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  1.  # 41

    Colocado por: CIMENTO
    É isso que eu acho esquisito, se tenho o cloro elevado não era suposto os bichos estarem a nadar de pernas para o ar ?


    Eu pelo menos também acho que deveriam !
    Se calhar são bichos que gostam de cloro..ou que nascem com o elevado teor de cloro na água..sei lá, não faz sentido nenhum, mas nós tentámos o contrário do que supostamente teria mais lógica (quanto mais cloro, menos bichos ou pelo menos, bichos mortos) baixámos um bocado a frequência do cloro e funcionou. Coloque o PH um pouco abaixo do nível. Vá experimentando; reduzir a frequência com que muda o cloro e por outro lado, baixando aos pouquinhos, quase "milimetricamente", o nível do PH.
    Não custa tentar, digo eu.
  2.  # 42

    Colocado por: CMartin

    Eu pelo menos também acho que deveriam !
    Se calhar são bichos que gostam de cloro..ou que nascem com o elevado teor de cloro na água..sei lá, não faz sentido nenhum, mas nós tentámos o contrário do que supostamente teria mais lógica (quanto mais cloro, menos bichos ou pelo menos, bichos mortos) baixámos um bocado a frequência do cloro e funcionou. Coloque o PH um pouco abaixo do nível. Vá experimentando; reduzir a frequência com que muda o cloro e por outro lado, baixando aos pouquinhos, quase "milimetricamente", o nível do PH.
    Não custa tentar, digo eu.


    Mas como é que baixo o PH, o meu está sempre no mesmo !
  3.  # 43

    Cimento..ao mexer no cloro altera também os níveis do PH.
    O seu marca quanto de PH 6, 7 ou 8 ou por volta disso..?

    Leia isto..
    "Importância do pH
    Um pH desnivelado leva a uma ineficiência dos produtos químicos. Quando a água da piscina tem valores de pH baixos, ou seja, está ácida, tende a provocar irritação dos olhos e das mucosas, corrosão e a deterioração do revestimento. Quando o inverso acontece e os valores do pH da água sobem, tornando-a alcalina, ela tende a provocar irritação dos olhos e das mucosas, água turva e com tendência a criar algas, corrosão e a precipitação dos depósitos calcários. "
    Encontrei aqui: http://www.silvabrandao.com/tratamento_agua_ph.html


    e leia isto..
    "Como o cloro limpa as piscinas?
    O cloro é o produto químico mais usado para manter piscinas e jacuzzis livres de bactérias perigosas para os seres humanos.
    O cloro mata as bactérias usando uma simples reação química. A solução clorídrica que você coloca na água é quebrada em vários componentes químicos diferentes, incluindo o ácido hipocloroso (HOCI) e o íon hipiclorito (OCl). Ambos matam microorganismos e bactérias atacando os lipídios das célula, deixando-as oxidadas e inofensivas. A diferença entre o HOCl e o OCl é a velocidade em que oxidam. O ácido hipocloroso é capaz de oxidar o organismo em alguns segundos, enquanto o íon hipoclorito pode levar mais de meia hora.
    Os níveis de HOCl e OCl- com os níveis de pH da piscina. Se o pH estiver muito elevado, não há muito HOCI presente na água e levará muito mais tempo do que o normal para limpar a piscina. O ideal é que o nível do pH da piscina esteja em torno de 7 a 8; 7,4 está ótimo - este é o pH da lágrima humana. Quando o HOCI e o OCI estão limpando a piscina, ambos combinam com outro químico, assim como a amônia, ou se quebram em vários átomos. Qualquer um desses processos deixa o cloro inofensivo. A luz do sol aumenta a velocidade deste processo. É necessário ficar adicionando cloro à piscina enquanto ele é quebrado.
    Enquanto as propriedades que matam bactérias do cloro são muito úteis, o cloro também possui alguns efeitos colaterais que podem ser prejudiciais aos humanos, e possivelmente até mesmo causar danos. O cloro possui um cheiro muito distinto que a maioria de nós acha desagradável, enquanto alguns acham irresistível. Há também o "fator coceira" - o cloro pode causar certas irritações ou coceiras na pele. O íon hipoclorito faz com que vários tipos de tecidos se desintegrem facilmente se não forem lavados imediatamente após sair da piscina. É por isso que seu traje de banho parece tão opaco e usado no início do verão.
    Quantidades extremamente altas de gás clorídrico pairando sobre sua piscina podem ser prejudiciais à sua respiração. Algumas empresas desenvolveram alternativas para o cloro, incluindo outro químicos e geradores iônicos. Algumas dessas alternativas são boas, mas elas não conseguem a limpeza, nem os níveis de oxidação e nem o baixo custo que o cloro fornece. "
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao652.htm

    E leia mais isto..
    "Como assegurar os níveis de pH da piscina:
    Os níveis de pH de uma piscina são fundamentais para assegurar a sua limpeza e segurança, para além de contribuir para a eficácia do cloro. Existem vários fatores ambientais e de utilização que podem afetar o pH de uma piscina, por isso, saiba como assegurar o seu nível normal.
    Kit de pH. Tenha sempre em casa um kit de verificação dos níveis de pH – os kits mais tradicionais são compostos por tiras de papel de Tornassol que, contendo uma tintura orgânica, esta muda de cor quando em contacto com a água, indicando qual o nível de pH da piscina. Existem já no mercado outros equipamentos para a medição do nível de pH da piscina, nomeadamente aparelhos eletrónicos próprios para o efeito.
    Duas vezes por semana. Deve verificar o nível de pH da piscina pelo menos duas vezes por semana. Em épocas de maior utilização, pode aumentar o número dessas verificações de forma a assegurar um pH sempre estável e uma piscina sempre limpa.
    Qual o nível de pH normal? Em termos químicos, é preferível que a água da piscina seja mais básica do que ácida e isso implica manter os níveis de pH acima de 7 e abaixo de 8. Embora os níveis de pH que se situam entre os 7.2 e os 7.6 sejam bons, o indicador ideal situa-se entre os 7.4 e 7.5.
    Controlar e acertar. Controlar os níveis de pH é relativamente fácil e rapidamente se torna num hábito de manutenção da piscina. No entanto, tão importante como controlar os níveis de pH é acertá-los sempre que necessário e de forma imediata.
    Baixar ou aumentar? Para assegurar o nível de pH normal, pode ser necessário baixar ou aumentar esse indicador. Os ácidos e as bases neutralizam-se mutuamente, por isso, se o nível de pH estiver elevado, necessita de um ácido para o baixar; se o nível de pH estiver baixo, necessita de uma base para o elevar.
    Restaurar o nível de pH. Depois de saber se precisa de acrescentar um ácido ou um básico à água da piscina para restaurar o nível de pH, resta fazê-lo. Deve utilizar um pouco do respetivo químico de cada vez, até se habituar à quantidade que a sua piscina necessita para voltar ao pH normal.
    Como fazê-lo? Antes de adicionar o químico necessário à piscina, ligue o sistema de filtro de forma a manter a água em circulação, evitando que o químico se concentre numa só zona da piscina. Calce umas luvas e coloque uns óculos de proteção. A melhor forma de adicionar o químico à água da piscina é fazê-lo na área de maior profundidade. Introduza o químico na água em quantidades pequenas, espere cerca de uma hora e volte a testar o nível de pH. Se tiver de acrescentar mais um pouco de químico faça-o, voltando a testar o nível de pH 60 minutos depois. Repita este processo até que o nível de pH volte ao normal. Com a prática, não terá de repetir este processo mais do que uma ou duas vezes."


    http://abcpiscinas.com/artigos/como-assegurar-niveis-ph-piscina

    Cimento, não utilize mais nada na sua piscina do que o cloro. No último artigo falam em ácido e básico, ignore, use sempre e apenas mais ou menos quantidade de cloro para regular, o cloro tem o ácido e o base que precisa. É um efeito químico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO, mafgod
  4.  # 44

    Ainda tenho lá em casa um kit antigo para medir o cloro e PH (aqueles de tinta), vou experimentar e comparar com o auto.

    Talvez seja o PH desajustado...

    O cloro estou a seguir as instruções do fornecedor, 1/4 de pastilha (dura +- uma semana).
  5.  # 45

    Colocado por: CIMENTO
    Mas como é que baixo o PH, o meu está sempre no mesmo !


    Deixe-me dizer-lhe ainda isto, desculpe se estiver errada, mas o Cimento não sabe a que nível está o PH, pois não? Baseie-se nisto de um dos textos que coloquei acima "Embora os níveis de pH que se situam entre os 7.2 e os 7.6 sejam bons, o indicador ideal situa-se entre os 7.4 e 7.5. ".

    O facto do seu PH estar sempre no mesmo não significa que esteja num bom "mesmo".
    Tente situar o PH neste nível óptimo 7.4 ou 7.5 e só depois é que verifique se ainda assim mantém-se o problema da água turva e com bicharada.
    O seu aparelho de medição de PH funciona bem, sabe funcionar bem com ele? Verifique.
  6.  # 46

    Colocado por: CMartin

    Deixe-me dizer-lhe ainda isto, desculpe se estiver errada, mas o Cimento não sabe a que nível está o PH, pois não? Baseie-se nisto de um dos textos que coloquei acima "Embora os níveis de pH que se situam entre os 7.2 e os 7.6 sejam bons, o indicador ideal situa-se entre os 7.4 e 7.5. ".

    O facto do seu PH estar sempre no mesmo não significa que esteja num bom "mesmo".
    Tente situar o PH neste nível óptimo 7.4 ou 7.5 e só depois é que verifique se ainda assim mantém-se o problema da água turva e com bicharada.
    O seu aparelho de medição de PH funciona bem, sabe funcionar bem com ele? Verifique.


    Realmente já começo a duvidar da eficácia dos aparelhos, quer seja por medição auto ou com químicos (gotas). Ontem fiz os dois testes e os resultados não podiam ser mais diferentes.

    Resultados:

    Medição com Aparelho auto : Medição da água da piscina » PH Normal / Cloro Alto "cuidado"
    Como não fiquei convencido, resolvi testar o aparelho num copo de água da torneira, e os resultados foram exactamente os mesmos lol ! Vejam as fotos

    Medição com gotas : Água da piscina : PH ultrapassa a escala / Cloro zero
    E esta ?? Só não fiz o teste do copo de água da torneira, logo a ver se faço.

    Cada vez percebo menos disto...

    O que acham da água da foto ?Não está muito cristalina pois não?
      Image1.jpg
      Image2.jpg
      Image3.jpg
  7.  # 47

    Olá Cimento,
    A sua água não está cristalina, mas pensei que estivesse com pior aspecto.

    De qualquer forma, enquanto não estabilizar os níveis de PH e cloro, não me parece que vá conseguir resolver a questão. O seu aparelho electrónico não marca níveis em termos numéricos , para poder atingir os tais 7.4 ou 7.5 de PH sensivelmente, ...deve marcar. Acho que o seu aparelho electrónico até é igual ao nosso..Veja se o aparelho está bom, é novo? Se for novo reclame na loja o que lhe está a suceder em relação às medições, se necessário, peça para trocar o aparelho, se for velho, veja se está a funcionar bem. Tem que ter um aparelho que funcione bem para poder tirar as medições.
    Primeiro - ter uma aparelho que seja minimamente fiável
    Segundo - Ir equilibrando o cloro até atingir os níveis cloro/PH indicados

    Acredite que uma vez acertado, até é fácil de se manter.Boa sorte.
  8.  # 48

    Colocado por: CMartinOlá Cimento,
    A sua água não está cristalina, mas pensei que estivesse com pior aspecto.

    De qualquer forma, enquanto não estabilizar os níveis de PH e cloro, não me parece que vá conseguir resolver a questão. O seu aparelho electrónico não marca níveis em termos numéricos , para poder atingir os tais 7.4 ou 7.5 de PH sensivelmente, ...deve marcar. Acho que o seu aparelho electrónico até é igual ao nosso..Veja se o aparelho está bom, é novo? Se for novo reclame na loja o que lhe está a suceder em relação às medições, se necessário, peça para trocar o aparelho, se for velho, veja se está a funcionar bem. Tem que ter um aparelho que funcione bem para poder tirar as medições.
    Primeiro - ter uma aparelho que seja minimamente fiável
    Segundo - Ir equilibrando o cloro até atingir os níveis cloro/PH indicados

    Acredite que uma vez acertado, até é fácil de se manter.Boa sorte.


    O meu aparelho não estava calibrado. Já o calibrei pela água da torneira, e agora deu que a água da piscina necessitava ligeiramente de cloro, pelo que aumentei a dosagem.

    Engraçado é que o PH está sempre no ponto ideal, mas o que é certo é que já tenho partes esverdeadas nas paredes da piscina.

    Mais um ou dois dias e se estiver na mesma, vou fazer uma cloração de choque , ou vai ou racha ;)
  9.  # 49

    Boa tarde,tenho acompanhado o vosso "dialogo",quantas horas as vossa bombas trabalham por dia?Qual a capacidade de filtração(m3 por hora)?
  10.  # 50

    Colocado por: luiscamposBoa tarde,tenho acompanhado o vosso "dialogo",quantas horas as vossa bombas trabalham por dia?Qual a capacidade de filtração(m3 por hora)?


    Capacidade : 2,8m3/h (Volume da piscina +-7,5m3)

    Nº Horas : 2ª a 6ª 3h/dia
    Sábado a Domingo 4h/dia
  11.  # 51

    Tenho duas piscinas em duas moradias diferentes,uma com 10 anos,outra com 2 anos,tenho-me orientado por esta tabela e nunca tive problema,utilizo pastilhas 5 em 1,ao fim de semana ou pouco de anti algas liquido.
    Tabela em graus centigrados:
    11 a 14 4 horas de filtragem
    15 a 18 6
    19 a 23 8
    24 a 26 10
    +26 12
    Mais vale uma hora de filtragem a mais do que uma hora a menos,o que gasta em luz poupa muito mais em produtos e não desgata o liner
  12.  # 52

    Bem pessoal, parece que finalmente consegui acertar com a água.

    Depois de ter estado toda a semana parada, resolvi limpá-la (paredes e fundo) com uma vassoura pois estava cheia de verdete.

    Comprei anti-algas liquido (vai dar para o resto da minha vida) e pastilhas 5 em 1.

    Apliquei +-150ml de antialgas e um quarto de pastilha 5 em 1, depois no domingo tinha o verdete todo agregado no fundo e aspirei o mesmo com o aspirador manual (que deixa muito a desejar), logo aí a água tem vindo a ficar com muito melhor aspecto.
      Piscina1.jpg
      Piscina2.jpg
  13.  # 53

    Venho retomar este tópico para fazer uma pequena actualização.

    Passaram três anos e a piscina continua ok. O filtro trabalha o ano inteiro e acrescento cloro e anti algas regularmente.

    Só tive um pequeno problema relacionado com as escadas, de inverno coloco as escadas dentro da piscina para fazer altura, de forma a ficar com um telhado para escoamento das águas da chuva. Com o clima que é criado dentro da piscina, calor e humidade, as escadas comoçeram a corroer e a libertar um pouco de ferrugem e óleo. Ainda pensei que tinha de substituir a água toda, mas pelos vistos não é necessário pois a contaminação não foi muita.

    À parte disto vou iniciar um pequeno novo projecto que visa essencialmente embelezar a área de estar junto da piscina.Vou tentar construir um deck, à minha maneira e sem grandes preocupações de profissionalismo, até porque não o sou.

    A ideia é criar uma linhas para assentar barrotes, que vão receber os estrados 1x1m para que a base fique o mais solida possível. Vou usar manta anti ervas daninhas por cima do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, CMartin, thekillerpt
      IMG_20140601_122342.jpg
      IMG_20140601_122411.jpg
      IMG_20140601_122450.jpg
  14.  # 54

    esses estrados são aqueles que se vendem nos akis e afins?
  15.  # 55

    Colocado por: fsilva106esses estrados são aqueles que se vendem nos akis e afins?


    Sim, porquê ?
  16.  # 56

    Colocado por: CIMENTOSim, porquê ?

    também ando a pensar em fazer o mesmo, por isso vou seguir este topico
    quanto está a pensar gastar?
  17.  # 57

    Colocado por: fsilva106
    também ando a pensar em fazer o mesmo, por isso vou seguir este topico
    quanto está a pensar gastar?


    Não estou a pensar gastar muito, mas assim por alto:

    São 15m2
    Existem uns estrados de madeira no leroy a 13€ (1x1) x 15 = 195€
    Barrotes : entre 30€ a 50€ (ainda não decidi se uso meias luas ou barrotes mesmo)
    Tratamento para dar à madeira : +-30€
    parafusos etc : +- 15€
    Manta anti ervas : +-34€

    Aponto para os 330€

    Ainda estou a decidir como colocar, se elevado ou rente ao chão. Se for elevado é mais fácil e tenho de gastar mais em barrotes, mas não gosto tanto, se for rente ao chão obriga-me a nivelar melhor e retirar aquela relva (escalracho) que dá uma trabalheira...Por outro lado, rente ao chão também me obriga a ter a madeira em contacto com o chão (com a manta) e posso ter problemas de humidade. Ainda vou estudar melhor !
    •  
      FD
    • 2 junho 2014

     # 58

    Fixe. :)
    Mais uma boa discussão. ;)
    Concordam com este comentário: SACS
  18.  # 59

    Colocado por: CIMENTO

    Não estou a pensar gastar muito, mas assim por alto:

    São 15m2
    Existem uns estrados de madeira no leroy a 13€ (1x1) x 15 = 195€
    Barrotes : entre 30€ a 50€ (ainda não decidi se uso meias luas ou barrotes mesmo)
    Tratamento para dar à madeira : +-30€
    parafusos etc : +- 15€
    Manta anti ervas : +-34€

    Aponto para os 330€

    Ainda estou a decidir como colocar, se elevado ou rente ao chão. Se for elevado é mais fácil e tenho de gastar mais em barrotes, mas não gosto tanto, se for rente ao chão obriga-me a nivelar melhor e retirar aquela relva (escalracho) que dá uma trabalheira...Por outro lado, rente ao chão também me obriga a ter a madeira em contacto com o chão (com a manta) e posso ter problemas de humidade. Ainda vou estudar melhor !


    com 8 euros e uma semana de espera da conta do esclarracho todo! ha um bom Herbicida que rebenta com o escalrracho em 2 tempos..... vá a uma loja de sementes, adubos e afins e peça um herbicida para isso....dilui em agua... pulveriza isso no sitio que quer arrancar e espera uma semaninha....
  19.  # 60

    a minha opinião,
    arrancava o esclarracho, com uma enchada, quadrados de +- 30cm em 2 horas faz o trabalho
    ganhava alguma profundidade para colocar os barrotes e assim os estrados ficavam á mesma altura que o resto do pavimento, e assim não ficavam em contacto com o chão,
    aliás em vez de barrotes porque não usar vigotas de betão? não ficam visíveis e não apodrecem
 
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