Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    procedi ao isolamento acústico de uma casa de máquinas com lã de rocha +/- 5cm e pladur do hidrófugo, nas duas portas levou fitas autocolantes. As "melhoras" são mínimas. Existe algo melhor que estes materiais ou algo que se possa fazer além do que se fez?
    Obrigado.
    •  
      FD
    • 15 junho 2011

     # 2

    Colocado por: gerimbetaAs "melhoras" são mínimas.

    Esse "remédio" é para som/ruído aéreo. Sendo uma casa de máquinas, não será que o ruído que ouve é de percussão?

    Aéreo = origina no ar, vozes, televisão, música (alguma, se as colunas estiverem no chão também é percussão)
    Percussão = origina numa estrutura, provocado pelo impacto ou fricção, batidas, arrastar de móveis, trepidação, vibração

    Se o ruído é de percussão, a lã rocha não é solução. A única solução nesses casos é neutralizar a transmissão do ruído/vibração com material próprio.
    Por exemplo, nos aparelhos de ar condicionado colocam-se umas borrachas nos apoios para evitar a transmissão da vibração (que provoca o ruído).
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 3

    Boas.
    Deve-se então colocar por baixo das máquinas (se possível) algum material que absorva a vibração??

    Obrigado.
  3.  # 4

    Primeiro:
    O som é nada mais nada menos que energia em forma de ondas de ar que se propagam pelo movimento das partículas.
    Som aéreo propaga-se pelo ar, e som de Percussão propaga-se pelo elementos sólidos, tal como FD referiu.
    É impossível isolar o som, o que é possível é gastar a energia por ele produzida e portanto diminuir a sua intensidade.
    Agora na prática:
    Ao contrario do isolamento térmico, o isolamento sonoro não é directamente proporcional à área isolada. Isto é: se eu isolar uma parede completa e deixar um pequeno buraco na parede para o exterior as perdas de calor são idênticas mesmo que esse buraco não existisse. No caso do isolamento sonoro o mesmo não se passa, uma pequena área com menor resistência ao som aéreo é o suficiente para que a diminuição do ruído do outro lado seja gravemente afectada. Está poderá ser a causa do seu problema. Freichas na moldura da porta, a própria fechadura da porta.....
    A Melhor maneira de gastar a energia sonora é usar massa. Quanto mais pesado o isolamento, maior energia necessária para fazer vibrar esse elemento, logo menor ruído audível do outro lado da parede. Outro aspecto é a caixa de ar. uma parede com 10 cm de largura e massa total de Xkg comporta-se pior acusticamente do que a mesma parede com Xkg mas dividida em 6cm + caixa de ar suficiente + 4cm (a mesma massa).
    Num espaço com paredes "duras" o som é reflectido, fenómeno de ressonância, o que leva a que o som ambiente aumente em alguns decibéis (intensidade pode duplicar).O revestimento das paredes com materiais flexíveis, por exemplo cortiça, permite diminuir a reflexão das ondas vibratórias, logo o ruído no local é menor, ou seja, passa menos ruído para fora do espaço.

    Isto tudo para dizer que:
    dependendo de onde foi posto o isolamento acústico, ele terá funções diferentes e poderá ou não resultar.
    o primeiro passo é isolar perfeitamente a porta e vão, caso existam.`É escusado isolar as paredes para se obter diminuições de 20dB quando a outros elementos, por muito insignificantes que sejam (áreas) isolam apenas 5dB.
    Tubos, tomadas, e outros tipos de acessórios que passem por entre as paredes podem também ser motivo do mau isolamento.
    Quanto ao isolamento aos sons de percussão, o ideal é isolar, tal como o FD referiu, com borracha, ou material similar, todos os componentes das maquinas que estão em contacto com a envolvente da sala (piso, paredes, tecto, ou elementos que estejam em contacto com este). Mesmo parafusos de fixação, devem ter uma borracha (anilha) que permita diminuir as transmissões de vibração por estes.

    Qualquer coisa que não percebem, é só perguntar, ou algo que esteja errado. Tentei simplificar e sintetizar ao máximo o que pode levar a alguns erros ou complicações :)
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 5

    Sim.
    Esclarecido, existem dois vãos metálicos em que se colocou também a lã de rocha com o pladur e nas molduras levou a fita autocolante, mas sem grandes resultados.
  5.  # 6

    Faça o teste: pegue numa "placa" de lã de rocha, ponha-a á frente da boca e do outro lado ponha alguém com o ouvido quase encostado. Depois dê um grito.
    De seguida faça o mesmo mas ponha uma tábua de madeira. E depois passe para outra coisa mais pesada.

    Se tem vãos envidraçados, o melhor é usar vidro duplo, com espessuras diferentes para não haver ressonância, e uma caixa de ar suficiente. Quanto ás caixilharias não conheço as soluções existentes.

    No entanto, o melhor a fazer é procurar o problema. Tentar escutar ao longo do exterior, de onde vem o barulho.

    Em tom de brincadeira, encha as paredes interiores com sacos de areia, incluindo os vãos XD
  6.  # 7

    .. atençao nao obstrua oas grelhas de ventilacao da casa das maquinas.
    O ruido pode estar a ser conduzido pelos apoios do equipamento.
    O ruido que o incomoda, e apenas do motor, ou tambem da cabine em movimento?
  7.  # 8

    O barulho é do motor pois não tem cabine.

    Uma pergunta se se abrir um vão pequeno para a rua é passível de o som se canalizar por esse vão uma vez que o resto está estanque?
  8.  # 9

    Colocado por: gerimbetaO barulho é do motor pois não tem cabine.

    Uma pergunta se se abrir um vão pequeno para a rua é passível de o som se canalizar por esse vão uma vez que o resto está estanque?


    Sim, parte do som (a parte do som que iria reflectir na parede que dá para o exterior), mas o som é disperso em todas as direcções, são ondas que se propagam no ar, mesmo com o som canalizado para uma direcção ,este é ainda audível na direcção oposta. mas sendo barulho de uma maquina, penso que o som nem sequer é canalizado.
    • d d
    • 16 junho 2011

     # 10

    Caro Kugu_elu,

    gostaria de receber a sua opinião relativamente ao isolamento acústico que pertendo fazer na minha casa que se encontra em fase de restauro.

    trata-se de uma casa com cerca de 80 anos com a "placa" do 1º piso constituída por barrotes e soalho de madeira.

    como deve imaginar todo o tipo de som passa e trespassa pela "placa" de madeira.

    uma vez que irá ser aplicado soalho flutuante por cima do soalho antigo existente, tenho em vista fazer o seguinte:

    5ª- soalho novo
    4º- espuma
    3º- segunda camada de steico underfloor
    2º- primeira camada de steico underfloor
    1º- soalho antigo

    será que a utilização dupla deste material isolante acústico (steico underfloor de 4 mm cada camada) é suficiente?

    penso ainda, no piso de baixo, onde o tecto são barrotes àvista, aplicar lã de rocha e posteriormente fechar o tecto com pladur.

    preciso de opiniões, obrigado a todos que puderem ajudar!
  9.  # 11

    Caro d d....eu, como já deve ter reparado, percebo mais de teoria e problemas, não percebo muito de marcas, até porque não tenho muita experiência em materiais.
    No entanto seja qual for a marca ou quantidade uma coisa é certa....é necessário uma boa execução do isolamento do pavimento.todo o pavimento deve estar completamente revestido pela espuma e camadas isolantes. Em caso algum deve alguma parte do soalho estar em contacto directo com paredes, radiadores, moveis directamente encostados à parede ..... tudo isto pode levar á transmissão dos sons de percussão para o resto da casa.
    A sua solução parece-me boa, eu diria mesmo que a camada de espuma (dependendo da grossura) em conjunto com a camada underfloor é suficiente para amortecer os impactos.
    O mais importante é garantir que todo o soalho fica isolado de todos os outros elementos, isto inclui rodapés.
    Por isso, o mais importante é garantir o isolamento do soalho do resto dos elementos.
  10.  # 12

    d d
    esse undelayer.. so corrige problemas a sons de impacto (percurssao), nao vai ajudar aos sons aereos ( por exemplo, pessoas em conversaçao).
    Tem de isolar aos sons aereos por baixo.
    Pesquise noforum para soluçoes de isolamento acustico.
    Abra um topico so para discutir o seu assunto.
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  11.  # 13

    Colocado por: gerimbetaO barulho é do motor pois não tem cabine.


    que tipo de motor é este? é de algum ar condicionado ou câmara frigorífica?

    está assente sobre apoios anti-vibração (sinoblocos ou equivalente)?

    precisa de circulação de ar para arrefecimento?
  12.  # 14

    há à venda, até nas grandes superfícies, uns tapetes anti vibratórios para colocar debaixo das máquinas. são de borracha prensada e de aspecto semelhante aos que se utilizam nos parques infantis.
    resultam das mesma forma que os silent blocks dos ares condicionados, impedindo a propagação das vibrações. não são caros e funcionam bem. usam-se muito também em apartamentos sem isolamento em condições, para colocar debaixo de máquinas de lavar roupa, ...
  13.  # 15

    Se calhar umas fotografias do espaço também ajudavam a perceber onde está o problema e se a solução do "noves fora" será suficiente.



    Colocado por: Pedro Barradasd d
    esse undelayer.. só corrige problemas a sons de impacto (percussão), não vai ajudar aos sons aéreos ( por exemplo, pessoas em conversação).
    Tem de isolar aos sons aéreos por baixo.

    Como o "d d" falou em soalho flutuante presumi que só tivesse problemas com barulhos de percurso. No caso de também ter problemas de ruídos de fonte aérea aí já é mais complicado. Sendo uma casa antiga poderá existir muitos problemas por onde estes sons possam estar a ser transmitidos, até mesmo pelas canalizações, caixas elétricas, pelas próprias paredes...são sempre casos a analisar individualmente e que por vezes não podem ser solucionados, podendo-se apenas reduzir parte do barulho.



    Colocado por: Pedro Barradasd d
    Tem de isolar aos sons aéreos por baixo.

    Está solução poderá ser suficiente, mas não é garantida visto não saber por onde o barulho está a ser transmitido.

    Faça como o "Pedro Barradas" aconselhou e abra um novo tópico, e pode até deixar aqui o link para ser mais fácil de encontrar.
  14.  # 16

    Colocado por: jorgealves

    que tipo de motor é este? é de algum ar condicionado ou câmara frigorífica?

    está assente sobre apoios anti-vibração (sinoblocos ou equivalente)?

    precisa de circulação de ar para arrefecimento?


    Boas.
    É um grupo de bombagem de águas para consumo.
    Está apoiada numa chapa de ferro e por cima do piso cimentado. Não parece ter apoio nenhum.
    Não precisa de ventilação, apenas arejamento da pequena sala.
    Obrigado.
  15.  # 17

    Colocado por: gerimbetaÉ um grupo de bombagem de águas para consumo

    então tem um grande problema, porque além de precisar de colocar todo o conjunto com sino-blocos ou criar uma base anti-vibratória, ainda vai ter que fazer o mesmo nas tubagens de entrada e saída de agua e o ruido poderá nunca diminuir o suficiente,

    umas fotos davam jeito,

    qual é potencia da bomba e já agora marca e modelo?

    tem autoclave de pressão?
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  16.  # 18

    A não ser que haja uma junta na tubagem em borracha ou outro material elástico para absorver as vibrações provenientes dos motores. Interessa também saber o material da tubagem.
    • d d
    • 16 junho 2011

     # 19

    obrigado pelas opiniões! irei abrir um tópico.
  17.  # 20

    Bom dia.
    Tentarei arranjar fotos.
    A área é +/-4m2 e com um pé direito variável máximo de 2,20m.
    Entretanto o grupo de bombagem é igual a este que encontrei na net e foi montado por esta empresa:

    http://www.electrimeca.pt/

    Centrais Hidropressoras para usos gerais
    HIDROCONTROL 2000 MULTISISTEM 2 MS

    Falam nisto como opcional:

    "- Protecção anti-vibratória por juntas e apoios"

    será que nunca levou, como se pode ver?

    É possível colocar esses apoios e valores andam em que ordem?

    Obrigado.
 
0.0229 seg. NEW