Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou colocar uma WC com sanita e chuveiro em que uma das paredes é comum à sala de estar.

Tenho medo que os cheiros e barulhos passem para quem está sentadinho no sofá...

Estava a pensar fazer as paredes em alvenaria para aguentar a loiça suspensa.

A casa de banho não vai ter revestimento ceramico.

Alguma ideia para estas paredes?

Obrigado
  2.  # 2

Não passar tubagens na parede comum.
    Quanto maior a massa da parede melhor o isolamento.
    A porta provavelmente é mais problemático ao deixar passar os sons aéreos do que a parede (caso haja uma ligação directa desde a porta até á sala).
    Quanto a cheiros, se o wc tiver uma parede para o exterior, e por ai for feita a ventilação penso não haver grande problema.
    Não esquecer que a porta não deve impedir a correcta circulação de ar do edifício, logo, sendo que os cheiros são transportados pelo ar, como a ventilação do edifício é feito salas/quartos -> cozinhas/wc ,o cheiros não passam do wc para a sala (teoricamente se tudo estiver a funcionar correctamente).
  3.  # 3

E em que material fariam essa parede sabendo que ficaria ai o chuveiro?

O que quer dizer sistema autoportante? Que marcas de sanitas as têm?
  4.  # 4

?
    sim, se isolar as tubagens, ajuda, mas não é a mesma coisa se elas lá não estivessem :)
    Steve_o
    a parede fazia em betão XD é o que teoricamente funciona melhor para isolamento sonoro aéreo. No entanto em alvenaria de tijolo furado mais acabamentos penso que seja suficiente. Em gesso cartonado é que se calhar não será boa opção se o chuveiro vai la ficar encostado (por causa dos sons de percussão XD)
  5.  # 5

O problema maior seria estar na sanita e quem estivesse no sofa ouvir uma "bombas" ;)

sendo assim evito os canos nessa parede, sem problemas

Quanto a sanita e a parede aguardo uma resposta ;)
  6.  # 6

Colocado por: ?
    fale com o seu instalador.

tem de questionar a pessoa que lhe está a fazer esse serviço....ele deve saber.

era sobre isto não reparei que tinha respondido.

No entanto gostaria da sua opinião, se possivel
  7.  # 7

onde a legislação existe e é muito apertada....aqui ainda se vai facilitando.

Não vou contestar, não conheço os materiais para tal, nem tenho prática para o mesmo. Mas está a falar de isolamento em relação ao barulho das águas a passar nas tubagens, e/ou isolamento aéreo (já que a tubagem vai levar a uma diminuição da massa da parede logo um menor gasto de energia de vibração, logo mais ruído passa para o exterior) e ainda/ou isolamento de percussão?

Se fosse em vidro teria de ser vidro duplo, com caixa de ar suficiente, e os dois panos de vidro teriam de ter espessuras diferentes (mas suficientes). As espessuras diferentes serve para que os dois panos de vidro tenham módulos de vibração diferentes, logo impedir que os dois vidros entrem com a mesma frequência (ressonância) aumentado drasticamente o "som que passa".
  8.  # 8

imaginemos que a suposta parede era em vidro....como faria??

tirava o vidro e punha tijolo!

Mas gostaria era de saber a sua opinião em relação tambem à parede
  9.  # 9

mas eu não sou juiz nem muito menos validador.

Perguntei no forum por opiniões concretas, e a de uma pessoa tão experiente era importante

se não quiser dar, eu respeito...

Fico à espera de quem possa ajudar numa coisa que não consigo resolver sozinho
  10.  # 10

sozinho não!!...não vai ter profissionais a fazer-lhe o serviço??...já os ouviu??...que disseram??

ainda não os ouvi, prefiro ouvir primeiro opinião de quem esteja de fora, após ouvir a deles posso perceber mais alguma coisa... e talvez ate argumentar...

quer uma???

faça-a em Ytong....fica semipronta,e facilita muita coisa....pode assenta-la sobre cartão,não precisa de a colar ao chão.

em termos de logística facilita-lhe a vida,areias,cimentos,lixos etc etc etc.....

O que quer dizer Ytong?
  11.  # 11

Colocado por: ?Steve_o

ou é de mim ou você hoje está muito activo....de outras vezes deixou-me ali pendurado.

Hoje estou com pouco trabalho ;) para alem disso tou quase a começar as obras.

E repare que não o deixei pendurado... respondi foi 2 dias depois... estou a ganhar gosto pela construção e remodelação.... lolololol
  12.  # 12

claro....e agora que você descobriu que lhe dão preços de revenda...ui..então esse gosto vai aumentar.

mas ja lhe disse que não fazem os preços de revenda.... so me disseram, mas avisaram logo que não vendiam ao publico.

Eu ja vi que isso o incomodou, desencandeando ate uma "discussão" mas garant-lhe que ninguem me tentou vender nada com preços de revenda...
  13.  # 13

mas voltando ao topico acha mesmo é que tenho de perguntar a quem me vai fazer a obra certo?
  14.  # 14

Garanto-lhe que se fosse de Lisboa e tivesse um orçamento que não divergisse muito do que tenho fazia a obra consigo.

No entanto gostaria de ter a sua opinião, por isso é que escrevo no forum e peço conselhos e ajuda, de borla, está certo, e só dá quem quer.

Agora você tem tanto jeito pra coisa, tem tanta experiencia e conhecimentos, se não quiser partilhar, ok, mas não diga que não da directamente a sua opinião porque alguem ia ver e atiravam-lhe os cães... lol

Nunca dá uma resposta directa...

Cumprimentos
  15.  # 15

Bem o Ytong é brutal!!!

Aconselha aquilo? Costuma usar?
  16.  # 16

e então como aconselhava fazer nessa paredefazer em Ytong e uma camada de pladur de cada lado?
  17.  # 17

Penso que do lado do wc a parede deveria ter um acabamento impermeável á agua, tipo cerâmico. No entanto, como é uma parede interior, não terá uma temperatura superficial igual à temperatura interior (não havendo portanto condensações). Mas acontece nos wc nas horas de banho a humidade relativa ser de 100%, logo condensações. O cerâmico é bom porque dispensa cuidados e "atrai" as condensações diminuindo estas nos tectos.
  18.  # 18

Tem razão, é só opinião. e Qual a sua opinião em relação aos constituintes da parede de separação?

Aquilo é muito caro? Ja lhes mandei um mail
  19.  # 19

Colocado por: Steve_oTem razão, é só opinião. e Qual a sua opinião em relação aos constituintes da parede de separação?

Responda la directamente de uma vez para eu ficar com a sua opinião...
  20.  # 20

So comprei a semana passada o chão.. aqui dizem que qualquer loiça demora 2-3 meses para entrega...

Aqui não era questão de imaginação era mesmo funcional o que ficaria mais em conta e que resolvesse o "problema" de não ouvir barulhos de quem vais fazer um servicinho a retrete...

0.0163 seg. NEW