Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

Colocado por: jorgealvesatenção que se ficar no tecto falso também conta para o volume de interdição,

julgo que não... as RTIEBT só consideram os volumes até uma altura de 2,25m, por isso se o tecto falso for de, p.ex., 2,40m, já pode lá colocar luzes de IP21, p.ex.

E junto a lavatório, IP44 é suficiente.

Junto em anexo uma digitalização com os dados das instalações para WC das RTIEBT.
    Lamento a pouca qualidade, mas foi o possível.
    Contudo, dá para ter uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  2.  # 842

Na zona de duche até 2,25mt é Volume 1, a partir de 2,25mt é volume 2 (fig. 28), ou seja pode utilizar nessa zona "2) Aparelhos de iluminação que sejam da Classe II; 3) Aparelhos de iluminação da Classe I mas protegidos com diferencial de 30mA"
  3.  # 843

Colocado por: rnja4RealNa zona de duche até 2,25mt é Volume 1,

pelo que li e interpretei, no RTIEBT 701.32 Influências externas - classificação dos volumes é:
    volume 0, raio de 60 cm da boca do chuveiro e altura de 5cm (sem base de duche que éo meu caso)
    Volume 1, raio de 60cm da boca do chuveiro e altura desde 0,5cm até 2,25m.
    Volume 2, distância de 60 cm do raio anterior formado pelo volume 0, ou 1, e em altura até 2,25m, e também a zona da boca do chuveiro desde 2,25m até 3m.
    Volume 3, distância de 2,4m do raio anteriormente formado pelo volume 2.

Os interruptores estão distanciados do centro da boca de chuveiro à volta de 2,3m, o que os coloca no volume 3 (0,6 vol1 + 0,6 vol2= 1,2m)
    A minha dúvida é no quadro 701GB, onde vem as condições de instalação dos equipamentos nos diferentes volumes das casas de banho. Onde nas aparelhagens, está mencionado ("Separação individual - TRS (U ≤ 25 V) - DR 30 mA")

Olhem é uma confusão...
    depois no 701.512.2 Influências externas, diz que "Os equipamentos eléctricos usados nas casas de banho não devem ter códigos IP inferiores a:
    a) Volume 0: IPX7;
    b) Volume 1: IPX5;
    c) Volume 2: IPX4
    d) Volume 3: IPX1."

Eu só gostava de ter a certeza que posso colocar a 2,3m do centro da boca do chuveiro, interruptores que:
    1 - Comando dos estores eléctricos da janela;
    2 - Interruptor para ligar uma luz que ficará na zona do duche;
    3 - Interruptor que accionará o extractor.

Alguém me ajude...
  4.  # 844

Colocado por: nandogonca
    Eu só gostava de ter a certeza que posso colocar a 2,3m do centro da boca do chuveiro, interruptores que:
    1 - Comando dos estores eléctricos da janela;

Alguém me ajude...

Acho que sim, tens é que proteger o circuito do WC com um Int Diferencial de 30mA
  5.  # 845

Em relação ao ip é exigido o minimo, ipx1
  6.  # 846

Colocado por: nandogonca1 - Comando dos estores eléctricos da janela;

pode colocar desde que o circuito seja protegido por diferencial especifico de 30mA, correspondente a aparelhagem no volume 3

Colocado por: nandogoncauma luz que ficará na zona do duche;

esta luz tem que ter transformador de segurança e ser de baixa tensão inferior a 12VAC colocado no volume 3, conforme o quadro 701GB das RTIEBT

em anexo os diferentes mapas e desenhos exemplificativo
      Cnd Inst.jpg
  7.  # 847

planta
      Chuveiro.jpg
  8.  # 848

alçado
      Chuveiro Lat.jpg
  9.  # 849

Colocado por: treladocaoas RTIEBT só consideram os volumes até uma altura de 2,25m, por isso se o tecto falso for de, p.ex., 2,40m

passa a ser volume 2 e tem que cumprir com o aplicável a volume 2 no quadro anexo,
  10.  # 850

Certo.
    Mas, para o caso, aquilo que escrevi era para os volumes 2, logo, desde que protegidos por 30mA, pode lá ter, p.ex., luzes.
  11.  # 851

Colocado por: jorgealvespode colocar desde que o circuito seja protegido por diferencial especifico de 30mA

Isso quer dizer o quê?
    Que essas aparelhagens tem que ir ligar a um disjuntor de 30mA???
  12.  # 852

Colocado por: nandogoncaQue essas aparelhagens tem que ir ligar a um disjuntor de 30mA?

os circuitos que as alimentam têem que ter no quadro um interruptor diferencial de 30mA e um disjuntor de 10A, só isto.
  13.  # 853

Alguém tem um Caderno de encargos tipo para o trabalho de electricidade final da obra?
    A potência dos disjuntor, a espessura dos cabos, etc...
    Isso tenho que especificar no caderno de encargos, ou há normas para executar essas instalações?
  14.  # 854

Há regras que tem que respeitar,
    secção dos cabos, canalizações ...
    Não tem projecto de electricidade?
    Em principio, se o electricista for competente saberá isso tudo
  15.  # 855

Não há obrigatoriedade de projecto eléctrico em moradias ou prédios abaixo de 50kVA....

Mas os electricistas, á partida, saberão o que fazer, porque senão a instalação não passa na inspecção.
  16.  # 856

Colocado por: rnja4RealNão tem projecto de electricidade?

Não. Só mesmo o projecto ITED.
    Mas quem se responsabiliza e paga as alterações do que vier a ser chumbado pela inspecção?
    É o electricista?
  17.  # 857

Colocado por: nandogonca
    Mas quem se responsabiliza e paga as alterações do que vier a ser chumbado pela inspecção?

Pois, se calhar vai ter que ser você a pagar, e se chumbar vai ficar mais caro que o projecto(se o tivesse pedido)!
    Não sendo obrigatório o projecto de electricidade não quer dizer que não se faça, se tivesse pedido também esta especialidade o Engº teria lá tudo descrito, circuitos, canalizações, quadros eléctricos, etc, neste caso o electricista só tinha que seguir o projecto.
  18.  # 858

Colocado por: nandogoncaMas quem se responsabiliza e paga as alterações do que vier a ser chumbado pela inspecção?
    É o electricista?

Claro...desde que no contrato conste que será da responsabilidade do electricista a certificação da instalação eléctrica pela Certiel, e que ficam retidos x% para pagamento após a certificação.
    Concordam com este comentário: two-rok
  19.  # 859

Colocado por: nandogoncaIsso tenho que especificar no caderno de encargos, ou há normas para executar essas instalações?

existem até demasiadas normas, e você só tem que ter o certificado na mão passado por uma entidade inspectora que atesta que as mesmas foram cumpridas, nem lhe passe pela cabeça colocar-se a fiscalizar o electricista, senão dá asneira na certa,

Colocado por: nandogoncaMas quem se responsabiliza e paga as alterações do que vier a ser chumbado pela inspecção?
    É o electricista?

claro que é o electricista, por isso é que não se deve meter no trabalho dele, só tem que lhe dizer como e onde quer as tomas, os pontos de luz e os interruptores e depois ele que execute e encontre as soluções LEGAIS para as suas necessidades, e ponto final,

a instalação só está concluída com a entrega do certificado, isto é a unica copisa que tem que por no contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  20.  # 860

Ok, eu não quero "fiscalizar" o trabalho dele, só quero que ele cumpra o que existe legislado sobre o assunto...
    Eu estou a fazer o caderno de encargos para a próxima fase do electricista, escolha das aparelhagens, e por aí adiante.
    Então basta por no contracto de prestação de serviços que o trabalho só se considera concluído com o certificado da certiel, sendo a aprovação da inspecção da certiel, responsabilidade do electricista?
    Agora a grossura dos cabos, a amperagem dos disjuntor, as protecções necessárias das aparelhagens nas zonas de maior risco, isso tem eles que saber fazer o trabalho...
    Mas gosto de estar informado... De certeza que existem disjuntares de melhor qualidade que outros... Eu se não mencionar nada, de certeza que levo com o material mais rasca que existe, mas que cumpre os mínimos dos regulamentos...

Alguém tem um caderno de encargos para este trabalho de electricista??

0.3213 seg. NEW