Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Necessito de opiniões\futurologia económica.

    Estou a preparar-me para construír casa nova para mim e minha família - zona de Santarém, onde actualmente já resido.

    O terreno já se encontra adquirido, sem recurso a empréstimo. O apartamento onde actualmente resido também já se encontra integralmente pago. Actualmente não tenho qualquer empréstimo (nem para carro) contraído.

    Qual o meu medo? A construção da casa está orçada em ~250k€ mas perante a actual conjuntura receio o futuro. Apesar de eu e aminha mulher actualmente estarmos "seguros" nos quadros de empresas, fico incerto se perante a conjuntura e o avultado investimento, não seria melhor simplesmente estar quieto agora que não devo nada a ninguém...

    Existe alguma "fórmula" financeira que nos permita avaliar no que nos estamos a meter?

    Obrigado
    B27
  2.  # 2

    Porque não pede ao Arquitecto para rever o projecto e ajustar a casa a valores mais em conta?


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: dutilleul, DEEPblue, Layman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bahamut27
  3.  # 3

    A sua situação é em tudo idêntica à minha (exceptuando que devíamos algum dinheiro do terreno), há 4 anos atrás. Avançámos para a construção. Se o faria agora? Talvez não...adoro a minha casa, pouco mudaria nela, mas leva metade do meu ordenado e por vezes penso no conforto que seria ter esse dinheiro livre todos os meses...mas será que me aguentava para sempre naquele apartamento?
    Desculpe não o poder ajudar... é que essas dúvidas nunca se dissipam...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bahamut27
  4.  # 4

    Se não construir agora, acha que vai ter condições quando? Daqui a 5 anos? 10 anos?
    Vai esperar quanto tempo? E vai esperar por quê? E se não tiver condições nessa altura?

    Estas foram as questões que me deparei há uns tempos.

    Recuso-me a parar. Vou construir e resolver os problemas inesperados à medida que forem aparecendo.

    Em relação à fórmula financeira recomendo: vá ter com um construtor de confiança e peça-lhe uma estimativa de custos, para ter uma ordem de ídéias, não precisa de um orçamento muito detalhado. Por aqui, tem sido +/- consensual o valor indicativo de 750€/m2. Depois, faça uma simulação num banco com o montante que pensa vir a necessitar (+ uma margem para imprevistos) e prevendo subida de juros.

    Depois, vá à luta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bahamut27, GFC
    •  
      FD
    • 18 agosto 2011 editado

     # 5

    Esforço futuro com a casa pronta:
    Representa menos de 10% do rendimento mensal total -> avance sem dúvidas
    Representa menos de 30% do rendimento mensal total -> avance com cautelas (reduza essa estimativa de 250 mil)
    Representa mais de 30% do rendimento mensal total -> não avance ou reformule a casa de forma a reduzir esse esforço para perto dos 20%

    O que não aconselho é adiar as coisas eternamente. Da experiência que tenho tido, tal comportamento não me tem sido muito útil.
    Concordam com este comentário: eu, JmalmC, LiMatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, rosa.cunha, bahamut27
  5.  # 6

    Colocado por: FDEsforço futuro com a casapronta:
    Representa menos de 10% do rendimento mensal total -> avance sem dúvidas
    Representa menos de 30% do rendimento mensal total -> avance com cautelas (reduza essa estimativa de 250 mil)
    Representa mais de 30% do rendimento mensal total -> não avance ou reformule a casa de forma a reduzir esse esforço para perto dos 20%

    O que não aconselho é adiar as coisas eternamente. Da experiência que tenho tido, tal comportamento não me tem sido muito útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bahamut27


    No nosso caso, a percentagem é de 27% do rendimento. O cálculo deste apenas contabiliza o rendimento mensal real (exclui 13º e 14º, bem como prémios; exclui também o aluguer do apartamento que pensamos vir a fazer, uma vez que o mercado na nossa zona está favorável ao arrendamento).
    Se incluir o 13º e 14º mês (divido o rendimento total anual pelos 12 meses) significa 23% de endividamento, deixando ainda de fora prémios e aluguer.
  6.  # 7

    Também ponderei bastante e avancei para a construção.
    Tendo em conta a sua situação avançava sem medos.

    Se pretender, posso indicar-lhe o meu empreiteiro para ele orçamentar a sua casa.
    Sempre é mais um orçamento a ter em conta.
    Ele é do concelho de Alenquer.
    • naar
    • 18 agosto 2011

     # 8

    Boas,

    Consegue fazer aqui uma lista de razões porque quer uma moradia? :)

    Depois discutíamos se as razões justificam o investimento.

    É que eu há uns anos pensava que era muito boa ídeia ter uma moradia e agora nem por isso :)

    De qualquer forma com os seus rendimentos e se os empregos "estão seguros" não vejo grande motivo para sobressaltos e a mandar construir era agora que os valores na construção sobretudo na mão-de-obra estão mais baixos.

    Cump.
    •  
      FD
    • 18 agosto 2011

     # 9

    Colocado por: naarÉ que eu há uns anos pensava que era muito boa ídeia ter uma moradia e agora nem por isso :)

    Por acaso era uma boa ideia o naar iniciar uma discussão: "De moradia para apartamento - upgrade ou downgrade?"
    Já teve bastante tempo para tirar conclusões, certo? Gostava de conhecer o seu ponto de vista.
    Concordam com este comentário: mafgod, LiMatos
  7.  # 10

    Colocado por: bahamut27

    No nosso caso, a percentagem é de 27% do rendimento. O cálculo deste apenas contabiliza o rendimento mensal real (exclui 13º e 14º, bem como prémios; exclui também o aluguer do apartamento que pensamos vir a fazer, uma vez que o mercado na nossa zona está favorável ao arrendamento).
    Se incluir o 13º e 14º mês (divido o rendimento total anual pelos 12 meses) significa 23% de endividamento, deixando ainda de fora prémios e aluguer.


    Com essas condições, avançaria sem grandes receios. No nosso caso, como os ordenados encolheram (função pública) e vendemos o apartamento abaixo do seria expectável (alguma precipitação provocada pelo medo de não conseguir vender), o esforço está actualmente nos 22%-23% (deixando de lado 13º e 14º - que não sei quanto mais tempo durarão...).
    Concordam com este comentário: rosa.cunha
  8.  # 11

    Esqueci-me de referir um ponto importante e que contou muito para nós na hora de avançar para a construção - a idade dos filhos. Quando viemos habitar a casa, as minhas filhas tinham 5 anos. Ainda vamos ser 4 debaixo do mesmo tecto por muito tempo, e como há outros filhos de um anterior casamento, há com frequência visitas e necessidade de espaço. Se fossemos só os dois ou os filhos estivessem mais perto de sair de casa, não me metia nisto.
    Concordam com este comentário: mafgod, LiMatos
  9.  # 12

    Colocado por: bahamut27O apartamento onde actualmente resido também já se encontra integralmente pago


    Colocado por: bahamut27exclui também o aluguer do apartamento que pensamos vir a fazer,


    Perante estes dois comentários concluo que está a pensar que vai vender o apartamento. Tenha em conta que pode não conseguir vender o apartamento, pelo menos pelo valor com que está a contar.
    • naar
    • 18 agosto 2011

     # 13

    Perante estes dois comentários concluo que está a pensar que vai vender o apartamento. Tenha em conta que pode não conseguir vender o apartamento, pelo menos pelo valor com que está a contar.


    O cálculo deste apenas contabiliza o rendimento mensal real (exclui 13º e 14º, bem como prémios; exclui também o aluguer do apartamento que pensamos vir a fazer,


    Faltou-lhe só ler o inicio da frase :) A ideia do bahamut27 é somar o valor do arrendamento que vai fazer aos rendimentos mensais para cálculo da taxa de esforço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bahamut27
  10.  # 14

    Colocado por: naarA ideia do bahamut27 é somar o valor do arrendamento que vai fazer aos rendimentos mensais para cálculo da taxa de esforço.


    Edit: ahhhhhhhh, never mind. Estava a perceber tudo ao contrário. :)
  11.  # 15

    Já agora, a minha opinião:

    O capital que potencialmente vai ganhar até ao fim da vida não vai mudar.
    O empréstimo que possa contrair é baseado neste potencial, e permite-lhe usufruir hoje do capital que vai conseguir ao longo da sua vida.
    Se esperar mais um ano, vai ter mais poupanças, mas menos um ano para pagar o empréstimo. Fica exatamente na mesma situação, mas um ano mais velho.
    Os spreads podem mudar. Neste momento, a verdade é que mais valia ter construido o ano passado. :)
    Se contrair empréstimo hoje para construir e amanhã os spreads subirem, o problema não é seu. Tenha em atenção a nova clausula que os bancos andam a impingir onde podem mudar o spread se lhes der na telha.
    Se contrair empréstimo hoje para construir e amanhã os spreads baixarem pode mudar o empréstimo de banco.

    Quanto mais tempo esperar, menos tempo vai usufruir da casa. A casa que potencialmente pode fazer/comprar é e será sempre a mesma, a não ser que tenha uma mudança radical e não expectável na sua vida.

    O povo é que sabe:

    Quem não arrisca não petisca.
    Quem tudo quer tudo perde.

    Agora pegue no ditado que lhe for conveniente. :)
    Concordam com este comentário: naar, bmxer, GFC
  12.  # 16

    Colocado por: becase por vezes penso no conforto que seria ter esse dinheiro livre todos os meses...


    Sim, era tão bom ter esse dinheiro livre todos os meses, para trocar de um apartamento para uma casa! ;)
    Concordam com este comentário: bmxer
  13.  # 17

    No seu lugar seguia o conselho do adarq. As suas necessidades de espaço podem ser satisfatóriamente resolvidas em espaços com dimensões menos generosas do que aquilo que às vezes - na maioria das vezes - pensamos como necessário. Se quiser, solicite um projecto concebido de forma a que mais tarde, se assim o entender, o espaço possa ser aumentado.
    Pense pequeno; small is beautifull
    Concordam com este comentário: rosa.cunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa.cunha
  14.  # 18

    Colocado por: naarConsegue fazer aqui uma lista de razões porque quer uma moradia? :)


    Há moradias e moradias, e apartamentos e apartamentos mas...

    Poluição sonora dos outros: Vizinhos, carros, comboios, porta de entrada, camiões do lixo às 2 da manhã.
    Poluição sonora própria: Poder ver um filme com o som alto sem me preocupar com estar a perturbar alguém.
    Poluição atmosférica: O ar das cidades é uma bela porcaria.
    Poder sair pela porta da sala e imediatamente ver umas árvores e ou flores.
    Poder ter as crianças a brincar no jardim, trepar às árvores e aos telhados como eu fazia quando era miúdo. :P
    Poder ter um cão grande, e brincar com ele pelo terreno.
    Poder ter uma piscina privada, enfim.
    Poder ter uma horta pequenita para relaxar.
    Poder fazer uns grelhados de vez em quando, convidar a família, comer lá fora num bom dia.
    Poder ter uma pressão de ar e andar aos furos às laranjas da laranjeira do meu Avô. (terreno grande) haha :D
    Não ter que sair de casa no fim de semana para sentir que estou a sair da prisão.
    Poder plantar umas árvores, e vê-las a crescer.

    Há quem goste muito de apartamentos, eu odeio. Há apartamentos inseridos em condomínios com muito boas condições, mas eu odeio condomínios. Neste país, ficar à espera que as outras pessoas sejam civilizadas é um engano muito grande. Os apartamentos têm as suas vantagens, assim como as moradias as suas desvantagens. É uma questão de opção.
    Concordam com este comentário: eu, jokersmile, bmxer
  15.  # 19

    Eu moro num apartamento e estou farta. Também vou construir casa daqui a pouco, já tenho o projecto aprovado. Também tenho muito receio porque actualmente tenho um spred de 0,3 e ao contrair um novo, no minimo vou ter 2,5 . também tenho que vender o apartamento, outro problema.....
    tenho dois filhos pequenos e só querem ar livre, por isso vou avançar por eles.
    No seu caso não hesitava, ainda pra mais pode alugar o apartamento que já ajuda no pagamento da prestação. Força!!
  16.  # 20

    obs: O magnífico livrinho do Sr. Shumacher (mencionado no link) foi traduzido para português (salvo erro para as ed. D. Quixote, não me apetece ir ver) e devia ser lido muito atentamente por todos os portugueses que pensam fazer uma casa (ou dão de pensar GRANDE...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rosa.cunha
 
0.0214 seg. NEW