Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Este é o meu primeiro post no fórum.
    Tenho lido com muita atenção alguns dos comentários de outros utilizadores, e isso tem contribuído para o longo processo de aprendizagem no que à construção de uma habitação diz respeito. É bom não esquecer que não tenho qualquer conhecimento aprofundado sobre estas matérias, pelo que peço "compreensão" aos leitores do fórum.

    O meu objectivo é comprar um terreno. Como não vivo em Portugal, numa abordagem inicial tenho visto alguns através da internet . A zona onde gostaria de construir fica em Vila do Conde, na freguesia da Junqueira, e um dos terrenos disponíveis para compra está assinalado no ficheiro de imagem que anexo. Convém frisar que não comprei o terreno e nem é seguro que o vá fazer. No entanto, neste momento, parece-me um sítio interessante, com uma área agradável (900 m2) e um preço mais ou menos acessível. Dentro de um mês irei visitar o local e terei outra percepção do que ele vale.

    Posto isto, a minha questão é a seguinte: olhando para a imagem e tendo em conta a disposição do terreno, o enquadramento da zona, que tipo de habitação poderia fazer? Evidentemente que seria uma moradia, mas, por exemplo, com esta área, onde a implantaria? No meio do terreno? Ou isso seria difícil de executar tendo em conta a forma como estão construídas as casas à volta?

    Estas são perguntas que um arquitecto facilmente responderia, e como ainda não contactei com nenhum, estou apenas a recolher dados para uma possível reunião futura. Tenho outras questões a colocar, mas deixo isso para depois dos comentários dos utilizadores.

    Muito obrigado.
      Terreno_Barros_Junqueira.JPG
  2.  # 2

    Caro Pinhal,

    Se pretender pode ver o artigo sobre este tema na nossa newsletter.

    o que devo considerar quando procuro terreno?

    Cumprimentos,
    Bruno Bento | bbento arquitectos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pinhal
  3.  # 3

    Caro Pinhal,

    Pelo que dá para ver (constatando pelas construções confinantes) tem área que cheque e sobre para construir.
    No entanto, não será muito correcto fazer uma afirmação precisa, uma vez que para isso ter-se-à que analisar muito bem o plano director municipal e o plano de urbanização da zona.
    Mas pelo que vi, o terreno em questão, tenho quase 100% de certeza de que o terreno é de construção, mas falta saber i índice de construção permitido, etc....

    Qualquer duvida que tenha, estamos ao seu dispor. Aguardamos o seu contacto.

    Cumprimentos,

    Lousa Projectar
    (projectos de arquitectura e engenharia)

    e-mail: [email protected]
  4.  # 4

    Colocado por: lousa projectar1Caro Pinhal,

    Pelo que dá para ver (constatando pelas construções confinantes) tem área que cheque e sobre para construir.
    No entanto, não será muito correcto fazer uma afirmação precisa, uma vez que para isso ter-se-à que analisar muito bem o plano director municipal e o plano de urbanização da zona.
    Mas pelo que vi, o terreno em questão, tenho quase 100% de certeza de que o terreno é de construção, mas falta saber i índice de construção permitido, etc....


    Muito obrigado pela resposta.
    A esta distância, a falta de elementos não deixa muita margem de manobra. Entendo isso perfeitamente. O que sei é aquilo que aparece no anúncio de venda, ou seja, de que se trata, de facto, de um terreno para construção.
  5.  # 5

    Bom dia,

    Soube ontem à noite que este terreno já tem projecto aprovado na Câmara. Algém me pode explicar concretamente o que é que isso significa? Estamos a falar de projecto de arquitectura? E, se assim for, serei obrigado a cingir-me a esse projecto? Terei de pagar muito mais por "rejeitar" esse projecto, fazendo um novo?

    Obrigado por toda a ajuda que me puderem dispensar.
    •  
      FD
    • 24 agosto 2011

     # 6

    Colocado por: PinhalAlgém me pode explicar concretamente o que é que isso significa? Estamos a falar de projecto de arquitectura?

    Sim.

    Colocado por: PinhalE, se assim for, serei obrigado a cingir-me a esse projecto?

    Não.

    Colocado por: PinhalTerei de pagar muito mais por "rejeitar" esse projecto, fazendo um novo?

    Não mas, vai deitar trabalho, tempo e dinheiro ao lixo. Se o proprietário gastou dinheiro com o projecto, vai, de certeza, reflectir esse custo no preço de venda.
    Pode desistir desse projecto e respectiva aprovação e começar um novo, sem qualquer tipo de problemas - o tempo de aprovação é que reiniciará.

    Quanto ao resto do tema:
    O que fazer antes de comprar terreno?
    Processo de construção de uma casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pinhal
  6.  # 7

    Investigue com a CM se existem taxas extraordinárias a pagar.
    No meu caso, tive de largar 8000 euros na taxa de compensação, porque o proprietário anterior não a pagou (teria pago só 1500 euros) e não me avisou de nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pinhal
 
0.0100 seg. NEW