Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Permita-me que discorde: o meu "aquecimento central" é composto por 4 AC's multi/MonoSplit e garanto-lhe que me mantem uma vivenda de 2 pisos com com variações de temperatura nunca superiores a 2 graus. Claro que mantenho durante o dia as portas internas abertas e se lhe disser que tenho um AC 12kBTU (a 50% de ventilador) para sala + cozinha + 2 hall + 2 WC + escada ( cerca de 130m2 e em dois pisos), você não acredita!!???

    Durante o dia as portas abertas permitem que os outros AC's ajudem algumas destas divisões, mas consigo manter a casa toda entre os 19 e 21º durante todo o inverno. ( com os restantes ventiladores a trabalhar a 25%).
    Maravilhas do isolamento (parede dupla com caixa de ar + Etics) + Janelas decentes + Estores corridos à noite. E já agora algum cuidado em escolher a localização das unidades interiores e do facto de ter grandes areas abertas. E já agora lembem-se que o ar quente sobe, assim consigo aquecer areas comuns do 1º andar com um AC do RC!!

    E tudo isto com excelentes consumos (E boas maquinas: Mitsubishi Electric).



    Por tanto não me diga que não é possivel aquecer uma casa toda com recurso a AC's individuais
    Mas cada caso é um caso!


    Colocado por: jorgealves
    desculpem a intromissão nesta vossa questão, mas estamos a falar de equipamentos domésticosSEMcapacidade para climatizarTODOo espaço de uma moradia, somente de alguns espaços confinados e os consumosPREVISTOSsão somente para esses espaços, claro que ao não existir qualquer isolamento térmico entre divisões acaba sempre por existir alguma permuta com o restante edifício, mas nunca em condições de afirmar que se esta a climatizar TODO o conjunto,

    e quem aconselha\instala equipamentos domésticos habitualmente não conta com situações de portas abertas nem divisões anexas com necessidades desfasadas.
  2.  # 22

    Permita-me que discorde: o meu "aquecimento central" é composto por 4 AC's multi/MonoSplit e garanto-lhe que me mantem uma vivenda de 2 pisos com com variações de temperatura nunca superiores a 2 graus. Claro que mantenho durante o dia as portas internas abertas e se lhe disser que tenho um AC 12kBTU (a 50% de ventilador) para sala + cozinha + 2 hall + 2 WC + escada ( cerca de 130m2 e em dois pisos), você não acredita!!???

    Durante o dia as portas abertas permitem que os outros AC's ajudem algumas destas divisões, mas consigo manter a casa toda entre os 19 e 21º durante todo o inverno. ( com os restantes ventiladores a trabalhar a 25%).
    Maravilhas do isolamento (parede dupla com caixa de ar + Etics) + Janelas decentes + Estores corridos à noite. E já agora algum cuidado em escolher a localização das unidades interiores e do facto de ter grandes areas abertas. E já agora lembem-se que o ar quente sobe, assim consigo aquecer areas comuns do 1º andar com um AC do RC!!

    E tudo isto com excelentes consumos (E boas maquinas: Mitsubishi Electric).



    Por tanto não me diga que não é possivel aquecer uma casa toda com recurso a AC's individuais
    Mas cada caso é um caso!


    Colocado por: jorgealves
    desculpem a intromissão nesta vossa questão, mas estamos a falar de equipamentos domésticosSEMcapacidade para climatizarTODOo espaço de uma moradia, somente de alguns espaços confinados e os consumosPREVISTOSsão somente para esses espaços, claro que ao não existir qualquer isolamento térmico entre divisões acaba sempre por existir alguma permuta com o restante edifício, mas nunca em condições de afirmar que se esta a climatizar TODO o conjunto,

    e quem aconselha\instala equipamentos domésticos habitualmente não conta com situações de portas abertas nem divisões anexas com necessidades desfasadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  3.  # 23

    system32,
    obrigado pela prova que fez. Assim temos um caso prático a demonstrar a teórico que tenho vindo a defender justificadamente.
    Mas talvez o jorgealves prefira ter uma temperatura de 24 graus na sala e 16 no hall por exemplo. Por vezes é mais desconforto psicológico do que térmico.
  4.  # 24

    Colocado por: kugu_eluobrigado pela prova que fez. Assim temos um caso prático a demonstrar a teórico que tenho vindo a defender justificadamente.


    as interpretações que se podem fazer deste caso são muitas e das mais diversas formas, portanto vamos analisar primeiro as particularidades e depois os resultados
    Particularidades:
    Colocado por: system32Maravilhas do isolamento (parede dupla com caixa de ar + Etics) + Janelas decentes + Estores corridos à noite.


    com estas condicionantes que FOJEM E MUITO á regra geral, não se pode generalizar para todos os casos porque devemo-nos lembrar de duas coisas muito simples e directas: no nosso pais existem muitas zonas climáticas com características especificas e a construção em geral não é homogénea, desde o exemplo anterior até ao extremo oposto sem qualquer isolamento térmico nem uma simples parede dupla,

    por isso, repito, não agarrar em casos particulares, independentemente de serem bons ou não e servir de argumentação para aplicar a todos os restantes e conforme as nossas convicções,

    Colocado por: kugu_eluMas talvez o jorgealves prefira ter uma temperatura de 24 graus na sala e 16 no hall por exemplo. Por vezes é mais desconforto psicológico do que térmico.


    se quiser veja as minhas intervenções sobre a matéria, antes de tecer comentários sem fundamento,

    sou mais pratico de que teórico e as minhas opiniões são alicerçadas na pratica e naquilo que vejo na minha área de trabalho.

    concordo mais com a opinião do system32, porque apesar de apresentar um juízo sobre o seu caso especial com base naquilo que tem, deixa em aberto a especificidade do seu caso

    Colocado por: system32Mas cada caso é um caso!


    e já lho tinha transmitido por diversas vezes que infelizmente não é regra, até deveria ser assim a regra, mas na pratica não é.
  5.  # 25

    Eu sei que o meu isolamento da casa é superior ao comum ( por isso é que o coloquei numa recente renovação de fachada).
    A minha casa é da zona de lisboa, logo não está exposta a demasiado frio, mas tem muito vento maritimo e por isso humido.

    Mas existem algumas ideias que podem ser postas em pratica facilmente, e uma delas é a dos estores. Um simples estore de aluminio fino e "termico" fechado faz maravilhas em termos de isolamento comparado com ter só o vidro a separar do exterior. Mesmo vidros termicos não conseguem fazer metade do efeito do estore fechado. Quer para o frio quer para o calor. E olhe que tenho alguns vidros termicos (para calor). Que se fizeram notar bem, mas melhor ainda é baixar o estore até 1/3 da altura.

    Ou seja: não deixar os vidros expostos ao sol/frio/vento directamente.

    Outra questão é o isolamento de correntes de ar, incluindo tambem o isolamento das caixas de estore. Operações relativamente baratas e muito eficientes.

    Por fim , não exagerar nas temperaturas. 24º numa casa é muito mais dificil/caro do que 20º.
    Tambem no verão não subo dos 22/23º. e apenas liguei o AC numa tarde na sala e porque Tinhas visitas e esta aqueceu um pouco.

    No verão deve-se abrir janelas ao final da tarde/noite. Se e só se a temperatura exterior for inferior à da casa. E isto ajuda muito!!

    Casos existem muitos, mas bom senso não abunda muito!!

    Colocado por: jorgealves

    as interpretações que se podem fazer deste caso são muitas e das mais diversas formas, portanto vamos analisar primeiro as particularidades e depois os resultados
    Particularidades:


    com estas condicionantes queFOJEM E MUITOá regra geral, não se pode generalizar para todos os casos porque devemo-nos lembrar de duas coisas muito simples e directas: no nosso pais existem muitas zonas climáticas com características especificas e a construção em geral não é homogénea, desde o exemplo anterior até ao extremo oposto sem qualquer isolamento térmico nem uma simples parede dupla,

    por isso, repito, não agarrar em casos particulares, independentemente de serem bons ou não e servir de argumentação para aplicar a todos os restantes e conforme as nossas convicções,



    se quiser veja as minhas intervenções sobre a matéria, antes de tecer comentários sem fundamento,

    sou mais pratico de que teórico e as minhas opiniões são alicerçadas na pratica e naquilo que vejo na minha área de trabalho.

    concordo mais com a opinião do system32, porque apesar de apresentar um juízo sobre o seu caso especial com base naquilo que tem, deixa em aberto a especificidade do seu caso



    e já lho tinha transmitido por diversas vezes que infelizmente não é regra, até deveria ser assim a regra, mas na pratica não é.
  6.  # 26

    Colocado por: kugu_elu
    Mas talvez o jorgealves prefira ter uma temperatura de 24 graus na sala e 16 no hall por exemplo. Por vezes é mais desconforto psicológico do que térmico.


    se quiser veja as minhas intervenções sobre a matéria, antes de tecer comentários sem fundamento,


    "talvez...prefira...exemplo"
    Não é comentario nenhum, é uma hipotese plausivel para o jorgealves não querer ter uma temperatura homogénia. Como indica o seguinte comentário:

    e quem aconselha\instala equipamentos domésticos habitualmente não conta com situações de portas abertas nem divisões anexas com necessidades desfasadas.


    Em relação a:
    com estas condicionantes que FOJEM E MUITO á regra geral, não se pode generalizar para todos os casos porque devemo-nos lembrar de duas coisas muito simples e directas: no nosso pais existem muitas zonas climáticas com características especificas e a construção em geral não é homogénea, desde o exemplo anterior até ao extremo oposto sem qualquer isolamento térmico nem uma simples parede dupla,


    onde é que isto interfere com ter temperaturas homogéneas dentro de caso, e o dar preferência a uma divisão. Se as casas têm diferentes caracteristicas então vão ter diferentes consumos para obter uma determinada temperatura homogénea. E se não se pode generalizar então vai ser necessário fazer um regulamento para cada casoXD
    A base de funcionamento é a mesma para todos, e a que garante a sustentabilidade e conforme dentro do equilíbrio possível é a de que no interior da habitação, nos locais de estar deve existir homogeneidade de temperaturas. Isto claro descarta por exemplo a garagem, apesar de lá estar o carro, penso que este aguenta bem com um friozito a mais por exemplo.
    Mas como eu disse:
    Agora nada impede alguém de querer privilegiar a sala com temperaturas elevadas em decremento com o hall e entrada por exemplo

    ou seja, "cada caso é um caso"

    Lembrem-se: A transferencias de energia (calor) são maiores (temporalmente) quanto maior for o diferencial entre os ambientes.

    Eu apenas lhe quis explicar como é suposto funcionar as trocas térmicas num edifício de habitação. E em particular o porque dos geradores de calor junto das janelas e as portas fechadas vs temperatura homogénea.
    Também há quem não goste do friozinho que entra pelas frechas das janelas ou ate mesmo pelos respiradores e os tape argumentando que faz frio, incomoda......e depois andam doentes, e com asma e a casa tem humidade, e manchas.....Porque a casa simplesmente armazena humidade, não existindo renovação de ar com o exterior.
  7.  # 27

    Concordo que a temperatura da casa não tem de ser igual em todas as divisões, mas li não sei onde que não de deve ter mais de 2/3 grus de diferença pois o corpo resente-se quando se muda de divisão.

    Por isso mesmo só tenho AC nos quartos e sala: zonas de conforto, deixando as areas comuns um pouco mais frias!


    E Sim, devem-se tapar as frinchas!!

    Mas tambem se deve ventilar a casa, mas quando queremos e como queremos e não por exemplo durante a noite fria e a noite inteira! Essas ideias são desculpas para portas, janelas e caixas de estores mal concebidas.
    Sabia que existem varios paises do norte da europa que testam a estanquicidade das casas ??
    Claro que tambem tem sistemas de ventilação mas esta é feita de forma controlada.

    Então nós por cá, quando não temos vento não se ventila a casa e quando temos ventila-se demais, acha bem??



    Colocado por: kugu_elu

    "talvez...prefira...exemplo"
    Não é comentario nenhum, é uma hipotese plausivel para o jorgealves não querer ter uma temperatura homogénia. Como indica o seguinte comentário:


    Em relação a:


    onde é que isto interfere com ter temperaturas homogéneas dentro de caso, e o dar preferência a uma divisão. Se as casas têm diferentes caracteristicas então vão ter diferentes consumos para obter uma determinada temperatura homogénea. E se não se pode generalizar então vai ser necessário fazer um regulamento para cada casoXD
    A base de funcionamento é a mesma para todos, e a que garante a sustentabilidade e conforme dentro do equilíbrio possível é a de que no interior da habitação, nos locais de estar deve existir homogeneidade de temperaturas. Isto claro descarta por exemplo a garagem, apesar de lá estar o carro, penso que este aguenta bem com um friozito a mais por exemplo.
    Mas como eu disse:

    ou seja, "cada caso é um caso"

    Lembrem-se: A transferencias de energia (calor) são maiores (temporalmente) quanto maior for o diferencial entre os ambientes.

    Eu apenas lhe quis explicar como é suposto funcionar as trocas térmicas num edifício de habitação. E em particular o porque dos geradores de calor junto das janelas e as portas fechadas vs temperatura homogénea.
    Também há quem não goste do friozinho que entra pelas frechas das janelas ou ate mesmo pelos respiradores e os tape argumentando que faz frio, incomoda......e depois andam doentes, e com asma e a casa tem humidade, e manchas.....Porque a casa simplesmente armazena humidade, não existindo renovação de ar com o exterior.
  8.  # 28

    Eu estou a falar de frinchas propositadas para o efeito ,e não frinchas descontroladas...muitos projectistas ate preferem por os ventiladores manuais ou forçados. Acho muito bem sim. Como quer ter o exaustor a funcionar, ou os cheiros a saírem da casa de banho ("ar" a sair de casa, se não existe por onde entrar "ar", ou vai deixar a pressão da casa baixar até zero?). Os sistemas estão lá porque alguém os concebeu, pensou, justificou...claro que há casos de má utilização, simplesmente porque há muita gente que diz, que tem experiência e faz sempre assim...claro, a experiência é boa sim, para se cometer os erros várias vezes...
    Resumindo, se acham mal alguma coisa, perguntei o porque, se não concordam com algo justifiquem com factos...O que eu escrevo e justifico é apenas para partilhar convosco, para que estejam dentro dos assuntos e percebam a razão das coisas.
  9.  # 29

    Colocado por: kugu_eluou vai deixar a pressão da casa baixar até zero?


    esta não percebo, pode explicar melhor?
  10.  # 30

    1-na natureza existe uma tendência para o equilíbrio entre as coisas, daí a existência do calor (calor = transferencias de energia entre dois meio com energias térmicas diferentes, ou seja, um meio com temperatura superior liberta-a para o meio com temperatura inferior)
    O processo de ventilação de uma casa baseia-se neste fenómeno.
    O ar está a uma determinada pressão, se existir um ambiente/sistema com pressão diferente, então vai existir um rearranjo da partículas para que haja equilíbrio entre eles.
    Isto quer dizer que, para fazermos o ar correr dentro da habitação é necessário que este equilíbrio aconteça - para sair ar, tem de entrar a mesma quantidade de ar. Caso isto não se verifique o meio finito (o exterior é infinito) vai ficar com pressão superior ao exterior ou inferior ao exterior, caso esteja a entrar ou sair apenas ar, respectivamente. Isto obviamente não acontece, por causa do equilíbrio. No entanto, se tivermos um exaustor (um dispositivo que liberta energia) estamos a adicionar um novo elemento à nossa equação. Estamos a produzir energia que vai compensar as diferenças de pressão.
    passando a casos onde pode ver isto a acontecer:
    Numa chaminé, quando esta tem a sua saída mais baixa que o cumo da casa, o vento ao passar pelo telhado vai empurrar o ar para baixo criando pressões superiores as ambientais na zona da chaminé - o fumo da lareira não sobe pro exemplo.
    O vento ao bater na fachada aumenta a pressão do ar nesta - sente-se correntes de ar e as portas batem porque gere-se um diferencial de pressões elevado que tende a chegar ao equilíbrio rapidamente libertando o ar no interior para reestabelecer a pressão, este ar empurra a porta.
    Os dispositivos automáticos de extracção de ar existem para facilitar estas trocas, forçando o ar a movimentar-se ao baixar a pressão (por exemplo) na cozinha o brigando o ar da sala a vir preencher a cozinha.
    Claro que se não entre ar e só sai ar, não só a pressão vai a zero, como também vai ficar sem oxigénio por exemplo.
    o que é a pressão? A pressão é o peso do ar (massa X força gravítica)...se a pressão é zero (não confundir com pressão relativa zero- que é em relação à pressão atmosférica usualmente) então não existem partículas no ar, não existe ar.
    Pegue numa bomba de agua, e ponha-a a sugar água a 1 metro de profundidade e depois vá descendo a profundidade, vai chegar a um ponto (quase 3 metros de profundidade se não estou em erro, depende da pressão atmosférica) em que a bomba via deixar de funcionar, porque a bomba funciona como um exaustor, diminui a pressão de ar dentro do tubo e como a água esta em contacto com o exterior e o exterior esta a pressão atmosférica a mesma agua vai subir pelo tubo até encontrar o equilíbrio deixado pela falta de pressão no tubo.

    Espero ter sido claro...isto de explicar sem imagens e por escrito é mais complicado :)
  11.  # 31

    Colocado por: kugu_elu1-na natureza existe uma tendência para o equilíbrio entre as coisas, daí a existência do calor (calor = transferencias de energia entre dois meio com energias térmicas diferentes, ou seja, um meio com temperatura superior liberta-a para o meio com temperatura inferior)
    O processo de ventilação de uma casa baseia-se neste fenómeno.


    errado, a ventilação natural doméstica, baseia-se simplesmente na diferença de pressão exercida pela acção das massas de ar em movimento (vulgo vento) nos objectos que encontra, sendo positiva na face exposta à força da massa de ar e sendo negativa na face oculta, se existir uma passagem nesse objecto vai circular uma corrente de ar por força da DIFERENÇA de pressão entre as suas faces,

    usando palavras suas:
    Colocado por: kugu_eluO vento ao bater na fachada aumenta a pressão do ar nesta - sente-se correntes de ar e as portas batem porque gere-se um diferencial de pressões elevado que tende a chegar ao equilíbrio rapidamente libertando o ar no interior para reestabelecer a pressão, este ar empurra a porta.



    Colocado por: kugu_eluNuma chaminé, quando esta tem a sua saída mais baixa que o cumo da casa, o vento ao passar pelo telhado vai empurrar o ar para baixo criando pressões superiores as ambientais na zona da chaminé - o fumo da lareira não sobe pro exemplo.


    o efeito de chaminé é através da diferença de temperaturas dos fluidos (ar) em movimento sendo ascendente se a temperatura inferior for superior á temperatura superior e descendente em caso inverso,

    Colocado por: kugu_eluClaro que se não entre ar e só sai ar, não só a pressão vai a zero, como também vai ficar sem oxigénio por exemplo.
    o que é a pressão? A pressão é o peso do ar (massa X força gravítica)...se a pressão é zero (não confundir com pressão relativa zero- que é em relação à pressão atmosférica usualmente) então não existem partículas no ar, não existe ar.

    então existe vácuo? e mesmo no vácuo existem partículas de gases compostos e oxigénio, a quantidade por área de volume é que é menor,

    e não existe nenhum ventilador doméstico que consiga chegar a essas pressões negativas e os ventiladores domésticos têm colunas de impulsão\aspiração de 2 a 6 mm, para colocar em vácuo nem sei qual a coluna que precisaria de ter, nunca me dei ao trabalho de ver, nem me parece relevante.
  12.  # 32

    Nem vou comentar...tem razão, simplesmente porque tornou o que lhe expliquei em casos particulares
    ...no entanto vácuo, é isso mesmo, um espaço vazio, sem partículas...por muito impossível que isso seja de atingir.

    mas só para mostrar o porque:
    o efeito de chaminé é através da diferença de temperaturas dos fluidos (ar) em movimento sendo ascendente se a temperatura inferior for superior á temperatura superior e descendente em caso inverso


    Ar a diferentes temperaturas tem pressões diferentes, pois as partículas movimentam~se a velocidades diferentes estando menos ou mais compactas.
  13.  # 33

    Colocado por: kugu_eluAr a diferentes temperaturas tem pressões diferentes

    densidades, é o termo exacto.
  14.  # 34

    lol...lá esta o jorgealves......densidades diferente,s pressões diferentes.....o que eu disse não está errado.
  15.  # 35

    Colocado por: kugu_eluPedro Fernades,
    Entendo o que está a dizer, e é verdade caso não veja a situação do ponte de vista da engenharia. Em engenharia considera-se a habitação como tendo toda a mesma temperatura, isto é a sala, o hall, os quartos.... Logo se está a aquecer a aumentar a temperatura da sala também está a aumentara temperatura do resto para que se possa continuar a ter a temperatura igual em toda a casa. A engenharia não preve nenhumadivisão de estarcom um conforto térmico maior que outro, caso o previsse incluía no projecto isolamento térmico nas paredes interiores dessa divisão. (E sim, gasta mais energia porque esta a aumentar a temperatura da casa face a estar só aumentar a temperatura da sala mas que é "anti-engenharia". É um gosto/opção, não vou discutir)

    Quanto as correntes de ar, se elas existem e sinal que a sua casa esta a ventilar fortemente :) Se seria caso para incômodo penso que os ACs podem ser direccionados para a vertical, diminuindo assim a velocidade do escoamento


    Parece que já percebeu o que eu queria dizer...no entanto, e não percebo o porquê, tirou conclusões sobre o que eu disse que não vão de encontro ao que eu pratico...

    Em minha casa os acs funcionam quase todo o ano 24h/dia...por vezes até me esqueço deles...á cerca de dois anos que o interior de toda a minha casa ronda sempre os 23º...

    Quanto ao que eu realmente disse...mantenho...um ac, mesmo usado 24h/dia, instalado no topo duma sala a ventilar, seja na vertical ou não, é uma má opcção...e, independentemente do isolamento e/ou inercia que a casa tenha, gasta sempre mais quando serve mais area...
  16.  # 36

    Eu não tirei conclusões, eu apenas pus uma hipótese que justifica-se o porque dessa escolha.
  17.  # 37

    Colocado por: kugu_eluEu não tirei conclusões, eu apenas pus uma hipótese que justifica-se o porque dessa escolha.


    Pareceu-me por isto:
    É um gosto/opção, não vou discutir)


    ...e por isto:
    Quanto as correntes de ar, se elas existem e sinal que a sua casa esta a ventilar fortemente
  18.  # 38

    sim,
    são suposições, dai os "se"
  19.  # 39

    Pois...ok...tudo esclarecido...;-)
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  20.  # 40

    Quanto à sua ultima frase: é obvia, mas tambem se estamos a aquecer uma area maior, é natural o consumo. A ideia é que um AC a manter a temperatura gasta menos que um a aquecer a mesma area. Por isso podemos ter um mais fraco e manter quente a mesma area (demora é mais tempo a aquecer). Lembrem-se que um aquecimento apenas tem de repor o calor perdido pelo isolamento (ou falta do mesmo). Muitas vezes pagamos maquinas demasiado grandes porque queremos uma resposta rapida e porque os instaladores não tem em conta o isolamento da casa e na duvida vendem as maiores. Depois custam e gastam mais!!
    E lembram-se que o rendimento de um AC desce quando trabalha a baixa potencia. Tipicamente pelo que tenho visto um AC inverter tem uma potencia nominal e pode trabalhar a menor ou até a maior potencia. mas o rendimento baixa fora da potencia nominal. Por isso devemos escolher muito bem o que compramos.




    Colocado por: Pedro Fernandes

    Parece que já percebeu o que eu queria dizer...no entanto, e não percebo o porquê, tirou conclusões sobre o que eu disse que não vão de encontro ao que eu pratico...

    Em minha casa os acs funcionam quase todo o ano 24h/dia...por vezes até me esqueço deles...á cerca de dois anos que o interior de toda a minha casa ronda sempre os 23º...

    Quanto ao que eu realmente disse...mantenho...um ac, mesmo usado 24h/dia, instalado no topo duma sala a ventilar, seja na vertical ou não, é uma má opcção...e, independentemente do isolamento e/ou inercia que a casa tenha, gasta sempre mais quando serve mais area...
 
0.0284 seg. NEW