Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Como muitos de vós sabem, comecei a construir um sistema de rega automática háumas semanas.
    Ainda não está pronto, mas sonho já com a possibilidade de um dia poder ser auto-suficiente, ou seja, sem gastar energia da rede para que o sistema funcione.
    Não seria para já, mas daqui a uns anos gostaria de o fazer.
    Entretanto não é de mais ir já aprendendo , e nesse sentido estive aqui um bocado a photoshopar um esboço do que poderia ser o sistema auto-suficiente .

Neste momento existe um poço no meio da horta , com uma casota para os motores ao lado, e é o que alimenta o sistema de rega que estou a construir.
    Mas isto gasta electricidade da rede, e gostaria de um dia, por razões ambientais e filosóficas, de ser auto.suficiente (infelizmente construir um sistema para ser auto suficiente gasta muito cimento e energia em si)

O principio seria:
    Construir um tanque / cisterna semi- enterrado num canto da horta onde não incomodasse, com capacidade para uns 20 ou 30 mil litros (para ter agua todo o ano)
    Para essa cisterna confluiria agua proveniente de excessos do poço, de uma pequeno ribeiro que passa no canto na horta e aguas das chuva dos telhados, etc.

Em cima dessa sisterna construiria um deposito a uns 10 metros de altura, para ter pressão.

A agua seria lentamente elevada para esse deposito através de uma pequena bomba electrica, alimentada por um aeroerador e/ou painel fotovoltaico.
    Ou seria melhor colocar simplesmtente uma bomba de agua eolica, daquelas que existem ha seculos ?

Estimo que por dia precise de uns mil litros de agua para a horta, por isso não precisaria de elevar muito mais por dia.
    Para além de agua proveniente da cisterna, podia também elevar agua do poço, que costuma ter agua todo o ano.

Sugestões e criticas aceitam-se e são bem vindas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante
      Aproveitamento autosuficiente.jpg
    • eu
    • 17 julho 2011

# 2

Colocado por: civismo20 ou 30 mil litros (para ter agua todo o ano)

20 ou 30 m3 dão água para... duas semanas, com sorte.

Quanto ao resto, é uma ideia interessante mas muito dispendiosa.
    Concordam com este comentário: two-rok, Bricoleiro
  2.  # 3

Obrigado pela sua opinião!

Só se fizesse um tanque que desse para tomar umas banhocas no verão, tipo piscina dos pobres ... mas se for aberto, provavelmente irá perder muito por evaporação, certo ?

Suposição: Se tivesse 10 metros de comprimento por 5 metros de largura por 2 de altura, seriam 100 m3 .. nem quero imaginar qto custaria fazer um tanque deste tamanho ...

E não seria complicado na prespectiva de estar sempre cheio de lodo e mosquitos ?
  3.  # 4

Colocado por: civismoObrigado pela sua opinião!

Só se fizesse um tanque que desse para tomar umas banhocas no verão, tipo piscina dos pobres ... mas se for aberto, provavelmente irá perder muito por evaporação, certo ?

Suposição: Se tivesse 10 metros de comprimento por 5 metros de largura por 2 de altura, seriam 100 m3 .. nem quero imaginar qto custaria fazer um tanque deste tamanho ...

E não seria complicado na prespectiva de estar sempre cheio de lodo e mosquitos ?
    Se metesse um filtro (tipo rede anti-mosquitos) à entrada da àgua para o tanque e o tanque se mantesse sempre hermétricamente fechado estou certo que pelo menos minimizava alguns efeitos...agora o preço de um tanque desse género...bem...não deve ser nada barato!!! Outra coisa, se utilizar painéis solares com um aerogerador a coisa fica muito completa, mas também bem mais cara...será que a coisa não daria para safar com paineis solares de última geração que até sem sol conseguem ter boa eficiência?? É que assim a coisa fica muito cara...
  4.  # 5

Isto ainda é só um esboço de algo que daqui a uns anos tenciono construir, por isso neste momento ainda só estou a partilhar um sonho :)

E os sonhos por enquanto ainda não têm preço :)
  5.  # 6

Colocado por: civismoIsto ainda é só um esboço de algo que daqui a uns anos tenciono construir, por isso neste momento ainda só estou a partilhar um sonho :)

E os sonhos por enquanto ainda não têm preço :)
    Sonhar então pode à vontade...por agora ainda é das poucas coisas pelo qual não paga imposto..mas olhe que no futuro, não sei não... ;)
  6.  # 7

Colocado por: rodrigo_gomes29Sonhar então pode à vontade...por agora ainda é das poucas coisas pelo qual não paga imposto..mas olhe que no futuro, não sei não... ;)

Pois .. provavelmente mais tarde ou mais cedo também será taxado ... afinal tudo começa num sonho !
  7.  # 8

Não deixem este tópico morrer, eu próprio sonho em algo semelhante daqui a uns anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  8.  # 9

E um moinho de vento, como se vê pela zona oeste, para elevar a água? :-)
  9.  # 10

Caro Civismo, leve os meus apontamentos como meras criticas construtivas, mas aproveitar as águas cheias de "residuos" de um riacho que só tem água quando chove, talvez não seja a coisa mais indicada. Se aproveitar as águas das caleiras já dá e sobra para o gasto (especialmente para quem já tem um poço).
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 11

Depois de gastar uns 20.000€ a fazer isto, conseguirá poupar uns 10€ por mês ...
    Só deve demorar uns 160 anos a recuperar o investimento. :)

Já agora aquele reservatório para pressão, era para dar pressão a quê? ao sistema de rega? com 10 metros nem levanta o aspersor.
    Pode é ser um sistema gravitico, mas nesse caso não precisa de 10m.
    Além disso colocar um depósito de 3 toneladas a 10 metros de altura... fica baratinho.
  11.  # 12

Agradeço todas as criticas e observações !

Em todo o caso o objectivo é a auto-sustentabilidade.

A agua que nos chega nas torneiras tem sido barata ... mas pode um dia não ser ... da mesma forma que se for a uma estação de serviço pedem-lhe 1.30€ por uma garrafinha de àgua ...

Se o facto de o deposito não tiver pressão para os aspersores a 10 metros, então meto-o a 5 e não uso aspersores :)
    Concordam com este comentário: branco.valter
  12.  # 13

Colocado por: civismoAgradeço todas as criticas e observações !

Em todo o caso o objectivo é a auto-sustentabilidade.

A agua que nos chega nas torneiras tem sido barata ... mas pode um dia não ser ... da mesma forma que se for a uma estação de serviço pedem-lhe 1.30€ por uma garrafinha de àgua ...

Se o facto de o deposito não tiver pressão para os aspersores a 10 metros, então meto-o a 5 e não uso aspersores :)
    Concordam com este comentário:branco.valter

Eu nunca esqueço-me das palavras do meu antigo comandante nos Bombeiros, hoje combata-se os incendios com água porque é a solução mais barata, no futuro não vai ser assim.

Isto de um individuo que tem uma imagem muito mais clara do que por aí vem...

A auto-sustentabilidade não é um capricho, é um investimento no futuro.
  13.  # 14

14.  # 15

Ideia interessante, talvez mais para o futuro do que para os dias de hoje, mas cada vez mais teremos de pensar nesse sentido.

Mas por exemplo, invernos como o deste ano, pouco ou nada ajudavam esse sistema, não choveu nada de especial :(

Continue com as boas ideias :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  15.  # 16

Há sempre uma outra opção:

http://www.richsoil.com/hugelkultur/

http://gaiacraft.squarespace.com/hugelkultur-lesson/

Vou experimentar no fim deste ano, quero ver se é tudo o que eles dizem. Plantar/semear e não ter que regar...um sonho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  16.  # 17

Colocado por: branco.valterPlantar/semear e não ter que regar...um sonho!

Permacultura é muito interessante. Também tem o conceito de xerojardim, que não precisa de rega.
  17.  # 18

Este tópico estava "hibernado " desde Julho 2011 ... mas ainda bem que acordou, estou a gostar da conversa :)

Ja agora, convido a participarem tambem no forum das estufas https://forumdacasa.com/discussion/21790/topico-das-estufas/
    • adan
    • 9 março 2012

# 19

Colocado por: civismoEste tópico estava "hibernado " desde Julho 2011 ... mas ainda bem que acordou, estou a gostar da conversa :)

Ja agora, convido a participarem tambem no forum das estufashttps://forumdacasa.com/discussion/21790/topico-das-estufas/

Isto não vale... Assim estou sempre do outro tópico para este e vice-versa...... :):):)
    Eu já tenho o depósito feito para aproveitamento de águas pluviais. Tem a mesma capacidade que o seu... Este ano tem cerca de cinco cm de água... Não montei as bombas para retirar água e afins... Não é compensatório ainda...
  18.  # 20

Colocado por: adan

Isto não vale... Assim estou sempre do outro tópico para este e vice-versa...... :):):)

É o chamado topico sem fim

:D

0.0211 seg. NEW