Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas amigos!

Recentemente tenho um problema em casa que ando a ver se consigo resolver.

À uns dias o disjuntor das tomadas da cave disparou. Fui ver o que se passava e parece que existe algum tipo de curto-circuito nesta secção... Andei a ver tomada a tomada, a dar apertos nas 3 fases, e fui testar... Nada, continua na mesma! No entanto decidi ir comprar tomadas novas e muda-las todas, quando acabei fui testar, e continua na mesma!

Gostava de obter algumas ideias, sugestões para tentar dar com o problema... Pois pensava que poderia ser uma tomada estragada mas parece que não...
    Será que devido a alguma descarga antiga o cabo terra possa ter ficado danificado??

Precisava era de ter certezas...

Abraços,
    Paulo
  2.  # 2

Já viu as ligações nas caixas de derivação?
  3.  # 3

Por acaso já, julgo que seja a unica que vá para a cave(garagem), pois não encontrei mais alguma... No entanto já a abri a apenas estavam as ligações, ou "T's" feitos e não me pareceram danificados...
    • eu
    • 9 setembro 2011

# 4

É mesmo o disjuntor ou é o diferencial?
  4.  # 5

É o disjuntor que dispara!

Neste momento esta desligado, e esta tudo a funcionar bem... Se o ligar, vai tudo abaixo.
    • eu
    • 9 setembro 2011 editado

# 6

Espere aí, se ligar aquele disjuntor, o resto da instalação desliga-se?
  5.  # 7

Sim, se ligar o disjuntor o quadro vai abaixo.
    Se tiver o disjuntor desligado, o quadro não cái, deixando o resto das secções da casa com energia.

Esse disjuntor é o que vai para as tomadas da cave.
  6.  # 8

Colocado por: eScOvInHaSÉ o disjuntor que dispara!

Neste momento esta desligado, e esta tudo a funcionar bem... Se o ligar, vai tudo abaixo.
    Boas, você tem de desligar a fase à saída do disjuntor e com um multímetro medir a fase em relação a terra e ao neutro...só anda a gastar € mal gasto...se estiver tudo bem, troque o disjuntor porque eles também se lixam...um electricista minimamente experiente descobre-lhe o problema em 5 minutos, não digo resolver porque o problema pode estar em algum cabo no interior das paredes, mas também não é nenhum drama, é só substituí-lo...
  7.  # 9

Colocado por: eScOvInHaSSim, se ligar o disjuntor o quadro vai abaixo.
    Se tiver o disjuntor desligado, o quadro não cái, deixando o resto das secções da casa com energia.

Esse disjuntor é o que vai para as tomadas da cave.
    Boas, segundo o que aqui descreve é um curto-circuito, a fase está "encostada" à terra ou ao neutro, também pode ser água a a fechar o curto-circuito. Volto a referir, isso tem de ser medido, para descobrir onde está a fase encostada...
  8.  # 10

Boa tarde ja qd aconteceu isso pela primeira vez viu se alguma tomada estava queimada no interior?
    • eu
    • 9 setembro 2011

# 11

Colocado por: eScOvInHaSSim, se ligar o disjuntor o quadro vai abaixo.

E o quadro vai abaixo em que dispositivo? No diferencial ou no disjuntor da EDP?
  9.  # 12

Quando aconteceu esta situação pensei que eventualmente poderia ser uma tomada queimada... Andei a ver e não me pareceu... Mas para não haver "migalhas" optei por mudar todas as tomadas da cave.

Sim, deverá ser algum curto-circuito, no entanto qual é que será a melhor maneira de encontrar o problema e onde reside ele??

O quadro vai abaixo no diferencial.
  10.  # 13

Pode ter queimado o circuito interno devido ao curto circuito o que deve ser quase de certeza , so com um teste a todas as tomadas e q se podera descobrir se e isso ou nao!
    • eu
    • 9 setembro 2011 editado

# 14

Colocado por: eScOvInHaSO quadro vai abaixo no diferencial.

Era isto que eu queria saber.

Não é um curto circuito entre fase e neutro, é uma passagem de corrente, ou para o condutor de protecção (terra) ou para a parede. Presumo que não tenha nada ligado nas tomadas da cave... ou tem?
  11.  # 15

Colocado por: eScOvInHaSQuando aconteceu esta situação pensei que eventualmente poderia ser uma tomada queimada... Andei a ver e não me pareceu... Mas para não haver "migalhas" optei por mudar todas as tomadas da cave.

Sim, deverá ser algum curto-circuito, no entanto qual é que será a melhor maneira de encontrar o problema e onde reside ele??

O quadro vai abaixo no diferencial.
    Com um multímetro por exemplo...na função de medição de resistência ohmica, o melhor a fazer é meter em pontas todos os terminais onde a fase vai...meça a partir dai e vá por exclusão de partes...mas se não sabe arranje um electricista minimamente experiente que isso é canja para ele...Uma vez que você ainda se pode magoar no processo...
  12.  # 16

Desconfio que seja o neutro a tocar no terra... Digo isto porque peguei no multimetro e fui medir as tomadas em Ohms, mas lembrei-me que também tenho a opção com som no multimetro que me apita se existir contacto... Posto isto fui testar novamente e parece que esta a existir contacto entre o fase(fio azul) com a terra(fio amarelo e verde).

Agora, como é que sei em qual sitio é que existe o contacto??

obrigado!
  13.  # 17

o fase n e o fio azul mas sim o preto, o azul e o neutro!
  14.  # 18

Parece que aqui em casa existem tomadas em que a fase é azul, digo isto porque vi com um buscapolo... Mas isso é indiferente, desde que se veja e se saiba qual é não há problema.

Agora a questão é qual a melhor maneira de saber onde é que estão a fazer contacto...
  15.  # 19

Pois pelo q me disse vejo q esta uma boa confusão a sua instalação so poderia resolver o problema fazendo uma visita ao local para fazer todos os testes possiveis e poder olhar para as caixas de derivaçao e quadro eléctrico.
  16.  # 20

Colocado por: eScOvInHaSDesconfio que seja o neutro a tocar no terra... Digo isto porque peguei no multimetro e fui medir as tomadas em Ohms, mas lembrei-me que também tenho a opção com som no multimetro que me apita se existir contacto... Posto isto fui testar novamente e parece que esta a existir contacto entre o fase(fio azul) com a terra(fio amarelo e verde).

Agora, como é que sei em qual sitio é que existe o contacto??

obrigado!
    Boas, você não leu o que eu escrevi...só pode...! A primeira coisa que tem de fazer é definir as cores...você até pode ter um azul como fase, mas não foi um electricista que fez a instalação, foi um pedreiro...! Você tem que meter em primeiro lugar a fase em pontas, vá á tal caixa de derivação e meta a fase em pontas, depois nas tomadas, se lhe der jeito, meta tudo em pontas, e depois veja qual é que está a tocar no outro! Provavelmente esses cabos tem de ser trocados...pois sendo o diferencial você tem uma passagem à terra e se houver tensão residual no seu neutro, também pode ser este que esteja a terra e a fazer disparar o disjuntor...

0.0158 seg. NEW