Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Saudações forumdacasa

O meu nome é Bruno e sou um jovem de 27 anos da zona norte do país. Estou presentemente a acabar os meus estudos e vou lançar-me no mundo do trabalho.
    Sendo realista sei que não me posso para já aventura em construir casa. No entanto nada me impede de sonhar e mais importante de planear.

O meu objectivo ao começar esta discussão é recolher ideias de como atingir o meu objectivo o mais cedo possível.
    Também como planear desde já as coisas para que não me ocorram “acidentes” pelo caminho.
    Muito provavelmente terei de recorrer a um banco para a ajuda. Mas o que fazer para minimizar isto.

Mais fundamental ainda do que a questão de empréstimos como posso começar desse já a poupar e a rentabilizar o meu (futuro) salário para atingir os meus objectivos.
    Começo esta aventura com poucos euros nos bolsos, muitas ideias e espero eu com a vossa ajuda.

Desde já um grande abraço
    Agradeço desde já toda a ajuda.
    • M.H.
    • 13 setembro 2011

# 2

boas
    desejo boa sorte nesse trajecto,e como já deve ter ouvido muitas vezes "o sonho comanda a vida"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SBruno
  2.  # 3

Muito obrigado M. H.

Algum dica para o "caloiro"?

Muito boa noite
  3.  # 4

1º Arranjar emprego
    2º Poupar muito
    3º...
    4º Profit

;-)
  4.  # 5

Boas rjmsilva

Esse 1º é que é o mais importante tem toda a razão :-)
    No entanto na parte do poupar.... isso já é muito ambíguo. Ouço falar de tanta coisa como contas poupança habitação e outros...
    Como saber o que é mais certo?

Cumprimentos
  5.  # 6

Vou dar-te alguns conselhos, que vão valer ouro daqui a uns anos:
    - Vais iniciar-te no mercado de trabalho. Não tenhas medo do trabalho e aplica-te a fundo.
    - Evidencia-te entre os demais. Em Portugal não é difícil sermos bons, no meio de tanta mediocridade. O difícil é sermos reconhecidos.
    - Quando um trabalhador apresenta resultados, e atenção, não é dizer que "faz e acontece", mas sim mostrar números e obra feita, mais cedo ou mais tarde, vais conseguir progressão na carreira profissional e consequentemente maiores rendimentos.
    - Não te prendas com créditos tão cedo. Oportunidades surgem todos os dias, e não sabes o dia de amanhã. Tanta gente que conheço que se endividou até aos cabelos, e agora querem mudar de casa, trabalho, vida, e não consegue por causa desses mesmos créditos.
    - Não te metas a construir casarões, sem teres necessidade para tal. Tanta gente arrependida por passar mais tempo a limpar divisões do que a desfrutar da casa.
    - Antes uma casa pequena bem localizada e com alguns pequenos luxos, que um casarão medíocre, sem luxo nenhum...

Com 27 anos, sem nada a agarrar-me aqui, já me tinha pisgado à procura de melhor...
    Concordam com este comentário: jorgferr, dutilleul, eularindo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nasei_27, DEEPblue, eularindo, SBruno
  6.  # 7

Enquanto estiveres sozinho não te metas em arrendamento de apartamentos nem em créditos para carros de 20 000 euros....aluga um quarto e vais ver que com jeito poupas 400 ou 500 euros por mês (pelo menos eu poupava).
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  7.  # 8

Viva, o trabalho não me assusta. Alias o que procuro agora é uma empresa na minha area onde tenha possibilidade de evolução de carreira. Não me importo de começar a esfregar o chão ou servir cafés se for preciso ( algo que já fiz durante muito tempo no negocio de família).
    Quanto a "pisgado à procura de melhor" tambem já pensei nisso mas....
    Ja viram bem o nosso belo cantinho do mundo? Não temos inundações, terramotos, tempestades, tsunami, etc.
    Temos alguns desastres naturais mas nada a escala que vemos la fora.
    Temos um belo pais. Como também já esteve emigrado tenho um gostinho especial por ser "Tuga".

Masis aquilo que pretendia desta discussão era ideias de como começar ja a poupar ou investir o meu dinheiro para poder usufruir melhor dele mais tarde.

Grande abraço para todos
  8.  # 9

O problema é que em Portugal, as empresas estão pelas ruas da amargura, de um modo geral.
    Fazer carreira actualmente é muito mais complicado.

Também não te esqueças que as inundações, terramotos, tempestades, e outras adversidades, podem ser oportunidades.
    Há um provérbio que diz " enquanto meio mundo está constipado, a outra metade vende lenços"

Acredito que se tivessem acontecido mais adversidades em Portugal, o país não teria desbarato o dinheiro que teve...
    De certeza que se pensava mais no dia de amanhã.
  9.  # 10

Tem razão

Mas basta vermos em termo de clima que estamos muito bem localizados.

Cumprimentos
  10.  # 11

A melhor coisa é ficar em casa dos pais até "aguentar". Não tem despesas, excepto uma ajuda ou outra que possa dar-lhes. Há pais que não se importam de ter os filhos sempre presentes, sei que é um sacrifício mas se o seu objectivo é construir, assim é a maneira melhor de poupar o mais rápido possível, pelo menos para uma boa entrada para o crédito.
  11.  # 12

Viva Bruno,

De facto tem razão, o nosso canto é muito agradável, e se puder manter-se por cá era optimo, não podemos ir todos embora.
    Começe também já a pensar no que quer gastar e onde, por exemplo se calhar até tem um terreno de familia que dá para construir qualquer coisa.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  12.  # 13

Bom dia a todos

O plano preliminar que tenho é o seguinte:

-Amealhar dinheiro ( aqui é que precisava de ajuda, conta poupança habitação,???).

-Se entretanto aparecer um terreno que possa comprar e que esteja dentro da minha possibilidade fá-lo-ei.

-Apenas começar a construir daqui a 5 anos (aqui sim planear algo mais concreto e começar a construir).

Não sei como serra a situação dos bancos daqui a 5 anos. Mas ai planeio pedir empréstimo. Seria bom se tivesse ajuda dos pais, mas honestamente prefiro não depender de ninguém para alem de mim próprio se me entendem

Cumprimentos para todos
  13.  # 14

Boas

Aqui vai algo que encontrei no site da DECO:

"Perante o leque de soluções de investimento, nem sempre é fácil optar. A escolha varia com o objetivo da poupança, o prazo do investimento, a idade do aforrador, a possibilidade de mobilizar o dinheiro aplica­do e, claro, o risco que está disposto a correr. Estar bem informado é a melhor arma para comparar produtos e negociar com o banco. Verifique eventuais custos da instituição financeira e penalizações por resgate ante­cipado. Pode, nalguns casos, perder juros se levantar antes do prazo.

Poupança-reformado e certificados de aforro sem interesse
    As contas poupança reformado destinam-se a pensionistas com rendimento não superior a 1455 euros brutos mensais em 2011. Estão isentas de imposto sobre os juros até 10 500 euros. Acima deste montante, são descontados 21,5% de IRS. As melhores taxas do mercado rodam 3% anuais líquidos até 10 500 euros. Mas há depósitos a prazo e outros produtos sem risco mais rentáveis.

Os certificados de aforro, com taxas na ordem dos 0,9% (série C), perderam o interesse, mesmo com o prémio de permanência. Levante o dinheiro e invista em produtos mais rentáveis: por exemplo, depósitos a prazo até 5 anos, obrigações ou certificados do Tesouro, se puder investir por mais de 5 anos.

Soluções até 1 ano
    Invista em produtos até 1 ano para manter um pé-de-meia e fintar imprevistos, como um acidente, doença grave ou situação de desemprego. Junte um mínimo de 3 a 6 vezes o orçamento mensal familiar e aplique o dinheiro num de­pósito a prazo por 1 ano com rentabilidade superior à inflação (3,6% em 2011). Para o restante, privilegie prazos mais longos, pois o rendimento tende a ser superior.

Depósitos a prazo: sem risco e com capital garantido, são fáceis de subscrever nos bancos. Pode obter rendimentos periódicos na conta à ordem. Escolha depósitos com taxa superior a 3,6% (inflação prevista). Tente negociar a taxa com o banco, sobretudo se tiver montantes elevados.

Aplicações entre 1 e 5 anos
    O dinheiro de que não precisa no imediato pode ser aplicado a médio prazo, entre 1 e 5 anos. Até 5 anos, opte por depósitos a prazo com taxa superior a 3,6%, obrigações do Tesouro e fundos imobiliários. Estes últimos não têm capital garantido.

Obrigações do Tesouro: a dívida pública tem, atualmente, um rendimento muito interessante. Uma OT a 5 anos rende 5,6% líquidos ao ano, desde que adquirida à cotação atual e mantida até ao vencimento. Tem de investir um mínimo de 2500 euros e está sujeito a comissões por resgate antecipado.

Fundos imobiliários: estáveis mesmo em períodos de crise e com potencial de rendimento superior às taxas de juro de curto prazo (Euribor). Invista a partir de 500 euros. Os melhores fundos podem render 4 por cento.

Investir por mais de 5 anos
    Para investir sem risco, os certificados do Tesouro são os mais rentá­veis, com taxas superiores a 5%, assim como as obrigações do Tesouro.

Certificados do Tesouro: rendem 5,3% líquidos ao ano, se investir entre 5 e 9 anos, e 5,6%, por 10 anos. Resgate antecipado sem penalizações.

Se estiver disposto a correr algum risco, aplique em pro­dutos sem capital garantido: prometem mais ganhos.

Ações: sem garantia de rendimento nem de capital, têm em elevado potencial de valorização. Invista, no mínimo, 20 mil euros e diversifique por, pelo menos, 10 títulos por setores e mercados distintos. Siga os conselhos da nossa equipa financeira no portal PROTESTE POUPANÇA.

Fundos de ações: investimento a partir de 500 euros numa carteira de fundos de várias categorias. Sem garantia de capital nem de rendimento. Ganha ou perde em função da Bolsa.

Fundos mistos: investimento a partir de 500 euros numa carteira diversificada de fundos. Sem garantia de capital nem de rendimento. Ganha ou perde em função dos mercados de ações e obrigações."

Como podem ver as opções são muitas... e para alguém como eu isto é tudo muito vago e honestamente assustador :S

Cumprimentos
  14.  # 15

Boas caro amigo...
    Muito rapidamente... dinheiro no banco para quê?????? para dar dinheiro a chulos só se for...
    Invista em algo coleccionavel... compre em novidade e venda mais tarde em exlusividade... existe tanta coisa em que investir o dinheiro... e muitas delas com risco muitissimo reduzido !!!
    Investigue, ponha os neurónios a funcionar e sobretudo descubra mundos novos que se calhar nunca julgou existirem... e muito provavelmente até gosta !!
    Pense nisto, não tenho duvidas de que a médio prazo é a solução mais viável para rentabilizar ao máximo o seu dinheiro !!!
  15.  # 16

Boas,

Já agora em que área acabou os estudos? Consoante esta informação os conselhos poderão ser diferentes.

Cumps

Barreira
  16.  # 17

Colocado por: jorgferrEnquanto estiveres sozinho não te metas em arrendamento de apartamentos nem em créditos para carros de 20 000 euros....aluga um quarto e vais ver que com jeito poupas 400 ou 500 euros por mês (pelo menos eu poupava).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SBruno
    Concordam com este comentário:rjmsilva

Eu poupo isso porque estou em casa dos pais e não pago dormida e comida :D Muitas vezes os meus pais saem no meu carro e enchem-me o depósito, porque caso contrário seria possível este tipo de poupança. Tenho 25 anos e só penso casar daqui a 3/4 anos, e entretanto vou juntando para depois sair debaixo da saia da mãe. :D

Em Portugal ganha-se pouco e o nível de vida está caríssimo.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  17.  # 18

Colocado por: Joao DiasBoas caro amigo...
    Muito rapidamente... dinheiro no banco para quê?????? para dar dinheiro a chulos só se for...
    Invista em algo coleccionavel... compre em novidade e venda mais tarde em exlusividade... existe tanta coisa em que investir o dinheiro... e muitas delas com risco muitissimo reduzido !!!
    Investigue, ponha os neurónios a funcionar e sobretudo descubra mundos novos que se calhar nunca julgou existirem... e muito provavelmente até gosta !!
    Pense nisto, não tenho duvidas de que a médio prazo é a solução mais viável para rentabilizar ao máximo o seu dinheiro !!!
    Discordam deste comentário:DEEPblue

O mercado tem flutuações, segue as modas e a economia, é tão instável como um barco. Essse "risco muitissimo reduzido" não me parece...
    Para um investimento desses ser viável teria que ser na compra de algo de baixo custo agora e vendável nalgum pico em que esse bem possua um valor alto, e que compense o armazenamento durante o tempo de posse. Neste caso, é um risco, porque é necessário ter visão para acertar nos bens certos, e ter muita sorte. Outro aspecto é o valor que atribuímos à nossa colecção de cromos (muito valiosa porque custou muito a obter) e o valor que o mercado atribui no momento em que se pretende vender (que pode ir de pouco a muito de acordo com os critérios do mercado: moda, raridade, estado, etc.). Também não nos esqueçamos que o acto de venda tem custos. As leiloeiras cobram pelos seus serviços, e os comerciantes compram os bens abaixo do preço de venda (que geralmente é o valor que vemos nas montras e atribuimos ao bem).
    A outra hipótese é investir em bens que possuem um valor constante e nunca vão desvalorizar. As grandes empresas quando compram Picassos, não é por motivos estéticos. A questão é que este bens costumam ser de preço elevado, não se enquadrando na questão do sBruno.
  18.  # 19

Picassos não me parece XD

As minhas capacidades económicas são muito mais humildes. No entanto segundo aquilo que ouso e vejo os bancos agora não são o melhor local para quem quer ter dinheiro a render.
    A minha ideia era algum tipo de investimento onde pudesse todos os meses colocar lá parte do meu ordenado.
    Um investimento rentável nem que, como risco máximo, no final sair de la apenas com o dinheiro que investi.

Consigo "expremer" muito bem o dinheiro. Não bebo, não fumo, não sou de sair a noite e os meus Hobys são simples.
    Dependendo do meu ordenado planeio em amealhar de 200€ a 500€ por mês, já a contar com as minhas despesas.
    Era com este volume de dinheiro que gostaria "jogar".

Alguma ideia?

Cumprimentos a todos
  19.  # 20

Depósito a prazo, escolha o melhorzito e não se inquite muito com isso. Dê um salto ao forumfinancas.com onde acompanham melhor estes assuntos.

0.0238 seg. NEW