Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, preciso de ajuda, construi um terraço enorme para aproveitar alguns momentos em familia ao ar livre, mas agora esse terraço está a verter agua por todo o lado. O terraço fica no segundo andar e por baixo tenho um armazem, que chove lá dentro no inverno devido a má colocação do azulejo. O empreiteiro que fez a varranda não fez atenção ao seu escuamento. Já vários ladrilhadores foram lá a casa para encontrar uma solução, e a unica que me dão é mesmo retirar o azulejos todo e por novo. Isso, fica muito dispendioso, uma vez que o terraço têm 300 m2. Pretendia saber se existe algum produto para por por cima do azulejo que possa minimizar os estragos? Obrigada
  2.  # 2

bom dia

penso que o seu problema não seja os azulejos, mas sim a falta de uma membrana impermeabelizante por baixo deles... que para chover assim tanto não deve existir... na altura colocaram??? se for assim e não houver tela, para funcionar devidamente, terá de remove-los todos, aplicar duas camadas de tela asfaltica ou sistema equivalente e voltar a colocar azulejos.

cumps
  3.  # 3

Boa noite Kelly,

Pelo que estou a perceber o seu problema é de pendentes para o escoamento da água, se for esse o caso, tem mesmo de arrancar os azulejos e fazer uma betonilha para crias a pendente para um correcto escoamento.
    Para resolver o seu problema, eu aconselho um produto altamente elástico tipo MEMBRANA, é totalmente impermeável e resistente ao contacto permanente com a água; Resistência ao impacto e à abrasão; A pintura é 100% impermeável; Após secagem forma uma membrana elástica, resistente à intempérie; Excelente aderência sobre todo o tipo de superfícies; Excelente resistência às radiações solares; Aplicação em pavimentos com trânsito pedonal; Produto de secagem rápida.

Se o problema não for das pendentes, mas dos mosaicos, este produto pode ser aplicado por cima dos mosaicos.
    Outro conselho que lhe dou não é chamar os ladrilhadores para resolver o problema mas uma empresa de impermeabilizações, eles têm várias opções. Eu conheço alguns bons que posso recomendar.

Com os melhores cumprimentos

Eng.º Santos

[email protected]
  4.  # 4

Embora o bom ladrilhador tenha obrigacao de saber questoes quanto a impermeabilizacao, ao contrario das principais empresas de impermeabilizacao que de nada entendem da aplicacao da ceramica, era importante para poder dar opiniao saber qual o metodo construtivo.
    Depois fazer um teste de agua para identificar a zona. Nota: Em Portugal por norma existem duas causas - ligacao as saidas de agua e construcao de betonilhas inadequadas para aplicar sobre as laminas de impermeabilizacao, isto para nao falar em produtos que servem para impermeabilizar betao que sao usados como impermeabilizantes elasticos sobre betonilhas.

Por fim coloque fotos.
  5.  # 5

Colocado por: Eng.º SantosPelo que estou a perceber o seu problema é de pendentes para o escoamento da água,

Éh pá mas você é colega do Sócrates? não acerta uma.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  6.  # 6

Onde está o problema?
  7.  # 7

Colocado por: Eng.º SantosOnde está o problema?

O problema está na impermeabilização, e não nas pendentes para o escoamento da água, como você referiu.
  8.  # 8

Colocado por: Anonimo16062021Também não precisa de ser assim tão mauzinho :-)

Um tipo que se apresenta por "Engº" tira-me do sério...Grrrrrrrrrrr
  9.  # 9

Se calhar não leu bem o que a Kelly escreveu..."O empreiteiro que fez a varranda não fez atenção ao seu escuamento." com erros e tudo
    Pode haver empossamentos...eu não sei, pois não vi!!! Mas como resolvi um problema semelhante o ano passado e com as chuvadas deste ano o cliente não se queixou...
    Ai Sócrates...Sócrates!!! Isto não está em inglês

Quanto ao Eng. só o utilizo pelo facto de eu estar neste fórum como profissional da área...de resto na minha vida não uso e posso dizer que os serventes da minha empresa tratam me por tu!!!

E não quero continuar mais este bate-boca que não leva a lado algum...não venho aqui para isso!!
  10.  # 10

Colocado por: Eng.º SantosQuanto ao Eng. só o utilizo pelo facto de eu estar neste fórum como profissional da área...

Agora a sério. Já reparou que andam por aqui muitos profissionais, e não tem necessidade de divulgar o seu título profissional (ou académico), e toda a gente sabe quem são os engenheiros, arquitectos e os trolhas, que por aqui andam.
  11.  # 11

boas

se não tiver um bom sistema a impermeabilizar, até pode por pendentes de 10% que a agua entra na mesma.... há que aprender a respeitar os processos construtivos... se fossem respeitados não tínhamos a maioria dos problemas que temos nos edifícios..

tijoleira, mosaicos, azulejos ou no que lhe quiserem chamar... combinados só com uma betonilha e laje... não impermeabilizam!!!!

cumps
    Concordam com este comentário: Picareta
  12.  # 12

Mas ao Costa3333
    Mesmo utilizando os processos construtivos das marcas de telas associados a aplicacao da ceramica, as patologias continuam a aparecer!
  13.  # 13

PICARETA

Compreendo perfeitamente isso... como disse, não tenho nenhuma necessidade de ser tratado por tal, mas também quero estar ligado ao fórum com uma postura profissional.
    Porque também andam por ai muitos biscateiros, sapateiros, curiosos e aldrabões...
    Como reparou não tinha razão nos seus comentários (2 temas) e afinal de contas eu com o meu "titulo" não fui arrogante para ninguém nem pus em causa nenhum comentário!!! Ao contrário do senhor, que foi arrogante e não acrescentou nada de valor à discussão....
  14.  # 14

Colocado por: Eng.º SantosCompreendo perfeitamente isso... como disse, não tenho nenhuma necessidade de ser tratado por tal, mas também quero estar ligado ao fórum com uma postura profissional.
    Porque também andam por ai muitos biscateiros, sapateiros, curiosos e aldrabões...
    Como reparou não tinha razão nos seus comentários (2 temas) e afinal de contas eu com o meu "titulo" não fui arrogante para ninguém nem pus em causa nenhum comentário!!! Ao contrário do senhor, que foi arrogante e não acrescentou nada de valor à discussão....

Até amanhã Sr. Engº....
  15.  # 15

Colocado por: pc saldanhaMas ao Costa3333
    Mesmo utilizando os processos construtivos das marcas de telas associados a aplicacao da ceramica, as patologias continuam a aparecer!

boas

da maioria do casos que apanho, e nomeadamente nas infiltrações de terraços, a maioria dos casos é por má execução técnica... e acredite que apanho com cada um... o ultimo foi um terraço de um edifício em altura, em que as camadas de tela acabavam literalmente na laje, não dobrando os muretes... claro que a àgua entra, não há milagres...

das obras de reabilitação em que os terraços tinham problemas, colocando duas camadas de tela respeitando as sobreposições, dobrando totalmente os muretes até a fachada, recobrindo com tela todas as chamines, caixa de escadas e afins... e depois colocando lajetas ou tijoleira... a agua deixou de entrar e acabaram as patologias por infiltrações... até à data ainda é o sistema que mais confio....

cumps
  16.  # 16

Mas, para aplicar a ceramica como constroi a betonilha?
  17.  # 17

Colocado por: pc saldanhaMas, para aplicar a ceramica como constroi a betonilha?

o mais usual e simplificado:

revestimento cerâmico
    betonilha
    isolamento
    elemento separador
    2 camadas de tela
    laje

cumps
  18.  # 18

boas

relativamente à betonilha, a mesma tem de ter pendentes de acordo com as saidas, essa pendente pode ser dada na betonilha, mas por norma é dada numa camada de regularização logo a seguir à laje...

cumps
  19.  # 19

Entao, nem juntas perimetrais nem de fraccionamento... Logo a expansao e dilatacao da betonilha vai “apertar“ as elevacoes da tela nao?
  20.  # 20

bom dia...

eu não disse que não tinha juntas, dei um exemplo simplificado e claro que deve ter juntas perimetrais e fraccionamento... mas estas juntas tem mais impacto se o sistema for de telas liquidas e na camada de regulorizaçao inicial... se for tela asfaltica, elas tem mais capacidade de resistir as dilatações... alem disso entre a camada de betonilha superior e a tela ainda leva o isolamento térmico, minimizando riscos..

o sistema ideal era com colocação de lajetas... pois evita logo diversos problemas relacionados com o material cerâmico e futuras manutençoes, mas nem todos os clientes as aceitam...

cumps

0.0205 seg. NEW