Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora viva a todos,
    Decidi colocar este título porque foi realmente o que pensei quando pedi um orçamento.

    Comprei um resguardo de banheira e uma cabine de duche(a base de duche já estava montada).
    Pedi o orçamento a um sr. que faz montagens deste género, e foi lá a casa ver os 2 WCs e ver como era o resguardo e a base de duche.

    A conversa foi +/- esta:

    Eu: Qual é o preço que faz ?
    Sr.: 250€
    Eu: 250€ ?! Por montar 1 reguardo de banheira e uma cabine de duche ?! 250€ de mão de obra por dia, sem gastar nenhum material, é obra !
    Sr.: Mas vem para cá 2 homens e pode demorar mais do que 1 dia se algo correr mal.
    Eu: 2 pessoas e demoram mais do que um dia a montar isto ?! Dá 125€ dia, por homem ! Continua a ser obra !
    Sr.: É o preço que faço.
    Eu: Por esse preço, nem pensar !

    Conclusão: Foi lá o meu sogro que se ajeita bastante. Nunca tinha montado nada do género e fez o trabalho num dia, acabando às 17h30. Ficou 5* e o único material que precisou foi 1 tubo de silicone(4€).
    Dizer que, o sr. é um GATUNO e ALDRABÃO que queria ganhar 250€ em meio-dia. Se um homem sem perceber da poda fez em 1 dia, 2 homens que percebem(ou não) fazem em meio-dia.

    Tenham atenção aos preços porque para estes srs. não há limite para enterrar a unha !
    Concordam com este comentário: adrianapereira
  2.  # 2

    125€/8h=15€/h

    Mande o seu computador para arranjar...melhor, mande para formatar...paga 50€ por alguns minutos de trabalho...uns quantos clicks....lol

    O problema não está no preço, está no tempo :)
  3.  # 3

    Colocado por: kugu_elu125€/8h=15€/h

    Mande o seu computador para arranjar...melhor, mande para formatar...paga 50€ por alguns minutos de trabalho...uns quantos clicks....lol

    O problema não está no preço, está no tempo :)


    125€ / 8h ?
    Como lhe disse, o meu sogro fez o trabalho sozinho até às 17h30 ! O outro quis 250€ por 2 homens o dia todo !!! O trabalho faz-se com 1 homem e acaba o trabalho antes do final do dia, ou seja, 250€ / 8h(máximo) = 31,25€/hora
    E atenção, não estamos a falar de um trabalho especializado ! Não compare montar um cabine de duche, com instruções, que leva 4 parafusos(sim, 4) e depois é meter silicone, com informática...
  4.  # 4

    Colocado por: kugu_elu125€/8h=15€/h

    Se a coisa for bem feita, são
    125€ = 101,60€ + IVA
    101,60€ / 8h = 12,70€ /hora (+ IVA).

    Compare com qualquer profissional (desde bate-chapas a dentista).

    E depois é assim: se tivessem sido os profissionais a colocar o resguardo e a cabine, à mínima coisa você pegaria no telefone para reclamar (e com razão).
    Com o seu sogro, aquilo poderá estar quase a cair que Você não se vai atrever a dizer-lhe nada. Arranja você.

    Já agora, podia colocar aqui o contacto do seu sogro que eu tenho várias cabines de duche para colocar. :-))

    (PS: e... é fantástico! Ainda estou perplexo como o resguardo e a cabine se aguentam só com o silicone!!
    E o resto foi tudo atarrachado à mão?! Estou sempre a aprender...).
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  5.  # 5

    Boas

    Eu não quero criar confusão mas ficam algumas questões:

    Quem paga o Seguro de acidentes de trabalho das 2 pessoas?
    Quem paga os salários e Seg. Social (TSU) das 2 Pessoas?
    Quem paga o veículo onde as duas pessoas se fariam transportar?
    Quem paga os pneus, revisões, manutenções, combustível e seguro do veículo?
    Quem paga ao contabilista que faz a contabilidade dessa empresa?
    Quem paga o Sub. de Férias e de Natal aos 2 trabalhadores quando estão de férias?
    Quem paga o alvará/título de registo que essa empresa poderá ou não ter?

    São algumas questões que tenho para tentar perceber se é caro ou não..
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, Criativo, Picareta, Daniel Martins
  6.  # 6

    Vou voltar a repetir, o meu sogro, que nunca montou nada parecido, não gastou 1 dia completo. Querem fazer-me crer que 2 homens levariam o dia inteiro ? Mais, o sr. disse que poderia correr mal, ie, poderia demorar mais do que 1 dia. Mais ainda, quando lhe perguntei se o "correr mal" era alguma coisa partir, ele disse que não assumia a responsabilidade porque são coisas "que acontessem".

    Quanto ao reclamar, oh amigos, quantas e quantas vezes acontecem azares e eles não se responsabilizam ?! Parece que estamos a falar de coisas elaboradas, são cabines que se montam com 2 parafusos em cada parede.

    Isto realmente, vejo que estou no meio de construtores...haja bom senso...
  7.  # 7

    Peço desculpa pela intromissão no tópico, mas quando se diz que alguma coisa é cara, pode ou não ser.

    Vamos ver um exemplo:

    Pediu quantos Orçamentos? Se pediu 2, pode dizer que um deles é mais caro, mas também tem de analisar a forma de trabalhar da empresa( diga-se qualidade do serviço).

    Quando acham muito caro, é simples, não adjudica e vai procurar mais barato.

    Eu pauto as minhas decisões por isso, nada é caro, cada um cobra o que quer, agora quem compra é que decide se quer pagar muito ou pouco.
  8.  # 8

    esta semana esteve cá uma pessoa para arranjar a minha maquina de lavar roupa.

    Veio no primeiro dia e esteve cá 5 minutos, voltou dois dias depois e trocou o programador demorou 10 minutos porque estivemos um pouco na conversa

    o valor foram 223€ +iva

    153€ da peça e 70€ de mão de obra

    o meu sogro que é um curioso disse-me que se tivesse ido a uma loja onde ele costuma ir a peça não devia chegar aos 100€ e que aquilo se montava com 4 encaixes e ligar uma ficha.

    Será que fui roubado?
    ou será que isto é trabalho especializado?
  9.  # 9

    Colocado por: cla_pereiraVou voltar a repetir, o meu sogro, que nunca montou nada parecido, não gastou 1 dia completo. Querem fazer-me crer que 2 homens levariam o dia inteiro ?
    TALVEZ não.
    Mas se levarem 5horas, já não irão fazer nada no resto do dia.

    Colocado por: cla_pereira são cabines que se montam com 2 parafusos em cada parede.
    Ahaaaaa!
    Afinal havia outra... fixação. Não era só silicones!
    Paarafusos quer dizer, buchas, brocas e berbequim.
    Quanto CUSTOU, por exemplo, o berbequim do seu sogro ? :-)
  10.  # 10

    Colocado por: Rui A. B.
    Quem paga o Seguro de acidentes de trabalho das 2 pessoas?


    Retiro 20€ dos 250€ para o seguro, não dão para pagar o seguro de 1 homem por dia ? Não são 2, o homem aldrabou !

    Colocado por: Rui A. B.
    Quem paga os salários e Seg. Social (TSU) das 2 Pessoas?


    Mais uma vez, 1 pessoa ! Então diga-me lá, quanto despende por dia um empregado seu ? 250€ na totalidade ? Vai-me dizer que paga 250€ x 22 dias uteis = 5500€/mês por um empregado seu ?

    Colocado por: Rui A. B.
    Quem paga o veículo onde as duas pessoas se fariam transportar?


    O homem vive a 2km de minha casa, coloca os trabalhadores nas obras.

    Colocado por: Rui A. B.
    Quem paga os pneus, revisões, manutenções, combustível e seguro do veículo?


    E os furos que eventualmente os pneus tenham.

    Quanto às outras questões, faça também o seguinte exercicio:
    Gastos totais / nº trabalhadores = 5.500 €/mês ? Ah, não estou a incluir o lucro, então veja quanto lucro daí sai.
  11.  # 11

    Colocado por: cla_pereira

    125€ / 8h ?
    Como lhe disse, o meu sogro fez o trabalho sozinho até às 17h30 ! O outro quis 250€ por 2 homens o dia todo !!! O trabalho faz-se com 1 homem e acaba o trabalho antes do final do dia, ou seja, 250€ / 8h(máximo) = 31,25€/hora
    E atenção, não estamos a falar de um trabalho especializado ! Não compare montar um cabine de duche, com instruções, que leva 4 parafusos(sim, 4) e depois é meter silicone, com informática...



    Tem razão, não devia comprar, porque 4 parafusos se calhar já são de mais para uma criança ou mulher, para não falar que se vão sujar, e ainda têm de por o silicone...formatar o pc, é inserir o cd, reiniciar o pc, clicar numa tecla e seguir as instruções, tudo sentadinho :)
    Quanto aos 15€/h, apenas lhe dei o preço de um homem, e pelo dia todo, visto ter sido isto que o ornamentista deu...não é mão de obra especializada, mas uma empregada de limpeza por vezes ganha mais, a titulo de exemplo....e tal como eu disse, o problema é o tempo
    Como lhe disse, o meu sogro fez o trabalho sozinho até às 17h30 ! O outro quis 250€ por 2 homens o dia todo !!!
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.TALVEZ não.
    Mas se levarem 5horas, já não irão fazer nada no resto do dia.

    Ahaaaaa!
    Afinal havia outra... fixação. Não era só silicones!
    Paarafusos quer dizer, buchas, brocas e berbequim.
    Quanto CUSTOU, por exemplo, o berbequim do seu sogro ? :-)


    Oh Luis, tenho mais do que fazer do que andar a brincar...
  13.  # 13

    Colocado por: kugu_elu
    Quanto aos 15€/h, apenas lhe dei o preço de um homem, e pelo dia todo, visto ter sido isto que o ornamentista deu...não é mão de obra especializada, mas uma empregada de limpeza por vezes ganha mais, a titulo de exemplo....e tal como eu disse, o problema é o tempo


    Deu um bom exemplo, empregada de limpeza. A minha mãe é empregada de limpeza e ganha 6,5 eur/hora e é dar o litro do inicio ao fim.
  14.  # 14

    Peça para fazer o trabalho mas em 100 quartos de banho...ai via ver que não é roubado, porque todos os custos fixos vão ser divididos pelos 100 quartos de banho...o problema aqui está na cla_pereira não entender que uma empresa tem gastos que os tem de distribuir pelas horas de funcionamento da mesma reflectidos nos trabalhos prestados para que a empresa possa assim ter lucro ou pelo menos sustentar-se.
  15.  # 15

    Acho sempre de péssimo gosto chamar ladrão e gatuno a quem quer ser pago pelo seu trabalho, pedindo o valor que considera justo. O orçamento foi-lhe apresentado - achou caro e não adjudicou? Muito bem. Agora poderia era abster-se de insultar quem trabalha e dá trabalho a outros. Limite-se a fazer o que fez - não contrate. Afinal de contas ninguém a(o) obriga.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, VMC, Picareta, Dominus
  16.  # 16

    Colocado por: kugu_eluPeça para fazer o trabalho mas em 100 quartos de banho...ai via ver que não é roubado, porque todos os custos fixos vão ser divididos pelos 100 quartos de banho...o problema aqui está na cla_pereira não entender que uma empresa tem gastos que os tem de distribuir pelas horas de funcionamento da mesma reflectidos nos trabalhos prestados para que a empresa possa assim ter lucro ou pelo menos sustentar-se.


    Em percebo MUITO bem o funcionamento destes srs. Explique-me, tal como perguntei a outro membro do forum:
    Gastos totais / nº trabalhadores = 5.500 €/mês ? Ah, não estou a incluir o lucro, então veja quanto lucro daí sai.

    Por um amigo que é empreiteiro, vejo como algumas coisas se "processam"...
    Empregados, preferencialmente imigrantes a receberem 600 ou 700 eur, a pagar pela porta do cavalo.
    Esse amigo tem 45 anos, conheço-o há 15 anos e nesse tempo adquiriu:
    5 terrenos no valor médio de 60 mil euros cada um. Um andar, não sei com quantos pisos. Construiu vivenda de 1º andar com cave, totalmente habitável(desde o r/chao até ao sotão). Carros e carrinhas de trabalho já lhe perdi a conta. Isto tudo, repito, em 15 anos.

    Tem gastos ? Pois claro que tem, como todos nós, mas os lucros dão para 10x os gastos.
  17.  # 17

    Colocado por: cla_pereiraOh Luis, tenho mais do que fazer do que andar a brincar...
    Eu é ao contrário.
    "A sério" só quando estou a trabalhar.

    Fazendo de conta que estou a trabalhar, também acho que os 250aereos é um bocado caro.
    Se não vejamos:

    1. se forem dois operários médios custam à empresa uns 75euros/dia (dos quais, uma boa percentagem vai para o Estado, isto é, para todos nós). (VER NOTA EM BAIXO)

    2. se levarem mais de meio-dia a fazer o trabalho, dificilmente irão a tempo de produzir algo de jeito noutro local até ás 17h, pelo que terão de imputar o custo do dia a essa «obra».

    3. as empresas têm custos, uma boa parte deles com o Estado (alvará, irc), e administrativos a que não podem fugir. Consideremos 20% para as rendas do escritório, telecomunicações, contabilista, funcionários administrativos, etc.

    4. As ferramentas (desde as chaves de parafusos, furador, pistola para silicone, martelo, x-acto, fita métrica, etc. etc., até ao berbequim), e equipamentos diversos (fato de macaco, botas, luvas, óculos de protecção) não são de borla e CADA VEZ MAIS não são eternas. Admitamos uma «amortização» de 5euros/dia para o custo da ferramenta/homem.

    5. Faço de conta que este trabalho é feito sem quaquer lucro e... ainda "só" vou em 190euros + IVA (que, em princípio, será à taxa de 5%).

    Isto é, o seu empreiteiro quis «ganhar» mais de 50,00 euros com esse trabalho. A ganhar dessa maneira, ele deve pensar que é o Cristiano Ronaldo!! ;-)

    NOTA: 75,00euro/dia é quanto custa a uma empresa um operário com um ordenado de 800,00eur/mês.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, Máquina, Picareta, kuGu_eLu
  18.  # 18

    Colocado por: ItalianoAcho sempre de péssimo gosto chamar ladrão e gatuno a quem quer ser pago pelo seu trabalho, pedindo o valor que considera justo. O orçamento foi-lhe apresentado - achou caro e não adjudicou? Muito bem. Agora poderia era abster-se de insultar quem trabalha e dá trabalho a outros. Limite-se a fazer o que fez - não contrate. Afinal de contas ninguém a(o) obriga.


    Eu não insulto quem trabalha, o homem até nem ia trabalhar, eram empregados. Como disse, não insulto quem trabalhe cobrando um valor dentro do justo. Quem quer ganhar 5x ou 6x mais do que o que lhe custa a totalidade do trabalho é oportunista, no mínimo. Há limites para tudo.

    Não pedi outros orçamentos porque o meu sogro disponibilizou-se de imediato e não fui pedir mais nenhum.
    Só a titulo de exemplo, oara a remodelação da minha casa pedi vários orçamentos, o mais caro pediu 39 mil euros e o mais barato 21 mil euros. Sim, são esses valores, mesmo.
  19.  # 19

    Colocado por: cla_pereira o mais caro pediu 39 mil euros e o mais barato 21 mil euros. Sim, são esses valores, mesmo.

    E você, obviamente, adjudicou ao mais barato. Correu tudo bem? Ainda bem.
    É que, normalmente (e dentro de certos limites de razoabilidade), essas coisas correm na razão inversa do custo.

    Você forneceu uma lista exaustiva das medições e materiais (em que os empreiteiros só tinham de colocar os valores unitários à frente) ou era do tipo, 7 ou 8 parcelas globais e 'tá a andar?
  20.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.
    1. se forem dois operários médios custam à empresa uns 75euros/dia (dos quais, uma boa percentagem vai para o Estado, isto é, para todos nós). (VER NOTA EM BAIXO)


    Não sei quantas vezes é preciso repetir...se fossem lá 2 homens, 1 estaria a dormir.

    Colocado por: Luis K. W.
    2. se levarem mais de meio-dia a fazer o trabalho, dificilmente irão a tempo de produzir algo de jeito noutro local até ás 17h, pelo que terão de imputar o custo do dia a essa «obra».


    Na remodelação da minha casa, a maioria das vezes andava lá apenas 1 homem. O homem chegou a entrar na obra às 16h e estar lá até às 18h, várias vezes...

    Colocado por: Luis K. W.
    Isto é, o seu empreiteiro quis «ganhar» mais de 50,00 euros com esse trabalho. A ganhar dessa maneira, ele deve pensar que é o Cristiano Ronaldo!! ;-)


    250 - 190(valores seus) = 60(e não 50). Isso para 2 homens, agora faça as contas para 1 homem...
 
0.0249 seg. NEW