Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Vou entregar agora a obra ao empreiteiro, preciso de alguns conselhos. :)

    Qual o tempo (ideal) em média, que pode demorar a construção de uma moradia com 200m2 com cave em betão e 1º piso, apesar de vago...gostava de ter uma ideia aproximada.

    PS: Em breve iniciarei um tópico com os custos e decisões que vou tomando. Sim...é uma aventura...sim..é um risco que quero correr..

    Abraços
  2.  # 2

    +/- 1 ano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrsousa
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011

     # 3

    Colocado por: jrsousaQual o tempo (ideal) em média

    6 meses a 1 ano e meio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrsousa
  3.  # 4

    Esta pergunta advém do facto do empreiteiro me ter questionado se aceitava que a primeira fase (tosco) ser feita no mínimo em 6 meses... parece aceitável? Porque a licença de construção foi levantada para 1 ano... consigo fazer as especialidades em mais 5/6 meses?
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011

     # 5

    Colocado por: jrsousano mínimo em 6 meses

    No mínimo?! Isso não augura boa coisa... se fosse no máximo ainda se compreendia.
    • naar
    • 19 agosto 2011

     # 6

    ser feita no mínimo em 6 meses


    No minimo, ou no máximo?
  4.  # 7

    A questão que colocou é pertinente! Mas no caso de haver pouca organização processual de projecto.
    Ora, se em projecto essa questão nem sequer foi pensada, imagine em obra.

    A resposta é simples,

    Vai durar mais tempo do que aquilo que julga que vai durar.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 8

    Colocado por: jrsousaEsta pergunta advém do facto do empreiteiro me ter questionado se aceitava que a primeira fase (tosco) ser feita no mínimo em 6 meses... parece aceitável? Porque a licença de construção foi levantada para 1 ano... consigo fazer as especialidades em mais 5/6 meses?


    Como disse o FD "minimo" é mau.
    Se demora no minimo 6 meses a fazer o tosco, então vai demorar mais que isso com os acabamentos, Para mim o tosco para essas areas e pisos, não deveria demorar mais que 3-4 meses.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., J.C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrsousa
  6.  # 9

    Se tem licença para um ano, considere os custos de pedir prorrogação da mesma.

    Convém ter sempre tempo para imprevistos: materiais que vêm do estrangeiro, quebras de pessoal, outras obras do empreiteiro, vistorias e consequentes rectificações, alterações que você se lembre em obra (existem sempre).

    Se está fora de hipótese pedir prorrogação, imponha ao construtor o prazo máximo de 10 meses (que eu acho apertado).

    Imponha prazos e compensações no contrato com o empreiteiro. Nem pense em arrancar com a obra sem um contrato, por mais simples que seja.

    PS: Os toscos de uma construção desse tipo fazem-se em 3 meses nas calmas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrsousa
  7.  # 10

    Tenho a agradecer a todos, fico com mais ideia dos tempos ditos ''normais''. De facto ainda não contratei nada, simplesmente escolhi o orçamento baseado no CUSTO! é uma opção de risco mas baseado nas obras que visitei do construtor parece-me boa opção.
    Eventualmente terá mais obras e quer andar em várias ao mesmo tempo. Compreendo-o, discordo, não é bom para mim, mas enfim...''bola pra frente''
    Vou tentar colocar uma clausula no contracto para o fazer cumprir prazos. Qual a melhor forma de o fazer? O contrato supostamente é elaborado pelo empreiteiro, é mesmo assim? perguntas a mais para quem vai fazer o projecto da vida? :)
  8.  # 11

    Faça as perguntas todas agora.Vão surgir muitas mais.

    O contrato deve ser elaborado por um advogado. Pode ser elaborado pelo empreiteiro e é um documento válido desde que assninado pelos dois (e que você fique com a cópia ou um duplicado). Fale com o empreiteiro acerca das suas limitações de prazo. Se ele garantir que está feita dentro do prazo, peça para que ele inclua uma cláusula acerca dos prazos (que você esboça e lhe envia).

    A escolha de um empreiteiro baseia-se em vários factores, um dos mais frequentemente sobrevalorizados é o orçamento. O orçamento inicial pode não ter nada que ver com o custo final da obra, entende?
  9.  # 12

    Colocado por: jrsousaTenho a agradecer a todos, fico com mais ideia dos tempos ditos ''normais''. De facto ainda não contratei nada, simplesmente escolhi o orçamento baseado no CUSTO! é uma opção de risco mas baseado nas obras que visitei do construtor parece-me boa opção.
    Eventualmente terá mais obras e quer andar em várias ao mesmo tempo. Compreendo-o, discordo, não é bom para mim, mas enfim...''bola pra frente''
    Vou tentar colocar uma clausula no contracto para o fazer cumprir prazos. Qual a melhor forma de o fazer? O contrato supostamente é elaborado pelo empreiteiro, é mesmo assim? perguntas a mais para quem vai fazer o projecto da vida? :)
    Acho que o contrato pode ser elaborado por um ou pelo outro, ou até por terceiros. Voce pode pedir que sejam colocadas clausulas e ele tambem, e podem ou não aceitar. Já agora a obra é chave na mão, ou voce vai fornecer materiais?
    • naar
    • 19 agosto 2011 editado

     # 13

    PS: Os toscos de uma construção desse tipo fazem-se em 3 meses nas calmas.


    Se os toscos incluirem, movimento de terras, estrutura, alvenarias, telhado, assentamento de cantarias e reboco exterior,

    É pouco tempo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrsousa
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011 editado

     # 14

    Colocado por: jrsousaVou tentar colocar uma clausula no contracto para o fazer cumprir prazos. Qual a melhor forma de o fazer?

    Como já disseram, com um advogado.
    Se quer prescindir do mesmo:
    -> estabeleça prazos a cumprir
    -> atribua responsabilidades pelos atrasos
    -> estabeleça penalizações pelo incumprimento dos prazos
    -> estabeleça a possibilidade de resolução do contrato por incumprimento dos prazos
    -> não entregue mais dinheiro que o correspondente a trabalhos já efectuados, a fazê-lo, faça-o para prazos curtos, semanas

    Nota à parte: parece-me que lhe faltam muitas bases para estar a fazer estas perguntas nesta altura do campeonato. Veja lá quão profundo está a cavar o buraco antes de se enfiar nele...
    Concordam com este comentário: J.C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrsousa
  10.  # 15

    Colocado por: LiMatosA escolha de um empreiteiro baseia-se em vários factores, um dos mais frequentemente sobrevalorizados é o orçamento. O orçamento inicial pode não ter nada que ver com o custo final da obra, entende?


    Óbvio que sim, mas será uma construção por fases...este empreiteiro apenas fará o 'tosco'.
    As derrapagens (espero que poucas!) surgirão nas especialidades, imagino que seja assim(!), não queria entrar com advogado para o contrato, ainda sou à antiga, o homem é meu conhecido(quero manter boas relações, sou amigo da família, que chatice....) quero tentar colocar as clausulas de uma forma mais soft'....alguém tem um contrato desses que me possa ceder ?:D
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011 editado

     # 16

    Colocado por: jrsousao homem é meu conhecido(quero manter boas relações, sou amigo da família, que chatice....)

    Normalmente, é assim que se perdem os amigos...
    Concordam com este comentário: jrsousa
  11.  # 17

    Acho que o contrato pode ser elaborado por um ou pelo outro, ou até por terceiros. Voce pode pedir que sejam colocadas clausulas e ele tambem, e podem ou não aceitar. Já agora a obra é chave na mão, ou voce vai fornecer materiais?


    A obra será com betão feito em obra(e testado algures) e os materiais estão incluídos...preço aproximado? 60000€ com muros a tosco e aplicação de granito bruto numa das paredes da cave(é à superficie) apenas o betão 'enterrado'...irei dar mais pormenores em breve
  12.  # 18

    Colocado por: FD
    Normalmente, é assim que se perdem os amigos...
    Concordam com este comentário:jrsousa

    Isto é um pau de dois bicos, porque tenho muito boas informações em relação a várias obras (visitei duas e falei com os donos).
    As bases faltam-me todas e mais algumas, espero que o gabinete de arquitectura acompanhe a obra(ficou assim contratado) e vou orar...:D risos
    • naar
    • 19 agosto 2011

     # 19

    A obra será com betão feito em obra(e testado algures)


    Certifique-se disso, normalmente o betão nem quando vem da Central é testado em obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jrsousa
  13.  # 20

    Colocado por: jrsousa

    A obra será com betão feito em obra(e testado algures) e os materiais estão incluídos...preço aproximado? 60000€ com muros a tosco e aplicação de granito bruto numa das paredes da cave(é à superficie) apenas o betão 'enterrado'...irei dar mais pormenores em breve


    Testar betão feito em obra! para que, para ver se atinge os valores de cálculo, nunca.
    Suponho que será este empreiteiro que irá manter o alvará até ao fim. Se sim mais um motivo, para que depois voce não se possa chatear com ele. Não é facil.
 
0.0219 seg. NEW