Iniciar sessão ou registar-se
    • RSS
    • 19 setembro 2011

     # 41

    Como utilizador do fórum mais como curioso que outra coisa ... sei que há aqui muita gente habilitada e que disponibiliza o seu tempo para "ajudar" a que se faça melhor! (desde já o meu agradecimento).
    No entanto, como não percebo muito da poda, vou fornecendo os dados que tenho das condicionantes, envolventes etc à medida que me vão lembrando e sempre que as tiver; com o intuito de aproveitar as vossas dicas ao máximo.
  1.  # 42

    As fotos fizeram-me lembrar este projecto...

    Cumps,
    Concordam com este comentário: marco1, dutilleul
  2.  # 43

    olhe , uma, mesmo sem conhecer muito "aquilo", eu talvez aproveitasse só as paredes em pedra, ou partes delas e "partia" para uma volumetria nova, visto que, tal como o dono disse, esta pré existência tem uma cota de soleira abaixo da estrada.
    Em suma não vejo o conjunto volumetrico exixtente de tal forma consolidado que mereça a sua preservação integral.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RSS
    • P+V
    • 19 setembro 2011

     # 44

    Ui! O pai do RSS ainda tem um treco se ver isso! :D
    Concordam com este comentário: RSS
    • naar
    • 19 setembro 2011

     # 45

    Colocado por: FD
    Se calhar "ajeitou-se" ao longo dos anos para evitar a entrada de água, ficando com aquela forma.
    Assim como um ser vivo se adapta ao meio, o telhado fez o mesmo, protegendo da intempérie quem lhe deu vida.

    Pelo menos, é romântico pensar assim.


    Mas eu sempre acreditei (desde o inicio da sua criação e independentemente das suas metamorfoses) que alguns seres vivos se adaptariam bem aos meios!
  3.  # 46

    Marco1, também é uma abordagem a considerar...
    • RSS
    • 19 setembro 2011 editado

     # 47

    Ainda sobre as cotas ... penso que neste corte é visível pelo amarelo (existente) e o proposto, a altura que se tem de acrescentar as paredes para chagar à cota da estrada. Esse foi um pormenor que foi "pedido" à arquitecta, ou seja a casa não ficar mais baixa que a estrada!
    O que a arquitecta falou foi sempre no sentido de preservar as paredes de pedra existente, principalmente as da zona do forno.


    Tenho também o outro corte que está marcado na planta, se acharem interesse meto.
  4.  # 48

    ... Faz-me uma certa confusão..
    Nesta fase, haver tanto desenho técnico de Arquitectura... como se estivessemos a falar de um projecto completamente finalizado e aprovado pelo dono de obra, prontinho para entregar na câmara.

    Eu não trabalho assim. ;) é puro desperdício de recursos...
    Concordam com este comentário: Carlos M Silva
    • RSS
    • 19 setembro 2011 editado

     # 49

    Pedro, o levantamento topográfico e do existente já está feito há +/- um ano.
    Na altura houve uma outra proposta que ficou pendente, sem ter em conta os barracões e casa existente.
    Entretanto devido a burocracias de papeladas e registo lá de uniram os artigos do barracão com a casa e terreno, o que levou a um pedido de nova proposta à arquitecta.

    Na primeira proposta realmente não havia tanto detalhe ...
  5.  # 50

    Colocado por: RSSVou anexar os desenhos que temos nesta fase, pois a vossa opinião é sempre um mais valia para os novos imputes que já verificámos e vamos transmitir à arquitecta.
    Por isso venham opiniões!


    nota-se ali uma existência depois algo novo a nascer ali ao lado sem grandes referencias nem atenção perante essa existência.
    em geral está muito fraco o projecto, se não me dissesse que era de arquitecta eu diria que seria um projecto de desenhador

    a ligação entre edificios é má, uma zona em triangulo sem nexo
    a zona de entrada/hall e corredor é mal concebida, torna-se num corredor apenas, o hall basicamente não existe - existe em corredor
    etc etc
  6.  # 51

    bem só agora reparei no existente
    agora tenho a certeza, esse projecto é um atentado para a existência.
    a existência pode não ter um pé direito alto, ou estar enterrada"", ou não estar em excelentes condições mas tem uma força que se nota e bem, e isso deve-se manter.
    • RSS
    • 23 setembro 2011 editado

     # 52

    Ontem lá liguei para a arquitecta ...

    Enviei o ficheiro em anexo, e para além das notas escritas, alertei para a necessidade de preservar a identidade da construção existente e harmonizar a integração!

    O que ela me indicou foi: que fazia parte do projecto apresentado a preservação das paredes dos barracões e casita (tanto no exterior como no interior), e mesmo na parte que tem de ser alterada para subir a cota, seria respeitada a técnica de construção em pedra, ainda que reforçada com uma "cinta" para "travar" as paredes! (julgo terem sido estas as expressões usadas)
    Na construção nova será criada uma zona de transição, em que será usada a pedra para revestimento e aproveitamento de algumas cantarias de pedra das portas existentes.

    Vamos lá ver como corre ... porque ela deu com mais uma pedra no processo burucratico, e ainda temos de pedir a unificação de artigos para que depois o licenciamento ande para a frente.
      Planta do Rchão alterações 22.jpg
  7.  # 53

    Mais umas achegas, "sem bater muito no ceguinho":
    O carro representado... não me parece que esteja à escala de uma viatura corrente. ( contar pelo menos com 2.10m de largura entre espelhos retrovisores)
    As is.. estão muito mal resolvidas... e também me parecem com os parelhos sanitários sub-dimensionados. Diga que quer as portas interiores TODAS com 80cm...
    E porque não considerar uma saida directa de um dos quartos para o exterior?!? Tem de dar a volta ao edificio todo. Para quê.

    Na sala, parece-me excessivo ter duas janelas, opte unicamente pela maior (de sacada)

    Nas escadas... a porta das mesmas está alinhada com o degrau, e abre para dentro das escadas, está mesmo a pedir acidentes...

    Se querem o alpendre na zona da entrada. dexar estar as escadas . recuar porta de entrada principal e juntar com alpendre da zona da cozinha.

    Continuo a achar o conjunto mal resolvido...
    Boa sorte.
    • RSS
    • 23 setembro 2011 editado

     # 54

    Esse desenho que eu coloquei fui eu que remdiei em cima da proposta, tanto que o carro "apanhei" da cave !!!
    A casa de banho do quarto fui eu que a coloquei assim, mas para a arquitecta reformular.
    Eu ao recuar escada se calhar apaguei a soleira junto à porta ... penso que a porta terá de abrir para o corredor como o Pedro diz e muito bem!
    O único quarto que dá para ter porta para a rua é o que dá para a estrada, todos os outros estão já com um pé direito alto, tanto que a cave para as traseiras do edifício estão ao nível do rés de chão. (logo não faz sentido).

    Vou verificar isso das escalas e das portas com a arquitecta, bem como a ideia de recuar a porta para o alpendre da cozinha não me parece nada maus de todo.
  8.  # 55

    .... mais uma achega.
    tratando-se de uma construção confinante com uma via (municipal)... não terá de recuar a nova construção, para lá de uma zona de protecção à estrada?! O projecto teve em consideração essa eventual condicionante?
    Concordam com este comentário: VMV
    • RSS
    • 26 setembro 2011

     # 56

    Caro Pedro Barradas, desculpe a resposta tardia mas este fim de semana estive demasiado ocupado e sem tempo de vir até aqui.

    Tenho quase a certeza que essa condicionante está prevista ... até porque a construção nova está feita para trás do pequeno muro de pedras que se vê nas fotos da pagina anterior.
  9.  # 57

    Colocado por: Pedro Barradas.... mais uma achega.
    tratando-se de uma construção confinante com uma via (municipal)... não terá de recuar a nova construção, para lá de uma zona de protecção à estrada?! O projecto teve em consideração essa eventual condicionante?


    concordo com o Pedro
    neste caso, se vai só deixar aquela pequena parte do existente e vai construir basicamente tudo de novo, poderia deixar onde está a parte antiga mas deveria recuar essa parte nova 4/5 metros à via pública - conforme regulamentos municipais
    eu diria que é uma situação para indeferimento
    • RSS
    • 6 março 2014 editado

     # 58

    • RSS
    • 6 março 2014

     # 59

 
0.0250 seg. NEW