Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Colocado por: nandogoncaAgora a grossura dos cabos, a amperagem dos disjuntor, as protecções necessárias das aparelhagens nas zonas de maior risco, isso tem eles que saber fazer o trabalho

apesar de tudo muito bem definido para os valores mínimos a cumprir, nada impede o executante de usar valores acima,

Colocado por: nandogoncaEntão basta por no contracto de prestação de serviços que o trabalho só se considera concluído com o certificado da certiel, sendo a aprovação da inspecção da certiel, responsabilidade do electricista?

assim como as reinspecções se houver necessidade, e todos os trabalhos e materiais para cumprir com as RTIEBT,

Colocado por: nandogoncaDe certeza que existem disjuntares de melhor qualidade que outros... Eu se não mencionar nada, de certeza que levo com o material mais rasca que existe, mas que cumpre os mínimos dos regulamentos

compete-lhe a si definir aparelhagem, tipo interruptor da Efapel modelo Logus 90 com espelho em marfinite cravado de perolas negras despolidas (é gozo não existe)Ref:****, tomadas em platina da Schneider Electric serie Unica Top em cinza escuro com espelho em aluminio escuro polido ref: **** e quadro com porta preta às bolinhas verdes da marca Hager com aparelhagem de protecção SIEMENS cravada a ouro de 39quilates,

por outro lado nada o impede de dizer quantos circuitos quer no quadro e como quer as protecções distribuídas,

habitualmente colocam somente um diferencial que cumpre os regulamentos mais o da hirdromassagem, a existir e muitas vezes é mesmo só um único,

eu acho que deve no mínimo ter 2 diferencias sendo um para maquinas e outro para iluminação e se tiver iluminação exterior ou garagem ter outro especifico além da hidromassagem, neste capitulo se quiser posso-lhe fazer um desenho do quadro sem grande trabalho, basta que me diga quais os compartimentos da sua casa (acho que anda para aí para trás a planta, mas precisava da descrição de cada divisão e uso) e quais os equipamentos que vai colocar, apesar de o desenho poder não ser vinculativo seria orientador para pedido de cotações, e se desejar até pode obrigar a colocar um assim,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  2.  # 862

Claro que agradecia.
    As caixas já estão colocadas nos devidos locais, bem como os interruptores. Eles ao passarem os tubos, passaram-nos por divisões. Por exemplo as tomadas de um quarto estão todas interligadas, e vão directamente ao quadro.
    A planta é esta em baixo.
    Se for preciso coloco quantas tomadas tem cada quarto. A utilização será a normal, só tenho um cabo que vai da rua directamente ao quadro para o meu "futuro veículo eléctrico". Hidromassagem não tenho. Só aquela situação discutida anteriormente sobre os interruptores a 2,3m do centro da boca de chuveiro. h
  3.  # 863

e não vai colocar nada de iluminação exterior, nem 2 pilaretes no muro um de cada lado do portão com umas lâmpadas economizadoras (2 lâmpadas de 9W cada), controladas por uma célula crepuscular, devia pensar nisso,
  4.  # 864

Colocado por: jorgealvese não vai colocar nada de iluminação exterior, nem 2 pilaretes no muro um de cada lado do portão com umas lâmpadas economizadoras (2 lâmpadas de 9W cada), controladas por uma célula crepuscular, devia pensar nisso,

Sim iluminação exterior, também...
    Tenho que deixar passagem para futuros anexos que venha a construir...
  5.  # 865

Colocado por: nandogoncaSim iluminação exterior, também...
    Tenho que deixar passagem para futuros anexos que venha a construir

então deixe ficar 4 ou 5 tubos de 25mm de reserva a terminar numa caixa enterrada (com as pontas fechadas) de fora do passeio a ligar directamente ao quadro,

depois coloco aqui o desenho ideal de um quadro para uma moradia tipo como a sua e muito acima do obrigatório legal na protecção, e também o custo do mesmo em material,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca, nnogueira
  6.  # 866

Boa tarde.

Alguém conhece uma solução eficaz para evitar os pássaros entrar nestes buracos e fazerem do telhado ninho??

sw
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 867

Primeiro é assim, mais seguro em caso dum maior caudal.
    E devia estar mais recuado, 6/7 cm.
    Desculpe o reparo Nandogonca.
    Quanto aos passaros...Compre rede, corte e faça pequenas bolas e coloque nos buracos.
    outra solução é esta, mais cara.
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 868

.
      DSC01877.JPG
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 869

para os passaros
      22a.jpg
  7.  # 870

Colocado por: DOGMApercebeu?

Está a falar da chapa de inox? Sim percebi e tem lógica...
  8.  # 871

Colocado por: J.CPrimeiro é assim, mais seguro em caso dum maior caudal.

E tenho lá comprimentos de mais de 4m a desaguar nessa "caleira"... Nestas chuvas não tive problemas, mas nunca se sabe...

Colocado por: J.CDesculpe o reparo Nandogonca.

Não tem nada que desculpar... Eu se publico aqui as fotos, à partida já conto com todos as críticas... Senão guardava-as para mim e todos achavam que a casa era um espectáculo sem erros... Além de vir a ajudar alguém no futuro, como também já me ajudaram aqui no fórum...

Colocado por: J.CCompre rede, corte e faça pequenas bolas e coloque nos buracos

Rede tipo aquelas dos galinheiros????
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 872

Colocado por: nandogonca
    E tenho lá comprimentos de mais de 4m a desaguar nessa "caleira"... Nestas chuvas não tive problemas, mas nunca se sabe...

Não tem nada que desculpar... Eu se publico aqui as fotos, à partida já conto com todos as críticas... Senão guardava-as para mim e todos achavam que a casa era um espectáculo sem erros... Além de vir a ajudar alguém no futuro, como também já me ajudaram aqui no fórum...

Rede tipo aquelas dos galinheiros????

Sim, dos galinheiros mas atenção que enferruja!
    Portanto, compra a rede, corta +/-, faz umas bolas á medida, mergulhás em tinta de esmalte bem dilúida, deixe secar, depois coloque-as nos buracos.
    Convem ser maiores que os buracos, assim quando baixar as telhas, elas ficarem acamadas e presas.
    Eu fiz assim no meu telhado, foi remedio santo, acabaram-se até as cagadelas no guarda fogo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  9.  # 873

Colocado por: J.Cpara os passaros
      22a.jpg

isso é um ralo de pinha, não é para os passaros, isto em baixo é usado pro efeito que quer para colocar por baixo das telhas, é um pente simples e eficaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca, two-rok
      passaro.jpg
  10.  # 874

.
      passaro2.jpg
  11.  # 875

muito bem ,esse sistema .isso sim e eficaz ..cumps
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 876

Colocado por: Sergio Rodrigues

isso é um ralo de pinha, não é para os passaros, isto em baixo é usado pro efeito que quer para colocar por baixo das telhas, é um pente simples e eficaz.
      passaro.jpg

Sei bem que não é! O próprio desenho o indica.
    O que eu disse é que servia para o efeito.
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 877

como podia indicar este.
      Pente_Anti_Passaro_Pq.jpg
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 878

Ou este.
      PASSAR~2.JPG
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 879

Ou até este, que até é desportivo..Looooooooooooll
    Concordam com este comentário: nandogonca
      imagesCAJ54YJL.jpg
    • J.C
    • 5 novembro 2011

# 880

mas, optei pelo mais barato.
    Sinceramente esse aì do Sergio, não conhecia.
    Ainda bem que existe este forum, sempre divulgamos o que conhecemos e,aprendemos tambem.

0.3699 seg. NEW