Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa dia a todos, ja levo uns meses acompanhado o forum e agora penso k chegou a altura de ser pedir a vssa ajuda.
    Como quase todos os participantes do forum vivo na esperança de um dia ter a minha casinha, mas para isso preciso de um terreno... e este tema me leva ao meu primeiro topico:

    Quais os passos para comprar um terreno, depois de ja ter escolhido um?

    Serão: -Escritura no notario
    -Pagamento do IMT
    -Registo nas finanças

    São estes passos ou algo mais?


    Agradeço a todos que me possam ajudar, desde já o meu muito obrigada
  2.  # 2

    primeiro passo:

    Ir ao Registo predial da zona pedir a certidão do terreno e olhar para ela com olhos de ver!

    segundo passo:

    Ir às Finanças e pedir a caderneta (penso q terá q pedir ao dono do terreno para obter uma acatualizada?) e olhar para ela com olhos de ver!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: golphin18
    •  
      FD
    • 5 julho 2011

     # 3

    Veja aqui: O que fazer antes de comprar terreno? , terceiro comentário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: golphin18
  3.  # 4

    Paramonte, a unica coisa que fiz foi ver o pdm do terreno e pode-se construir uma vivenda ate 2 andares desde que o terreno tenha cm minimo 750m2.

    Apesar de o terreno so ter cerca de 700m2, como tem uma antiga casa, eu parti do principio que se podia pedir uma licença de reconstrucao e ampliação.

    Acha que será dificil?
  4.  # 5

    FD, j+a tinha lido esse tópico, mas o meu problema é que so encontrei o site depois de ter assinado um contrato de compra sem saber de todas as coisas que deveria ter em atençao...

    Por isso é que pergunto o que fazer agora, já que tenho a escritura para principios de agosto e quero fazer tudo direitinho a partir de agora para depois não ter problemas..
    •  
      FD
    • 5 julho 2011

     # 6

  5.  # 7

    entao pelo que li, tenho k seguir os tres passos que indiquei antes, escritura, imt e registo predial, certo?

    muito obrigada por td, irei dando noticias e dp irei colocar fotos do terreno bem como do projeto
  6.  # 8

    você não deve ter lido bem...
  7.  # 9

    nao?????

    retirado do topico:
    -> paga o IMT
    -> faz-se a escritura (normalmente nas instalações do banco), o banco transfere o dinheiro para a conta do vendedor
    -> recebe o terreno
    -> fazem-se os registos definitivos na Conservatória do Registo Predial


    para a compra do terreno nao preciso de emprestimo, so vou recorrer a emprestimo quando for pra construcao...

    ajude entao por favor
    •  
      FD
    • 5 julho 2011 editado

     # 10

    Colocado por: golphin18nao?????

    Trocou a ordem: primeiro paga o IMT (e Imposto de Selo) e só depois é que faz a escritura.
    Nenhum notário/conservador fará a escritura sem ter os impostos pagos.

    Se usar o serviço Casa Pronta alguns dos passos são feitos ao mesmo tempo - pagamento do IMT/IS, registos definitivos e escritura.
  8.  # 11

    hum ok...depois da escritura tenho k ir fazer o registo?

    nao sabia do servico casapronta, peço desculpa pela ignorancia mas mesmo a casa neste momento nao poder ser habitada pk nao tenho luz, aguas, etc...posso tb usar este servico?

    agradeco a ajuda
  9.  # 12

    Colocado por: golphin18nao sabia do servico casapronta, peço desculpa pela ignorancia mas mesmo a casa neste momento nao poder ser habitada pk nao tenho luz, aguas, etc...posso tb usar este servico?
    Pode e deve... sai mais em conta :-) e é feito tudo no mesmo local/data.
  10.  # 13

    muito obrigada pela vossa ajuda...prometo dar noticias em breve... beijnhos
  11.  # 14

    se for possivel gostaria de tirar uma duvida, tenho encontrado pessoas que me dizem que para fazer a operacao pela casapronta, tenho que antes fazer um anuncio! alguem sabe-me dizer se este anuncio e sempre obrigatorio?
    obrigada
 
0.0158 seg. NEW