Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Estou em fase de construção de uma moradia e precisava de ajuda e opinião sobre o sistema de caixilharia/vidro a instalar é que foi preocupação ao iniciar o projecto que se aposta-se num bom isolamento termico, pelo que se decidiu colocar: caixa de ar entre o terreno e a laje do r/c , a alvenaria foi construida com a seguite configuração tijolo 11+cx ar 5cm+roofmate4cm fixado ao pano interior do tijolo +tijolo 15. todas as lajes estão isoladas (r/c e 1º andar e laje de tecto) com roofmate 4cm, a laje te tecto levou tijoleira de leka e a laje de telhado tem "tijoleira" de esferovite de 12cm.
    Acontece que o empreiteiro está a propor-e a instalação de caixilharia de aluminio da marca cortizo serie 60rpt com vidro duplo 6x14x4, o que me parece francamente pouco em termos termicos dado que alguns dos vão tem cerca de 2mx1m em janelas e 2mx2m em portas. No projecto está referido que a caixilharia seria em PVC 7,2cm com vidro de baixa emissividade 6x14x5.
    Acham que o empreiteiro me está a dar a volta? e que conselho me dão relativamente ao tipo de caixilharia e tipo de vidro para este tipo de moradia.
    Obrigado.
  2.  # 2

    A não ser que tenha dúvidas sobre a qualidade do projecto deve seguir o que este recomenda. Ninguém aqui tem dados suficientes para emitir uma opinião, ao contrário do autor do projecto..
  3.  # 3

    pois mas nem sempre esta disponivel e tenho duvidas quanto ao que o que foi projectado seja de facto melhor do o que o empreteiro me esta a propor
  4.  # 4

    Boa tarde,

    O empreiteiro poderá apenas estar a indicar o que sempre colocou nas suas construções, ou talvez tenha uma pequena comissão...não sabemos!
    A minha opinião, é que deverá manter o que está no projecto, até porque o PVC tem uma menor condutibilidade térmica que o alumínio, logo do ponto de vista térmico é melhor.

    Cumpts
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 5

    Colocado por: j cardosoNinguém aqui tem dados suficientes para emitir uma opinião, ao contrário do autor do projecto..

    Pelo vidro recomendado,qualquer um pode recomendar melhor,ninguém pode desaprovar um caixilho que tenha melhor comportamento térmico.
  6.  # 6

    Colocado por: Eng.º SantosA minha opinião, é que deverá manter o que está no projecto, até porque o PVC tem uma menor condutibilidade térmica que o alumínio, logo do ponto de vista térmico é melhor.

    O maior diferencilal está no vidro porque se trata da maior área.
  7.  # 7

    então qual a solução de vidro que recomendam?
  8.  # 8

    e ja agora qual a vossa opinião sobre a caixilharia que o empreiteiro me está a propor.
  9.  # 9

    qualquer um pode recomendar melhor


    E sabe se este caso justifica a mudança? Como sabe se é melhor se não sabe quais são as características da casa? Ou é receita "chapa 5", o mesmo remédio para todas as doenças?
  10.  # 10

    Colocado por: j cardosoE sabe se este caso justifica a mudança? Como sabe se é melhor se não sabe quais são as características da casa? Ou é receita "chapa 5", o mesmo remédio para todas as doenças?

    cá para mim pelo conselho do caixilho,cheira-me a norte,logo vidro duplo normal deve ser insuficiente no Inverno pelo menos.
  11.  # 11

    A ser vidro de baixa emissividade a caixa de 14 é sempre pior que a caixa de 16mm.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 12

    a casa situa-se no nordeste transmontano-bragança muito frio e muito calor
  13.  # 13

    Colocado por: vmoreiraa casa situa-se no nordeste transmontano-bragança muito frio e muito calor

    Deve dizer a posiçãpo dos vãos(Norte,sul ou nascente etc.)
  14.  # 14

    Nascente e poente maioritáriamente e nenhum a norte
  15.  # 15

    Colocado por: vmoreiraNascente e poente maioritáriamente e nenhum a norte

    A série que referiu da Cortizo não é alusiva no site sobre as prestações da estanquidade à água em vãos da dimensão que refere,tem uma grande estanquidade à água em vãos pequenos considerados de janela,tem que ter em conta que a sua zona é uma zona propença a ventos fortes,logo os vãos a poente irão sofrer grandes pressões atmosféricas com chuva batida a vento,também o sistema PVC Dómus da Cortizo apenas mostra a estanquidade num vão muito pequeno...pergunte aos tipos quais os outros ensaios com vãos equiparados à dimensão dos vãos que pretende,só assim se pode dizer mais alguma coisa,quanto ao pvc,na sua zona não sei se será o melhor devido aos grandes diferenciais de temperatura(Inverno/Verão),para além disso as humidades nessa zona não são o grande forte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmoreira
  16.  # 16

    e ja agora relativamente ao vidro o que me sugere com os vãos e caracteristicas que referi
  17.  # 17

    Deverá unicamente colocar vidro de control solar,nunca com valores inferiores a factores solares de 0,44 ou 0,45...que se costuma chamar de coeficiente g....e pelo menos que tenha um valor de 1,3 para reter uma boa parte da energia produzida no Inverno.
  18.  # 18

    obrigado uma vez mais
  19.  # 19

    Não se esqueça de mencionaro valor Ug de 1,3.........costuma-se chamar o valor U do vidro.
  20.  # 20

    Deverá unicamente colocar vidro de control solar,nunca com valores inferiores a factores solares de 0,44 ou 0,45...que se costuma chamar de coeficiente g....e pelo menos que tenha um valor de 1,3 para reter uma boa parte da energia produzida no Inverno.

    Palavras para quê? Não conhece a casa, não conhece o local, não faz a mínima ideia das necessidades energéticas da casa, não sabe que tipo de inércia tem, não sabe
    nada do que era necessário saber para poder dar uma resposta a não ser uma vaga indicação da orientação dos vãos envidraçados. Parece que também sabe de que lado vem a chuva, não sei se sabe em que dias e a que horas. Provavelmente o Jorge Rocha até acredita no que diz, o meu receio é que outros também acreditem.
 
0.0191 seg. NEW