Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Entre meter as lajetas e a ceramica ha muitas diferencas, e podemos tambem opinar a este respeito. Mas por agora vamos debater em sistemas de ceramica ou pedra colados.
    Independentemente de ter o xps ou o pir entre as laminas e a betonilha, nao e razao para nao se construirem betonilhas com juntas, antes pelo contrario. Estamos a falar em betonilhas flutuantes.
    Alem do mais as betonilhas tem uma dilatacao termica linear superior a ceramica.

Ja agora outro exercico. A agua que passa pelas juntas da ceramica vai para onde?
  2.  # 22

boas

eu concordo consigo em relação as juntas, elas devem sempre ser feitas... digo apenas que são mais importantes e determinantes em determinadas soluções que em outras.

relativamente a pergunta que faz, e sei onde quer chegar, evidentemente que a agua vai andar na camada de betonilha por baixo do revestimento cerâmico, e depois com as dilatações e evaporações, vai levar ao aparecimento das eflorescencias no revestimento e fissuração... apesar do no mercado ja haver soluções para evitar isso, cimento colas especiais etc etc.... dai a minha opinião que o sistema com lajetas e o ideal, pois estas situações nao ocorrem...

cumps
  3.  # 23

Nao ocorre isso, mas ocorrem outras coisas...
    Esqueceu-se ainda de outro “pormaior“- o ciclo gelo-degelo

E nao e com cimentos cola que resolve os problemas.

Logo o esquema construtivo que expos nao e o mais adequado para a aplicacao da ceramica e da pedra natural, pese embora do ponto de vista da estanquicidade possa funcionar.
  4.  # 24

Cara Kelly,

Se não existir problemas de escoamento, existe uma aplicação à base de poliuretano que se aplica por cima dos mosaicos, criando uma película resistente e impermeável, não havendo a necessidade de retirar os mosaicos.
    Para um diagnóstico mais correcto é necessário e ver o terraço...

Eng.º Santos

[email protected]
  5.  # 25

Mas e a barreira ao vapor? Antes de aplicar esse poliuretano deve ser aplicado uma nao?
  6.  # 26

Colocado por: Eng.º SantosPorque também andam por ai muitos biscateiros, sapateiros, curiosos e aldrabões...

Bem, então sendo assim tenho de me contentar com um desses quatro adjectivos...

Confesso que não consigo decidir entre nenhum deles, mas pronto, como não sou Eng. nem Arq. não tenho hipótese de entrar aqui com uma etiqueta pomposa postura profissional séria...
  7.  # 27

Curioso e fixe!
  8.  # 28

Quanto ao produto à base de poliuretano só pode ser aplicado se estiver o pavimento bem seco, se não toda a humidade que se encontra na placa passa para o piso de baixo.
    Quanto à barreira ao vapor o produto deve ter componentes que evitem condensações...

Two-rok

Estes foram os adjectivos negativos...existem outros que se podem a aplicar... construtores, comerciais, vendedores, técnicos, investigadores e pessoas que querem aumentar o seu conhecimento e partilhar experiências, eu só não vou usar um nick de quando andava a estudar no secundário... porque eu vejo o teu nome e não me diz nada, mas também não é por não ser eng.º ou Arq. que eu não respeite os seu conhecimentos. Como já disse não quero alimentar mais esta conversa
  9.  # 29

Colocado por: Eng.º SantosEstes foram os adjectivos negativos...existem outros que se podem a aplicar... construtores, comerciais, vendedores, técnicos, investigadores e pessoas que querem aumentar o seu conhecimento e partilhar experiências, eu só não vou usar umnickde quando andava a estudar no secundário... porque eu vejo o teu nome e não me diz nada, mas também não é por não ser eng.º ou Arq. que eu não respeite os seu conhecimentos. Como já disse não quero alimentar mais esta conversa

Fair enough,

por acaso acertou, este nick é usado desde os tempos do secundário e estou tão habituado a usá-lo que nunca me passou pela cabeça registar com o meu nome próprio, no entanto já cá estou à tempo suficiente para me conhecer (alguns até pessoalmente),

registei-me porque gosto de partilhar conhecimento e sendo assim ajudo no que posso e aprendo também certas coisas de outras áreas que não domino.

Cumprimentos,
    Délio Faria
  10.  # 30

Voltemos as questoes tecnicas Sr Santos.
    Se apenas pode ser aplicado caso o suporte (no exterior) estiver devidamente secoan quer dizer nunca...
    E como nao tem caracteristicas de permeabilidade ao vapor de agua, implicaria aplicar sobre a lage uma barreira ao vapor. Logo, resumidamente, esta hipotese nao faz sentido para este caso.
  11.  # 31

Boa noite Sr. PC Saldanha,

Visite este site e verifique as fichas técnicas: http://www.nacionalrev.pt/produtos.php?p=6
    Tem lá produtos impermeáveis ao vapor de água.

Cumpts
  12.  # 32

Eles tem e quer permeaveis...

0.0178 seg. NEW