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  1.  # 1

    TGV-afinal quem o vai/iria usar?
  2.  # 2

    eu sem dúvida.
    • eu
    • 16 julho 2011

     # 3

    A CP quer encerrar as ligações a Vigo porque não são sustentáveis. Se não são sustentáveis com os comboios actuais imaginem com o TGV.

    O TGV é o sonho húmido das empresas de construção e o pesadelo dos contribuintes.
    Concordam com este comentário: rui1234, Pedro Azevedo78, kami, rui1magano
  3.  # 4

    Primeiro não é o TGV (train a grande vitesse). Em Portugal, é simplesmente o CAV (Comboio de Alta Velocidade) embora a sigla nunca se use.
    A fornecer este tipo de comboios será em princípio um dos três grandes: a Alstom (AGV), a Bombardier (Zefiro) e a Siemens (Velaro).

    Penso que unir as capitais da Europa é um excelente desafio e é uma alternativa ao mercado aeronautico.
    Se falarem das outras ligações, Lisboa/Porto/Vigo, então concordo. Provavelmente não há mercado para o investimento tão grande e nesse caso temos de investir no nosso Pendular.

    Cumps
    • eu
    • 17 julho 2011

     # 5

    Colocado por: electraoPenso que unir as capitais da Europa é um excelente desafio e é uma alternativa ao mercado aeronautico.

    Eu também concordo que seria bom ter o TGV... mas é demasiado caro.

    Pesando bem os custos e benefícios, é uma obra ruinosa, um verdadeiro buraco negro para os nossos impostos.
  4.  # 6

    Com bilhetes de avião, por vezes a 10€ de Lisboa para Madrid, para que vai servir? Já para nao falar que se chega primeiro de avião. Subscrevo a parte do pesadelo para os contribuintes, secalhar a uns bons anos atras, até fazia algum sentido, hoje em dia, acho que zero.
  5.  # 7

    Colocado por: MáquinaCom bilhetes de avião, por vezes a 10€ de Lisboa para Madrid, para que vai servir? Já para nao falar que se chega primeiro de avião. Subscrevo a parte do pesadelo para os contribuintes, secalhar a uns bons anos atras, até fazia algum sentido, hoje em dia, acho que zero.


    é mesmo isso. Não será melhor passar de "por vezes" a quase sempre?
    e quantas vezes não tem de jogar com horários, porque os bons voos (a bom preço) esgotam-se rapidamente.
    e em época alta... esses preços de 10 euros mantém-se?

    Pormenores... que podem dinamizar o mercado através da oferta mais alargada. Oferta versus Procura

    cumps
  6.  # 8

    Cambada de ladrões...
    Vamos investir no TGV para poupar meia hora??? Só se for para nos f******* todos (contribuintes honrados, não ladrões nem lobbys)!

    O alfa só não é mais rápido pq a linha do norte, na sua extensão não permite melhor média horária... tem troços em que avança a uns espantosos 20kms/h!!!
    Ponha-se o alfa a circular na sua devida capacidade, não só na linha do norte mas tambem para espanha, fica tudo bem resolvido!
  7.  # 9

    Colocado por: Alexandre SilvaTGV-afinal quem o vai/iria usar?


    Eu não.

    Governantes honestos, para além de melhorarem o funcionamento do alfa como referi no comentário anterior, invistam no transporte de mercadorias!

    Mas a malta (ladrões e lobbys) só que enriquecer sem trabalhar! E viva o Train Grande Vitesse!!! LOL!!!
  8.  # 10

    De facto também tenho que concordar com as opiniões acerca do alfa pendular...

    ja viajei varias vezes de alfa pendular, e é bastante confortavel e rapido qb...digo qb pois se melhorassem as linhas o comboio fazia os percursos muito mais rapidamente do que faz neste momento...

    No entanto continuo a achar que uma ligação lisboa - Madrid é muito importante...

    Podem dizer vocês para que comboio se as viagens de avião actualmente sao bem baratas...pois tudo bem, mas todos os meios de transporte têm vantagens e desvantagens em relação a outros...

    E dou um exemplo, imaginem que por qualquer motivo um avião não pode levantar voo? há a alternativa do comboio...imaginem aquelas pessoas com pavor a andar de avião (sou uma delas)? podem ir de comboio...enfim há muitos exemplos...
  9.  # 11

    Colocado por: Nelson A.E dou um exemplo, imaginem que por qualquer motivo um avião não pode levantar voo? há a alternativa do comboio...imaginem aquelas pessoas com pavor a andar de avião (sou uma delas)? podem ir de comboio...enfim há muitos exemplos...

    Lembrem-se do caos provocado por aquele vulcão islandês, o "EiaJáEjacula", ou lá como ele se chama.
    Concordam com este comentário: electrao, Jorge Rocha
  10.  # 12

    Temos que pensar em futuro e deixar de lamúrias despesistas nestes campos,porque o problema económico deve ser resolvido onde existe!Injustiça económica...
    Enquanto este problema de injustiça existir,iremos ter sempre uma sombra atrás de nós,e não é o progresso que nos prejudica!
  11.  # 13

    O que querem dizer com o "se melhorassem as linhas? Já pensaram que a carga de passageiros e a carga comercial utiliza a mesma linha? e que embora em recta ir a 200 ou a 50km/h não traga tantos problemas, quando estamos em curva existem limites tanto superiores como inferiores para as velocidades dos comboios para que assim se controle o desgaste dos carris. Aumentar a velocidade dos comboios de passageiros, é também aumentar a velocidade dos comerciais, e nem sempre aumentar a dos comerciais é possível, por inúmeras razões tanto físicas como económicas.
    Quanto à RAVE, resolveria parte do seguinte, sendo que para mercadorias necessitaria de linha especifica:, o problema de Portugal é a não utilização da bitola europeia, o que leva à limitação da comunicação com o resto da Europa, mais reflectido nos comboios de mercadorias (bitolas diferentes, maquinas diferentes). É necessário transbordo das mercadorias, isso tem custos. O caminho, na minha opinião, é para a uniformização das caracteristicas técnicas para que aja total intercomunicação. Podemos ver Portugal como O reino Unido (condução pela esquerda) dos comboios, com a desvantagem da menor flexibilidade do suporte. Embora durante qualquer guerra isto traga vantagens :)

    EDITADO:Acrescentado texto a bold para que melhor se perceba o texto (após comentário do jma)
    • jma
    • 18 julho 2011

     # 14

    não entendi muito bem este último texto... a AV em Portugal, a existir, utilizará a bitola dita europeia - 1435mm, tal como espanha e o resto da europa. Aliás, qualquer linha de alta velocidade na europa deverá cumprir umas directivas europeias sobre especificações técnica de interoperabilidade - chamadas ETI´s, o que garante que todas as linhas europeias de AV possibilitam a livre circulação dos comboios AV..
    Quanto à passagem de mercadorias nas linhas AV, apesar de muito faladas é uma prática relativamente inexistente, salvo um caso pontual em espanha e mesmo este muito recente..

    De qualquer modo, é curiosa a recente tentativa de desinformação sobre o facto de Portugal utilizar nas suas linhas ditas "convencionais" a bitola dita ibérica - 1668mm, com o argumento de ficarmos isolados do resto da europa. Este argumento esquece que todas as linhas espanholas (com excepção das AV acima referidas) são em bitola ibérica e assim o serão por largas décadas... e só quando os espanhois avançarem com um plano de alterar a bitola das linhas que comunicam com Portugal é que fará sentido falar de igual plano para as linhas portuguesas.... até lá estava-se apenas a criar um problema acrescido... não só porque deixávamos de comunicar com espanha... mas também porque as locomotivas e principalmente todos os vagões existentes, teriam de ser alterados...
  12.  # 15

    Eu não estava a falar da alta velocidade quando falei dos problemas das velocidades..estava-me a referir ao comentário do "...se melhorassem as linhas.."
    Quando falei da bitola europeia e da ligação à Europa falava de uma vantagem da Alta Velocidade.
    Penso ter sido isso que não entendeu.
    • jma
    • 18 julho 2011

     # 16

    como escreveu: "Quanto à RAVE, o problema de Portugal é a não utilização da bitola europeia, o que leva à limitação da comunicação com o resto da Europa" ...
  13.  # 17

    sim, ficou um pouco confuso, já alterei...estava implícito que a AV traria a bitola europeia contrariando o problema que refiro logo de seguida. Obrigado pelo reparo.
    • eu
    • 18 julho 2011

     # 18

    Colocado por: Nelson A.E dou um exemplo, imaginem que por qualquer motivo um avião não pode levantar voo? há a alternativa do comboio...


    Isto é o mesmo que defender que cada pessoa devia ter dois automóveis, porque se um avariar, usa-se o outro. É de facto bom ter alternativas, mas será que vale a pena pagar tanto dinheiro só para ter alternativas?
    Isto resume-se ao seguinte: vocês estão dispostos a pagar mais 200 euros (valor não rigoroso, mas não deve ser muito diferente) de impostos todos os anos para termos o TGV ?

    E outra coisa... já é possível ir de comboio de Lisboa a Madrid, mesmo sem o TGV.
  14.  # 19

    Lá para a Islândia está ainda por rebentar o maior vulcão por simpatia com o existente...se observarmos os prejuisos que houve apenas por um lapso temporal em milhões,poderemos ter uma prespectiva do que será se o maior rebentar...
    Ainda está por decidir por exemplo preparar muitos sectores chave de construção em matéria de terramotos...aí também há muito por investir,e penso que andamos tarde,porque já estamos com mais de 200 anos sobre o terramoto de 1775...
    O hospital da Luz já é um exemplo desse tipo de prevenção,e ainda ninguém disse que está mal esse investimento!
    • eu
    • 18 julho 2011 editado

     # 20

    Colocado por: Jorge RochaLá para a Islândia está ainda por rebentar o maior vulcão por simpatia com o existente...se observarmos os prejuisos que houve apenas por um lapso temporal em milhões,poderemos ter uma prespectiva do que será se o maior rebentar...

    Quanto é que foram os prejuízos para Portugal?

    Quanto custa construir e manter o TGV ?

    É tudo uma questão de contas... se já me assusta aquilo que pago de impostos para manter artificialmente a REFER e a CP, nem quero imaginar o TGV...
 
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