Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Um outro empreiteiro disse-me que deveria colocar pilares de betão na adega porque as paredes eram fracas e não aguentavam o telhado (foi só um que me disse isto). Desculpem estar a ser chato e bater na mesma tecla, mas este assunto preocupa-me...alguém pode opinar sobre isto? será um disparate?

Obrigado
  2.  # 22

A manta reflectora que fala deve ser para evitar as transmissões de calor por radiação do aquecimento da telha.
    A sua cobertura é ventilada? a telha é de que cor? Se o seu para-vapor (tela impermeável ao vapor de água estiver por cima do isolamento térmico (tipo roofmate e em caso de o ter) pode ter problemas de condensação fazendo chegar água ao isolamento térmico. Se o único isolamento que tem é essa manta reflectora, esqueça o que deu disse por ai já pode ser diferente o caso.
    Isto o ideal é fazer logo um esquema em corte para que não haja duvidas da constituição - com o paint é um "tirinho"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  3.  # 23

Boa tarde,

Kagu-elu, obrigado pela dica!!

Eu só não fiz um esquema porque o telhado novo ainda não está colocado (ainda não começaram as obras) e não tenho bem a certeza de como vão ficar certos pormenores. Posso descrever por pontos:

De dentro de casa para fora:

- vigamento em madeira de pinho
    - forro em pinho com 15-20 mm
    - manta reflectora
    - Telha lusa j.Coelho, cor natural

Pormenores:

- beirado à portuguesa
    - a manta reflectora é efectivamente o isolamento, tem 2 superficies reflectoras e bolhas de ar no meio. Sei que é um isolamento fraco, mas a casa tem já um desempenho térmico muito bom (paredes muito grossas) e irá ainda levar vidros duplos nas janelas existentes (que são de madeira)
    Há uma boa parte da casa que tem placa e sotão não habitável, parte essa que não levará forro. Se vir que o isolamento não chega posso sempre colocar isolamento por cima da placa.
    Li que as mantas reflectoras são também barreiras eficazes ao vapor, dai a minha questão.
    Nem sei como se deve colocar essa manta, penso que seja logo por cima do forro e antes das ripas?? Deste modo o telhado fica ventilado ?
    Pelo que entendo dos comentários, se essa manta for isolamento e barreira ao vapor ao mesmo tempo, não terei que me preocupar com condensações?? (apesar de tudo a manta terá sempre os furos dos pregos)
    O meu medo é que exista condensação entre o forro e a manta ou mesmo nas telhas e escorra para cima da manta...

Obrigado
  4.  # 24

Colocado por: TenazesUm outro empreiteiro disse-me que deveria colocar pilares de betão na adega porque as paredes eram fracas e não aguentavam o telhado (foi só um que me disse isto). Desculpem estar a ser chato e bater na mesma tecla, mas este assunto preocupa-me...alguém pode opinar sobre isto? será um disparate?

Obrigado

em geral se solidificar as paredes menos fortes não terá nenhum problema, agora depende do tamanho do vão e logo do peso da estrutura do telhado.
    se quer jogar pelo segura é fazer uma estrutura mais leve além de consolidar as paredes.
  5.  # 25

Com a manta sendo barreira para vapor apenas existiram condensações na zona inferior da manta. E para que estas existam é necessário que a temperatura da face inferior da manta seja inferior à temperatura do interior da sua casa, o que não me parece fácil de acontecer.
    Quanto á condensação nas telhas, se vier a existir será por "causas" exteriores ao que se passa no interior da casa.
    Para existir esta condensação teríamos que ter uma temperatura no "sótão não habitável" superior ao exterior, uma humidade absoluta superior e a face interior das telhas ter uma temperatura inferior ao ar do "sótão". Se garantir a ventilação do sótão o problema parece-me ficar resolvido porque como não existe uma fonte de vapor a humidade absoluta será sempre igual à exterior e o mesmo para a temperatura na face interior da telha.
  6.  # 26

Sabe por acaso a marca das telhas?
    Lusoceram millenium. Ainda não moro lá... mas a telha parece ser muito estanque... mas se chover com muita intensidade e estiver vento favorável, eu duvido que não entrem algumas gotas.

Julgo que é assim:
    - manta reflectora (se diz que serve também como barreira pára-vapor, não há necessidade dela)
    - Sub telha ou barreira STX (acho que esta barreira é utilizada quando não há muito espaço para colocar a sub-telha, mas julgo que é mais barata)

Ou

- Barreira Pára-Vapor (ex: Barreira PáraVapor BV)
    - XPS (ex:roofmate , há projectos em Lisboa a indicar: 7 cm)
    - Sub telha ou barreira STX (acho que esta barreira é utilizada quando não há muito espaço para colocar a sub-telha, mas julgo que é mais barata)

O meu medo é que exista condensação entre o forro e a manta ou mesmo nas telhas e escorra para cima da manta...

Se diz que a manta reflectora funciona como barreira pára-vapor então impede a condensação entre ela e o forro (acaba por proteger o forro, se colocasse XPS sem barreira P-Vapor passados uns anos talvez começasse a ver humidade no forro - depois digo-lhe :) rs)

Agora condensação por cima da manta reflectora e debaixo das telhas, é que eu acho difícil de acontecer (o Kugu_elu explicou de uma forma mais cientifica, mas acho que as telhas não são assim TÃO estanques, e parece-me que nunca o calor debaixo das telhas é elevado, comparando com o exterior da casa, ao ponto de formar condensação) nessa zona eu preocupava-me mais com infiltrações. A sub telha (que eu não pus) acaba por deixar a pessoa mais descansado porque se houver uma infiltração valente lá se vai o forro. Mas tudo depende do dinheiro
  7.  # 27

Um outro empreiteiro disse-me que deveria colocar pilares de betão na adega porque as paredes eram fracas e não aguentavam o telhado (foi só um que me disse isto). Desculpem estar a ser chato e bater na mesma tecla, mas este assunto preocupa-me...alguém pode opinar sobre isto? será um disparate?

Obrigado

em geral se solidificar as paredes menos fortes não terá nenhum problema, agora depende do tamanho do vão e logo do peso da estrutura do telhado.
    se quer jogar pelo segura é fazer uma estrutura mais leve além de consolidar as paredes.

Caro Fernando Gabriel, antes de mais obrigado pelo comentário, O vão é de cerca de 9-10 m, o que me parece bastante (na minha opinião de leigo). Calculo que o peso do telhado vá ser considerável, talvez o melhor seja fazer uns pilares (nem que sejam de tijolo) por baixo da base de cada asna ? um outro empreiteiro falou nisso...

Quando fala em consolidar as paredes refere-se a reboco com malha ? ou é algo mais elaborado?

quando se refere a estrutura aligeirada está a referir-se a uma estrutura com asnas e reforços, ou por exemplo à utilização de madeira mais leve?

Desculpe tanta questão, mas realmente gostava de ficar mais descansado e não queria alterar mais a estrutura com execução de pilares...

Obrigado pela sua contribuição
  8.  # 28

Caro kugu_elu, obrigado pelo seu comentário ... finalmente alguém que dá uma explicação cientifica !! Fiquei esclarecido.

Caro Sobreiro, obrigado pelas suas opiniões e ajuda. Muitas vezes quando estamos a construir ou remodelar uma casa passamos por experiencias e problemas bastante semelhantes.
    No meu caso não preciso de grande isolamento, já passei um inverno e este verão na casa e posso dizer que sem isolamento algum, as partes da casa que têm tecto são bastante frescas de verão e não muito frias de inverno. Calculo que levando a manta reflectora ainda ficará melhor e nas partes que apenas vão ter a manta e o forro, em caso de ver que o isolamento é insuficiente sempre posso colocar isolamento entre os barrotes.

A subtelha seria realmente o óptimo, mas tal como no seu caso, o orçamento não chega lá... a manta reflectora seguramente também dará alguma protecção para algumas gotas que entrem, e quando houver uma telha partida há que subir e substituir... :)

Há quem utilize uma tela de impermebilização debaixo das telhas, alguém sabe o que é?
    Já vi algo aqui no forum sobre isso em que até discutiam o problema de ser furada com os pregos das ripas ou poder fazer poças entre os barrotes, mas já não consigo encontrar... alguém sabe ??

Obrigado
  9.  # 29

Tenazes,

O vão é de cerca de 9-10 m, o que me parece bastante (na minha opinião de leigo). Calculo que o peso do telhado vá ser considerável, talvez o melhor seja fazer uns pilares (nem que sejam de tijolo) por baixo da base de cada asna ?

...(nem que sejam de tijolo)...

Presumo que esteja a falar de tijolo furado...e ai digo, "que não seja tijolo". Este tipo de material não é feito para resistir a esforços deste tipo - cargas aplicadas - Poderá até resistir, mas poderá facilmente fissurar, no mínimo.
    Com isto quero dizer que, apesar de achar que esses 9-10m nem são assim tão "exagerados", um pilar em tijolo furado (vazado, como lhe queiram chamar) não lhe vai dar garantias adicionais de segurança credíveis.
  10.  # 30

Colocado por: TenazesCaro Fernando Gabriel, antes de mais obrigado pelo comentário, O vão é de cerca de 9-10 m, o que me parece bastante (na minha opinião de leigo). Calculo que o peso do telhado vá ser considerável, talvez o melhor seja fazer uns pilares (nem que sejam de tijolo) por baixo da base de cada asna ? um outro empreiteiro falou nisso...

é bastante sim, nesse caso acho que estou de acordo com a opinião desse empreiteiro, mas esses pilares têm de ficar bem assentes para distribuir bem a carga, senão pode fissurar a parede

Colocado por: TenazesQuando fala em consolidar as paredes refere-se a reboco com malha ? ou é algo mais elaborado?

sim reboco e/ou argamassa projectada.

Colocado por: Tenazesquando se refere a estrutura aligeirada está a referir-se a uma estrutura com asnas e reforços, ou por exemplo à utilização de madeira mais leve?

madeira mais leve, e mesmo optar por telhas mais leves.
  11.  # 31

Boa tarde,

Obrigado pelos vossos comentários.

Neste momento, o telhado está assente praticamente só em pilares de tijolo furado (cerca de 4 por cada viga - as asnas que tem são um pouco estranhas e toda a gente diz que estão muito mal feitas)
    Penso que há 50-60 anos atrás, quando fizeram a "remodelação" do telhado, tiveram que refazer uma boa área das paredes de topo em tijolo ceramico normal (porque as águas do telhado inicialmente convergiam para o centro e não para os beirais), ficando o restante na alvenaria original de pedra/tijolo não cozido. Nessa altura apoiaram o telhado nos ditos pilares, provavelmente com receio que os esforços transversais forçassem as paredes para os lados.

O empreiteiro que sugeriu colocar pilares de tijolo junto à parede a reforçar a base de cada asna falou em enche-los com massa e talvez colocar ferro no interior. Mas a ideia dele não seria embutir os pilares na parede, mas sim colocar encostados apenas a servir de reforço no apoio da base da viga..

Outro falou nos pilares em betão, neste caso para suporte do lintel, mas ia destruir várias mangedouras e escavar as paredes e chão para fazer as sapatas. Além de eu não gostar muito da ideia de destruir algumas mangedouras, ás vezes este tipo de intervenção pode fazer mais mal que bem porque todo o edificio está assente numa lage de pedra argilosa (que é a borda que se vê a sair junto ao chão nas paredes exteriores) que ia ser escavada selvaticamente. De qualquer maneira também parece um bocado exagerado, era quase fazer uma adega nova em betão...

Este, que por muitos motivos me pareceu o mais indicado para fazer o trabalho diz que vai retirar os pilares todos, colocar vigas de secção "farta" e fazer asnas com todos os travamentos e mais alguns. Diz que as paredes só com lintel aguentam sem qualquer problema... De qualquer modo a estrutura que vai colocar parece-me bastante pesada...

Como nestas coisas nunca se sabe e estas são as "obras da minha vida" porque acho que não vou ter durante muitos anos orçamento para mais nada, tenho andado ás voltas com esta questão sem perceber grande coisa e com a vossa ajuda ...

Ao que me parece pelos vossos comentários o mais provável é não haver problema colocando só o lintel e parece que isso será o mais normal.
    Pelo que vejo os pilares em tijolo furado também não servirão para grande coisa...
    mas será que vale a pena pedir para colocar os pilares com tijolo cheio de massa a servir de apoio/reforço á base das asnas (2 por asna)?
    Pilares de betão é uma asneira assim tão grande?

Outra questão: nas partes das paredes de topo que são feitas em tijolo (de 15), o lintel pode apoiar directamente nesses tijolos? a meu ver deveria ser mais largo que 15 porque as outras paredes têm 50-60cm e mesmo com cofragem de tijolo fica um lintel mais largo. Será que eles têm que fazer outra parede paralela para dar mais largura?

Desculpem ser tão chato, mas considero estas partes bastante importantes e gostava de não fazer asneiras muito graves...

Obrigado
  12.  # 32

Na minha opinião,
    Todo o que for feito em tijolo furado não deve de servir de suporte, principalmente para cargas aplicadas discretamente. Simplesmente porque os mesmos não foram feitos para suportar cargas.
    Para suportar cargas, provavelmente, a forma mais indicada de os dispor seria na vertical (com os furos na vertical) para ganhar mais resistência á compressão. (e aqui estou a falar um pouco de "cór" já que não me lembro das resistências, nas várias direcções, deste tipo de material).
    Os tijolos cheios de massa (nos furos) com varões de aço dispostos (ambos) verticalmente serão, obviamente, uma solução mais credível - e aqui os tijolos funcionam sobretudo como cofragens :) .
    Como não faço projectos de estabilidade não lhe vou dar nenhuma solução já que deve haver muita gente aqui que o faz e por tal está "mais habilitado" a dar-lhe essa informação.
  13.  # 33

Colocado por: TenazesO empreiteiro que sugeriu colocar pilares de tijolo junto à parede a reforçar a base de cada asna falou em enche-los com massa e talvez colocar ferro no interior. Mas a ideia dele não seria embutir os pilares na parede, mas sim colocar encostados apenas a servir de reforço no apoio da base da viga..

Outro falou nos pilares em betão

e porque não utiliza pilares de madeira, da mesma madeira da asna
  14.  # 34

Obrigado a ambos!!

Nem me tinha lembrado de pilares em madeira. Deve ficar bonito e parece-me uma boa soluçao. De qualquer maneira acho que vou mesmo insitir para por pilares de reforço na base das asnas, seja em madeira ou tijolo na vertical cheio com massa...
    Na prox. 2ª feira deve começar a obra (finalmente), vou falar com o empreiteiro e depois digo-vos alguma coisa...

Pena que com tantos experts que andam por ai mais ninguem queira opinar!!

Só mais uma coisa, chegaram a ver:

Outra questão: nas partes das paredes de topo que são feitas em tijolo (de 15), o lintel pode apoiar directamente nesses tijolos? a meu ver deveria ser mais largo que 15 porque as outras paredes têm 50-60cm e mesmo com cofragem de tijolo fica um lintel mais largo. Será que eles têm que fazer outra parede paralela para dar mais largura?

Obrigado mais uma vez
  15.  # 35

Colocado por: TenazesOutra questão: nas partes das paredes de topo que são feitas em tijolo (de 15), o lintel pode apoiar directamente nesses tijolos? a meu ver deveria ser mais largo que 15 porque as outras paredes têm 50-60cm e mesmo com cofragem de tijolo fica um lintel mais largo. Será que eles têm que fazer outra parede paralela para dar mais largura?

sim eu diria essencial, mesmo pela altura da parede
    faça outra parede, junte outra fiada de parede de tijolo maior, de 22 por exemplo
  16.  # 36

paredes de topo que são feitas em tijolo (de 15), o lintel pode apoiar directamente nesses tijolos?

Poder pode...se aguenta não sei, deve de aguentar. Se é aconselhado, pelas mesmas razões que indiquei: não. Pelo menos na minha opinião. Qualquer estrutura deve ser feita com elementos e materiais estruturais...o tijolo furado não é um desses casos...uma parede pode ser um elemento estrutural, tijolos também o podem ser se se tratar de alvenaria resistente - mas nestes casos são usados tijolos resistentes, não um simples tijolo furado.
    Isto porque ,e volto a referir, este tipo de cargas pode levar ao aparecimento de fissuras na parede. Se em paredes em alvenaria sem cargas aplicadas já aparecem fissuras devido aos movimentos da estrutura, ou nas zonas enfraquecidas (vãos), ou com a abertura de rasgos pelo interior, ou outros..imagine se existir cargas aplicadas...maior serão as probabilidades
  17.  # 37

Bom dia,

As obras já levam 1 semana e tudo "parece" estar a correr bem...

Relativamente aos pilares no apoio das asnas, o empreiteiro disse que não havia problema em fazer com tijolo cheio de massa, ou mesmo betão se eu quisesse. De qualquer modo vai colocar o lintel e o madeiramento e depois toma-se a decisão final sobre isso.

Relativamente ás paredes de topo, afinal só uma delas é que era apenas em tijolo de 15. Nesta reforçou com uma parede de tijolo de 22 do lado de dentro que leva dois pilaretes em betão que suportam o lintel na zona do portão, servem para fixar o mesmo e dão consistencia à parede.

Fiquei foi surpreendido com a argamassa que usam para assentar tijolo e reforçar a parede, que é apenas cimento e areia (de 2 tipos), sem cal. Sei que neste tipo de construção e no assentamento de alvenaria se devem utilizar argamassas com cal ou até mesmo sem cimento no caso do reforço de paredes deste tipo, mas o empreiteiro diz que o ideal é ter uma camada de emboço forte (com aprox. 7 cm) apenas com cimento e depois um reboco com cimento e cal porque a resistencia dos panos deve decrescer do interior para o exterior.
    Não considera necessário colocar qualquer rede neste emboço de reforço.
    O senhor já recuperou muitas casas na zona e tem trabalho até dizer chega, pelos vistos este método resulta...
    As paredes são de um misto de pedra, terra, cal, tijolo de bloco não cozido (género bloco de argila)

O lintel leva ferro de 12mm com estribos de 6 mm e não fica amarrado ás paredes. A cofragem é tijolo.
    Será que o lintel escorado ás paredes poderia provocar a fissuração das mesmas em caso de movimentaçoes? (dado as paredes seram fracas)

Que acham disto tudo ?

Obrigado e um abraço
  18.  # 38

Se as paredes não são resistentes não vejo porque razão o lintem (elemento resistente) deveria ficar amarrado a estas.
    Elementos não resistentes não são projectados/construídos para resistir a esforços/solicitações, tais poderão levar sempre a fissuração até porque o material neles usados (elementos não resistentes) são fabricados sem esse intuito/"padrão de necessidades".
    Assim, concordo com o não amarrar o lintel às paredes. Isto ainda aumenta o número de graus de liberdade do lintel, o que, apesar de aumentar a carga nos apoios (a carga é dividida por menos apoios) diminui os esforços no próprio lintel.
    (isto tudo numa abordagem teórica)
  19.  # 39

Colocado por: Tenazesmas o empreiteiro diz que o ideal é ter uma camada de emboço forte (com aprox. 7 cm) apenas com cimento

nunca ouvi falar, mas pode funcionar, o problema é mesmo a movimentação de paredes
    se houver movimentação por causa da estrutura esse emboco de 7cms pode quebrar
    mas no caso de um armazém em que apenas há estrutura de telhado simples não me parece que aconteça nada disso.
  20.  # 40

concordando com o Fernando Gabriel Arq
    se houver movimentação por causa da estrutura esse emboco de 7cms pode quebrar

isto se o movimento for relativo interno, isto é, se houver movimento em direcções ou sentidos opostos em zonas da parede.

Pode (agora dependendo da situação poderá envolver mais ou menos custos) sempre desligar as paredes da estrutura elaborando por exemplo juntas em ponte.
    Não sei quanto aumento o custo, por metro quadrado, a aplicação de uma rede resistente ou de uma simples rede de fibra de vidro...mas penso que no futuro será por aqui, ou por uma solução nova que possa vir a aparecer, que a construção deve "remar". Mais vale prevenir que "remendar"...a argamassa tradicional tem apenas resistência residual á tracção, dota-la de resistência á tracção é sempre uma vantagem.

0.0271 seg. NEW