Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vivo num prédio com 12 condóminos construído em 2007.
    Na última reunião de Condomínio falou-se em isolar o prédio devido aos vários problemas de humidade que as casas habitadas têm. Não existem excepções, todas as casas têm problemas de humidade em casa. O construtor sempre alegou que o problema era a não abertura das janelas, mas penso que já todos chegámos à conclusão que esse não é o único problema.

O prédio tem um acabamento exterior num material que não sei o nome, mas que é poroso, eu chamaria-lhe marmorite. É uma espécie de granulado de pequenas pedras, que quando chove com força caem muitas no chão. Aparentemente o prédio deveria ter levado um isolante em cima daquele acabemento, que faria com que as pedras não caíssem e ao mesmo tempo isolaria melhor o prédio de forma a evitar o aparecimento de humidade nos vários apartamentos.

Os vizinhos de um prédio que está encostado ao nosso dizem que quando o construtor deles deu esse isolamento do prédio, as humidades que tinham em casa melhoraram substancialmente.

O prédio ainda não tem 5 anos e o construtor deveria fazer isso, mas ele está praticamente em insolvência e de certeza que não o vai fazer, pelo que o Condomínio está a ponderar fazer essas obras. O problema é que quase ninguém tem conhecimentos desta área e pediram-se uns orçamentos avulsos que deram valores algo elevados para as posses que o condomínio tem, que são próximas de zero.

Aquilo que eu queria pedir aqui era opiniões sobre que espécie de isolamento será apropriado para o caso e se conhecem quem faça este tipo de trabalho por bons preços nos arredores de Lisboa.

------------------------------------------------

Já agora queria pedir ajuda para outro tipo de coisa. O meu apartamento tem dois wcs interiores com a chamada ventax. São ambas iguais, activam-se ao ligar o interruptor da luz e aspiram para uma ventilação interior. O problema é que acho que elas extraem muito pouco o vapor e a humidade dos banhos, quando acabamos o banho ficamos com as paredes cheias de humidade e o wc cheio de vapor no ar. Além deste problema as ventax fazem enorme barulho.

Queria saber se me podiam recomendar outras ventax que aspirem melhor e façam menos barulho... e já agora baratas. :)

Muito obrigado a todos!
    Pt_curious
  2.  # 2

colocar uma foto de um alçado do predio ajudava a identificar que material é e a melhor forma para o seu isolamento
  3.  # 3

Não arranjei nenhuma foto boa, mas deixo aqui esta de um prédio parecido, espero que consigam perceber o material...
    http://img641.imageshack.us/img641/3116/img6985r.jpg
  4.  # 4

Bom dia,

Sinceramente não faço ideia se é esse o acabamento exterior, não percebo nada de construção. Mas confesso que o nome não me soa mal, é capaz de ser isso.

A ser isso, qual vos parece a melhor solução para o isolamento exterior?

Muito obrigado!
  5.  # 5

Mas quer isolar térmicamente ou impermeabilizar?
    Se for impermeabilizar de facto há produtos que se podem aplicar na fachada, género "pintura" mas invisivel, que consegue isso.
    O maior custo numa obra dessas é sempre a parte de montagem e desmontagem de andaimes, etc, etc... Porque o produto em si e a sua aplicação não é nada de extraordinário.
  6.  # 6

Penso que o pretendido é de facto impermeabilizar. O problema é a humidade que vai entrando.

De facto um vizinho já tinha alertado para o problema dos andaimes, dizendo que os fornecedores que têm andaimes levam muito mais barato que os outros que os alugam.
    Ainda não há nenhuma solução que substitua os andaimes? Tipo plataformas elevatorias que torne isto mais barato?
  7.  # 7

Aparentemente o prédio deveria ter levado um isolante em cima daquele acabemento

Então o isolante é que seria o acabamento? :)
    Ou seria um fixador?
    Realmente não conheço material por tal não vou comentar. O meu "post" vem mais aproposito da segudna parte do seu tópico.

O problema é que acho que elas extraem muito pouco o vapor e a humidade dos banhos, quando acabamos o banho ficamos com as paredes cheias de humidade e o wc cheio de vapor no ar. Além deste problema as ventax fazem enorme barulho.

Das duas uma (ou nenhuma ou até as duas):
    Os seus extractores são mesmo fracos...tanto que deveriam ser considerados geradores de som e a circulação de ar que gerem deveria ser considerado energia dissipada X)
    O problema é que, para sair ar (para os extractores "extraírem ar" - fazerem circular o ar) é preciso que também entre ar. Quando toma banho de certo a sua casa de banho encontra-se com a porta fechada. Bem:
    a porta tem "frinchas" suficientes para deixar entrar ar do exterior?
    A sua fachada tem meio de fazer entrar ar para dentro da sua casa durante o funcionamento dos extractores?
    Existem, por exemplo, extractores na cozinha a funcionar ao mesmo tempo?
    O conjunto destes pontos pode levar ao ineficiente funcionamento dos extractores. Ou mesmo apenas parte dos pontos. Depende da "gravidade".
  8.  # 8

Colocado por: kugu_elu

Das duas uma (ou nenhuma ou até as duas):
    Os seus extractores são mesmo fracos...tanto que deveriam ser considerados geradores de som e a circulação de ar que gerem deveria ser considerado energia dissipada X)
    O problema é que, para sair ar (para os extractores "extraírem ar" - fazerem circular o ar) é preciso que também entre ar. Quando toma banho de certo a sua casa de banho encontra-se com a porta fechada. Bem:
    a porta tem "frinchas" suficientes para deixar entrar ar do exterior?
    A sua fachada tem meio de fazer entrar ar para dentro da sua casa durante o funcionamento dos extractores?
    Existem, por exemplo, extractores na cozinha a funcionar ao mesmo tempo?
    O conjunto destes pontos pode levar ao ineficiente funcionamento dos extractores. Ou mesmo apenas parte dos pontos. Depende da "gravidade".

Quando tomamos banho as portas estão fechadas, e estas isolam bem, pelo que não deve entrar muito ar. Extractores a funcionar na cozinha ao mesmo tempo não existem.
    Agora se as condutas para onde o ar é extraído têm alguma entrada de ar... não sei. Sei que estas condutas atravessam todo o prédio, e sei que todos os vizinhos se queixam do mesmo...
  9.  # 9

Poderá ser problema de entupimento das condutas?!?!?!?...no entanto:
    Quando tomamos banho as portas estão fechadas, e estas isolam bem, pelo que não deve entrar muito ar

Se não entra ar, ar não pode sair pelos extractores. Simples equação de equilibro. Ar que sai = Ar que entra, sendo Pressão no interior = Constante.
    Experiente tomar banho e apenas encostar a porta, deixar uma frecha de 1cm.
    A sua fachada tem ventilação de ar? isto é: Grelhas? ou ventilação mecânica? ou janelas não estanques? Se não deixe também um bocado de uma janela aberta.
  10.  # 10

Bom, de facto se eu deixar a porta aberta aquilo funciona muito melhor, mas também acho que isso até sem o extrator a funcionar. Pensava que o extrator deveria evitar a necessidade da porta aberta.

A fachada do prédio penso que tem grelhas, mas sem ventilação mecânica. A parte mecânica está só no wc de cada apartamento.

Não há extratores que façam o trabalho duplo? Ou seja, que vão buscar ar à conduta e o substituam com o ar húmido do wc?
  11.  # 11

Pode sempre por uma grelha na porta da casa de banho. Pode ainda tirar a porta e remover 1 a 2 cm da base desta, permitindo que o ar entre por baixo da porta. para uma boa circulação de ar, renovação do ar, a saída de ar e a entrada de ar devem estar em locais opostos - por exemplo - saída de ar no tecto ao fundo do wc, entrada de ar no chão à entrada do wc.
  12.  # 12

De facto agora que fala nisso, eu tenho a impressão que isso de facto existe, ou seja, existe um respirador em baixo estando o extrator em cima. Parece-me que estão na mesma direcção, portanto devem de ir dar à mesma conduta. Será que isto está bem? Se for assim o que poderei fazer?
  13.  # 13

Nada como umas fotos e uns desenhos...se o consegui-se.
    Esse "respirador" tem saída/entrada para onde?

Quando diz:
    existe um respirador em baixo estando o extractor em cima. Parece-me que estão na mesma direcção

Isto quer dizer que estão os dois na mesma parede ou em paredes opostas?
    Numa casa de banho rectangular, o extractor deve ficar numa parede que não a de maior comprimento, e o "insuflador" na parede oposta, e deve ser garantido um fluxo vindo da porta do wc e percorrer pela casa de banho. Se é que me faço entender :)
  14.  # 14

O respirador a existir está na mesma parede, ou seja, ventax em cima e respirador em baixo. Será por isso que não funciona bem?
  15.  # 15

Se diz que com a porta meia aberta, ou apenas encostada, o "venteax" funciona muito melhor então de certo que o respirador não está a funcionar lá muito bem.
    Mas estando na mesma parede é suficiente para lhe dizer que, sendo ou não causa do problema do extractor, esse "ventilador" está mau colocado isto porque:
    Existe um extractor, logo não será preciso qualquer outra saída de ar,
    Assim teoricamente, ou por exclusão de partes, esse "respirador" terá como função admitir ar para o interior do wc,
    O ar quer se a circular por toda a casa de banho,
    Se ambos os dispositivos estão colocados na mesma parede o ar vai circular apenas ao longo dessa parede.
    Por "respirador" entendo uma grelha que permite tanto a entrada ou saída de ar já que não é mecânica.
    Assim, se o ciclo estiver como o descrevi - ar entra pelo "respirador" e depois sai pelo "ventax" o mais provável é que essa parede - pelo menos na zona da menor distância que liga o "respirador" ao "ventax" - estará mais seca que as outras.

Resumindo, supondo que o "ventax" está localizado no canto (ou pelo menos parede) oposto á porta de entrada, vai precisar apenas de um respirador (ou cortar um bocado a porta, ou mesmo deixar a porta um pouco aberta) para garantir uma boa ventilação do wc e funcionamento dos dispositivos.

Como reparou existem muitos "se"'s e muitos "supondo"....Nada como talvez fazer um desenho no paint :) um retângulo a indicar a a porta de entrada, a sanita, lavatório, banheira/chuveiro, dispositivos de ventilação ("respirador", "ventax").
  16.  # 16

Eu penso que os "ses" confirmam-se, acho que é mesmo assim, a porta está na parede oposta à do respirador e ventax.
    De facto o melhor a fazer é abrir a porta, o problema é que no Verão é fácil, mas no Inverno não... Até costumo usar um termoventilador no Inverno colocado atrás da porta e que diga-se melhora um pouco o problema da humidade, mas mesmo assim tem sempre muita.

Será que não existem ventax que melhorem o problema e façam menos barulho?
  17.  # 17

Repare que o problema não é do extractor...o problema é que para sair ar é preciso entrar ar. Pela disposição que indiquei e que confirmou, esta entrada de ar deve ser feita pela zona da porta da maneira que quiser - um buraco na porta, um buraco na parede, reduzir a estanqueidade da porta (não tapar as frinchas) - até podia por uma turibina de um avião que o máximo que conseguiria fazer seria reduzir a pressão no wc, fazer ar entrar não iria conseguir (a não ser que a força da turbina fosse suficiente para arrancar a porta :) ).
    Se não quiser fazer o ar circular, ponha um desumidificador.
  18.  # 18

bom dia pt_curious

posso agendar uma visita consigo, e sem compromisso vêr soluções e orçamentos, pela foto é em benfica, conheço estes prédios, e sim alhuns estão em maus estado
    pode contactar-me para o email, [email protected]
  19.  # 19

Colocado por: pt_curiousNão arranjei nenhuma foto boa, mas deixo aqui esta de um prédio parecido, espero que consigam perceber o material...
    http://img641.imageshack.us/img641/3116/img6985r.jpg

Colocado por: s1974bom dia pt_curious

posso agendar uma visita consigo, e sem compromisso vêr soluções e orçamentos, pela foto é em benfica, conheço estes prédios, e sim alhuns estão em maus estado
    pode contactar-me para o email, [email protected]

Só se preocupa com o trabalho e nem sequer leu a parte do:

mas deixo aqui esta de um prédio parecido

Como lê, será a foto de um prédio parecido, ou seja, com o mesmo acabamento, apenas para se perceber o tipo de acabamento. O ser parecido em nada implica ser o mesmo ou até estar próximo deste. O prédio do pt_curious podia até ficar na lua XD
  20.  # 20

Preocupa-me o trabalho, mas mais importante é a honestidade que tem por este objectivo este forum, você está a pedir um orçamento, em que envia uma foto de um prédio que afinal não é esse... é parecido, quando lhe pedi para agendar uma visita, é porque estas patalogias não se manifestão de igual modo com outros prédios parecidos, em que você se lembrou de tirar uma foto. este forum tem por objectivo de tirar duvidas e quando solicitado dar orçamentos, e não é uma loja de roupas, em que viu uma camisa que gosta e pede a alguem que lhe encontre essa camisa, estes assuntos têm por objectivo de serem sérios. Eu li que a foto é de um prédio parecido, mas mais uma vez lhe digo que as patologias manifestam-se de maneiras diferentes, se ficar na lua é importante saber essa informação, se ficar junto ao mar também é importante saber esta informação, se ficar no meio da cidade é importante saber esta informação.
    Os orçamentos são grátis, não tem qualquer custo para o cliente, e não é com uma foto de um prédio parecido, que nos vamos por aqui a adivinhar.

cumprimentos

0.0325 seg. NEW