Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ParamonteNah, o custo do orçamento deve ficar a cargo do empreiteiro
    Ó homem.
    Você até parece que nunca dirigiu uma empresa. :-))
    Quando se faz um orçamento consideram-se os custos directos (materiais+mão de obra), os outros custos todos (estrutura da empresa), e a margem de lucro (que hoje em dia ronda os ZERO %).

    Nos custos de estrutura da empresa ENTRAM os custos dos orçamentos não adjudicados!
    Se eu tiver de fazer 150.000 orçamentos/ano terei de contratar mais pessoal que só tiver de fazer 50.000!

    Portanto, quantos mais orçamentos á borla as empresas fizerem, mais caros ficam os orçamentos.
    Concordam com este comentário: Lucilio
  2.  # 2

    150000 orçamento por ano? Para aí a Teixeira Duarte ou Soares da Costa, talvez nem isso.

    Uma coisa eu sei, nunca me cobraram um orçamento. Mas isto sou eu...sou um tipo simplório
  3.  # 3

    Colocado por: Paramonte150000 orçamento por ano?

    Estou a falar de TODAS as empresas consultadas! :-))
    No fim, vai dar ao mesmo.
  4.  # 4

    Se eu fôr a somar o tempo que fiz gastar a todos os funcionários das lojas onde vou a fazer perguntas sobre isto e aquilo (por exemplo hoje no Leroy-Merlin gastei ao funcionário uma boa meia hora) e puser um preço à hora, estou certo de que ultrapassará milhares de euros, um negócio estruturado deverá ter capacidade de suportar este custo, caso contrário não é viável.
    • kami
    • 6 agosto 2011

     # 5

    Boas

    Na minha opinião não vejo nada de errado cobrar por um orçamento... simplesmente... o não cobrar é uma forma de angariar clientes. É pura e simplesmente estratégia de marketing!
    No meu caso... como os euros não abundam se souber de antemão que o orçamento tem custos... passo à frente... pois há muitos mais por aí... (aconteceu-me isso quando me pediram numa casa de sanitários entre 100 e 200 euros por WC)

    Neste caso especifico uma vez que não lhe foi comunicado que o orçamento tinha um custo... não tem de pagar nada. O empreiteiro está a agir de má fé...
    Pode dormir descansada que ele não tem forma de lhe exigir nada... até devia era ser processado por má conduta!!!

    Cumps
  5.  # 6

    Colocado por: ParamonteSe eu fôr a somar o tempo que fiz gastar a todos os funcionários das lojas onde vou a fazer perguntas sobre isto e aquilo (por exemplo hoje no Leroy-Merlin gastei ao funcionário uma boa meia hora) e puser um preço à hora, estou certo de que ultrapassará milhares de euros, um negócio estruturado deverá ter capacidade de suportar este custo, caso contrário não é viável.


    Mas pensa que esse trabalho é grátis? O que o Sr. Luis K. W. disse foi apenas que quem compra alguma coisa paga pelos que usaram o tempo dos funcionários e não compraram nada.

    Colocado por: ParamonteUma coisa eu sei, nunca me cobraram um orçamento.


    Mais uma vez, como o Sr Luis K. W. disse, se em média há 15 orçamentos por cada um adjudicado, quando escolher o seu orçamento vai pagar o valor de 15 orçamentos. :) Portanto, na prática, "nunca lhe cobraram um orçamento" directamente.
  6.  # 7

    Danobrega: estou de acordo que pago indirectamente os orçamentos e não só...

    Quanto ao(s) meu(s) negócio(s), se existirem, reservo-me o direito de não lhe responder, pois tb não me lembro de lhe ter perguntado qual é o seu negócio,e não estou certo de querer saber.
    • Ed-l
    • 6 agosto 2011

     # 8

    Nos concursos públicos as empresas dão propostas não cobram orçamentos e por vezes ainda pagam para levantar o caderno encargos.
    Essa de cobrar orçamentos já foi tempo. Tal como cobrar 30% na adjudicação.
  7.  # 9

    quem me dera cobrar orcamentos
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves, Litoral Zende
    • VMC
    • 6 agosto 2011

     # 10

    Os orçamentos devem ser todos gratuitos.

    O dono da obra pretende vários orçamentos para comparar os preços. Quanto mais tiver melhor. O mais baixo, é que é bom, ou nalguns casos ganha o do meio.

    O que é que custa escrever um orçamento num bocado de saco de cimento?

    Estúpido é aquele que se queixa que perdeu dias a fazer um orçamento (porque raramente há medições), apresenta trabalhos e materiais detalhados, fez medições e das 10 páginas só conta a ultima. Vai daí na volta esse orçamento ainda vai servir de base para pedir outros...

    Um dos últimos que fiz perdi bastantes horas, tive deslocações e chateei outras pessoas. Havia muita urgência, depois de apresentado tive que perguntar e não me disseram que perdi, porque penso que o objectivo até era outro.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Máquina, Litoral Zende
  8.  # 11

    Está correcto dizerem que os empreiteiros devem dar orçamentos à borla,como também está correcto que os empreiteiros ou construtores cobrem;porque há orçamentos que dão muito mais trabalho que outros,e para além disso,há muita gentinha(clientes)que para além de não agradecerem os orçamentos recebidos,nem sequer se dão ao trabalho de dizer a quem fez o orçamento que afinal foi outro empreiteiro que ganhou o concurso,isto é boa educação ou bom carácter se o fizer,porque as pessoas desconhecem que ao dar conhecimento do negas,quem faz o orçamento até agradece a informação e não precisa de ter tanta papelada a estorvar!
  9.  # 12

    como na maior parte das vezes
  10.  # 13

    se ganha-se por proposta, estava milionário, literalmente, mas como foi dito muitas vezes tenho que semear para depois colher, tento aplicar o meu tempo e conhecimentos onde penso ter mais retorno ou mais valias directas ou indirectas, mas muitas propostas até projecto é necessário fazer e este tem um custo elevado, mas não me passa pela cabeça cobrar sem informar antecipadamente do valor, seja ele qual for.
  11.  # 14

    Colocado por: ParamonteQuanto ao(s) meu(s) negócio(s), se existirem, reservo-me o direito de não lhe responder, pois tb não me lembro de lhe ter perguntado qual é o seu negócio,e não estou certo de querer saber


    De onde veio isto? :D
    • naar
    • 6 agosto 2011

     # 15

    Colocado por: DOGMA
    o seu negócio qual é?


    Daqui! :))
  12.  # 16

    Colocado por: danobrega

    De onde veio isto? :D


    Desculpe danobrega, as resposta não era para si, era para o DOGMA
    • VMC
    • 7 agosto 2011

     # 17

    Eu vou recorrer a vários gabinetes de arquitectos para me fazerem uma planta para uma moradia,e depois escolho a que mais me agradar e os outros que chupem no dedo


    Boa!
  13.  # 18

    A decisão de se cobrar por um orçamento é uma decisão comercial da empresa. Tanto podemos executa-los gratuitamente como podemos informar o cliente que têm custos e qual o custo, mas têm de ser informado previamente e o cliente concordar com isso.

    Se não foi informada previamente e não concordou, não têm de pagar nada.

    Imagine que todos os que respondem no Fórum (fazendo um serviço de consultadoria gratuito) se lembrassem de pedir dinheiro por esse serviço?.


    Eu já pedi dinheiro por orçamentos, quando desconfio que me estão mas é a pedir as soluções e o mapa de quantidades
    Tb já aldrabei orçamentos para entalar os donos de obras que se julgam mais espertos que os restantes e vêm pedir soluções a uns e adjudicam a outros
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, danobrega, pdavidmarques, jorgealves, Toinalmeida, LiMatos, bmxer
  14.  # 19

    Colocado por: PauloCorreiaA decisão de se cobrar por um orçamento é uma decisão comercial da empresa. Tanto podemos executa-los gratuitamente como podemos informar o cliente que têm custos e qual o custo, mas têm de ser informado previamente e o cliente concordar com isso.

    Se não foi informada previamente e não concordou, não têm de pagar nada.

    Imagine que todos os que respondem no Fórum (fazendo um serviço de consultadoria gratuito) se lembrassem de pedir dinheiro por esse serviço?.


    Eu já pedi dinheiro por orçamentos, quando desconfio que me estão mas é a pedir as soluções e o mapa de quantidades
    Tb já aldrabei orçamentos para entalar os donos de obras que se julgam mais espertos que os restantes e vêm pedir soluções a uns e adjudicam a outros


    Infelizmente é algo que ja me tem acontecido algumas vezes, veem trabalhos feitos, depois vêm falar comigo com aquela conversa a dar a entender que é a mim que vao entregar e para eu fazer um projecto todo xpto, e que o dinheiro nao é problema e depois de projecto na mao, somem-se. Passam a ficar muito ocupados, indisponiveis e por ai fora....
    Concordam com este comentário: Toinalmeida
    •  
      FD
    • 8 agosto 2011 editado

     # 20

    Colocado por: LucilioHoje em dia e da maneira como está a "selva" é impossível tal situação.

    Depende.

    As superfícies comerciais, supermercados e hipermercados, sempre "ofereceram" os sacos de plástico para levar as compras.
    No primeiro sítio onde trabalhei a sério, lembraram-se de cobrar os sacos plásticos.
    E ainda hoje cobram. E já muitos concorrentes copiaram a prática.
    E essas lojas não estão vazias. E não há pior "selva" que essa...

    É tudo uma questão de educação do cliente e de comunicação clara e inequívoca das vantagens e desvantagens dessa prática ou de compensação com outros benefícios.

    Por outro lado, qual será o melhor cliente: aquele que paga o orçamento ou aquele que não quer pagar o orçamento?
    Só aí haveria uma pré-selecção natural de quem interessa e de quem não interessa...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., pdavidmarques, Litoral Zende
 
0.0248 seg. NEW