Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Era para pedir 40%, mas os tipos puseram-se a jeito para se pedir mais. ;)
  2.  # 542

Eu estou a pedir 30% e o melhor que consigo por estes dias é 3.1% (no final do ano passado andava pelos 2.5% mas eu atrasei-me e agora levo com os 3.1% :-(
    Estou a pedir por 15 anos - se aumentar o prazo para o dobro o spread baixa para 3.0%.
  3.  # 543

Colocado por: tostexEra para pedir 40%, mas os tipos puseram-se a jeito para se pedir mais. ;)

lá está...... depois vem para o forum dizer que a culpa disto tudo é dos Bancos......olhe que eles nao dão nada a ninguem! =P
  4.  # 544

Eu? Não.

Já ouviste o mote 'não compro nada a crédito que não possa pagar a pronto'? Pois bem, creio que esta é uma altura em que a liquidez é rainha.
  5.  # 545

Boa noite a todos!
    Necessito da vossa opinião para a seguinte situação na qual me vejo envolvida:
    - Encontrei uma casa, totalmente do meu agrado, cujo construtor acabou por chegar ao valor que pretendia €235.000,00;
    - Poderia pagar a casa a pronto mas aconcelharam me a dar parte do valor como garantia/penhor de aplicações, por forma a conseguir negociar um bom spread e não ficar sem o capital;
    - Pedi diversas simulações das quais selecionei estas:
    - CGD spread 3% e 4.5% TANB para o deposito de 100.000€
    - BPI spread 2.5% ( parece ótimo mas...) penhor de 200.000€ com taxa de 4.15%
    -BES spread 4% não necessito de deixar penhor de capitais
    Estou tentada a fazer na Caixa, mas agradecia as vossas opiniões e/ou concelhos.
    Obrigado :)
  6.  # 546

Você pode pagar a casa a pronto e ainda pensa duas vezes?
  7.  # 547

Lol
    Pelo que me explicaram poderia com o valor dos juros pagar as prestações quase na sua totalidade, só ñ contava com os aumentos do spread e a limitação dos juros nos dep. prazo...
    Mas agradeço todas as vossas sugestões, mesmo que sejam contrárias a esta hipótese!
    Se duas cabeças pensam melhor que uma, muitas ....:)
  8.  # 548

De certeza que quem lhe explicou isso foi um bancário. Está-se mesmo a ver...
  9.  # 549

Foi msm :)
  10.  # 550

Colocado por: samina31Pelo que me explicaram poderia com o valor dos juros pagar as prestações quase na sua totalidade

Assumindo que não mexeria no dinheiro durante toda a vida do empréstimo. E mesmo assim, o banco, a menos que seja muuuuuuuuuuuito mais que os 235k, arranja maneira de, entre juros que lhe paga (porque os juros de um depósito também flutuam...) e o que lhe debita da prestação, ficar a ganhar.

Além de que, num empréstimo, acaba sempre por pagar substancialmente mais que aquilo que pediu emprestado.

Colocado por: samina31só ñ contava com os aumentos do spread

O banco só pode aumentar o spread unilateralmente (pelo menos eu penso que seja assim) se houver quebra das condições do contrato.

Pessoalmente, se eu tivesse dinheiro para comprar uma casa a pronto era isso que faria.
    Ficar (infelizmente tenho CH) agarrado ao banco é péssimo. Se pudesse preferia que fossem eles a "andar atrás de mim"...
    Concordam com este comentário: Ana Brás
  11.  # 551

Pois eles pensam no lucro deles. jamais compraria neste momento a crédito podendo comprar a pronto. Isso que lhe explicaram é uma teoria a favor dos bancos, nunca a favor do cliente. Repare, se comprar a pronto pode sempre pôr de lado as respectivas mensalidades (caso comprasse a crédito) e ir amealhando em contas a prazo, desta forma todos os juros serão só para si e nunca haverá juros para o banco...É o meu ponto de vista.
  12.  # 552

Por acaso, ao ver o post da Ana Brás
    Colocado por: samina31Pelo que me explicaram poderia com o valor dos juros pagar as prestações quase na sua totalidade

Quem lhe explicou isto foi alguém que trabalha num banco??
  13.  # 553

Não esquecer outros encargos do CH, como seguros vida... etc, etc.
    Por isso lhe dão esses conselhos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samina31
  14.  # 554

Acho que é melhor lerem este tópico: https://forumdacasa.com/discussion/22772/aumento-do-spread-cgd/

Tem muito spam, mas vão certamente ver que não é bem assim como dizem... pode interessar fazer o crédito! É preciso é fazer contas e analisar as soluções possíveis!
  15.  # 555

É claro que o banco vai querer o capital penhorado durante a duração do empréstimo, no meu caso 40 anos. Inicialmente apenas acordei deixar 100.000€ cativos (corresponde a 50%) do valor a pedir que é 200.000€.
    Presumindo que para os 100.000€ cativos ñ consigo uma taxa liquida que supere a TN do CH, com os restantes 100.000€ posso aplicar seja em depositos mais lucrativos ou obrigaçoes do tesouro ou mesmo comprar uma ou duas casitas em leilão para colocar a arrendar...
    É que se liquidar a casa, é certo que fico sem um grande encargo/responsabilidade mas tb fico completamente descapitalizada e sem contra argumentos junto à banca para qualquer outro tipo de financiamento...
    Será que estou a pensar mal???
  16.  # 556

Comprando a pronto pelo menos comigo o banco não faz dinheiro...
    Concordam com este comentário: Ana Brás
  17.  # 557

O raciocínio é exactamente esse, samina31! Para além da rentabilidade, a liquidez como refere é hoje em dia muito importante também, a meu ver.

Agora, precisa é colocar as várias hipóteses em cima da mesa e fazer contas para ver qual a melhor.
  18.  # 558

Se pretende ter liquidez para outros investimentos, está a pensar bem... Tudo depende das suas pretensões... Se quer comprar casa e ficar livre de encargos é uma coisa, se pretende fazer outros investimentos no futuro, está a pensar muito bem. Voçê é que sabe o que pretende...
  19.  # 559

Não tenho feito outra coisa sem ser analisar todos os pontos das diversas FIN's e pelos cálculos básicos que fiz (pois não sou muito entendida nesses assuntos) pagando um spread de 3% acrescido de todas as outras despesas inerentes não só ao CH mas tb à formalizaçao da compra da casa (Sinal+IMT+escritura+...) ao final dos 40 anos (pressupondo que não me sai o euromilhões antes :p) a casa fica-
    me num total de cerca de 540.000€ ( podendo oscilar devido à euribor ).
    - Dos 100.000€ que ficam cativos a conseguir uma taxa de 4.5 Tanb ao final do msm prazo
    vou buscar mais €135.000 brutos( sem considerar a capitalizaçao dos juros pois inicialmente vou necessitar deles para pagar as prestaçoes)
    - Com metade do capital como garantia ainda acho(?) que posso negociar com o banco uma reduçao de 50% no seguro de vida ( ainda estou a estudar essa situaçao)
    - Com os restantes 100.000€ conseguindo um bom deposito a prazo( ouvi falar q o Banif negoceia boas taxas ao balcão) 6.5% Tanb = 5.235€*40= €209.400
    Ora nestes pressupostos dos 540.000€(pode ser menos se negociar o seguro de vida a 50%) - €135.000 - €209.400= €195.600 valor final (estimado) custo da casa
    Corrijam me se estiver errada :
    Dos 250.000€ ( valor da casa mais despesas com a aquisicao) acabo por pagar desembolsar 195.600€ e não chego a ficar descapitalizada.
  20.  # 560

O que me veio a estragar as contas foi nao conseguir os 2.5% de spread :(

0.1918 seg. NEW