Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Sou eng.º topógrafo com curso tirado à 8 anos e constado cada vez mais que os valores praticados estão demasiado "em saldo", que é um sector sem regulação e qq um com um equipamento em 3ª mão começa a trabalhar.

    Deviam regular a topografia para que possamos ganahr todos, topógrafos, construtores, arquitectos, engenheiros, donos de obra, cliente final.

    A A.N.E.T. serve para quê?

    Abraço
  2.  # 2

    Colocado por: fguerreirosDeviam regular a topografia para que possamos ganahr todos, topógrafos, construtores, arquitectos, engenheiros, donos de obra, cliente final.


    Claro. Deviam fazer uma tabela, e assim não havia o risco de terem que concorrer uns com os outros...
  3.  # 3

    ... Pelas directivas comunitárias, não podem haver tabelas elaboradas pelas associações profissionais.... A regra é : Livre concorrência.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas... Pelas directivas comunitárias, não podem haver tabelas elaboradas pelas associações profissionais.... A regra é : Livre concorrência.


    Claro que é livre concorrência. Mas o problema é que não há o mínimo de regulação e depois nem se governam quem dá preços de arrasar, pq nem ganham para as despesas, e dão cabo do mercado sério.

    Quem ganha com isto são os grandes empreiteiros e promotores pq a malta não se une.
    •  
      FD
    • 9 outubro 2008

     # 5

    Percebe que se a sua profissão fosse regulada como quer, ou seja, se fossem fixados preços, todos os outros sectores da sociedade teriam também legitimidade para o fazer?

    Deixaria de se preocupar em comprar o leite a menos de 0,60€, por exemplo.
    Os produtores uniam-se (não é que não o façam já, mas isso é outra conversa) e diziam que estavam a ganhar pouco. Logo, subiam o valor no produtor de 0,50€/l para 0,60€/l.
    Os retalhistas faziam a mesma coisa e, como acham injusto que ganhem apenas 0,10€/l, resolvem subir a margem para 0,20€/l.
    Agora, como todos acham que está justo, todos subiram um pouco o seu preço porque todos precisam de ganhar, como diz.

    A verdade é que um bem que custava 0,60€ e dava dinheiro a quem o vendia e produzia, passou a custar 0,80€ sem nenhuma razão aparente para que tal acontecesse a não ser porque em determinado momento, todos acharam que estavam a ganhar pouco.
    Agora multiplique isto por todos os produtos e serviços no mercado. Está a ver a magnitude da coisa?

    A concorrência obriga a que se mexa. Obriga a que repense os seus métodos, a que se torne mais eficaz. Obriga-o a evoluir, a ser melhor que os seus concorrentes. E chegámos onde estamos porque somos obrigados a evoluir. É stressante, mas estimulante e permite-nos enquanto consumidores ter acesso a cada vez mais produtos e serviços, adequados a aquilo que queremos pagar pelos mesmos.

    Tem defeitos, mas o mercado, se funcionar bem (e isso é uma obrigação do governo), trata de os corrigir. Aparecem e hão-de sempre existir paraquedistas. E esses paraquedistas terão direito à sua franja do mercado - se eles se contentam em ganhar 100€, e conseguem viver, não será que é você que está a ganhar demais? Esta é daquelas coisas: se perguntar a alguém se ganha bem, a maior parte irá dizer-lhe que não, mesmo que ganhem.

    Se acha que está a ganhar pouco lembre-se da lei da oferta e da procura. Se fizer algo com muita procura e pouca oferta, verá os seus ganhos aumentarem exponencialmente. Mas não se esqueça que a terra roda sobre si mesma apenas em 24 horas, amanhã as condições poderão ser completamente diferentes. Parte de si fazer com que não o apanhem... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vithorius, jnascimento
  5.  # 6

    Claro FD, isso é tudo muito bonito, mas desculpe que lhe diga que não deve conhecer a área da topografia.

    O que me refiro não é a tabelar preços e vamos todos roubar os clientes e passar férias nas canárias.

    O que falo é na regulamentação legal para execer topografia. A ANET que proteja os engenheiros técnicos.

    Exercia topografia tem tinha o curso de engenharia topográfica e nesta fase de transição, quem tivesse pelo menos 5 anos de experiência na topografia. Como aconteceu à uns anos atrás na contabilidade com a criação de TOCs e ROCs.

    Ou pensa que não existem graves problemas por trabalhos de topografia mal executados? Se houvessem alvarás técnicos com responsabilização teria de haver mais controlo nos trabalhos.

    Trabalha em que área FD?
    • luisvv
    • 9 outubro 2008 editado

     # 7

    Colocado por: fguerreirosO que falo é na regulamentação legal para execer topografia. A ANET que proteja os engenheiros técnicos.


    Precisamente o que todos nós precisamos. A criação de uma casta de privilegiados, que evidentemente garantiria o "interesse público".
  6.  # 8

    Colocado por: fguerreiros Como aconteceu à uns anos atrás na contabilidade com a criação de TOCs e ROCs.


    Belo exemplo, bastava um gajo ser "dono" de uma empresa e ter assinado uma declaração para as finanças e não perceber nada do assunto que graças a isso é TOC.
  7.  # 9

    Fácil é ser topografo numa grande empresa ou numa câmara, levar o equipamento para casa no fim de semana e fazer uns trabalhinhos.
    Estes sim fazem preços baixos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fguerreiros
    •  
      FD
    • 10 outubro 2008

     # 10

    Colocado por: fguerreirosTrabalha em que área FD?

    Isso importa?

    Não pense que só a topografia é que é assim. Quase todo o mercado é assim - excepto alguns monopólios bem protegidos.
    O mercado existe para todos: os que fazem um bom trabalho e os que fazem um mau trabalho, os que cobram um preço justo, os que cobram muito e os que cobram pouco.

    Acho que não estou a ver qual é o problema: é porque cobram menos, ou porque o trabalho é pior?
  8.  # 11

    Caro fguerreiros,

    Apesar da lei do mercado e da livre concorrencia não o permitirem, o facto é que existem tabelas de preços para variadas profissões. No caso especifico da topografia existe uma tabela de preços sob a forma de tabela de referência sem características vinculativas, publicada em 2004 pela Associação Nacional de Topógrafos e que se encontra acessivel na sua página da internet.

    Também eu sou Eng.º Téc.º Topógrafo e também eu comungo de algumas das suas preocupações, em especial quando me chegam ás mãos trabalhos de outros colegas (credenciados ou não) cujos clientes me pedem para rectificar ou executar do inicio. Já me chegaram levantamentos topograficos para projecto de arquitectura, em que o arquitecto foi obrigado a pedir-me novo levantamento. Também se dá o caso de um projecto de arquitectura em que o levantamento topográfico de base nada tem a ver com o terreno existente e que depois, em fase de obra, surgem os "imprevistos" e os subrecustos inerentes.

    No meu caso particular, quando executo um orçamento, tenho sempre em conta um valor mínimo que reflete os gastos minimos que irei ter com a execução de determinado trabalho. O facto é que também já perdi trabalhos para colegas que cobraram menos de metade do meu orçamento, mas se eles conseguem pagar a amortização do equipamento de topografia, deslocações, auxiliares e outro material com 100€ por trabalho, isso é com eles.

    Não acredito na "concertação" de preços como a solução para o problema. Penso que a acreditação dos técnicos que desenvolvem as variadas especialidades no ramo da construção é sem duvida o caminho a seguir.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fguerreiros, vithorius
  9.  # 12

    Colocado por: Gambit
    Colocado por: fguerreirosComo aconteceu à uns anos atrás na contabilidade com a criação de TOCs e ROCs.


    Belo exemplo, bastava um gajo ser "dono" de uma empresa e ter assinado uma declaração para as finanças e não perceber nada do assunto que graças a isso é TOC.


    Assina uma declaraçao das finanças e é toc e roc?? vc sabe o trabalho dum toc e dum roc?vc sabe o q fazem?percebe alguma coisa do assunto?sabe quanto cobram?sabe q permissas existem para exercer a profissão??

    Mais um visionário.....
  10.  # 13

    Anónimo disse:
    são como as imobiliárias... desde que facture...
  11.  # 14

    fguerreiros,

    entretanto pode consultar o site da ANET que já estão disponiveis os perfis de competencias finais para cada especialidade, incluíndo o da Eng.ª Geográfica / Topográfica.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fguerreiros
    • sa2
    • 15 outubro 2008

     # 15

    Colocado por: jcaldeiraPenso que a acreditação dos técnicos que desenvolvem as variadas especialidades no ramo da construção é sem duvida o caminho a seguir.


    Será sem dúvida o caminho....
    O problema vai da consciência de cada um...como disse o PauloSS, é fácil levar o equipamento da empresa ou da Câmara e fazer uns trabalhitos ao fim de semana e bastante mais barato... não têm que pagar o investimento (já está pago).
    Isso também acontece no ramo do projecto com os técnicos das câmaras que fazem projectos cá fora. E como depois, muitos deles aprovam os prórpios próprios projectos (assinados por outros de outras câmaras, ou amigos) podem dar grandes garantias aos clientes.

    Mas é o país em que vivemos!!!

    cumprs
  12.  # 16

    Bem não vou falar por mim mas muita coisa está mal precisamente porque todos de alguma forma temos "rabos de pescada", ficamos muito indignados quando queremos fazer algo fora no nosso ramo e é só complicações, incompetências, aldrabices etc, mas será que temos coragem para impor uma conduta ética inrepreensivel em tudo o que fazemos??
    Porque será que com a média de ordenados no nosso pais, vemos tanta boa gente bem calçada e até a fazer boas férias etc etc?
    Para mim isto tudo é como uma pescadinha de rabo na boca.
  13.  # 17

    marco1,
    Sim de facto por vezes é difícil manter uma postura vertical em tudo o que fazemos e todos nós já tentamos meter a colher...

    Nem falo nos topógrafos das câmaras que esses é que arrebentam com quem anda a pagar os impostos, ou seja, os ordenados deles.

    Sa2, concordo com o que diz, menos com é o país que temos, problemas destes e classes há em todo o lado, não somos nem mais nem menos que outros.
    Mas de facto o caso espanhol é pragmático, em que os Eng.ºs Topógrafos são uma classe com leis e regras a obedecer, claro que também há muitos piratas, mas enfim...
  14.  # 18

    Por outro lado temos que ver o ponto de vista do cliente que maior parte das vezes vai na lógica do "quanto mais barato melhor", especialmente nos tempos de crise em que estamos.

    Tal como nós que quando escolhemos determinados produtos ou serviços damos grande peso ao factor preço, também na área da construção isso acontece. Quantos de nós que já se viu na necessidade de fazer aquelas pequenas obras em casa (mudar das canalizações, pavimento, etc) não optou pelo preço mais vantajoso??? As leis do mercado são assim mesmo e sempre ouve e haverá profissionais que praticarão preços abaixo da média. Mas os factores que levam a que isso aconteça na minha opinião podem ser variados: desde a falta de acreditação do tecnico; ao fraco volume de negócios; etc. Geralmente quanto mais trabalho se tem mais caro se leva como forma de compensar o excesso de trabalho. Por outro lado quanto menos trabalho se tem a tendencia é baixar o preço para agarrar os trabalhos que se apanham.

    Eu no meu caso particular não me preocupo muito com os colegas que executam trabalhos de topografia a preço de saldo. Na minha opinião, quando um trabalho é bem executado e reconhecido pelos clientes é mais fácil a integração no mercado e a fidelização do cliente.

    No ramo da topografia teremos sempre dois tipos de clientes: o caso do cliente particular que tem um terreno e quer construir ou actualizar os registos e que normalmente procura o preço mais vantajoso e o cliente engenheiro, arquitecto, constructor que geralmente dá prioridade à qualidade do trabalho.
    Claro que estou a generalizar um pouco, nem tudo e preto ou branco.

    No que diz respeito aos topografos que trabalham nas câmaras e outros orgãos do estado, isso realmente acontece, mas isso também se verifica com os engenheiros e arquitectos...não é um problema de uma deterninada classe profissional mas sim uma questão mais de fundo e que se traduz na total falta de transparencia que existe no geral da administração pública.

    Cumps.
    • sa2
    • 17 outubro 2008

     # 19

    vivam

    ainda hoje me apareceu um levantamento topográfico (levado pelo cliente) em que só era notório pontos de cota, o limite da propriedade e alguns elementos da envolvente.

    Fui ao local, para verificar melhor a envolvente, do tipo, obstáculos à iluminação, acessos ao lote, e infraeestruturas, e fiquei admirado (para não dizer chocado)!
    No lote havia 3 desníveis, um barracão já de 1955, duas laranjeiras, um tanque de água, a envolvente tinha eucaliptos, e nada disto estava representado no levantamento. Cheguei a perguntar ao cliente, se o topografo tinha ido aquele terreno!

    Assim os preços podem baixar (e muito).

    cumprs
  15.  # 20

    Caro sa2,

    Levantamentos como esse já vi muitos e já completei muitos. Esse é o caso tipico de um mau serviço. Não vou dizer mau profissional porque estaria a julgar com base num só trabalho, mas de facto deixa muito a desejar.

    Infelizmente ainda há quem execute levantamentos "a olho" e depois as consequencias são conhecidas.

    Nesse caso particular, o cliente deve ter ficado contente por ter pago pouco pelo serviço...ainda que mediocre.

    Cumps.
 
0.0260 seg. NEW