabilidade ao qual não tenho nada a apontar em geral com excepção de uma situação ou outra facilmente solucionada pela Engenheira responsável pela obra, a qual estou muito grato...Portanto, não me referia aos projectos técnicos...

Agora, no que respeita a arquitectura, não sou só eu que estou descontente mas a julgar por muitos testemunhos atrevo-me a dizer muita gente...E quem vem ao fórum assiduamente, sabe que existem imensos casos de descontentamento... e uma das palavras que utilizam com frequência para exprimirem a sua opinião em relação a uma grande parte dos serviços em arquitectura, esta palavra é copy&past...

Ok, o mais correto será dizer, alguns desenhadores/arquitectos...Peço desculpa se atingi as pessoas de bem...

Cumpts
  5.  # 27

Colocado por: Anonimo16062021
    Caro TavaresMiguel,mas deixe que lhe diga,o problema das pontes térmicas não foram devidamente corregidas nas zonas das ombreiras onde foi colocado o granito onde o mesmo estar em contacto com o pano interior não existindo qualquer corte térmico nas cantarias do exterior com o interior,e assim poder vir a ter problemas de condensação nas ombreiras das janelas no interior da habitação..
    Ah,só mais um achega,e agora para os profissionais de aplicação de ETICS,mas
    será que nunca mais aprendem que as juntas das placas EPS não se deve de tapar com argamassa?
    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:pdavidmarques
    caro Anonimo16062021 é sempre mais do mesmo, enfim daqui a um tempo vem ao forum falar mal do sistema
  6.  # 28

Colocado por: j cardosoo que é um execuo?

Já imaginou, se toda a gente fosse inteligente como o j cardoso? O planeta terra seria até ambicionado, pelos extra-terrestres!

Estudei latim já la vai mais de 25 anos, e muito daquilo que aprendi foi-se dissolvendo com o tempo, derivado a não praticar mais que não fosse lendo literatura...Mas também é verdade,que consultei a net antes de postar tendo encontrado isto;

http://www.achando.info/index.php?query=execuo&action=search&PHPSESSID=kptsfe1e1mltrfcubbpibr3jd1

Por esta razão, apresento as minhas desculpas pelo erro cometido.

Tempora mutantur, nos et mutamur in illis

Cumpts
  7.  # 29

A questão não foi o erro nem a inteligência, que a terá como eu e todos temos. Também não é o latim, já disse que é normal não saber. Não tem que me pedir desculpa porque não me ofendeu - assim como não o ofendi. Não tem que escrever mais frases em latim, não sei o que significa nem vou ver.
    Não gostou do que eu disse? Foi a melhor forma de o fazer ver que aquilo que o Tavares Miguel disse e a forma como disse também não foram de molde a agradar, apenas isso. Nada me move contra si e espero que a sua construção corra pelo melhor, mas se não gosto do que disse ou da forma como o disse tenho o direito de o manifestar, ou não?
  8.  # 30

Colocado por: j cardosoA questão não foi o erro nem a inteligência, que a terá como eu e todos temos. Também não é o latim, já disse que é normal não saber. Não tem que me pedir desculpa porque não me ofendeu - assim como não o ofendi. Não tem que escrever mais frases em latim, não sei o que significa nem vou ver.
    Não gostou do que eu disse? Foi a melhor forma de o fazer ver que aquilo que o Tavares Miguel disse e a forma como disse também não foram de molde a agradar, apenas isso. Nada me move contra si e espero que a sua construção corra pelo melhor, mas se não gosto do que disse ou da forma como o disse tenho o direito de o manifestar, ou não?

Sim, tem sem duvida.Também não o critico por isso, mas penso que exagerou quando se refere a mim como ignorante ou "besugo"...Mais que não fosse de achigã, da barragem de Idanha-a-Nova...

Se o j cardoso ler com atenção o que escrevi, vai ver que não critiquei ninguém aqui do fórum directamente, apenas constatei que existe um determinado aproveitamento no sector da arquitectura, por aspectos que são insignificantes e que apenas vão encarecer os orçamentos (projecto de alterações)...Como p.ex. mudar as cantarias de um determinado material que estavam previstas no projecto por outro qualquer material com idêntico resultado...

Repito: Não foi minha intenção, criticar as pessoas de bem!

Cumpts
  9.  # 31

Colocado por: pdavidmarquescaro Anonimo16062021 é sempre mais do mesmo, enfim daqui a um tempo vem ao forum falar mal do sistema

Caro pdavidmarques,

Não necessariamente, antes pelo contrario, só tenho que dizer BEM deste sistema.Aconselho-o a toda a gente de viva voz.Com o devido respeito por todas as outras soluções como é óbvio.Além do mais pedi alguns conselhos ao Anonimo16062021, antes de me decidir por este sistema, ao qual estarei eternamente grato...

Cumpts
  10.  # 32

Não foi minha intenção, criticar as pessoas de bem!

Eu sei, mas saltou "para cima" de alguém que apenas tentou explicar as coisas como elas são e ficou no ar a ideia que estavam a aproveitar-se de si - ou a apoiar quem possa estar. Não sei se o seu arquitecto se vai aproveitar da situação, mas se o faz não quer dizer que todos o façam ou que todos sejam assim, como tenho a certeza que reconhece. No fundo todas as profissões têm todo o tipo de profissionais, é uma questão de dar com o adequado.

"besugo"...Mais que não fosse de achigã

OK, faço ainda melhor: fica promovido a Lúcio (Esox lucius)
      Esox lucius.jpg
  11.  # 33

Colocado por: Anonimo16062021Mas eu refiro-me as cantarias que estão em contacto com a parede do interior,e também nas soleiras..ou eu estou a ver mal o filme..

Em relação as ombreiras, tenho a certeza que não existem perdas térmicas e para que não restem duvidas, deixo aqui um esquema feito por mim, para melhor compreenderem a situação;

null

Ou seja, a cantaria vai ao encontro da caixilharia que por sua vez é de ruptura térmica, sem existir nenhuma espécie de contacto com a parede interior...

null

O mesmo acontece em relação as soleiras, com a divisão destas em duas, interior e exterior com um espaço ao meio entre ambas preenchido com EPS 1cm e com silicone a rematar...Não foi feito na minha moradia derivado a minha ausência no exterior, mas conheço alguns exemplos assim.

Cumpts
  12.  # 34

Colocado por: rmocoEtics = Placas Capoto
    EPS = Esferovite

ETICS= É uma sigla que significa (External Thermal Insulation Composite Systems) ou seja, é o nome do sistema de isolamento, também conhecido por cappotto.

EPS= Poliestireno Expandido (esferovite) existem varias medidas.

XPS= placas de isolamento térmico em espuma rígida poliestireno extrudido

Colocado por: rmocoComo se devem tapar as diferentes juntas ( Curiosidade)

Antes pelo contrario, segundo o Anonimo16062021 não se deve colocar argamassa nas juntas, esta também gostaria de saber porquê?

Colocado por: rmoco
    Outra questão ( Obrigado pelas fotos Sr TavaresMiguel)

Não tem nada que agradecer, estamos cá para partilhar...

Colocado por: rmocomas eu não deixei esse dente

Veja se ainda é possível fazer isso, uma rebarbadora resolve a situação, só tem a ganhar...

Colocado por: rmocoportanto ou coloco a pedra e depois o capoto, ou o capoto e a pedra por cima ( Colada ou afixada)

Caso não seja possível fazer o referido em cima, então a melhor solução é aplicar em primeiro lugar, o cappotto com as buchas de reforço e só depois as pedras (cantarias).

Mais uma vez boa sorte.

Cumpts
  13.  # 35

Colocado por: Anonimo18072022AE ou será da minha vista mas tb não me parece ver calha de arranque nem os reforços dos angulos dos vãos...

Caro Anonimo18072022A,

No que diz respeito a calha de arranque, de facto não levou por se ter optado em recuar o tijolo exterior na placa (lage) no sentido do interior (fazendo 1 dente) o suficiente para a colocação do EPS 7 cm tendo em consideração o isolamento dos pilares sendo estes revestidos com cerca de 3 cm respectivamente, as fotografias não são muito esclarecedoras nesse sentido...

Colocado por: Anonimo18072022Aos reforços dos angulos dos vãos...

Está a referir-se as cantoneiras? Como levou as cantarias em pedra não vejo necessidade...

Colocado por: Anonimo18072022A
    As juntas entre placas de EPS devem ser preenchidas com pedaços de EPS ou preenchidos com espuma de poliuretano.
    Ao aplicar argamassa nas juntas das placas irá criar zonas heterogeneas na camada de isolamento. Tal facto potencia comportamentos anómalos que normalmente levam a que se notem as juntas das placas no trabalho final.
    Outro pormenor está no facto da zona de condensação estar precisamente no isolamento. Importa que o material seja permeável e pouco higroscópico; o EPS é, a argamassa não é.
    Permanência elevada de humidade nessas zonas leva mais uma vez a que as juntas das placas se venham a notar.

É sempre bom saber isso. A julgar pelo aquilo que tenho observado, muito poucos procedem assim.Infelizmente.

Cumpts
  14.  # 36

Bom dia

Obrigado pela resposta TavaresMiguel, sim vou tentar fazer o tal dente na parede de 20, nem que seja um dente de 0.5/0.10cm.

Portanto depois e colocar etics na parede e neste dente o eps certo=?
    Podia-me fazer esse esquema de um trabalho bem feito?

Muito Obrigado a todos
  15.  # 37

Poderiam ver o meu croqui...
    É isto?

Obrigado
      Parede.jpg
  16.  # 38

Onde está a diferença entre este procedimento e o acima tambem referido por mim??

Obrigado
    Renato Moço
      Sem título.jpg
  17.  # 39

Caro rmoco,

Desculpe por só agora responder as suas questões, que imagino serem importantes para resolver as duvidas com que é confrontado neste momento. Como o rmoco demonstrou interesse, em particular, pelo método utilizado na minha moradia, não poderia de deixar de partilhar esta solução, que para mim é sem duvida um dos métodos mais eficientes para evitar as perdas térmicas, com a conjugação das cantarias em pedra ao cappotto. Posto isto, faço questão de realçar, que a minha intervenção neste tema, é de ciente final deste sistema e não com intuito de promover ou criticar, este ou aquele método de aplicação.

Colocado por: rmocosim vou tentar fazer o tal dente na parede de 20, nem que seja um dente de 0.5/0.10cm.

Antes de mais nada, comece por expor aquilo que pretende fazer com a equipe que contratou para a realização do isolamento (cappotto), para que conjuntamente, possam delinear quais as medidas ideais do espaço destinado ao "dente". Para isso, têm que fazer os respectivos cálculos dos diversos materiais a aplicar como p.ex.-> a espessura do EPS, da argamassa de revestimento, do cimento cola e por fim a espessura das pedras.

Colocado por: rmocoPortanto depois e colocar etics na parede e neste dente o eps certo=?

Sim é isso. Mas coloque também a argamassa de revestimento sobre o EPS que vai revestir o dente, para proporcionar uma melhor aderência do cimento cola que vai utilizar para colar as pedras.

Colocado por: rmocoPodia-me fazer esse esquema de um trabalho bem feito?

Coloco o esquema, do que foi feito na minha moradia, um pouco mais elaborado do que aquele que apresentei no outro dia;

Solução para isolamento térmico na utilização de cantarias em pedra no sistema de isolamento ETICS

Colocado por: rmocoPoderiam ver o meu croqui...
    É isto?

Obrigado
      Parede.jpg

Afirmativo. Em relação aos pormenores das juntas, veja o esquema que apresentei em cima.

Colocado por: rmocoOnde está a diferença entre este procedimento e o acima tambem referido por mim??

Obrigado
    Renato Moço
      Sem título.jpg

A diferença é que se fizer o "dente", não vai alterar as medidas do vãos previstas no projecto de arquitecturas, o que pode acarretar certos dissabores (sanções camarárias), pelo facto de estar a alterar certos aspectos arquitectónicos previstos no malogrado "RGEU".
    Ou seja;
    Imagine que colocaria o isolamento (EPS) como na segunda imagem apresentada pelo rmoco, o que é que acontecia? Os vãos das janelas e das portas, ficariam reduzidos como p.ex. - Um vão de uma porta prevista no projecto de arquitectura com 90cm, ficaria assim com 78cm! Pois tem que descontar a espessuras dos diversos materiais referidos mais acima, correspondentes ás duas ombreiras do vão ou seja; 3cm (EPS) + 3cm (pedra)= 6cm x 2= 12cm.

Para terminar e não querendo ser demasiado repetitivo, o "dente" serviria apenas e com principal objectivo de não alterar as medidas inicialmente previstas no projecto.

Votos para que tudo corra bem.

Com os melhores cumprimentos

TavaresMiguel
  18.  # 40

ui

Olhe que aqui existem pontes térmicas....
    Tome atenção que vai ficar com uma zona frágil em termos térmicos...

Olhe aqui esta opção.
    lo
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021

0.0226 seg. NEW