Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1Não consigo perceber porque tendo nós até um premio nobel da arquitectura, certos profissionais não aproveitem as oportunidades destas intervenções para voar um pouco mais., Não era preciso nada do outro mundo mas algo mais.
    Concordam com este comentário:P+V "...",RSS

Temos 2: Siza e Souto Moura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  2.  # 22

Não vou criticar este projecto, porque entendo que seria preciso começar de novo. Mas concordo com os que referem excesso de compartimentação (e inadequada). Não existe diferenciação e caracterização de áreas socais / zonas privadas nem qualquer tipo de relação com a pré existência.
    • RSS
    • 19 setembro 2011 editado

# 23

O fim de semana passou e lá por casa dos meu pais foram discutidos vários aspecto do projecto aqui levantados, bem como a forma de abordagem com a arquitecta.

Os exemplos de integração que estão nesses tópicos, são muito bons ... no entanto não deixaram de levar como o comentário do meu pai "coisa de gente com € para gastar". :D
    E a realidade é que se pretende um orçamento apertado QB.

Como dou uns toques com o corel ... tentei passar para o papel algumas das ideias que surgiram!
    Penso que recuando as escadas e a entrada, bem como eliminado a varanda (não se sentiu a necessidade de ter ali uma varanda) se melhora o tal aspecto da planta estar demasiado compartimentada.

Entretanto vamos falar com a arquitecta, pedir para explorar melhor a integração com o existente e ver como corre ...
      Planta do Rchão alterações 2.jpg
    • P+V
    • 19 setembro 2011

# 24

Colocado por: RSScomentário do meu pai "coisa de gente com € para gastar"

E é aí que muito se engana o seu pai: quanto menos cantinhos, esquinas, "bochechos" e águas de cobertura mais €€€ vai poupar. Da mesma forma, quanto menor a área desperdiçada em corredores, varandas inúteis e compartimentos sobre-dimensionados (a casa de banho acessível), mais €€€ vai poupar. Peça à sua arquitecta que dê uma volta de 360º (...) ao projecto!
    Concordam com este comentário: RSS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSS
    • RSS
    • 19 setembro 2011

# 25

DOGMA ... na IS grande o que diz é colocar a banheira encostada à parede do quarto?
    Percebo que fique mais bem arrumado, mas não trará problemas com "barulho" de águas para que estiver a dormir quarto?
    • RSS
    • 19 setembro 2011

# 26

Peça à sua arquitecta que dê uma volta de 360º (...) ao projecto!

se calhar é melhor ser de apenas 180º ... para mudar de rumo!
    ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, treker666, raulschone
  3.  # 27

.. Está mau.. quer poupar €€€?!, certo? Acabe com os recortes da planta. No quarto com IS, retire a varanita.. e preveja uma IS em condições e um quarto com uma área verdadeiramente útil.
    a iS acessivel, está uma miseria... os parelhos parecem estar fora de escala para forçar a demonstração do circulo de 1.50m.
    A escada... está na zona a compativbilizar com o existente.
    Na cozinha, se colocar a porta exterior com envidraçado, poupe as chatices e o dinheiro da claraboia.

O projecto pode ser bom, funcional e ser mais barato de construir que essa proposta que apresenta (lhe apresentaram)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSS
  4.  # 28

ou voltar ao grau zero para começar tudo de novo :)
    Concordam com este comentário: P+V
    • RSS
    • 19 setembro 2011

# 29

vou colocar as fotos do existente:
      16.jpg
    • RSS

# 30

... percebe-se 2 tipos de parede, uma da fachada que é robusta e bem construída lá para trás as paredes feitas com outra técnica de construção mais "fraquita".
      25.jpg
    •  
      FD
    • 19 setembro 2011

# 31

Esse telhado tem cá uma personalidade... :)
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel, Italiano
  5.  # 32

Minha proposta... de implantação e conciliação do existente.
    Pode sair um projecto muito engraçado , sem destruir a personalidade do existente, e sem colocar uma casita sem personalidade adossada.

EDIT: ainda falta saber das condicionantes urbanisticas.. nomeadamente se é necessário respeitar com um afastamento mínimo do corpo novo à estrada existente.

PS. também dou uns toques de corel ;
      casa_.jpg
    • P+V
    • 19 setembro 2011

# 33

Lá está! Aproveitar toda a pré-existência...
    • naar
    • 19 setembro 2011

# 34

Colocado por: FDEsse telhado tem cá uma personalidade... :)

hehehehhehe

Já vi que nem as tarefas domésticas lhe tiraram o sentido de humor!
  6.  # 35

Fiz o "estudo" sem ter ainda visto as 2 fotos recentes.
    Eu não forçaria a colocação da garagem no edificio antigo. arruinar o cunhal junto do forno.. parece-me ser um crime.
    Tem aí outro problema, que se prende com o pouco pé-direito da casa pré-existente. Mais uma razão para ser estudada uma solução VERDADEIRAMENTE compatível.
    Concordam com este comentário: marco1
    •  
      marco1

# 36

penso que alguns foristas, futuros donos de obra, não estão a aproveitar o forum, ou seja quem sabe se aqui se habituassem a meter um bom levantamento topográfico, umas boas fotos de toda a envolvente e o o programa funcional da casa, não teriam umas "dicas" bem boas.
    ps. e fundamentalmente nestes casos o levantamento do existente, umas plantas bem feitas...já chegava.
    •  
      FD
    • 19 setembro 2011

# 37

Colocado por: DOGMAse calhar deve meter menos água do que alguns novos.

Se calhar "ajeitou-se" ao longo dos anos para evitar a entrada de água, ficando com aquela forma.
    Assim como um ser vivo se adapta ao meio, o telhado fez o mesmo, protegendo da intempérie quem lhe deu vida.

Pelo menos, é romântico pensar assim.
    • RSS

# 38

Já percebi que todos são da opinião de praticamente não mexer no existente;

Mas do que conheço do local, ou se sobem todas as cotas da construção existente, ou vou ficar com uma casa 1m abaixo da cota da estrada! (que é o que se passa agora.
    Por exemplo na ultima foto acho que dá para perceber que actualmente para entrar na casa que existe temos de descer uma rampa bastante curta e inclinada até à zona da parreira.
    (só para exemplo a minha avó já lá não ia porque com algumas tinha medo de descer aquilo e escorregar)

O forno não funciona porque está parado à muito tempo e certamente tem fugas, não que dizer não tenha recuperação. Mas lá está ... fica demasiado fundo!

O telhado percebe-se que se recorreu ao que é de mais "tradicional" português (desenrracanso).

EDIT: ando com os comentários em atraso ... enquanto escrevo, vocês prontamente estão também a responder parecendo alguns comentários repetidos ou desfasados sorry
    •  
      FD
    • 19 setembro 2011

# 39

Colocado por: naarJá vi que nem as tarefas domésticas lhe tiraram o sentido de humor!

Ainda não cheguei às partes más... anda para ali uma sobre LSF que estou a guardar para amanhã... :D
    • P+V
    • 19 setembro 2011

# 40

Colocado por: RSS1m abaixo da cota da estrada!
    Muito sinceramente, não me parece um obstáculo que um projecto em condições não possa ultrapassar...

0.0248 seg. NEW