Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Boa tarde,

    Obrigado pelos vossos comentarios!

    Peço antecipadamente desculpa pelas minhas questões porque sou bastante ignorante na matéria.

    Relativamente ao lintem compreendo a explicação, pelo que entendo se o lintem fosse amarrado ás paredes, estas também teriam que suportar esforços transversais e deste modo apenas suportam o esforço de compressão pelo peso. é isto? a estrutura não tem pilares

    Relativamente ao emboço, dado que, como diz o Fernando Gabriel Arq, falamos de um armazém com telhado simples e que ainda por cima está assente numa lage maciça de "rocha argilosa" provavelmente o emboço será suficiente, mas de qualquer modo vou tocar no assunto da rede metálica ou FV para ver o que o empreiteiro diz. Será que depois de fazer os 7 cm (já está feito e seco) ainda se poderá colocar a rede?

    Relativamente á questão da cal têm alguma dica?


    Uma vez mais obrigado
  2.  # 42

    é normal as argamassas levarem apenas areia e cimento?
  3.  # 43

    é pena não se juntarem mais pessoas a esta discussão. Penso que todos teriamos a ganhar em saber mais opiniões / comentários
    (sem evidentemente desprezar quem me tem ajudado que tem sido uma valiosa ajuda para que esta obra saia o melhor possivel)
  4.  # 44

    Relativamente ao lintem compreendo a explicação, pelo que entendo se o lintem fosse amarrado ás paredes, estas também teriam que suportar esforços transversais e deste modo apenas suportam o esforço de compressão pelo peso. é isto? a estrutura não tem pilares

    Sim...teoricamente sim. No entanto temos que ver que existe contacto entre a parede e o lintel, que está apoiado, como diz, logo existe atrito, isto é, existe sempre esforço transversal que é "passado" para a parede. Quanto ao fato de o lintel estar suportado pela parede não concordo, como já referi, para tal acontecer deveria ser usada alvenaria resistente porque o tijolo vazado não é materializado para este efeito, o que não impede de ter alguma resistência. Mas aqui já passa também por uma escolha sua e uma opinião minha.

    Será que depois de fazer os 7 cm (já está feito e seco) ainda se poderá colocar a rede?

    Poder pode, mas terá que dar mais duas camadas de reboco, uma para servir de base de assentamento à rede e outra para a cobrir, o que lhe ia passar para um reboco de (cerca) 14cm - o que me parece uma espessura algo exagerada e que pode vir a trazer outros problemas tais como insuficiente resistência tangencial para aderir à base da parede.

    Quanto à cal não sei, nem sei quais as vantagens do uso desta. Penso que uma argamassa de cimento e areia é suficiente. A cal só se for para reduzir a permeabilidade à água do reboco. Mas neste assunto vai ter de esperar por alguem com conhecimento/experiência.
 
0.0151 seg. NEW