Colocado por: TenazesUm outro empreiteiro disse-me que deveria colocar pilares de betão na adega porque as paredes eram fracas e não aguentavam o telhado (foi só um que me disse isto). Desculpem estar a ser chato e bater na mesma tecla, mas este assunto preocupa-me...alguém pode opinar sobre isto? será um disparate?
Obrigado
O meu medo é que exista condensação entre o forro e a manta ou mesmo nas telhas e escorra para cima da manta...
Um outro empreiteiro disse-me que deveria colocar pilares de betão na adega porque as paredes eram fracas e não aguentavam o telhado (foi só um que me disse isto). Desculpem estar a ser chato e bater na mesma tecla, mas este assunto preocupa-me...alguém pode opinar sobre isto? será um disparate?
Obrigado
em geral se solidificar as paredes menos fortes não terá nenhum problema, agora depende do tamanho do vão e logo do peso da estrutura do telhado.
se quer jogar pelo segura é fazer uma estrutura mais leve além de consolidar as paredes.
O vão é de cerca de 9-10 m, o que me parece bastante (na minha opinião de leigo). Calculo que o peso do telhado vá ser considerável, talvez o melhor seja fazer uns pilares (nem que sejam de tijolo) por baixo da base de cada asna ?
...(nem que sejam de tijolo)...
Colocado por: TenazesCaro Fernando Gabriel, antes de mais obrigado pelo comentário, O vão é de cerca de 9-10 m, o que me parece bastante (na minha opinião de leigo). Calculo que o peso do telhado vá ser considerável, talvez o melhor seja fazer uns pilares (nem que sejam de tijolo) por baixo da base de cada asna ? um outro empreiteiro falou nisso...
Colocado por: TenazesQuando fala em consolidar as paredes refere-se a reboco com malha ? ou é algo mais elaborado?
Colocado por: Tenazesquando se refere a estrutura aligeirada está a referir-se a uma estrutura com asnas e reforços, ou por exemplo à utilização de madeira mais leve?
Colocado por: TenazesO empreiteiro que sugeriu colocar pilares de tijolo junto à parede a reforçar a base de cada asna falou em enche-los com massa e talvez colocar ferro no interior. Mas a ideia dele não seria embutir os pilares na parede, mas sim colocar encostados apenas a servir de reforço no apoio da base da viga..
Outro falou nos pilares em betão
Outra questão: nas partes das paredes de topo que são feitas em tijolo (de 15), o lintel pode apoiar directamente nesses tijolos? a meu ver deveria ser mais largo que 15 porque as outras paredes têm 50-60cm e mesmo com cofragem de tijolo fica um lintel mais largo. Será que eles têm que fazer outra parede paralela para dar mais largura?
Colocado por: TenazesOutra questão: nas partes das paredes de topo que são feitas em tijolo (de 15), o lintel pode apoiar directamente nesses tijolos? a meu ver deveria ser mais largo que 15 porque as outras paredes têm 50-60cm e mesmo com cofragem de tijolo fica um lintel mais largo. Será que eles têm que fazer outra parede paralela para dar mais largura?
paredes de topo que são feitas em tijolo (de 15), o lintel pode apoiar directamente nesses tijolos?
Colocado por: Tenazesmas o empreiteiro diz que o ideal é ter uma camada de emboço forte (com aprox. 7 cm) apenas com cimento
se houver movimentação por causa da estrutura esse emboco de 7cms pode quebrar