Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Não me referi a água destilada, obviamente, refiro-me a água de baixa mineralização, até porque essa baixa mineralização é importante, pelo que me informei, para o equilibrio da molecula da água. Quanto à agua fervida ser mais perigosa, é pelo facto de que fica uma concentração forte de residuos na água, após a sua fervura, ja nem falando de que retirar agua quente do esquentador para cozinhar, é ainda mais perigoso. Respondendo ainda à mesma observação que foi feita, o motivo pelo qual não bebo água da torneira não se prende com o sabor, mas sim com aquilo que a agua contem. A água contem cloro (dizem que é em pequena quantidade, mas eu nem pequena quantidade me apetece ingerir), contem quimicos vários, o sistema de distribuição de água em Portugal tem km de canos enferrujados, e já para não falar de que quando existem fugas de água e obras aquilo que entra na canalização não volta de certeza para a central de tratamento. Quanto à agua que é utilizada num purificador, é obvio que é agua da torneira, mas para isso é que lá está o purificador.
  2.  # 42

    Colocado por: apraiaaté porque essa baixa mineralização é importante, pelo que me informei, para o equilibrio da molecula da água

    É precisamente o contrário, quanto menos mineralizada, mais agressiva. Aliás por isso é que a água destilada é a mais agressiva de todas.
    Se estiver sobre-mineralizada, começa a deixar sedimentos (o conhecido calcário, se for branco, ou o ferro e o manganês, se for avermelhado ou preto).


    Colocado por: apraiaQuanto à agua fervida ser mais perigosa, é pelo facto de que fica uma concentração forte de residuos na água, após a sua fervura

    Se tiver menos água, a concentração de qualquer produto aumenta, é óbvio. Não percebo é porque é que é mais "perigoso". Isto é apenas banha da cobra.
    A água ou tem quimicos perigosos ou não tem, e normalmente não tem.


    Colocado por: apraianem falando de que retirar agua quente do esquentador para cozinhar, é ainda mais perigoso
    É perigoso porque está quente e ainda se queima....


    Colocado por: apraiasistema de distribuição de água em Portugal tem km de canos enferrujados
    Pura e simplesmente MENTIRA,a grande maioria da rede de distribuição de água é PVC e PEAD.
    Os tubos de FFD são normalmente reservados a situações de distribuição de água em "alta" (entre depósitos), e são quase todos muito recentes.
    A maioria dos canos "ferrugentos" são dentro da casa das pessoas.


    Colocado por: apraiaQuanto à agua que é utilizada num purificador, é obvio que é agua da torneira, mas para isso é que lá está o purificador.
    Se por água da torneira entende água da rede pública então gastar 1.500 euros ou 2.000 euros num sistema de purificação ( e mais ainda na manutenção) é atirar dinheiro pela janela.
    Cada um é dono do seu dinheiro e faz dele o que entender.

    Deixo-lhe aqui um site que encontrei, não li tudo (é extenso) mas até onde li parece-me bastante correcto.
    http://consultorwellness.no.sapo.pt/osmose.html
    Lá para o final fala duns "optimizadores", que me parecem re-mineralizadores da água... vou investigar (quando tiver tempo).
  3.  # 43

    Conta simples:

    Partindo do principio que um garrafa de água (1,5l) custa 30 cêntimos (há sítios onde se compra garrafões de 5l por este preço) e que um sistema de purificação custa 1500€,

    1500/0,30=5000

    ou seja, com esse dinheiro podemos comprar 5000 garrafas de água ou 7500 litros.

    Partindo do principio que gastamos 3litros por dia ficamos com água para 2500 dias,

    2500/365=6,8 anos.

    Conclusão: o dinheiro que iriam gastar no sistema de purificação dá para consumir água engarrafada durante aproximadamente 7 anos.

    E não estou a contabilizar os custos que têm durante este período com a manutenção e os consumíveis (filtros etc.) do sistema...
  4.  # 44

    Não se trata de desvalorizar a agua, agora tudo o que é demais e é caro e dispensavel.
    Se calhar será util conhecer a qualidade da agua da rede na respectiva zona. Se não oferece criterios de qualidade ai sim pode ser uma solução o purificador, mas tambem é a agua engarrafada.

    Dentro de limites o corpo humano pode e deve ser "atacado" pelo meio ambiente. Isto está demonstrado cientificamente. Se não forem estimuladas as defesas do nosso corpo arrisca-se, por exemplo a criar alergia a tudo e mais qualque coisa. O que é uma alergia senão o corpo a atacar-se porque exageradamente acha que determinado agente é uma ameaça ( quando não é claro)!!

    Por isso o "quanto mais limpo: melhor" não é verdade.



    Colocado por: DOGMAuma coisa é certa...estão a desvalorizar a água.
  5.  # 45

    Olá.

    Eu acho que é preciso um equilibrio aqui.
    Até porque quem aconselha a beber água engarrafada (tirando do princípio que não tem os problemas que o DOGMA mencionou) aconselha também que se vá variando na marca e tipo de água.
    O grande problema da água canalizada são as bacterias quando o cloro é insuficiente (em excesso também faz mal claro), tirando isso o problema da sobremineralização só afecta de facto quem tem problemas de figado ou rins, tirando isso não faz mal, apenas o sabor por ser o suficiente para desistir de a beber.
    Água pura (destilada) faz mal ao organismo humano devido à grande diferença de mineralização (que tem zero) em comparação à água no nosso organismo (principalmente no sangue) faz o sangue perder mais concentração de nutriente e pode fazer com que as células inchem por passagem de osmose, e podem mesmo morrer (não afogadas claro).
    Tal como a sobremineralização pode afectar os rins para quem não os tem a funcionar bem ou quando o excesso é superior à mineralização sanguinea o que pode provocar mais sede ao desidratar (é isso mesmo).
    É o caso da água salgada do mar que tem uma concentração muito superior ao sangue e logo não hidrata mas desidrata o corpo humano.

    Tirando isso, o problema da mineralização é quando tem algum composto tóxico ou nociso, mas a rede pública em portugal continental tem vigilância suficiente para impedir isso.

    Seja como for acho que o facto mais pesado aqui é mesmo o sabor da água e o seu impacto no uso que lhe damos (lavar roupa e etc) no caso da roupa pode deixa-la muito rigida em excesso de mineralização (dai quem quiser poder usar amaciadores).

    Claro que depois cada pessoa tem de ver o que é para si, falaram ai de alergias, e há pessoas alérgicas a àgua, é raro mas é verdade. Essas pessoas não podem beber água simples, tem de ser com aditivos (sumos, e afins). Senão ficam com reacções alérgicas. Mas cada um depois tem de ver se a água dá para o seu corpo.
    Quanto ao sabor, se não gosta compra filtros ou bebe engarrafada...

    Seja como for é preciso um equilibrio, água mineralizada mas não muito nem pouco, e quanto ao nível bacteriológico de preferência zero patogeneos e outros seres.
 
0.0163 seg. NEW