Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Vou contratar um carpinteiro e estou em dúvida sobre a garantia e responsabilidades do mesmo no serviço que vai executar.

    Como no caso é um profissional liberal, ou seja, passa recibos e creio que ainda não atingiu a facturação mínima para cobrar IVA, não sei exactamente que responsabilidades é que ele assume quando comparativamente a uma empresa que executasse o serviço. É a mesma coisa? Tenho sempre algum receio que no caso do serviço não ficar em condições os responsáveis "desapareçam".


    Obrigado
  2.  # 2

    noemalmente dao garantia ate chegar a primeira rotunda
  3.  # 3

    Colocado por: paulo raminhosnoemalmente dao garantia ate chegar a primeira rotunda


    Mas também não têm de dar garantia de 5 anos? No caso de serem colectados a sua responsabilidade, ao contrário de uma empresa que está limitada normalmente ao seu capital social, não é pessoal?
  4.  # 4

    Como no caso é um profissional liberal, ou seja, passa recibos e creio que ainda não atingiu a facturação mínima para cobrar IVA,
    voçê esta para ai todo baralhado, o facto de não passar recibos com IVA deve-se ao facto desse senhor ter pedido isenção de IVA porque o que factura anualmente não ultrapassa X, a garantia é dada como noutra empresa isto penso eu de que...
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  5.  # 5

    Colocado por: AgonçalvesMas também não têm de dar garantia de 5 anos? No caso de serem colectados a sua responsabilidade, ao contrário de uma empresa que está limitada normalmente ao seu capital social, não é pessoal?

    O facto de «ser colectado» (ie, de pagar impostos de determinada maneira) não tem nada a ver com o facto de prestar garantia.

    1. Ele está ou não inscrito como empreiteiro no INCI ?
    2. Ele tem ou não capacidade para executar o trabalho ?
    3. Qual o prazo de garantia que ele escreve no contrato, e para que tipo de defeitos? (se a madeira ganhar bicho, a responsabilidade pode não ser do empreiteiro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves, Layman
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.
    O facto de «ser colectado» (ie, de pagar impostos de determinada maneira) não tem nada a ver com o facto de prestar garantia.

    1. Ele está ou não inscrito como empreiteiro no INCI ?
    2. Ele tem ou não capacidade para executar o trabalho ?
    3. Qual o prazo de garantia que ele escreve no contrato, e para que tipo de defeitos? (se a madeira ganhar bicho, a responsabilidade pode não ser do empreiteiro)


    São pontos interessantes, esses.

    Portanto, mesmo sendo carpinteiro liberal (inscrito como empresário em nome individual), pode/deve estar inscrito como empreiteiro no INCI?

    Ele não mencionou contratos mas a minha ideia é apresentar um para que ambas as partes assinem. Creio que o não fez por inexperiência ou porque nunca lhe pediram isso.

    Este carpinteiro foi-me muito recomendado por um armazenista/distribuidor de madeiras muito conhecido aqui da zona. Embora sendo muito novo, foi-me dito que era muito responsável e "perfeitinho".
    Como a diferença do orçamento comparativamente a uma empresa de carpintaria já com muitos anos é muito pequena, fiquei um pouco na dúvida em qual escolher.

    Independentemente do valor dos orçamentos, a escolha reside entre um carpinteiro muito novo, recomendado por um distribuidor de madeiras, ainda com poucos clientes e cuja facturação anual ainda é baixa, e entre uma empresa de carpintaria (distribuição, preparação e aplicação), já com muitos anos e com muitos clientes.

    A escolha parece ser óbvia pela empresa de carpintaria mas talvez um carpinteiro jovem, desde que competente, esteja mais atento aos pormenores e motivado a fazer um bom serviço. Enfim, não sei!
  7.  # 7

    Caro Agonçalves eu também sou carpinteiro e sou jovem...
    Há que começar por algum lado, no meu caso já la vão uns 7 anos. Trabalho com o meu pai e assim espero que continue por muitos mais anos. O mestre é muito importante nestas coisas, o meu já conta com mais de 30 anos de experiência, porque além de ensinar deve incutir o gosto pelo que se faz. Noutros tempos a carpintaria já foi mais uma arte do que o é hoje em dia mas, ainda assim, é preciso muita atenção ao detalhe, trabalha-se muito com milímetros e mais um ou menos um faz a diferença entre um acabamento perfeito ou um remendo...

    Há pessoas com esse gosto e com essa atenção e há outras que não. Pelo que tenho visto é quase impossível mudar isso. Vai da personalidade de cada um, do mestre que se tem/teve e do tal gosto e atenção.
    Eu pessoalmente tendo consciência que uma coisa está mal não a consigo deixar assim custe o que custar, tempo, material...se errar, assumo e corrijo. Há pessoas mais "despreocupadas".

    Concluindo, se alguém dentro da área lhe recomendou alguém deve ter algum motivo. Não julgue o livro pela capa ;)
    Concordam com este comentário: Agonçalves, dutilleul, Layman
  8.  # 8

    Colocado por: AgonçalvesPortanto, mesmo sendo carpinteiro liberal (inscrito como empresário em nome individual), pode/deve estar inscrito como empreiteiro no INCI ?
    Claro.
    Uma coisa são as Finanças, outra coisa são as entidades reguladoras.

    Não é por uma pessoa passar "recibos verdes" assinando como se fosse Advogado ou Médico, que faz dela uma pessoa com licença para exercer advocacia / medicina. TEM DE estar inscrita nas respectivas Ordens.

    Hoje em dia, até para pintar paredes tem de se estar inscrito no INCI.

    Além disso, é obrigatório fazer um contrato de empreitada (identificando os intervenientes, mencionando valores, forma de pagamento, prazo previsto para a obra, etc.).

    Já agora: QUE TIPO de trabalho de carpintaria vai contratar?
  9.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.Já agora: QUE TIPO de trabalho de carpintaria vai contratar?


    São vários. Essencialmente, aplicação de tratamento em madeiras antigas (estrutura de pisos, nomeadamente as vigas e soalho), aplicação de forros em madeira de casquinha, remoção e aplicação de soalhos e reparação/substituição de degraus.

    Como a obra é numa casa bicentenária, ou seja, uma recuperação, a coisa é muito mais sensível, acho, do que se fosse uma obra nova. Os estragos/prejuízos por um trabalho mal feito podem aqui ser muito elevados.
  10.  # 10

    Se é uma «recuperação» (ou remodelação, ou reparação) de uma HABITAÇÃO, lembre-se que a taxa do IVA sobre a mão-de-obra é de 6% (por enquanto...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  11.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.Se é uma «recuperação» (ou remodelação, ou reparação) de uma HABITAÇÃO, lembre-se que a taxa do IVA sobre a mão-de-obra é de 6% (por enquanto...).


    Sim, isso já sabia. Creio que é de 6% para a mão-de-obra e 23% para os materiais.

    TAmbém por causa do IVA ser de 6% é que a diferença entre os dois orçamentos é quase nula.
    •  
      FD
    • 27 junho 2011

     # 12

    Colocado por: AgonçalvesComo a obra é numa casa bicentenária, ou seja, uma recuperação, a coisa é muito mais sensível, acho, do que se fosse uma obra nova. Os estragos/prejuízos por um trabalho mal feito podem aqui ser muito elevados.

    Dê pequenos passos. Entregue um pequeno trabalho e veja o resultado.
    Com base nesse resultado avance para o resto ou contrate outro empreiteiro.

    Colocado por: Agonçalvesnão sei exactamente que responsabilidades é que ele assume quando comparativamente a uma empresa que executasse o serviço. É a mesma coisa?

    É exactamente a mesma, senão maior. É que as empresas fecham, as pessoas não.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  12.  # 13

    Colocado por: FDÉ exactamente a mesma, senão maior. É que as empresas fecham, as pessoas não.


    Essa é que é essa.
  13.  # 14

    Mas as pessoas , tb podem cessar actividade...
    •  
      FD
    • 27 junho 2011

     # 15

    Colocado por: nbastosMas as pessoas , tb podem cessar actividade...

    Parecem-me ser questões dissociáveis.
    O que é uma actividade? É a abertura de actividade nas finanças?
    Não sei até que ponto os tribunais iriam nessa, porque a responsabilidade comercial/contratual é independente da cobrança de impostos.
  14.  # 16

    Fd
    repare numa coisa, uma determinada pessoa ( até pode ser carpinteiro) exerce a actividade , faz trabalhos dá garantia ( como não podia deixar de ser), por qualquer motivo ( por exemplo , falta de encomendas) cessa actividade... é muito complicado apos deixar de exercer a actividade pedir-lhe responsabilidades...
    imagine outra situacao, o fd tem um estabelecimento de electronica em nome individual, fecha portas porque é insustentavel permanecer com a mesma aberta,
    cessa actividade, todos aqueles que lhe compraram material ( pcs, impressoras , etc) se tiverem algum problema dentro da garantia , pura e simplesmente nao lhe podem pedir responsabilidades....
    resumindo , seja empresa ou em nome individual , a responsabilidade é igual... ( se estivermos a falar de pessoas/ entidades serias)
  15.  # 17

    Colocado por: nbastosresumindo , seja empresa ou em nome individual , a responsabilidade é igual... ( se estivermos a falar de pessoas/ entidades serias)

    Isto faz-me lembrar há uns dias ter ido comprar ao Leroy Merlin na outra banda(Sobreda)um enrolador de estor para embutir numa parede onde eu estava a montar um caixilho porque o cliente me tinha pedido para substituir o antigo...
    Nisto o enrolador que comprei estava condicionado num plástico selado,que dizia lá que não era substituível porque tinha sido sugeito a control interno.
    Agarrei confiante no enrolador e levei-o à obra para o montar,após abrir o plástico,quiz colocar a fita,e observei que de mola nada tinha...resumindo não estava em condições,sabe qual o resultado?Tive que comprar outro.
  16.  # 18

    Colocado por: Jorge Rocha
    Isto faz-me lembrar há uns dias ter ido comprar ao Leroy Merlin na outra banda(Sobreda)um enrolador de estor para embutir numa parede onde eu estava a montar um caixilho porque o cliente me tinha pedido para substituir o antigo...
    Nisto o enrolador que comprei estava condicionado num plástico selado,que dizia lá que não era substituível porque tinha sido sugeito a control interno.
    Agarrei confiante no enrolador e levei-o à obra para o montar,após abrir o plástico,quiz colocar a fita,e observei que de mola nada tinha...resumindo não estava em condições,sabe qual o resultado?Tive que comprar outro.


    Isso não é bem assim. Estava no seu direito de protestar e accionar a garantia.
  17.  # 19

    Colocado por: FD
    Dê pequenos passos. Entregue um pequeno trabalho e veja o resultado.
    Com base nesse resultado avance para o resto ou contrate outro empreiteiro.


    É um bom conselho! Vou segui-lo.

    O primeiro trabalho a ser efectuado é o tratamento das madeiras das vigas dos pisos e da parte de baixo dos soalhos desses mesmos pisos. É um trabalho complicado de se seguir porque o veneno a aplicar é incolor e sem máscara não é bom de se lá estar durante a aplicação. Ainda assim vou tentar perceber o grau de competência do carpinteiro.
  18.  # 20

    Colocado por: AgonçalvesIsso não é bem assim. Estava no seu direito de protestar e accionar a garantia.

    Accionar como?Pelo valor dava-me muito mais trabalho e perdia mais dinheiro...após ir à obra e voltar com a transcrição na embalagem duvido e muito que fariam o que diz...na loja dos chineses é a mesma coisa.
    Mas acha que um profissional liberal como se faz passar por aqui tem coragem de dizer que depois do enrolador estar dentro da parede,e dizer que foi testado e por isso não dá garantia nenhuma?
 
0.0229 seg. NEW