Iniciar sessão ou registar-se
    • rmoco
    • 1 junho 2011 editado

# 1

Bom dia
    Estou indeciso em fazer as cantarias em Lioz, ou em capoto.

Alguem me pode ajudar? Qual a melhor opção?

Obrigado
  1.  # 2

Se faz em ETICS (capotto), já não serão cantarias... serão molduras/ socos pintados.
    PS: Sabe que pode colar/ forrar com pedra (cantarias) sobre o ETICS ;)
  2.  # 3

Boa Tarde

Sim eu sei, mas o Lioz em por si já não é uma boa pedra em termos de humidade.

Qual a sua opinião de fazer as molduras em etics ?
  3.  # 4

O lioz porta-se bem... Existem edifícios em Lisboa, com centenas de anos em pedra lioz... O palácio da ajuda, por exemplo ( é todo em pedra).
    Se vai colocar por cima do ETICS, não vai transmitir humidade.

Ou então não percebi a sua questão...
  4.  # 5

Boas tardes

Eu falava nas questão assinalada na foto, a cantaria ou moldura..em vez de pdra lioz, fazer o rebordo em capoto, visto eu ir colocar este sistema em toda a casa.
      63760750_1-Imagemns-de-Vivenda-terrea.jpg
  5.  # 6

... e o Projecto de arquitectura?! não é para ser cumprido? Está a alterar os acabamentos exteriores.

PS: Sem a pedra, fica-lhe mais barato. E pode ou não, ficar mais "bonito" ;)
  6.  # 7

Pois tem razão, não sei o que faça, se mantenho a pedra colada no capoto, ou troco e faço este acabamento em capoto..

Qual a sua opinião?
  7.  # 8

Não conheço o seu projecto de arquitectura, nem a envolvente da obra ;)
    Não posso opinar...
  8.  # 9

Foto da casa e envolvente, agora já esta telhada
    Concordam com este comentário: Nelhas
      13032011051.jpg
  9.  # 10

Ok. da envolvente já me chega.
    E alçados do projecto, com o esquema de cor licenciado?
  10.  # 11

A casa é praticamente igual a esta.
    A cor tambem, mas como referi tenho pedra lioz no projecto, mas se compensar a nivel termico troco
      12032011050.jpg
  11.  # 12

Olhe deixe estar tudo como está e aplique a pedra por cima do revestimeto contínuo do "capotto". vai ficar com as arestas das ombreiras mais protegidas contra agressões fisicas e não compromete a térmica.
  12.  # 13

Pedro Barradas,
    então no caso de uma moradia (contemporânea) em que estou a pensar usar capotto e também aplicar xisto em algumas paredes, este poderá ser aplicado por cima do capotto? Cola-se directamente? O capotto "aguenta" e não tem consequências a nivel térmico?
    (o rmoco que me desculpe a intromissão no seu tópico, mas uma vez que se está a falar no assunto...)
  13.  # 14

Obrigado Anonimo18072022A

Gosto muito dos acabamentos que se podem fazer, e as arestas das molduras? a minha duvida é em termos de qualquer toque dar cabo das arestas.. como é?

Obrigado
  14.  # 15

Colocado por: rmocoa minha duvida é em termos de qualquer toque dar cabo das arestas.. como é?

Caro rmoco,

Também optei pelo sistema ETICS com EPS 7cm para o isolamento da minha moradia, e tal e qual o rmoco também fui confrontado com o "dilema" de como resolver a adaptação do soco/cantarias a este sistema. Após uma exaustiva reflexão onde foram ponderadas todas as condicionantes, como p.ex. evitar pontes térmicas, maior resistência, estética e por fim os preços, acabei por optar em utilizar cantarias em pedra, fazendo o seguinte;

1- Fazer um dente no tijolo cerâmico 45x20x22 (no meu caso) no sitio das ombreiras, para posteriormente dobrar com o EPS de 3cm proporcionando assim um corte térmico completo;

null

null

2- Utilização de bucha de reforço;

null

null

null

3-Colocação das pedras, no meu caso optei pela pedra moleanos, por ser uma pedra barata que posteriormente vai ser pintada na mesma cor do soco (branco) garantindo assim uma maior resistência...;

null

null

null

null

Colocado por: Pedro Barradas... e o Projecto de arquitectura?! não é para ser cumprido? Está a alterar os acabamentos exteriores.

A isto só me apetece responder GRANDE TRETA, até nisto há aproveitamento...Não há pachorra...É caso para dizer, venha a nós o vosso reino...

Caro rmoco, espero ter contribuído para a dissipação de algumas duvidas...

Boa sorte

Cumpts
    •  
      FD
    • 2 junho 2011

# 16

Colocado por: TavaresMiguelA isto só me apetece responderGRANDE TRETA, até nisto há aproveitamento...Não há pachorra...É caso para dizer, venha a nós o vosso reino...

Aproveitamento?! Como assim?
  15.  # 17

Colocado por: FDA isto só me apetece responderGRANDE TRETA, até nisto há aproveitamento...Não há pachorra...É caso para dizer, venha a nós o vosso reino...

Esta também não percebi?! qual é o seu espanto... e qual é o APROVEITAMENTO!??
    eu até recomendei que faça como está previsto no Projecto original...

PS: obrigado, no entanto, por partilhar as fotos do modo de execução da sua solução.
  16.  # 18

Obrigado a todos pelas respostas

Etics = Placas Capoto
    EPS = Esferovite

Certo?????
    Como se devem tapar as diferentes juntas ( Curiosidade)

Outra questão ( Obrigado pelas fotos Sr TavaresMiguel), mas eu não deixei esse dente, portanto ou coloco a pedra e depois o capoto, ou o capoto e a pedra por cima ( Colada ou afixada)

Muito Obrigado
  17.  # 19

Colocado por: FDAproveitamento?! Como assim?

Colocado por: Pedro Barradas
    Esta também não percebi?! qual é o seu espanto... e qual é o APROVEITAMENTO!??
    eu até recomendei que faça como está previsto no Projecto original...

Ena ena, o Marechal e o general em execuo!

Meus senhores, muito sinceramente não acho que o pormenor dos revestimentos exteriores (neste caso, a modificação da componente das cantarias) seja relevante para a optimização do nosso ordenamento territorial...Na minha opinião cada pessoa deve de ter liberdade de escolher o material que quiser, a cor que quiser, independentemente daquilo que foi previsto pelo projectista/arquitecto no projecto para o efeito, que na maioria dos casos, é feito sem convicção (gosto)... Olhem ao vosso redor...
    Para que tenham uma ideia, esta simples alteração ao projecto significa a entrada de mais 700/800€ no bolso do simpático projectista/arquitecto, que por sua vez, alterou no seu programa informático este pequeno pormenor, num ápice, e ao fim ao cabo é um pormenor com escassa relevância paisagística...
    Mais uma vez saliento, NÃO HÁ PACHORRA...

Uma coisa é a estrutura, agora a m****a dos revestimentos, epá isso não...Aconselho-vos a imigrarem para o país dos ricos...

Colocado por: Pedro BarradasPS: obrigado, no entanto, por partilhar as fotos do modo de execução da sua solução.

Não tem nada que agradecer, eu comprometi-me desde o 1° dia que recorri a este fórum para ser ajudado, de contribuir para a ajuda comum...Eu respeito o pacto, até a minha noção das coisas permitir, e quando isso deixar de acontecer deixarei o meu legado para os meus filhos...

Cumpts
  18.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021
    Caro TavaresMiguel,mas deixe que lhe diga,o problema das pontes térmicas não foram devidamente corregidas nas zonas das ombreiras onde foi colocado o granito onde o mesmo estar em contacto com o pano interior não existindo qualquer corte térmico nas cantarias do exterior com o interior,e assim poder vir a ter problemas de condensação nas ombreiras das janelas no interior da habitação..
    Ah,só mais um achega,e agora para os profissionais de aplicação de ETICS,mas
    será que nunca mais aprendem que as juntas das placas EPS não se deve de tapar com argamassa?

Nicht,nicht, und nicht...Herr Anonimo16062021...

No meu caso concreto, os alumínios vão ao encontro da pedra pelo interior, e nunca colocados em cima da mesma... vale uma visita guiada? Tem direito a um almoço de leitão e respectivos acompanhamentos...Rusticamente falando como é óbvio...

Cumpts

0.0207 seg. NEW