Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    No outro dia estava a limpar a cozinha e apercebi-me que o frigorifico estava cheio de dedadas e tal. E pensei... tenho aqui Ajax vou limpar isto.
    A ideia foi boa e com boas intenções mas o frigorifico agora tem marcas de ferrugem em todo lado onde o limpei.

    O frigorifico é praticamente novo e o que o cobre é uma pelicula de inox cinzento. (Digo que é Inox mas estou a supor).

    Algum produto para que a ferrugem pare de se alastrar? E como é que eu "restauro" o frigorifico?
    É bom dizer que estou num apartamento arrendado e o frigorifico não é meu e portanto se puder tratar da situação o quando antes melhor.


    Espero conselhos. :)
    Desde já obrigado.
    •  
      FD
    • 7 julho 2011

     # 2

    Fotos?
  2.  # 3

    Colocado por: FDFotos?


    Não tenho fotos mas posso tirar e colocar aqui.
    De qualquer forma o frigorifico é mais ou menos como o da imagem.
      frigorifico-congelador.JPG
    •  
      FD
    • 7 julho 2011

     # 4

    Também tenho um assim e tive o cuidado de não o limpar com detergentes abrasivos, que me parece ter sido o seu erro.
    Contudo, a questão é se é aço inox ou se é algo parecido (alumínio?)... porque parece-me que qualquer solução dependerá do tipo de material em questão.
    Tem à mão o manual do frigorífico? Lá diz qual é o material e o que é que aconselham para a limpeza?
  3.  # 5

    AJAX.. cristal ou vidros? tem amonicao..destruiu a superficie.
    Cá em casa está proibido a compra de produtos com amónia.. nunca se sabe onde a empregada vai limpar.

    Se fosse AJAX tripla-acção ( ou multi-usos) não haveria problema.

    EDIT: qualquer fabricante de equipamento manda limpar as "carcaças" com detergentes NEUTROS.
  4.  # 6

    @FD

    Não estou de momento em casa e não sei se o manual está lá mas tendo em conta que é um frigorifico recente aposto que no site da marca (que não me lembro qual é) deverá estar lá o manual e assim será mais fácil.


    @Pedro Barradas

    A verdade é quem não sabe é como quem não vê. Nunca na vida pensei que o AJAX fosse fazer isso. Penso que era para vidros.


    @Ambos

    Vou tentar ver o manual... de qualquer forma existe ou conhecem algum produto para pelo menos a ferrugem não se alastrar? Ou depende do material? É que aquilo já está a ficar com um aspecto feio porque deixei prolongar isto... entretanto já passaram umas 3 ou 4 semanas.
    •  
      FD
    • 7 julho 2011 editado

     # 7

    Colocado por: JEstevaode qualquer forma existe ou conhecem algum produto para pelo menos a ferrugem não se alastrar?

    Existem produtos que impedem a oxidação cobrindo a zona com uma película protectora. Penso que não será o mesmo que o original mas, deverá resolver.
    Mas, convinha saber qual o material para ter certeza de que não se iria fazer um borrada pior...

    Por exemplo: http://www.wurth.co.uk/catalogue/pdfs/UK-CD_08_0175.pdf
    Mas, se reparar nos avisos: Do not use on anodized aluminum and galvanized or enameled surfaces.
  5.  # 8

    AJAX, é perigoso, para os mais desatentos.. tive uma situação, em que a pessoa teve de retirar um grande espelho emoldurado da sala ( com cerca de 30 anos), devido a obras..
    quando a obra acabou, volou a colocá-lo.. mas antes limpou com AJAX limpa-vidros (face do espelhado = traseiras do espelho)... passado algum tempo... verfica-se corrosão da superficie do espelhado, que apesar de ter estabilizado, manchou PERMANENTEMENTE o dito espelho.

    PS: Foi AJAX, mas podia ser qq outro produto de qq marca...desde que contenha amoniaco na composição.
    Também é reciso ter cuidado, por exemplo com limpezas de manchas em plasticos.. NUCA com alcool 96%, atenção ao de 70%... normalmente destroi a superficie de acabamento de alguns plasticos.
    •  
      FD
    • 7 julho 2011

     # 9

    Colocado por: Pedro BarradasTambém é reciso ter cudad por exemplo com limpezas de manchas em plasticos.. com alcool 96%... normalmente destroi a superficie de acabamento de alguns plasticos.

    Ou acetona...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 10

    @FD
    Vou ver então o material do frigorífico e comunico para ver se me podem ajudar.... mas claro aquilo para ficar como estava deve ser para esquecer porque pintado nunca fica com aquele aspecto "smooth".... mas pelo menos contenho o problema da ferrugem e o "depois" logo se vê.


    @Pedro Barradas
    Obrigado pelas dicas. Admito que sou um pouco distraído com a composição dos detergentes/produtos de limpeza e posso dizer que o facto de estar a viver em casas arrendadas à 2 anos fez com que me apercebesse de muita coisa que antigamente não ligava e que agora tenho atenção e estimo levar essa experiência atrás um dia que venha a ter habitação própria.


    Voltarei a postar assim que vir o manual do frigorifico.
    Contudo se alguém aparecer com uma solução milagrosa não se contenha de escrever e façam um post.
    •  
      FD
    • 7 julho 2011 editado

     # 11

    Colocado por: JEstevaoporque pintado nunca fica com aquele aspecto "smooth"

    Se for mesmo metal, não precisa de se preocupar: um pouco de polimento resolve.

    Isto é capaz de o descansar: http://www.youtube.com/results?search_query=restore+rust+stainless+steel
  7.  # 12

    Boas

    O frigorífico em inox não é.. pode é ter levado alguma niquelagem ou cromagem para se parecer a inox e com o produto que lhe aplicou essa niquelagem ficou comprometida..

    Com umas fotos aos pormenores deve dar para perceber.
  8.  # 13

    Bons dias,

    Não consegui encontrar o manual do frigorifico contudo fui ao site da Siemens e vi lá um que é praticamente igual tanto nos componentes e features.
    Segundo o que vi todos os frigorificos, tirando um ou dois, são "Portas inoxLook". Portanto não é inox mas é algo a "imitar".

    Estive a ler o manual do frigorifico que é mais parecido com o que tenho e não tem lá a especificar de que materiais são as portas...


    Contudo alguma sugestão sobre como conter a ferrugem e disfarçar aquilo para não ficar com aquele aspecto?
    •  
      FD
    • 8 julho 2011

     # 14

    Colocado por: JEstevaoContudo alguma sugestão sobre como conter a ferrugem e disfarçar aquilo para não ficar com aquele aspecto?

    Se tem ferrugem é porque tem algum material/composto ferroso.
    Como tal, primeiro tira a ferrugem e depois sela a superfície de forma a impedir a oxidação.
    Que produtos para fazer isso é que já não sei...
  9.  # 15

    Obrigado @FD

    Alguém tem alguma sugestão?
  10.  # 16

    Lamento informá-lo mas nunca mais irá ter o frigorífico como era..

    Duas soluções:

    - Compra um novo.
    - Fala com o representante da marca sobre a hipótese de o frigorífico ser novamente banhado ou niquelado, o que me parece muito difícil de conseguir.
  11.  # 17

    Pois isso foi o que já tinha pensado.

    De qualquer forma, para não ficar pior tenho de fazer com que a ferrugem pare de se alastrar.
    Tem ideia o que posso usar para o efeito?
  12.  # 18

    Como a superficie do frigorífico perdeu a protecção, qualquer humidade é suficiente para fazer com que apareça ferrugem.

    Para proteger, pode utilizar sprays de cor parecida, o que fica péssimo!

    Tentar arranjar um produto que seja incolor com protecção anti-corrosão, o que desconheço..
  13.  # 19

    Obrigado. Vou investigar.
  14.  # 20

    Pedir a uma empresa de publicidade/ grafica e colocar um autocolante vinilico de revestimento...
    Antes tem de tratar da corrosão.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
 
0.0205 seg. NEW