Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Eu queria trocar o chão do quintal.
    O antigo devido à entrada de automóveis está bastante danificado com azulejos partidos.
    Vou realizar a obra com um pedreiro bastante experiente reformado.
    Estou a falar de uma área de 65 m2. O chão é em rampa com uma inclinação de +-3-4% e é para ser utilizado por 2 carros.
    As duvidas são as seguintes.
    O que colocar por baixo dos azulejos? 10 cm de brita são necessários? Ou com malhasol 5 cm é suficiente?
    Existe algum tipo de azulejo que me possa ser útil? Para que preços é aceitável? Não penso gastar mais de 10€ por metro.
    Na margem sul existe algum sitio que possa ser mais barato?

Agradeço que me ajudem
      DSC00973.JPG
    • jafn
    • 7 setembro 2011

# 2

Boas,
    Na margen sul procurar na Expogrês e Quintão em Fernão Ferro, Covelo e pinto e Cofersam e mais casas em santo António da charneca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rocky
  2.  # 3

Não acho boa ideia colocar ajulejos. Veja soplacas.
  3.  # 4

Nao e com malhasol que resolve, nem tao pouco partiu pelo facto dos carros.
    Partiu pela falta de desacoplamento e de drenagem por baixo da ceramica.

A ceramica e a melhor solucao, mesmo as lajetas coladas se nao tiverem o mesmo metodo de aplicacao sofrem das mesmas patologias.
  4.  # 5

Obrigado pela ajuda.
    Soplacas pelo que vejo esteticamente não fica muito bem.

Saldanha, qual o tipo de cerâmica que aconselha?
  5.  # 6

Colocado por: rockyObrigado pela ajuda.

Colocado por: rockyObrigado pela ajuda.

Sabe o que é mesmo bom: baldosa cerâmica ao cutelo.
  6.  # 7

Sabe o que é mesmo bom: baldosa cerâmica ao cutelo.

Desculpe mas sou básico.
    Onde posso ver isso? e quais são os preços?
  7.  # 8

Colocado por: rocky

Desculpe mas sou básico.
    Onde posso ver isso? e quais são os preços?

http://www.ceramica-artesanal.com/produtos.htm

Note que já vi coisas com melhor aspecto, tenho para aqui catalogos, mas já não consigo arranjar referências na net. Não é um material muito caro
  8.  # 9

A questao nao e a ceramica e o metodo de aplicacao, mas eu punha da zona de Aveiro: Margres ou Recer (Revigres patrocinam um club esquisito).
  9.  # 10

Colocado por: pc saldanhaA questao nao e a ceramica e o metodo de aplicacao, mas eu punha da zona de Aveiro: Margres ou Recer (Revigres patrocinam um club esquisito).

E qual o método de aplicação que recomenda?
  10.  # 11

E que tal calcada ?
  11.  # 12

Se a ceramica existente estiver aderida, aplique ditra-drai e a nova ceramica, respeite as juntas perimetrais e crie juntas de fraccionamento fazendo quadrados perfeitos.
  12.  # 13

Colocado por: ExpatE que tal calcada ?

penso que ficava um pouco escorregadio pois é em rampa e estecticamente prefiro ceramica.

Colocado por: pc saldanhaSe a ceramica existente estiver aderida, aplique ditra-drai e a nova ceramica, respeite as juntas perimetrais e crie juntas de fraccionamento fazendo quadrados perfeitos.

A cerâmica antiga não está aderente porque está quase fixa em areia tem 1 ou 2cm de cimento.
    Saldanha diga-me após tirar a cerâmica antiga qual é o melhor procedimento no intuito de criar uma boa base para os novos.
  13.  # 14

O melhor metodo e o mesmo, garante
    Desacoplamento
    Distribuicao de carga
    Drenagem
    Ventilacao
    Absorcao de tensoes
  14.  # 15

Caro rocky,

De onde tirou a ideia que calçada é escorregadia?

Veja o exemplo que coloquei em minha casa e veja se lhe agrada. Anda a rondar os 10/15 Euros o metro quadrado já com aplicação.

https://forumdacasa.com/discussion/10125/12/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/#Item_15
  15.  # 16

Em minha opinião para passar carros não é grande solução.
    Fica o rodado marcado e começa a ceder. e esteticamente não é tão bonito como a cerâmica.
  16.  # 17

Colocado por: rockyEm minha opinião para passar carros não é grande solução.
    Fica o rodado marcado e começa a ceder. e esteticamente não é tão bonito como a cerâmica.

Desculpe-me dizer-lhe isto assim, mas está redondamente enganado.

Onde é que um pavimento de calceta cede com a passagem de uma viatura automovel? Só se for muito mal aplicado. Já vi estradas nacionais a ceder com passagem de um simples automovel?

E relativamente a ficar marcado, fica mais depresa marcada uma cerâmica que a calçada.

Agora se não gosta, já é outra coisa, mas chame as coisas pelo nome.
    • J.C
    • 8 setembro 2011

# 18

Será isto, que procura? http://aveiro-aveiro.olx.pt/pictures/pavimentos-exteriores-calcada-iid-197120639
    Por baixo do azulejo? penso que 10 cm de betão com malhasol intermédia deve bastar.
  17.  # 19

Colocado por: rockyEm minha opinião para passar carros não é grande solução.

calçada a ceder???? nem que passem lá aviões...quanto mais carros...

para o seu caso, a calçada até é uma boa solução, e se bem aplicada fica com algo com manutenção zero para o resto da sua vida...

note que há muitos tipos de calçada...há daquelas mais comuns que se ve muitos nos passeios de rua...essa é mais escorregadia...mas você pode optar por outros tipos...

essa é uma boa solução...fica aí com algo que lhe dura uma vida...
  18.  # 20

Colocado por: rockyO que colocar por baixo dos azulejos? 10 cm de brita são necessários? Ou com malhasol 5 cm é suficiente?

pelos estragos acho que colocava os dois e claro antes compactar muito mas muito bem a terra.
    e veja também os pontos de drenagem laterais ou de topo e fundo.

0.0202 seg. NEW