Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: two-rokDepende dos hábitos de quem vai morar em cada casa.

    Torna-se sempre hábito quando tem que ser,e o ter que ser não dá qualidade de vida.

    Colocado por: two-rokmas os euros também contam e por isso quem paga, obviamente manda. :)

    O problema do vmoreira não se resume a isso,pretende apenas a melhor resolução(presumo)

    Colocado por: two-rok

    Para mim não são suficientes.

    Que é que lhe falta?

    Colocado por: two-rokrespondo com uma pergunta, porque não baixos emissivos?

    Eu ainda sou dos que gosta de responder com perguntas,embora por aqui haja alguém que fica aterrorizado quando alguém responde com perguntas...
    O baixo emissivo tem uma capacidade de absorção de calor que vem do exterior que se torna mais incomodativo que um vidro de control solar,observe as taxas Te nas fichas dos vidros,e o vmoreira deu a entender que o calor do sol era muito intenso naquela zona
    Se observar o 70-40 por exemplo tem uma taxa de 40% de transmissão energética,que é considerada a quantidade de energia que atravessa directamente um envidraçado,expresso numa quantidade de energia que incide sobre a mesma...
    Se observar o neutralux por exemplo tem uma taxa de 50%.........10% é muito em entrada de calor.
    Depois temos o factor g que é muito significativo...num 70-40 tem de factor solar cerca de 41%,e num neutralux tem um factor solar de 60%........que representa a quantidade total de energia que o sol introduz dentro de um edifício,que consiste na soma da transmissão energética anteriormente referida,mais a parte irradiada para o interior procedente da absorção que o vidro tem...
    Penso que por aqui fica esclarecido(digo eu)

    Rocha
  2.  # 82

    Caros amigos

    eu vim aqui pedir conselho porque de facto não confio no projectista, pois apesar de ja ter tido uma reunião para debater este assunto continua a insistir em que o que está no projecto é suficiente e no projecto está vidro duplo 6.14.5 com vidro incolor. a mim de facto pareceme muito pouco. já em relação á alvenaria tive chatices para aceitar as minhas propostas no sentido de melhorar o isolamento, que embora saiba não ser o topo de gama dadas as restrições financeiras, mas foi, em meu entender, significativamemte melhorada com as alterações que sugeri.

    Pretendia agora obter alguns esclarecimentos de alguem tecnicamente mais formado e informado que eu, de modo a manter o mesmo principio: tentar colocar a melhor solução com a melhor relação preço/qualidade ( caracteristicas tecnicas para o tipo de vidro que melhor se adapata as caracteristicas da região onde se situa a construção)
    Eu seu que é pedir muito, provavelmente, mas estou angustiado com a a sensação de que mais uma vez estarei a ser levado o que por norma não me agrada nada.

    Desde já agradecido a todos podos vossos contributos neste esclarecimento.
    Avbraços
  3.  # 83

    Colocado por: vmoreiramodo a manter o mesmo principio: tentar colocar a melhor solução com a melhor relação preço/qualidade ( caracteristicas tecnicas para o tipo de vidro que melhor se adapata as caracteristicas da região onde se situa a construção)

    Vá por mim...
  4.  # 84

    Tem por aí perto uma empresa que se chama Vitro Chaves...eles têm um vidro que se chama solarlux super natural 70-40/cx.ar 16mm./4mm.float...

    Rocha
  5.  # 85

    caro jorge rocha,
    seria pedir-lhe muito que me indicasse a solução final por si defendida com os parametros que ja fui adiantando?
  6.  # 86

    Colocado por: vmoreiracaro jorge rocha,
    seria pedir-lhe muito que me indicasse a solução final por si defendida com os parametros que ja fui adiantando?

    Não entendi a pergunta...está a referir-se a caixilhos também?
  7.  # 87

    já agora se não se importa agradecia
  8.  # 88

    Não tenho elementos que a série 60 que referiu nas dimensões que transcreveu...as capacidades desse caixilho são suficientes na dimensão até 1200x1160...até uma altura de 20 metros em zona rural desprotegida nos tais vãos virados a poente pelo que mostram escrito no site deles,em zona urbana podem estar a 60 metros de altura desprotegidamente a poente,mas falta saber como se comporta esse caixilho nas dimensões que escreveu(pergunte aos tipos sobre os ensaios para portas nessa série)em falésia podem estar a 5 metros com chuva puxada a vento estando virados a poente...o vidro deveria ter uma configuração nas portas no 1º caso dos tais 20 metros em zona rural de pelo menos 5mm no lado de fora...nos tais 60 metros em zona urbana de ter pelo menos 6mm.
    Concluo que o vidro 6/16/4 em espessura é mais que suficiente nestes casos,se estiver em falésia desprotegidamente o vidro deverá ter pelo menos na parte exterior 8mm.estando até uma altura de 15 metros...
  9.  # 89

    a construção situa-se numa zona rural, mas protegida, a habitação é composta por r/c e 1ª andar com medidas normais de pé alto 2,50/2.60 cada piso.
    o problema maior para mim tem a ver que nesta zona as temperaturas que se atingem são de cerca de 40ºC no verão e negativos no inverno e gostaria de minimizar a perda de energia no inverno e a entrada de calor no verão. todas as janalas/portadas vão ter estores com excpção de duas delas(coisas de senhoras, afinal são elas quem manda heheh) no 1º andar uma virada a nascente e outra a poente com cerca de 2,5m2 de superifcie. Nota a casa situa-se numa aldeia a cerca de 5km de Bragança.

    Obrigado
  10.  # 90

    O empreiteiro propos: aluminio da cortizo serie 60rptcom vidro duplo 6.14.4 o que me parece ser, pela conversa que tive com ele, chapa 5, ou seja o que aplica na maioria das moradias que tem construido, sendo que é um dos que mais obra está a fazer nesta zona nesta altura de crise, e confesso que até agora estou satisfeitissimo com ele, fez todas as alteraçõe que propus na fase de estrutura nomeadamente na melhoria do comportamento termico da construção, e os valores que me foram cobrados foram quase insignificantes.
  11.  # 91

    Colocado por: vmoreiraa construção situa-se numa zona rural, mas protegida, a habitação é composta por r/c e 1ª andar com medidas normais de pé alto 2,50/2.60 cada piso.
    o problema maior para mim tem a ver que nesta zona as temperaturas que se atingem são de cerca de 40ºC no verão e negativos no inverno e gostaria de minimizar a perda de energia no inverno e a entrada de calor no verão. todas as janalas/portadas vão ter estores com excpção de duas delas(coisas de senhoras, afinal são elas quem manda heheh) no 1º andar uma virada a nascente e outra a poente com cerca de 2,5m2 de superifcie. Nota a casa situa-se numa aldeia a cerca de 5km de Bragança.

    Obrigado

    Terá de ter em conta o tipo de estores,não se esqueça que o vmoreira é que pode ter uma ideia da força do vento por aí...cuidado que já vi estores serem arrancados à força toda projectados pelo vento a 200 metros de distancia...
    Se o seu problema fôr só termicamente,coloque os vidros que referi...com os caixilhos de 60 não está mal(digo eu)porque não enxergo que o pvc tenha bom comportamento com as oscilações de temperatura que refere.
  12.  # 92

    Passei hoje no vidraceiro, que por sinal foi meu colega de secundário, e depois de uma conversa de amigos, e de analisar o projecto em comum, sugeriu-me que o tipo de vidro que deveria colocar na minha moradia tendo em conta os vãos e caracteristicas da zona e orientação das janelas/portas (nascente/poente) que ficaria melhor servido com o seguinte vidro duplo: 6.16.4 em que o vidro de 6 seria um vidro termico sunguard e-permonace da aislaglass. disse-me ainda que a diferença entre este vidro e o vidro duplo normal 6.16.4 anda na ordem de 30€ m2, mas que em termos termicos ficaria muito melor servido.

    o que acham desta proposta
  13.  # 93

    Colocado por: vmoreirao que acham desta proposta

    Está correcto.
  14.  # 94

    Colocado por: Jorge RochaTorna-se sempre hábito quando tem que ser,e o ter que ser não dá qualidade de vida.


    Mas muitas vezes tem mais força do que a nossa vontade :)

    Colocado por: Jorge RochaQue é que lhe falta?


    Ajudava bastante, ir à obra por exemplo, saber se há palas a proteger certos vãos, etc.

    Colocado por: Jorge RochaO baixo emissivo tem uma capacidade de absorção de calor que vem do exterior que se torna mais incomodativo que um vidro de control solar


    Daí não ser aconselhado em vãos sem protecção solar.

    Colocado por: Jorge RochaPenso que por aqui fica esclarecido(digo eu)


    nem por isso, quando disse "para quê baixo emissivos?" deu-me a entender que aconselhava vidro duplo float (normal), por isso eu respondi com a pergunta "porque não baixo emissivos?"

    por exemplo o 70/40 que o sr fala mtas vezes é baixo emissivo, também tem controle solar, mas é baixo emissivo.

    Colocado por: vmoreiraalguem tecnicamente mais formado e informado que eu


    quem lhe fornecer a caixilharia tem obrigação de lhe dar todo o apoio, e neste caso é muito produtivo ir à obra, ver quais os vãos com protecção solar, quais é que não têm, ver se os que não têm apanham muito sol ou não, etc, e escolher de acordo com a carteira e com as necessidades da obra.

    Colocado por: vmoreirao que acham desta proposta


    sendo assim vai colocar baixo emissivo (térmico) com controle solar em toda a moradia, não me parece mal, mas não deixa de ser chapa 5, pois das pessoas que o aconselharam, ninguém foi à obra :P
  15.  # 95

    alguem me sabe indicar qual preço medio do vidro duplo 6.16.4 com guardian sun inteligemte no vidro exterior(6)
  16.  # 96

    Colocado por: two-rokAjudava bastante, ir à obra por exemplo, saber se há palas a proteger certos vãos, etc.

    As palas que refere,apenas servirão para constactar se deve colocar vidro temperado pelo exterior ou não porque os vidros com a força do sol que caracteriza a zona,e o diferencial de sombreamento,criam diferenciais muito altos de temperatura,por isso mesmo podem estalar...de resto será um erro em absoluto tentar ou colocar lá vidro de baixo emissivo sem control solar.

    Colocado por: two-roknem por isso, quando disse "para quê baixo emissivos?" deu-me a entender que aconselhava vidro duplo float (normal), por isso eu respondi com a pergunta "porque não baixo emissivos?"

    Duplo normal nunca!Baixo emissivo sem control solar nestes casos nunca também.

    Colocado por: two-rokpor exemplo o 70/40 que o sr fala mtas vezes é baixo emissivo, também tem controle solar, mas é baixo emissivo.

    Claro!

    Colocado por: two-rokquem lhe fornecer a caixilharia tem obrigação de lhe dar todo o apoio, e neste caso é muito produtivo ir à obra, ver quais os vãos com protecção solar, quais é que não têm, ver se os que não têm apanham muito sol ou não, etc, e escolher de acordo com a carteira e com as necessidades da obra.

    O prognóstico foi dado daqui(correcto)e o sr que é amigo do Vmoreira confirmou.

    Colocado por: two-roksendo assim vai colocar baixo emissivo (térmico) com controle solar em toda a moradia, não me parece mal, mas não deixa de ser chapa 5, pois das pessoas que o aconselharam, ninguém foi à obra :P

    Deixe-se disso...ninguém vai fazer melhor que o que aqui se disse!
  17.  # 97

    Colocado por: vmoreiraalguem me sabe indicar qual preço medio do vidro duplo 6.16.4 com guardian sun inteligemte no vidro exterior(6)

    Por volta do 35€+ a taeg(taxa energética)
  18.  # 98

    Eu tenho muito que aprender...mas nestes casos o J.Cardoso para além de ter que aprender ainda mais do que eu;deveria ser mais humilde na análise sobre as opiniões dos outros...(é muito fácil dizer que os outros não sabem bem o que dizem)mas argumentar o contrário é bem mais difícil.
  19.  # 99

    Colocado por: Jorge RochaAs palas que refere,apenas servirão para constactar se deve colocar vidro temperado pelo exterior ou não porque os vidros com a força do sol que caracteriza a zona,e o diferencial de sombreamento,criam diferenciais muito altos de temperatura,por isso mesmo podem estalar...de resto será um erro em absoluto tentar ou colocar lá vidro de baixo emissivo sem control solar.


    Seja qual for o pormenor, na minha opinião acho relevante ir à obra, por exemplo o facto de levar vidro temperado ou não, causa logo um grande diferencial de preço. Nós aqui estamos a comentar "apenas mais uma obra", se formos à obra constatamos que cada caso é um caso.

    Colocado por: Jorge RochaDuplo normal nunca!


    Pronto assim já fico mais descansado :)

    Colocado por: Jorge RochaO prognóstico foi dado daqui(correcto)e o sr que é amigo do Vmoreira confirmou.


    Eu não disse que estava errado, mas há certas fachadas já de si sombrias, que nunca apanham sol, ou apanham muito pouco, e estando a colocar vidro com controle solar reduzimos 30% da entrada de luz de cada vão, além de se poupar dinheiro claro. Repare que não estou a implicar consigo, apenas dar uma opinião.

    Colocado por: Jorge RochaDeixe-se disso...ninguém vai fazer melhor que o que aqui se disse!


    Não é uma certeza, mas acredito que ninguém o faça :P

    Colocado por: Anonimo16062021Só para acalmarem os ânimos ;-)


    Um grande bem haja :)
 
0.0286 seg. NEW