Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: paulo raminhospossível que estando numa altura fulcral para podermos mudar algo ,42 % do nosso eleitorado tenha preferido ficar em casa em vez de exercer o direito ao voto
    e agora falem e critiquem quem foi para o poleiro
    como diz a musica "achas que isto vai para a frente se não mudares a tua mente "
    aguardem pelos próximos submarinos


    Será que o mal é da geração rasca?
    Quem são os pais e os avós ? ... hummm .... parece interessante descobrir quem lhes deu a actual educação e lhes transmitiu os valores adequados.

    Porque será que as pessoas ficaram em casa? Será que nao foram trabalhar?
    Há tantas coisas que lhes podem ter acontecido, para alem de estar em casa com uma grande ressaca, claro.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  2.  # 62

    Colocado por: Luis K. W.. No pós-25 de Abril, e apesar do ambiente «revolucionário», nunca votámos em soluções radicais. Votámos precisamente no partido que mais legitimidade tinha para combater os radicalismos.

    Secalhar falta-nos agora algum radicalismo.
  3.  # 63

    Colocado por: Jorge Rocha
    Isto é verdade...aliás Salazar era competentíssimo,deixou o país riquíssimo(cheio de ouro nos bancos e no banco de Portugal)sem qualquer alicerce para futuro,enquanto outros considerados imcompetentes deixaram dívidas externas,mas com alicerces para futuro.
    Há que tirar o chapéu aos empresários que dão tudo por tudo para se modernizarem arriscando o que têm e o que não têm comprando máquinas por exemplo deixando défice em suas empresas para competir modernamente.
    Discordam deste comentário:branco.valter


    Muito do dinheiro amealhado durante a ditadura foi gasta ao desbarato durante o caos esquerdista de 1975. Os governos posteriores não fizeram muito melhor, foi por isso que o FMI teve que intervir em Portugal 2 vezes em poucos anos. Alicerces para o futuro? Que alicerces o PS de Sócrates deu ao país? Os magalhães? O programa das novas oportunidades?
    Concordam com este comentário: Anarim
  4.  # 64

    Colocado por: branco.valterMuito do dinheiro amealhado durante a ditadura foi gasta ao desbarato durante o caos esquerdista de 1975.

    Isto também é verdade...mas onde parava a massa que o people não enchergava?Era na esquerda?...táva onde?

    Colocado por: branco.valterOs governos posteriores não fizeram muito melhor, foi por isso que o FMI teve que intervir em Portugal 2 vezes em poucos anos.

    Isto também é verdade,aliás estou plenamente de acordo...parece que não temos gente competente para levar o nosso barco,a corrupção não chega a todos,e antes era só para alguns...

    Colocado por: branco.valterAlicerces para o futuro? Que alicerces o PS de Sócrates deu ao país? Os magalhães? O programa das novas oportunidades?

    Os alicerces a que me refiro,não são os burros que transportavam os haveres das pessoas antes do 25 de Abril(observação dos europeus quando nos visitavam)são as estradas,as assiduidades,o ensino para todos,a saúde,transportes para todos,e a liberdade de expressão e de poder mudar e decidir...não conhece estes alicerces?
    Como se costuma dizer...pobrete mas alegrete,mais vale andar a cavalo de um carro que de um burro sem dinheiro nos bolsos!
    Concordam com este comentário: branco.valter
  5.  # 65

    Caro Jorge, infelizmente eu não entendo o sistema que se usa neste fórum para citar alguém por isso a minha resposta vai em texto corrido.

    É verdade que a população tinha pouco dinheiro, nem eu nem ninguém da minha família somos ricos, por isso a memória é de privações. No entanto como eu não estou a endeusar o Estado Novo, só posso dizer que graças ao governo do sô Sócrates há mais portugueses a emigrar agora do que no Estado Novo. Olha que isso é difícil, mas eles conseguiram!

    Eu sou o primeiro a apontar a casos claros de corrupção e nenhum governo está imune a esse tipo de críticas (seja que partido for). Mesmo o Professor Oliveira Salazar, o mais conhecido politico que nunca meteu dinheiro ao bolso, sabia de membros do seu governo que o faziam e deixava-os, porque assim podia continuar a controla-los. Não era corrupto mas conivente, o que para mim é a mesma coisa.

    O problema é que agora estamos a voltar ao tempo do burro sem dinheiro nos bolsos (e eu falo por mim).
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, Anarim
  6.  # 66

    Colocado por: branco.valterCaro Jorge, infelizmente eu não entendo o sistema que se usa neste fórum para citar alguém por isso a minha resposta vai em texto corrido.

    Carregue em citar no canto superior do lado direito,depois passe com o rato em cima das palavras que pretende responder,e estas ficam com outra côr,depois há-de ver a palavra blockquote que deverá começar a escrever por baixo deixando um espaço,e voilá...

    Cumps
    Rocha
  7.  # 67

    Colocado por: Jorge Rochadepois passe com o rato em cima das palavras que pretende responder,

    Só não me lembrei de lhe dizer para clicar no lado direito do rato...após segurar as palavras que pretende responder.
  8.  # 68

    Colocado por: branco.valtersó posso dizer que graças ao governo do sô Sócrates há mais portugueses a emigrar agora do que no Estado Novo.

    Não querendo contrariá-lo...penso que Sócrates não foi o único culpado,que acha?
  9.  # 69

    Colocado por: Jorge Rocha
    Não querendo contrariá-lo...penso que Sócrates não foi o único culpado,que acha?


    Eu penso que realmente Sócrates ñ foi o unico culpado, mas foi o que mais contribuiu, até pq governou nos ultimos 6 anos!
  10.  # 70

    Colocado por: Jorge Rocha
    Não querendo contrariá-lo...penso que Sócrates não foi o único culpado,que acha?


    O Anarim já respondeu por mim.
  11.  # 71

    Eu hoje estou cansadito.....amanhã parto-vos a loicita ok?
    Concordam com este comentário: branco.valter, Anarim
  12.  # 72

    Novo Governo: conheça o perfil dos ministros

    17 de Junho de 2011, 23:50Foi anunciada hoje a composição do XVIII Governo Constitucional. Pedro Passos Coelho (PSD) vai ser o primeiro-ministro. Paulo Portas (PP) é ministro dos Negócios Estrangeiros.

    Conheça o novo Governo:



    Pedro Passos Coelho (PSD)

    Primeiro-ministro

    Pedro Passos Coelho, 46 anos, chegou a líder do PSD em Março de 2010 com 61 por cento dos votos nas eleições internas do partido, sucedendo Manuela Ferreira Leite. Foi presidente da Juventude Social Democrata entre 1990 e 1995. Depois de estar um tempo afastado da vida política, regressa em 2008 como candidato a líder do PSD. Levou o partido a vencer as eleições de Junho de 2011, com 38,6% - resultado que obrigou o PSD a procurar a coligação com o PP para conseguir maioria parlamentar.



    --------------------------------------------------------------------------------


    Paulo Portas (CDS-PP)

    Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

    Do Direito para a política, da política para o jornalismo. E de volta à política. Paulo Portas já foi jurista, director de um jornal e ministro. Nas eleições legislativas de 2009 voltou ao ataque à frente do CDS-PP, numa campanha que diz querer fazer «no terreno». Nas legislativas de 2011 o PP conseguiu 11.7% dos votos, abrindo caminho à coligação PSD-PP.



    --------------------------------------------------------------------------------


    Miguel Macedo (PSD)


    Ministro da Administração Interna



    Miguel Bento Martins da Costa Macedo e Silva nasceu em 1959 e é licenciado em Direito. O líder parlamentar do PSD foi eleito deputado nas V, VI, VII e VIII legislaturas. Ao longo da sua carreira política desempenhou também os cargos de Secretário de Estado da Juventude no Governo Constitucional, Secretário de Estado da Justiça nos XV e XVI Governos e membro da Assembleia Municipal de Braga.



    --------------------------------------------------------------------------------


    Vítor Gaspar (independente)


    Ministro de Estado e das Finanças


    Vítor Gaspar, com um reconhecido percurso na área da Economia das Finanças, desempenhou as seguintes funções: diretor do Gabinete de Estudos Económicos do Ministério das Finanças, Diretor do Departamento de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal e Diretor do Departamento de Estudos Económicos do Banco Central Europeu. Atualmente, é Consultor da Administração do Banco de Portugal.


    --------------------------------------------------------------------------------


    Álvaro Santos Pereira (independente)


    Ministro da Economia e do Emprego


    Álvaro Santos Pereira nasceu em Viseu, em 1972. Doutorou-se em Economia pela Simon Fraser University, em Vancouver. Deu aulas em várias universidades estrangeiras, nomeadamente na University of British Columbia, na Universidade de York e na University of British Columbia. Desde 2001 tem colaborado regularmente com o Diário de Notícias e o Diário Económico, como colunista. Ocasionalmente, escreve para outras publicações, como o Expresso, a Revista Exame e o Jornal de Notícias.


    --------------------------------------------------------------------------------


    Assunção Cristas (CDS-PP)

    Ministério da Agricultura, Mar e Território


    Nascida em 1974, Assunção Cristas é professora universitária de Direito. Foi adjunta da ministra da Justiça no XV Governo Constitucional e diretora do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento deste ministério. Membro da Comissão Política Nacional do CDS-PP desde maio de 2007, passou a integrar a Comissão Executiva do partido em janeiro de 2009, data em que assumiu a vice-presidência. Coordenou a elaboração do programa do CDS-PP para as eleições legislativas de 2009 e fez parte da Comissão de Orçamento e Finanças.

    --------------------------------------------------------------------------------


    José Pedro Aguiar-Branco (PSD)

    Ministério da Defesa


    Advogado, natural do Porto. Foi cabeça de lista do PSD no círculo do Porto nas duas últimas eleições legislativas. Em 2010 desempenhou o cargo de vice-presidente dos sociais-democratas e já foi candidato à liderança do partido, contra Passos Coelho e Paulo Rangel. Com uma longa carreira no Partido Social Democrata, foi membro do Conselho Nacional da JSD (1977-1984) e membro do Conselho de Jurisdição (1976 e 1995-1997), do Conselho Nacional (1982-1984 e 1988-1990) e da Comissão Política (1996-1998 e 2007-2010) do PSD. Foi ministro da Justiça do XVI Governo Constitucional, chefiado por Santana Lopes (2004-2005), presidente da Assembleia Municipal do Porto (2005-2009) e deputado à Assembleia da República (2005-2009), onde liderou o Grupo Parlamentar do PSD (2009-2010).

    --------------------------------------------------------------------------------


    Paula Teixeira da Cruz (PSD)


    Ministério da Justiça


    Paula Maria Von Hafe Teixeira da Cruz nasceu em Luanda, em 1960, e licenciou-se em Direito. Foi professora na Faculdade de Direito de Lisboa e no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais. Entre 2003 e 2005 foi membro do Conselho Superior da Magistratura. Entre 2002-2005 integrou o Conselho Geral da Ordem dos Advogados. A par destas funções, entre 1999-2003 pertenceu ao Conselho Superior do Ministério Público. Paula Teixeira é militante do PSD desde 1995. É, atualmente, vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD e exerceu as mesmas funções sob a direção de Luís Marques Mendes entre 2005-2006.

    --------------------------------------------------------------------------------


    Pedro Mota Soares (CDS-PP)


    Ministro dos Assuntos Sociais

    Pedro Mota Soares nasceu em 1972 e licenciou-se em Direito. Ao longo da sua carreira na política assumiu vários cargos, entre eles: Secretário Geral do CDS-PP, Membro da Comissão Diretiva de CDS-PP, Deputado à Assembleia da República na VIII Legislatura, Vice-Presidente do grupo Parlamentar do CDS-PP, Presidente da Juventude Popular, Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP na X Legislatura.



    --------------------------------------------------------------------------------


    Paulo Macedo (independente)


    Ministro da Saúde


    Nasceu em 1963 e é Licenciado em Gestão de Organização e Gestão de Empresas. Atualmente, é vice-presidente do conselho de administração executivo do Millennium BCP. Entre 2004 e 2007, trabalhou na Caixa Geral de Depósitos. O seu trabalho nesta instituição fez com que fosse apontado como um dos principais responsáveis modernização e informatização da máquina fiscal. Antes de desempenhar estas funções, foi administrador da Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A. (Médis).


    --------------------------------------------------------------------------------

    Nuno Crato (independente)


    Ministro Educação e do Ensino Superior


    Nuno Crato nasceu em Lisboa em 1952. Matemático e Estatístico, é atualmente Pró-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa e, desde o ano 2000, professor no Instituto Superior de Economia e Gestão. Em 2008 foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. No mundo dos negócios é de referir a sua nomeação para presidente executivo do Taguspark, em 2010.

    --------------------------------------------------------------------------------


    Miguel Relvas (PSD)


    Assuntos Parlamentares


    Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas nasceu em Lisboa, em 1961 e licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona. Entre 1987 e 1989 foi secretário-geral da JSD. Mais tarde, foi nomeado deputado à Assembleia da República. Atualmente é secretário-geral do PSD. Em 2002, desempenhou o cargo de secretário de Estado da Administração Local, no governo de Durão Barroso.


    Miguel Macedo Ministro da Administração Interna?! Coitados das forças de segurança...

    Assunção Cristas Ministra da Agricultura, Mar e Território?! Coitados dos agricultores e dos pescadores...

    José Pedro Aguiar-Branco Ministro da Defesa?! Coitadas das nossas Forças Armadas...

    Paulo Macedo, pessoa muito competente, mas para o Ministério da Saúde?!

    As boas noticias é a quantidade de independentes que chegam a ministros neste governo, é o que deixa-me com (alguma) esperança.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Anarim
  13.  # 73

    Estava eu a folhear um jornal quando deparei-me com a seguinte noticia, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo vão despedir380 funcionários. Eu fiquei aparvalhado (ainda mais), até porque um dos amigos do sô Sócrates, o tio Chavez tinha comprado o Atlântida e esse navio estava a ser redesenhado para a nova tarefa e além disso havia os novos asfalteiros que iram ser desenhados e construidos lá. Afinal o sô Sócrates caiu e as verdades já vieram ao de cima, apesar de uma cerimónia toda faustosa, o tio Chavez não assinou um único papel a dizer que realmente queria o navio em questão, ou seja, os ENVC gastaram dinheiro a transferir o navio de um lado para o outro, gastou-se tempo a redesenhar o navio e afinal nem um papel de promessa compra e venda eles tinham.

    Mais...os estaleiros estão a ser presididos por um espanhol que foi para lá à pouco tempo, um estaleiro naval espanhol já se mostrou interessado na aquisição dos ENVC mas só para manter a sua vertente de reparadora naval. Se isso for para a frente, Portugal vai perder o último estaleiro naval de algum porte.

    Obrigadinha sô Sócrates!!!


    PS: antes que digam alguma coisa, eu sei muito bem quem foi o grande carrasco da nossa capacidade neste área, eu sei que não foi o Sócrates, mas que ele pode ter dado a estocada final, lá isso não há dúvida.
    Concordam com este comentário: Anarim
  14.  # 74

    Colocado por: branco.valterObrigadinha sô Sócrates!!!

    Será assim?Ou será que Chavez não quer nada com este governo?
  15.  # 75

    Colocado por: Jorge Rocha
    Será assim?Ou será que Chavez não quer nada com este governo?


    Estas piadas estão giras ... estão!!!
    Concordam com este comentário: jorgferr
  16.  # 76

    Colocado por: Jorge Rocha
    Será assim?Ou será que Chavez não quer nada com este governo?
    Discordam deste comentário:jorgferr


    Caro Jorge Rocha, temos visões opostas da politica e dos politicos em Portugal, mas tenho-te como uma pessoa inteligente. Diz-me o que realmente achas sobre esta questão e não duas perguntas. Já agora explica como é que em 5 anos os portugueses perderam 20% do poder de compra?
  17.  # 77

    Colocado por: branco.valterCaro Jorge Rocha, temos visões opostas da politica e dos politicos em Portugal, mas tenho-te como uma pessoa inteligente. Diz-me o que realmente achas sobre esta questão e não duas perguntas. Já agora explica como é que em 5 anos os portugueses perderam 20% do poder de compra?

    Sou pouco inteligente...aliás exponho-me por aqui de corpo e alma com uma casa aberta...enquanto outros(quase todos)ficam na penumbra e não se expõem...
    Em cinco anos os portugueses perderam poder de compra porque o governo aumentou os impostos!
    Aumentou os impostos por cobardia de querer mexer onde tem que mexer...
    Digo baixar despesa do estado........
    Digo tentar mexer com a justiça(esta a mais fundamental)
    Digo que o problema de Sócrates foi ter começado a andar para trás e aos ziguezagues por causa das oposições e da comunicação social...mas isto foi quando tinha a maioria absoluta.
    Digo grandes fugas de capitais em paraísos fiscais.
    Digo ir na converça da direcção Europeia,e dos bancos...aumentou os impostos e permitiu os bancos fazerem o que bem lhes apetecia como por exemplo aumentar os juros em grande escala,sabendo que o problema bancário de falta de liquidez foi colocar investimentos lá fora de risco com o dinheiro dos depositantes,por isso o aumento das taxas de juro devido ao subprime.
    Depois foram os grandes investimentos em grandes infraestruturas deixando de lado a economia real...
    Digo também as privatizações de várias tranches da Galp,EDP,PT etc...
    Depois foi o maior problema que foi meter massa no BPN e no BPP sabendo que se tratava de empresas privadas...aqui houve um grande descalabro finaceiro em que os contribuintes ainda sofrem este pesadelo.
    Depoios também foram as benesses(grandes benesses contínuas)de algumas figuras do estado e outras de altas patentes terem grandes lucros com investimentos em acções financeiras deixando de lado a possibilidade da economia real poder pedir emprestado a juros convicentes máquinas ou qualquer coisa para desenvolver qualquer tipo de actividade,porque se as acções financeiras tinham que dar lucros muito altos,nada podia restar para quem precisasse de investir nalguma empresa pequena.
    Tudo isto andou sempre ao lado sem ninguém ligar
    O maior problema põe-se desde já no problema de justiça,e esse ninguém quiz mexer.
    Será absurdo dizer que a culpa é toda ou quase tpoda de Sócrates porque todas as instituições que dominam o sistema actual são parte do puzle...aliás temos toda a oposição,e a principal pouco ou nada se dedicou à justiça...apenas serviu o estado ou o público como lhe quizer chamar fazendo de comentadores políticos sem qualquer acção que víssemos que mostrasse a diferença.
    Mas o mais grave de tudo isto é que em oposição(o PSD)nunca tomou partido sobre o problema da justiça ou do BPN que foi o maior roubo da história de Portugal,sendo ele o partido com mais responsabilidade na oposição,nem sequer tomou qualquer ideia ou iniciativa para ajudar a resolução económica de Portugal
    Não querendo eu fazer perguntas como deseja,digo-lhe que oposição fraquita........governo fraco.
    Concordam com este comentário: branco.valter, Anonimo1710, Anarim
  18.  # 78

    Vê como consegue fazer um texto excelente quando é puxado e picado?!

    Ok, acho que vou começar a ter uma tarefa neste fórum, o de pica-miolos do sô Jorge Rocha, aposto que muitos agradeceriam se de cada vez que eu o pica-se, você escreve-se um texto como o acima.

    Em relação à oposição fraquita........governo fraco, como acha que vai comportar-se a "nova" oposição? À altura ou nem por isso?
  19.  # 79

    Acho que a nossa população é muito pouco interventiva politicamente...gostava que houvesse mais mexericos por aqui.
    Não tenho possibilidade de ter uma ideia sobre a nova oposição...apenas posso opinar sobre o partido comunista,esse é igual a ele próprio,e suas ideias andam no tempo...concordo pela sua postura de não querer estar presente na Troyca(por coerência)
    Do PS nada posso dizer porque no meu entender o PS transformou-se muito aliando-se ao sistema neoliberal,esse mesmo sistema que o afundou.
    Talvez com o Seguro haja alguma inovação(voltar ao verdadeiro PS)
    Sobre o bloco de esquerda,este falhou redondamente politicamente,penso que a opinião pública mostrou cartão vermelho pela sua forma de ajudar a que o PSD fosse governo com a reprovação do pec 4...ao contrário do partido comunista para mais agravante não ir à reunião da Troyca dar a sua contribuição para que o que está em acta fosse menos doloroso para o contribuinte.(seria coerente a sua actuação em crítica nessa tal reunião)
  20.  # 80

    Jorge Rocha, como muito bem disse, os grandes culpados da situação em que nos encontramos, são os 5 partidos com assento parlamentar, mas o mais culpado é sem sombra de duvida, quem Governou, logo não entendo a sua "feroz" defesa de Sócrates ao longo destes debates. A mudança era precisa e necessária, mas o povo voltou a eleger esses mesmos que nos colocaram nesta situação, vc incluido, pois deve ter votado PS, com isto muito provávelmente vamos continuar a ter um mau Governo e uma péssima oposição, espero estar enganado para nosso bem...Continuo a não compreender quem tão bem soube analisar os culpados votar neles.
 
0.0282 seg. NEW