Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Nestes tempos de crise vejo-me com uma decisão difícil de tomar. Já mudei de casa muitas vezes mas sempre em "rancho" e nunca me envolvi muito na questão monetária da coisa.
    Tenho um terreno onde posso fazer a minha casa de raiz. O problema está nos preços que me entram pelos olhos todos os dias desde a planta até ao orçamento final. Esta seria, portanto a opção A.
    A opção B seria comprar uma casa mais antiga e arranjá-la. Nesta opção, seria necessário preocupar-me com plantas e afins visto que alteraria apenas o interior e não as fachadas? Será esta opção mais "económica"?
    A opção C seria mudar-me pra um apartamento e já vi que se enquadram no orçamento do qual não queria fugir muito (75.000€). O problema dos apartamentos é a existência de vizinhos por cima e por baixo que, estando nas suas "caixinhas de fósforos", não são muito civilizados no que toca ao descanso alheio. A senhora de cima que anda de saltos altos às tantas da noite, os senhores de baixo que passam a vida a discutir, as crianças do lado que estão sempre a gritar... Quem mora em apartamentos sabe com certeza do que estou a falar.
    Tendo acabado as minhas opções peço agora ajuda a quem me saiba responder às questões, quem me dê as suas opiniões, etc...
    Muito obrigado desde já.
    Cumprimentos a todos.
  2.  # 2

Com o orçamento que pretende, sugiro a opção B.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: dutilleul
  3.  # 3

Dado que já possui um terreno e considerando o orçamento (75.000€), eu inclinava-me mais para a opção A... pode optar por uma construção mais singela mas pelo menos faria algo ao seu gosto.
    No caso da hipótese B teria que despender dinheiro para a aquisição da habitação e depois ainda ter que a recuperar (e recuperar ainda sai caro).
    A hipótese C quase que já foi descartada pela BarbaraSousa (os argumentos apresentados são todos válidos para não pensar em comprar um apartamento caso tenha essa possibilidade).

Ao disport,
    [email protected]
  4.  # 4

Colocado por: BarbaraSousaA opção B seria comprar uma casa mais antiga e arranjá-la. Nesta opção, seria necessário preocupar-me com plantas e afins visto que alteraria apenas o interior e não as fachadas? Será esta opção mais "económica"?

vá por aqui, mas atenção para isso tem de escolher muito bem a casa, se não adeus a esse orçamento e pode até multiplica-lo por dois ou três
  5.  # 5

Colocado por: NM arqNo caso da hipótese B teria que despender dinheiro para a aquisição da habitação e depois ainda ter que a recuperar (e recuperar ainda sai caro).

Para recuperar uma casa tenho de fazer planta e esta terá de ser aprovada pela câmara tal como se fosse pra fazer uma casa de raíz? Aqui na minha zona encontro casas pra recuperar a partir dos 20.000€.
    Já estou a mentalizar-me pra possibilidade de adicionar mais euros ao meu orçamento mas não queria passar dos 100.000€, e digo isto já quase a sentir a corda no pescoço. Mas nos tempos de correm, ter a corda ao pescoço já é mas acessório de moda que outra coisa visto que praticamente já toda a gente a usa...
  6.  # 6

Para recuperar uma casa tenho de fazer planta e esta terá de ser aprovada pela câmara tal como se fosse pra fazer uma casa de raíz?
    depende da intervenção caso não mexa na estrutura em si não precisa de ir a camara aprovar nada, já a questão da planta acho sempre bom para estes casos ter tudo muito bem organizado
  7.  # 7

na minha zona encontro casas pra recuperar a partir dos 20.000€.

Ainda duvida da opção a tomar?
    Se escolher uma casa que não tenha problemas ao nível da estrutura e uma dimensão que não seja excessiva, pode perfeitamente chegar ao fim com uma excelente casa por menos dos tais 75000€
    •  
      FD
    • 16 agosto 2011 editado

# 8

8.  # 9

Barbara

penso que talvez esteja a começar pelo "principio" errado, ou seja antes disso da A B ou C acho que devia era ponderar mais ou menos onde quer morar, pois hoje em dia a localização com todas as suas implicações ( distancias, envolventes, etc,,) são um factor determinante na qualidade de vida.
    Ainda assim arrisco a dizer-lhe o que eu pessoalmente faria, começava por procurar uma casa ( moradia isolada ou em banda mas em edificio unifamiliar) que estivesse suficientemente habitável e com os tais predicados da localização, envolvente e até da sua propria configuração que me encantasse, e depois com calma e mediante um projecto e orçamento realista, punha a hipotese de uma remodelação, melhorando tudo o que fosse possivel. Lembre-se que melhor do que ter um bom sofá é talvez mais importante o sitio onde o tem e para quê.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BarbaraSousa
  9.  # 10

Amigo marco1, concordo completamente consigo. No entanto a casa não é só pra mim e os outros 50% da equação são de ideias fixas. Além disso ele neste momento está em França temporariamente. O pedido de ajuda que aqui lancei é para estar preparada, com argumentos sólidos, de modo a conseguir convençê-lo que também existe qualidade de vida fora da terrinha.
    Tendo já medido os prós e contras das duas localizações, arranjado modos de remediar o problema transporte-viagens, neste momento posso apenas preparar os meus esqueças e orçamentos e esperar uma resposta que virá no final de setembro.
    Já cheguei à conclusão que economicamente é melhor comprar velho e arranjar, mas o terreno fica sempre no canto do olho.
    Espero então, ansiosamente, pelo final de setembro.

0.0122 seg. NEW