Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Essa selecção natural tb funciona no sentido inverso: eu ficaria preocupado se um empreiteiro me cobrasse orçamento, no sentido de o colocar logo no fim da lista de preferências.
  2.  # 42

    Os orçamentos deveriam ser pagos, mas como práctica generalizada e desde que este facto estivesse claro, desde o início. Este tipo de atitude só por parte de alguns, não ia resultar.

    Não consigo perceber como é que se podem pedir 15 orçamentos para a mesma coisa. Como é que um dono-de-obra (que raras vezes está ligado à construção civil) consegue gerir isso?

    A maior parte dos donos-de-obra nem consegue perceber se o mapa de quantidades está bem feito (quando há). Como é que consegue analisar 15 orçamentos diferentes? Não percebo.
    Concordam com este comentário: PatSil, jorgealves
  3.  # 43

    Cá para mim com a crise que há;e a ter que ser,haver pouco trabalho,não há nada como toda a malta juntar-se e começar a cobrar os orçamentos...pelo menos não se ganha do trabalho ganha-se nos orçamentos dados.
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves
  4.  # 44

    Colocado por: LiMatosComo é que consegue analisar 15 orçamentos diferentes?


    Não é só olhar para o que diz a seguir a Total? :)
  5.  # 45

    Colocado por: Jorge RochaCá para mim com a crise que há;e a ter que ser,haver pouco trabalho,não há nada como toda a malta juntar-se e começar a cobrar os orçamentos...pelo menos não se ganha do trabalho ganha-se nos orçamentos dados.
    Concordam com este comentário:Alice Gonçalves


    Isso é que era fixe:)) com a quantidade de orçamentos que dou nem precisava de vender ( O meu ramo não é a construção nem nada do genero )
    Alice
  6.  # 46

    Colocado por: nunalPara muitos "clientes" os orçamentos deviam ser cobrados e bem!!! Muita gente anda a brincar com o trabalho dos outros.
    Concordam com este comentário:naar,Máquina


    Então dê apenas orçamentos a quem acha que não anda a brincar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  7.  # 47

    Colocado por: danobregaNão é só olhar para o que diz a seguir a Total? :)

    Está a ver como a LiMatos tem razão?

    Na maior parte das vezes (em obras de remodelação total, ou de construção de raiz), esse valor que está a seguir a «Total» é o que MENOS interessa. :-)

    O que mais interessa é o que está escrito em TUDO o resto.
    Concordam com este comentário: jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  8.  # 48

    Colocado por: jorgferrEntão dê apenas orçamentos a quem acha que não anda a brincar.

    Não é fácil de adivinhar...estou como o Paulo Correia,muitos apenas para serem comparados!
    Uma boa forma seria caso o orçamento seja aceite,o valor hipotético desse mesmo orçamento seria absorvido...tudo mais seria cobrado,porque os orçamentistas têm ordenado né?
    Acabava o ter que se achar quem não anda a brincar às casinhas!
  9.  # 49

    Colocado por: Jorge Rocha
    Não é fácil de adivinhar...estou como o Paulo Correia,muitos apenas para serem comparados!
    Uma boa forma seria caso o orçamento seja aceite,o valor hipotético desse mesmo orçamento seria absorvido...tudo mais seria cobrado,porque os orçamentistas têm ordenado né?
    Acabava o ter que se achar quem não anda a brincar às casinhas!


    Isso de pedir orçamentos só para comparar mete-me confusão. Eu sempre que peço um orçamento é porque quero fazer alguma coisa e ainda não decidi a quem entregar. Por norma o mais caro e o mais barato são logo colocados de lado (ás vezes o mais caro é mais do dobro do mais barato) e também acho normal que se peça alguns.
    Se todos começarem a cobrar orçamentos paciência, passa-se a pedir orçamentos a quem cobrar menos pelo mesmo. Além disso julgo ser impossível que todos o começassem a cobrar, e não se verificando isso as pessoas tendencialmente procurariam os que praticassem orçamentos gratuitos.
  10.  # 50

    Colocado por: jorgferrAlém disso julgo ser impossível que todos o começassem a cobrar, e não se verificando isso as pessoas tendencialmente procurariam os que praticassem orçamentos gratuitos.

    Nem sequer falo por mim,que passo horas e horas no computador,falo por alguns empreiteiros amigos que desabafam comigo e mostram as despesas em determinados orçamentos que vão a concurso,chegam a gastar mais de 500€.
  11.  # 51

    Colocado por: Jorge Rocha
    Nem sequer falo por mim,que passo horas e horas no computador,falo por alguns empreiteiros amigos que desabafam comigo e mostram as despesas em determinados orçamentos que vão a concurso,chegam a gastar mais de 500€.


    Bem mas isso não deve ser para uma casita de 200 000 euros, digo eu (onde se fazem uns telefonemas e na maioria das vezes já deve haver tabelas para quase tudo)....em projectos de milhões acredito que haja muitos gastos. De qualquer modo há o tempo despendido a fazer o orçamento mas isso como de costuma dizer é o investimento para se ganhar um projecto de vez em quando.
  12.  # 52

    Colocado por: jorgferrDe qualquer modo há o tempo despendido a fazer o orçamento mas isso como de costuma dizer é o investimento para se ganhar um projecto de vez em quando.

    Numa empresa bem organizada existe alguém para fazer esse trabalho específico(digo eu)e tem ordenado.
    Antigamente não se pagava uma consulta para ir ao médico entende?
    • sebi
    • 8 agosto 2011

     # 53

    Boa tarde,

    Na minha opinião orçamentos não devem ser pagos.

    Existem vários websites fazem gratuitamente o serviço de enviar pedidos de orçamentos para empresas de Portugal de várias áreas.

    Por exemplo este ->


    Abraço
  13.  # 54

    Eu já vi disto algures fazendo orçamentos para janelas por medida(claro que não funciona)mas agora sobre obras...não sei.
  14.  # 55

    Este topico é bom para responder a um outro topico:
    https://forumdacasa.com/discussion/19020/enriquecer-de-um-dia-para-o-outro/

    Quanto ao deve cobrar ou não pelo orçamento a resposta é SIM.
    Explicando agora a resposta e para que não aja mal entendidos:
    Sim, o orçamento deve ser cobrado porque é uma despesa que a empresa tem, assim como a luz, água, Internet, almoços.....e tudo o mais que quiserem. Só contabilizando isto tudo a empresa pode dar cobrar com uma margem de lucro definida. Caso contrario, pode estar a por uma margem de lucro de 10% e no final esta ser apenas 5%.
    Agora, e isto já é na minha opinião, o orçamento deve ficar inserido nos custos indirectos,ou seja, divididos por todas as obras ganhas. Quanto melhor o investimento na parte de orçamentação mais obras se ganham (isto no meu mundo onde não há cá teoria das conspirações,porque essas não são mensuráveis nem identificáveis à primeira vista).
    O mesmo já acontece em muitos outros produtos. Será portanto uma estratégia de marketing, como a publicidade por exemplo. Umas sapatilhas de marca, são caras porque têm o custo da publicidade associada. Neste caso que mostro representa 10% do preço de venda. E se acrescentarmos o custo da pesquisa, que também pode ser visto como o custo que o "ornamentista" vai ter, então estamos a falar de 22%.
    Mas isto é a minha opinião, de que o custo do orçamento deve ficar nos custos indirectos das obras adjudicadas.
    De qualquer das formas, eles têm de ser cobrados, e são sempre cobrados, mesmo a empresa não tendo consciência de tal acto.

    EDITADO: primeira vez que faço upload de uma imagem.
      Custo-vs-lucro-vs-publicidade.png
  15.  # 56

    Quantas das empresas presentes no fórum pagam a uma pessoa quando a chamam para uma entrevista?? é que a pessoa certamente também tem despesa ao deslocar-se ao local da entrevista mesmo correndo o risco de não ser contratada. Eu por exemplo há una anos quando procurei trabalho vinha de Viseu a Lisboa de propósito (felizmente arranjei trabalho rápido). Este exemplo pode parecer estúpido mas acho que é a mesma coisa, a pessoa não cobra as despesas porque há muita gente á procura de trabalho, tal como há muitas empresas a precisar de negócios...
  16.  # 57

    Colocado por: jorgferrEste exemplo pode parecer estúpido mas acho que é a mesma coisa, a pessoa não cobra as despesas porque há muita gente á procura de trabalho, tal como há muitas empresas a precisar de negócios...

    Nem tanto ao mar nem tanto à terra...muitas vezes mais vale fechar.
  17.  # 58

    O quer diz podia muito bem ser pensado no tempo de Guterres,uma coisa dá para outra,mas agora não é o caso...observe a minha observação anterior(consultas médicas à borla é para esquecer).
  18.  # 59

    Colocado por: Jorge Rocha
    Nem tanto ao mar nem tanto à terra...muitas vezes mais vale fechar.


    LOL, era um exemplo do factor procura e oferta. Não duvide que há empresas que chamam pessoas para entrevista mesmo sem terem vagas abertas (não falo do sector da construção porque não conheço, falo da minha área).
  19.  # 60

    Eu estava a falar da construção.
    Também já vi muitas vezes vendido em andares...embora saiba que estão desejosos de os vender.
 
0.0250 seg. NEW