Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: dutilleul... e com a possibilidade de ser tão DIGNO como qualquer outro.

Talvez seja esse o problema do nosso país, a maioria da população confunde ostentação com dignidade...
    Concordam com este comentário: AnaT, bmxer
  2.  # 82

Colocado por: gyumaoItaliano,

Compreendo e agradeco a sua opinião. Permite-me antecipar a reacção das pessoas: alguns condenam a minha ideia. Muintos não se importam mas seguem a onda. Os que acham bem têm que se calar porque são poucos. é preciso cuidado com a imagem, se não ainda me junto a um dos grupos socialmente odiados.
    Parece-me que a crize não é so na Europa - é no mundo

Já me informei sobre emigrar e cheguei a estas conclusões:
    Se a sua profissão é pedreiro, canalizador, electricista, etc. você precisa de ter muita experiência e trabalhar melhor que a maioria. Pode esperar trabalhar 12 -15 horas por dia sob um grande stress e dormir em casernas do tipo da tropa antigamente, só que pior. Acho que é uma vida pior do que dormir na carrinha. Só que ninguem o conhece para o julgar, e os que o conhecem estão na mesma situação.
    Se você for enginheiro ou coisa parecida, tem uma vida melhor, mas tambem vai ter que se destacar entre tantos engenheiros
    Se voce preencher estes requisitos pode ganhar bom dinheiro qualquer que seja a profissão, mas vai ter uma vida quase de escravo, a não ser que tenha sorte. E para cada um com sorte, vai haver outro com azar.

no estrangeiro tambem existe problemas como em Portugal com maior ou menor intensidade e os estrangeiros tambem se agarram aos seus empregos como nos.
    Resumindo. Não espere ter uma vida "humana" no estrangeiro, vai ser muinto duro.

Tenho vários familiares emigrados e vi as condições em que vivem. São ricos?! Nao, mas têm um modo de vida acima da média portuguesa.
  3.  # 83

Colocado por: Capela86Espero que o gyumao pondere bem as coisas, porque nem sempre os fins justificam os meios. Viver nessas condições irá moldar a sua personalidade e aparência, que dificultará no futuro o regresso à sociedade. Isto se conseguir....

A personalidade não se deveria alterar por questões de posse, mas infelizmente é isso que se assiste mas normalmente não quando se vive na precariedade mas o contrário. E pelos vistos será a "sociedade" a criar essas dificuldades...infelizmente!
  4.  # 84

Colocado por: treker666Deixo aqui uma pequena ideia de algo que também pretendo executar:

Na pátria de H. David Thoureau - que se deu ao cuidado de dar conta de uma experiência idêntica à que deu origem a este tópico, em "Walden" - até há um movimento de "indignos" que se lembraram de constituir uma Small House Society...
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capela86
    • Neon
    • 19 setembro 2011

# 85

Desde já o meu boa noite a todos sem excepção :)

Quando vi este tópico hoje pela matina, tive a curiosidade de abrir, ler os poucos posts e tirar as minhas conclusões.
    Chego ao fim do dia e verificou que o dia foi "animado".

Bom, desde já deixo claro que me revejo 100% nas palavras do italiano, e subscrevo inteiramente o que foi dito por ele nas várias intervenções.
    No inicio achei que havia alguma malicia na intervenção do Guymao, mas depois de ler os ultimos posts que ele colocou... Não sei se é um jovem ou não, mas parece-me haver alguma inocência ou mesmo infantilidade, tipica de uma certa idade, no modo como abordou um problema que efectivamente é sério e dramático. O que não apaga no meu ponto de vista o despropósito disto tudo.

O Neon é um fulano, com defeitos e qualidades. Se calhar o Neon também cria estereótipos (é um defeito), mas na opinião dele todos nós o fazemos, quer admitamos ou não.

Sou um admirador nato de individuos de sucesso.
    E o que é para mim um individuo de sucesso?
    É um individuo que singra, que ganha, que atinge ou vai além dos objectivos a que se propõe.
    Desta forma um Hippie (lá está o estereótipo - quem não gostar paciência - mas na minha caberça não tem nada de depreciativo) se consegue atingir os seus objectivos de modo de vida, e a vive de uma forma pura é um individuo de sucesso e como tal tiro-lhe o meu chapéu.

No caso que expõe e que desenvolve ao longo deste debate, o Guymao NA MINHA OPINIÃO não é claramente um homem de sucesso. E porquê?
    Porque o objectivo dele não é viver de um certo modo/cultura (Hippie). Aliás, cenas de telemoveis, televisão, profissão, não querer vizinhos, etc etc NÂO TEM A PONTA DE CORNO A VER COM ESSA FILOSOFIA.
    Portanto, por aqui, defender a sua liberdade como modo de vida...não me pareçe pois como Hippie seria uma autentico LOSER.
    Relembro que esta é somente a minha opinião.

Vamos então analisar do outro ponto de vista.
    O Guymao como grande martir e defensor de sacrificios para poupar e singrar na vida.
    Bom, eu até lhe desejo boa sorte e muito sucesso...mas francamente (sim eu sei sou um gajo de ideias feitas e pré-concebidas) não me pareçe que o resultado seja diferente...LOSER outra vez. Até pelo simples facto de ele já ter assumido que são ideias malucas, que as dialoga de animo leve, e por ai fora.
    Cá entre nós que ninguem nos ouve acho que ele próprio não acredita nelas...o que a ser verdade, faz dele um LOSER ao quadrado.

Vive em condições semelhantes ás que ele descreve:
    - quem comunga de um profundo e perfeito sentido de liberdade e independencia e se torna bem consciente dos prós e contras (Pessoas de sucesso)
    - os que vão á procura de aventura por um periodo de tempo bem definido, e assim a obtem e tiram prazer dessa mesma aventura (pessoas de sucesso)
    - os que por necessidade extrema não possuem outra alternativa e assim vivem por força das circunstancias (e nestes há os que se resignam e os que lutam todos os dias para sair do miserabilismo e para atingir melhores condições de vida)

Viver assim para poupar?
    Alguém acredita piamente nesta treta?
    Ele próprio assume que quem ganhar 500 € dificilmente poupara (e quem paga as contas do dia a dia sabe que assim é). Já quem ganhar de 800 euros para cima já consegue poupar alguma coisa....Quanto? 300 €?
    A colocar 300 € x 14 meses no banco ainda que consiga um juro de 5%. Daqui a 15 anos tem dinheiro para pagar um projecto, as burrocracias e construção de uma habitação MUITO singela.

Para mim, tanta privação é conversa fiada. Ele proprio admitiu já mais a frente que seria uma coisa caso o emprego fosse a vida
    ... uma necessida de extrema, não quer depender da caridade e tal...depois ja veio outra vez dizer que isto é um projecto, uma forma de investimento...grande confusão vai n aquela cabeça.

Sejamos objectivos
    Tirando uma situação forçada ninguem vive em condições precárias (tirando os que tem essa filosofia de vida) quando pode viver em situações mais confortaveis. e já aqui foram dados exemplos disso.
    Há parques de campismo com instalações adequadas, arrendamento de quartos com acesso a cozinha e WC por 1 ou 2 centenas de euros.
    Querem que eu acredite que por 200 € se vive daquela forma...e repito não sendo uma situação extrema e sem alternativas?

Quanto a outro tema que foi abordado....os ciganos, a sua cultura, etc etc.

Bom, os ciganos não vivem assim em todo o lado (entenda-se - em outros paises) pelo que essa coisa de ser uma questão cultural não me convençe.
    Também nos outros paises não são tão valentes como em Portugal...o que me leva a concluir que eles não são valentes, nós é que somos cobardes.

Acho péssimo, a porra da conversa da identidade cultural para justificar ir mais além, estar acima de, etc etc.
    A conversa das habitações sociais, penso que deve ter vindo de outro tópico. Não sei que tópico é esse, e nem sei o que por la se falou.
    Mas lembro-me de ver uma reportagem feita sobre umas familias ciganas residentes no parque nómada em Coimbra, que me deixaram estupefacto.
    Aquelas pessoas, cidadãos como eu e vocês, vivem em casas pagas por alguem e estacionados á porta estavam grandes bombas. Não per cebo que ninguem vá indagar de quem são aqueles carros, o que estão ali a fazer, como foram lá parar e porque.

De igual forma chocou-me ver uma cerimónia de casamento com cidadãos menores, onde a rapariga é fechada numa divisão e, isto não foi filmado, mas foi dado a entender que lhe é rompido o himen pela matriarca do clã de forma a atestar a sua virgindade!!!
    Eu, tenho receio de dar um beijo nos labios a minha filha, pois posso ser acusado de pedofilia e vir a segurança social e retirar-ma.

Sou a favor de igualdade de direitos (efectivos...não é so no papel) e de igualdade de deveres.
    Identidade cultural, sim sr, mas dentro de parametros muito bem balizados...caso contrario estamos a promover o 3 mundismo.

Abraços a todos
  5.  # 86

Colocado por: dutilleul

Na pátria de H. David Thoureau - que se deu ao cuidado de dar conta de uma experiência idêntica à que deu origem a este tópico, em "Walden" - até há um movimento de "indignos" que se lembraram de constituir umaSmall House Society...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Capela86
    Concordam com este comentário:treker666

Isso é a mesma coisa que dormir numa carrinha?
  6.  # 87

No meio disto tudo ainda ninguém se lembrou da questão da segurança? Nos tempos que correm como pode alguém sentir-se seguro dentro de uma carrinha? Eu nunca conseguiria adormecer...
  7.  # 88

Colocado por: Capela86Isso é a mesma coisa que dormir numa carrinha?

Pode ser. (Para ser franco, nem percebo a sua dúvida)
  8.  # 89

Não era uma dúvida
  9.  # 90

Entre uma carrinha ou um pequeno atrelado como o que se pode ver nos links tanto do youtube como do "small house society", não vejo grande diferença. Apenas serve como referência para uma vida sem custos exagerados, permitindo poupar algum dinheiro e manter padrões normais de vida.
  10.  # 91

Colocado por: Capela86Não era uma dúvida

Não será então. Um argumento é que não é, seguramente.
  11.  # 92

Colocado por: SofiaPaulaNo meio disto tudo ainda ninguém se lembrou da questão da segurança? Nos tempos que correm como pode alguém sentir-se seguro dentro de uma carrinha? Eu nunca conseguiria adormecer...

Olhe Sofia, aí tenho de lhe dar razão mas ao mesmo tempo equiparar a segurança existente no inetrior de uma carrinha, autocaravana, atrelado...com a de muitas vivendas que por aí existem. Mas lá está, são opções...
  12.  # 93

Colocado por: treker666Entre uma carrinha ou um pequeno atrelado como o que se pode ver nos links tanto do youtube como do "small house society", não vejo grande diferença. Apenas serve como referência para uma vida sem custos exagerados, permitindo poupar algum dinheiro e manter padrões normais de vida.

esses atrelados com uma mini casa têm melhor aspecto que uma carrinha, mas em funcionalidade se calhar não são tão boms
  13.  # 94

Colocado por: dutilleul
    Não será então. Um argumento é que não é, seguramente.
    Concordam com este comentário:treker666

Não vou jogar Ping-pong, meu caro!!
    Cansa e estamos sempre no mesmo sítio :)
  14.  # 95

Colocado por: Capela86Não vou jogar Ping-pong, meu caro!!
    Cansa e estamos sempre no mesmo sítio :)

Ok, deixe então ficar a porcaria da bolinha do seu lado e não volte a atirá-la para o meu.
  15.  # 96

E esta questão, na realidade, só poderia mesmo ser colocada por um homem. Já imaginaram uma mulher nessa situação...?
    Atenção que não estou a afirmar que é certo ou errado, mas do ponto de vista feminino não me parece nada exequível...
    Ou seja, será esta uma solução viável para um homem com problemas financeiros ou que queira poupar uns euros? Talvez. Mas minhas senhoras, se tencionam seguir este exemplo comecem já à procura de um bom ginásio com aulas de artes marciais e defesa pessoal... de preferência o mesmo para os homens!
    E não é só pelo facto de uma carrinha (ou semelhante) não oferecerem qualquer tipo de segurança a quem lá permanecer, exposto, dia após dia, que levanto esta questão. Há toda uma série de outros factores, a nível social, por exemplo, que podem aumentar a insegurança (física, psicológica, emocional) de qualquer pessoa a viver nas referidas condições.
    Mas enfim, isto são só alguns pensamentos que me ocorreram ao ler este tópico.
    • Neon
    • 19 setembro 2011

# 97

SofiaPaula...nos dias que correm já não sabemos quem esta a salvo de quem?

http://ainanas.com/tag/mulher-viola-homem/

Desculpe mas não resisti á brincadeira :P
  16.  # 98

Colocado por: NeonSofiaPaula...nos dias que correm já não sabemos quem esta a salvo de quem?

http://ainanas.com/tag/mulher-viola-homem/

Desculpe mas não resisti á brincadeira :P

Está a ver? está a ver? Experiente em artes marciais!!
    =0)
  17.  # 99

Se o Passos Coelho vê este tópico ainda constrói bairros sociais de trafics e transits :)
  18.  # 100

Colocado por: SofiaPaulaE esta questão, na realidade, só poderia mesmo ser colocada por um homem. Já imaginaram uma mulher nessa situação...?
    Atenção que não estou a afirmar que é certo ou errado, mas do ponto de vista feminino não me parece nada exequível...
    Ou seja, será esta uma solução viável para um homem com problemas financeiros ou que queira poupar uns euros? Talvez. Mas minhas senhoras, se tencionam seguir este exemplo comecem já à procura de um bom ginásio com aulas de artes marciais e defesa pessoal... de preferência o mesmo para os homens!
    E não é só pelo facto de uma carrinha (ou semelhante) não oferecerem qualquer tipo de segurança a quem lá permanecer, exposto, dia após dia, que levanto esta questão. Há toda uma série de outros factores, a nível social, por exemplo, que podem aumentar a insegurança (física, psicológica, emocional) de qualquer pessoa a viver nas referidas condições.
    Mas enfim, isto são só alguns pensamentos que me ocorreram ao ler este tópico.

Acho que é possível que haja alguma segurança. Por exemplo estar num sítio com alguns vizinhos, um cão de guarda para detectar alguem que se aproxime ou pitbuls para morderem, uma vedação no terreno, alarmes. Talvez cercas electrificadas e armadilhas, mas não sei se é legal. Arma de caça. Uma faca de cozinha enorme enorme, etc

0.0316 seg. NEW