Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Luis K. W.O que mais interessa é o que está escrito em TUDO o resto.

Bom, continuo sem entender. Mas suponho que dependa do orçamento. Se o orçamento for objectivo, não entendo que mais possa interessar que não o total. Já se for subjectivo, tudo bem, é preciso olhar para o orçamento como um todo.
  2.  # 2

Boa tarde,

Eu acho que "TODOS" perderam o sentido do objectivo do primeiro post.

Segundo o texto em português que li no primeiro post, o problema foi de que o emprenteiro não informou no início sobre o orçamento ser a pagar.
    E assim sendo no meu entender eu acho que não se deve pagar pois só informou sobre o pagamento quanto lhe foi informado da recusa do trabalho.
    E como muitos outros forista aqui deram a entender já foi bom o emprenteiro ter sido informado sobre a recusa do trabalho, pois parece que muitos ficam à espera do resultado eternamente.
    Mas isso de parte, se não está escrito em lado nenhum e se não foi informado/avisado sobre qualquer pagamento, então não deve pagar. Caso contrário terá de pagar um valor que deverá estar estipulado ou que seja possível de calcular com uma formula conhecida e divulgada.
    Eu até julgo que isto é de lei, mas não me perguntem qual.

Quanto ao resto também posso mandar a minha posta de pescada
    Existem negócios em que o orçamento deve ser a pagar devido ao trabalho envolvido, mas existem muitos outros negócios onde um orçamento não requer um esforço enorme temporal que possa exigir qualquer pagamento.
    Deixo ao vosso critério avaliar os diversos negócios e quais é que poderiam pedir um pagamento de orçamento ou não.
    Mas reforçando, caso exista um pagamento nem que seja para pedir o preço de um medicamento na farmácia, deve vir de uma forma que o possível cliente seja informado previamente ao pedido de orçamento.

Foi a minha posta (post) entre muitas.
  3.  # 3

Então vamos lá a ver outra...
    Imaginem que pedem ao canalizador colocar uma torneira em casa sem pedir preço...acham que o canalizador por não dizer quanto era anteriormente não deve receber pelo seu trabalho?
    Acham que quando alguém pede alguma coisa para alguém fazer,deve estar sempre à espera que seja à borla?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • eu
    • 8 agosto 2011

# 4

Os empreiteiros, quando solicitam preços de materiais, também não pagam os orçamentos...
  4.  # 5

Colocado por: jorgferr

Então dê apenas orçamentos a quem acha que não anda a brincar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dynamic444

As pessoas não têm etiquetas na cara. Ou só dá orçamentos a quem conhece??
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  5.  # 6

Colocado por: euOs empreiteiros, quando solicitam preços de materiais, também não pagam os orçamentos...

Os valores dos materiais estão expostos,não se faz contas nem se perde tempo.
  6.  # 7

Colocado por: Jorge RochaEntão vamos lá a ver outra...
    Imaginem que pedem ao canalizador colocar uma torneira em casa sem pedir preço...acham que o canalizador por não dizer quanto era anteriormente não deve receber pelo seu trabalho?
    Acham que quando alguém pede alguma coisa para alguém fazer,deve estar sempre à espera que seja à borla?

Não confunda alhos com bugalhos...
  7.  # 8

Colocado por: nbastosNão confunda alhos com bugalhos...

Acha que sim?Eu não acho...vai dar ao mesmo...ele há é malta muito mal habituada.
  8.  # 9

Colocado por: Jorge RochaAcha que sim?Eu não acho...vai dar ao mesmo...ele há é malta muito mal habituada.

Ai é que está. Na teoria, não existe diferença. Na prática existe uma diferença de expectativa. Como não é expectável pagar um orçamento, convém avisar primeiro que o serviço é pago. Trata-se portanto de um problema de gestão de expectativas. No caso discutido, o problema foi esse mesmo.

A discussão "Um orçamento deve ser pago ou não?", dentro do contexto de orçamentos para construção de uma moradia, é uma discussão interessante mas é diferente do problema original. Na minha opinião devia haver uma taxa moderadora. Mas num mercado livre cada um faz o que entender.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  9.  # 10

Colocado por: nunal

As pessoas não têm etiquetas na cara. Ou só dá orçamentos a quem conhece??
    Concordam com este comentário:Jorge Rocha

Você é que se queixa que há quem ande a brincar, não sou eu que me queixo. Quem quer cobrar orçamentos que os cobre a não ser que haja alguma lei que o impeça.
  10.  # 11

Depois há a velha questão, se para o mesmo serviço não houvesse orçamentos em que o mais caro é o dobro do mais barato, as pessoas não precisavam de pedir tantos orçamentos.
  11.  # 12

Colocado por: jorgferrDepois há a velha questão, se para o mesmo serviço não houvesse orçamentos em que o mais caro é o dobro do mais barato, as pessoas não precisavam de pedir tantos orçamentos.

Depois ainda há outra questão...
    Se não houvesse tanta candonga e se todos fossem sérios e usassem material em conformidade nos orçamentos,não haveria tanta gente que gosta de ser enganada pelo preço.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  12.  # 13

Colocado por: Jorge Rocha
    Depois ainda há outra questão...
    Se não houvesse tanta candonga e se todos fossem sérios e usassem material em conformidade nos orçamentos,não haveria tanta gente que gosta de ser enganada pelo preço.
    Concordam com este comentário:jorgferr

Quer-se rir um pouco? andei a pedir orçamentos para fazer uma mudança. O mais barato era 1/3 do mais caro (pus logo de lado), era 400 euros. Depois o mais alto era de 900+IVA. O segundo mais caro era de 850 euros e não tinha alvará, não passava recibo e não tinha seguro (teve a lata de me dizer que era um preço de favor por conhecer a minha sogra). Depois tive muitos que queriam facturar á hora, tanto poderia ser 600 como 1000, um outro fixo de 630 euros e não passava factura mas tinha tudo legal.....resumindo entreguei à empresa Urbanos por 809 euros já com iva incluído, orçamento fixo e como é óbvio com tudo legal. Acho que posso dizer que algumas destas empresas não são sérias e isso "obrigou-me" a pedir mais orçamento para saber qual seria o valor justo.
  13.  # 14

Colocado por: DOGMA
    não vale usar as minhas frases.

mas não adianta....eles adoram,e agora com a moda do Nacionalismo é que eles gostam de ser enganados.

uma coisa e certa as pessoas que estão por cunhos ou etiquetas no material vindo lá de fora....é um emprego.

Não posso concordar a 100% consigo que as pessoas gostam de ser enganadas. O problema é não saberem muitas vezes qual o valor justo para determinado serviço.
  14.  # 15

Colocado por: Anonimo16062021
    Ai não,só um exemplo,existem pessoas neste fórum quando alguém os informa de algo que não esta correcto em certos trabalhos (obras) tomam a mal e ate dão logo ordens o FD par fechar o tópico,isso significa o que,para mim são pessoas que gostam de ser enganadas

Você acredita que elas estão a ser enganadas?? eu não acredito, elas sabem que estão a ser enganadas. As pessoas habituaram-se a pensar que por exemplo ter uma casa boa está acessível a toda a gente (mas nós sabemos que não está, infelizmente), mas para se ter uma casa boa não vai lá com os 500 euros m2 como muita gente pensa. Há uma minoria que paga um serviço de qualidade e tem um serviço mau mas isso não é a regra mas sim a excepção. Você já viu a quantidade de pessoas que aparecem aqui a querer fazer casas acima dos 200 m2 mas para terem orçamento para elas põem coisas de qualidade muito duvidosa mesmo a saberem que aquilo não presta.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  15.  # 16

DOGMA,
    penso que a parte do design esta incluída na investigação, e as burocracias no transporte e impostos.
  16.  # 17

Colocado por: DOGMAalguns vão escolher o arquitecto se este tiver um site (sitio) bonito.

Ai a azia... usabilidade não tem nada a ver com "bonito".
  17.  # 18

Centenas de orçamentos em que perco trabalhos nem sei como...
    Às vezes até me calha ver sem querer obras que nem me lembra ter dado orçamento,e vejo envidraçados isolados com silicone,e ferragens rascas de nylon e vidro rasquíssimo...e também esquadrias feitas a seco já a rirem-se com a claridade do sol a penetrá-las(isto com o alumínio)para não falar em carradas de caixilhos com a condensação a escorrer para o chão ou para as pedras dos peitoris sem quaisquer condensadores...ehehehe
  18.  # 19

Para não dizer mais,caixilhos sem qualquer perfomance de estanquidade em zonas proibitivas,mas muito bem executados...ehehehehe
  19.  # 20

Claro que a meter água a rodo e a varejar com o vento e de que maneira.

0.0286 seg. NEW