Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: FDenquanto há uns anos qualquer pessoa conseguia crédito, hoje em dia é MUITO difícil.

No meu caso foi muito mau: antes de assinar o CPCV percorremos vários bancos e em 2 garantiram-nos ao balcão que o empréstimo era aprovado. Eu levei os dados todos da casa, documentos da casa e nossos, tudo! Disseram que só de olhar para aquilo era aprovado, mas com a subscrição dos tal 500 produtos deles. Ok. Assinamos CPCV, metemos processo e muito tempo depois dos 60 dias foi recusado em ambos os bancos. Resposta: "O negócio não oferece segurança". E estamos a falar de um valor de aquisição de 80,000€ para uma moradia T3, que vale BEM MAIS do que isso. Só me apetecia bater nos funcionários que me atenderam. Não há direito!

Os Bancos estão mesmo a deixar de fazer créditos, quer queiramos quer não. Por isso tenha muita calma. Se vocês não comprarem a casa, não deve haver filas de gente à espera para a comprar. A pressa é nossa inimiga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cgaio
  2.  # 802

CFinanceiro: fazer já o processo de empréstimo a contar com as obras não dá, mesmo que o prazo fique em 90 dias, acho que não chega e é esse o problema...
    Contactamos uma arquitecta da camara e na próxima semana (agr está de férias e só volta segunda) vai nos ver se há algum "defeito" processual na câmara. entretanto qd tivermos o artigo da casa, um amigo advogado tb vai confirmar se está tudo direitinho.

Quanto à cláusula, claro que a vou por, já li algumas coisas aqui no forum e deu para aprender, lá estará, mas obrigada pela chamada de atenção!

quanto a dar 10mil, foi o que dissemos, mas verbalmente, há maneira de agora propormos menos, nem que seja 5mil?

o meu horário não me permite ir a bancos (já agr estou revoltada mm com os horários dos bancos - se fecham às 3h que abram ao sábado!), mas o meu namorado foi a dois hoje (pelo que li, começamos por ir à caja duero, bpi e uci), ainda n sei o que disseram, depois conto.

mar_ju, essa história assusta-me... vou tentar adiar tudo o mais possível!!

obrigada a todos que entretanto ajudaram!!
  3.  # 803

Não me fiz perceber, claro que só pode avançar com o crédito quando já tiver o projecto aprovado, os bancos cada vez "dão" menos tempo para avançar com o processo após a pré-aprovação!
  4.  # 804

Colocado por: cgaio10mil, foi o que dissemos, mas verbalmente, há maneira de agora propormos menos, nem que seja 5mil?

Claro, até estar tudo preto no branco as condições podem sempre ser alteradas. Mesmo 5mil eu acho muito dinheiro de sinal para um casa de "tão pouco valor". O sinal é só para dar mais firmeza ao contrato. Penso que nem seja pbrigatório dar sinal. A meu ver, não entregue nada acima dos 2500/2000 euros. O proprietário quer mais? Que espere. Quando for feita a escritura, recebe o resto. O CPCV é um contrato feito de boa-fé entre ambas as partes. Vocês comprometem-se a comprar a casa no que depender de vós e o proprietário compromete-se a não a vender a mais ninguém. Não é preciso, a meu ver, grandes quantias de sinal.

Colocado por: cgaiofazer já o processo de empréstimo a contar com as obras não dá, mesmo que o prazo fique em 90 dias, acho que não chega e é esse o problema...

Pelo que sei vocês não têm que FAZER as obras em 90 dias. Têm é que apresentar projectos e orçamentos detalhados ao Banco para o crédito. Mas neste caso, também acho pouco tempo.
    Antes de mais o melho mesmo é pegarem nos vossos IRS's, recibos de vencimento e BI's e vão ao balcão pedir mesmo uma pré-aprovação ou aprovação financeira. Digam o valor que querem, o que estimam para as obras e vejam que o banco diz. Só aí podem decidir melhor.
  5.  # 805

más notícias: nós já tinhamos ido a praí 5 bancos em abril/Maio, para um apartamento que entretanto não avançamos, mas as condições pioraram imenso!!! ~
    no bpi hoje deram-nos spread de 4.2% para aquisição e 4.8% para obras!!! na net qd fazemos a simulação dá 3.6 sem todos os produtos contratados, n percebo a diferença tão abismal...
    nós só vamos pedir empréstimo para uma pessoa (penso que seja melhor, embora seja preciso fiador) porque eu neste momento sou bolseira e não conta para nada, e os meus IRS anteriores são para rir (apenas alguns minis recibos verdes), ou seja, acho que só pioro a situação, mas alguém me pode esclarecer melhor isto de 1 ou 2 proponentes?
    claro que temos medo de o crédito não ser aprovado, embora em todo o lado digam que há partida dão crédito por ser valor baixo e o meu namorado ser enfermeiro com contrato indeterminado (efectivo), mas já vi que não se pode confiar no que dizem...

a questão da entrada, vou ver se dá para baixar então para 2000/2500€...obrigada
    •  
      FD
    • 17 julho 2012 editado

# 806

Colocado por: cgaiomas alguém me pode esclarecer melhor isto de 1 ou 2 proponentes?

Para o banco:
    Um proponente -> mau ou menos bom.
    Dois proponentes -> menos mau ou bom.

É simples: quantos mais proponentes, mais possibilidades existem de cobrar.
    Uma vez que a dívida é solidária, isto é, todos são responsáveis pela dívida (não há partes nem quotas pelas quais só uns é que são responsáveis), ao aumentar o número de devedores, estão-se a aumentar as probabilidades de cobrar.

No entanto, isso nada quer dizer quanto à aprovação do crédito, porque é apenas um dos factores a ter em conta, e nem é dos mais "pesados".

Colocado por: cgaioa questão da entrada, vou ver se dá para baixar então para 2000/2500€...obrigada

Eu continuo a dizer que não daria nenhuma entrada ou sinal sem ter as cartas de aprovação do crédito na mão.
    É perfeitamente possível:
    - vendedor recebe o sinal
    - vocês vêm o crédito recusado
    - vendedor recusa-se a devolver o sinal ou diz que já o gastou
    - vendedor vende a casa a outro comprador
    - vendedor vai para o Brasil e não devolve o sinal
    - como a casa já é de outra pessoa e não sabem do vendedor, ficam de mãos atadas e não podem fazer nada
    - perderam o sinal
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 807

HUMMM...então apesar de eu não ganhar nada (para efeitos de IRS), é melhor eu entrar como proponente...
    pensei que como o esforço era maior (será o LTV?) era pior! mas para mim tanto faz :)

lol, bem sei que o cenário que mostra é possível, mas deu-me para rir! (valha a boa disposição), no entanto isto é através duma imobiliária (ERA) e tinham-nos dito como funcionava e aceitamos, por isso não sei até que ponto é que posso adiar o cpcv ou não dar sinal... aliás, a ERA tem o contacto do proprietário e também do irmão dele que vive em lisboa e a mãe doente (era quem vivia na casa e teve de se mudar com o filho), por isso acho que era difícil a família toda desaparecer, mas nunca se sabe, claro!

fui-me meter numa alhada... masi valia ter comprado o tal apartamento já pronto, mas tinha metido na cabeça que queria uma recuperação... enfim!
    •  
      FD
    • 17 julho 2012 editado

# 808

Se ainda não assinaram nada, não se comprometeram com nada.
    Por isso, vão adiando até terem o crédito aprovado.
    O que a imobiliária e o vendedor querem é o dinheiro do lado deles, mesmo que pouco. E dirão tudo para o conseguir.
    Enquanto o dinheiro estiver do vosso lado, têm a faca na mão, assim que passe para o lado deles, eles é que ficam com a faca na mão.
    Volto a dizer: não tenham problemas em dizer que estão atrasados no banco mas, não entreguem dinheiro sem o crédito aprovado!

Muitas vezes não queremos passar por desonestos ou por estar a faltar à nossa palavra mas, há que zelar pelos nossos interesses, e se passarem por "desonestos" (que não são mas haverá pressões nesse sentido...) para evitarem uma asneira, vale a pena.
  7.  # 809

Colocado por: cgaiono entanto isto é através duma imobiliária (ERA)

Está tudo dito....eles estão a fazer pressão para dar o sinal e assinar o cpcv, porque isso permite-lhes receber a comissão (nalguns casos é logo os 100% com o cpcv)

Siga os conselhos sábios do FD.
  8.  # 810

vou tentar fazer isso então... novamente obrigada...

mas relativamente aos créditos, visto que para obras os spreads são mais altos e fazer misto n dá pq não temos tempo de arranjar projecto e orçamento(que só queriamos fazer com cadernos de encargos e isso demorqa tempo) direitinhos para o banco a tempo, vamos pedir o máximo para aquisição.

mas fiquei com uma dúvida: hoje na simulação do bpi perguntaram avaliação do imóvel, ao que o meu namorado disse que não sabíamos. a mulher pôs então, com base na descrição, que era avaliada em 60mil, para que pudessemos pedir um empréstimo de 47mil (total da casa, mas inferior a 80%da avaliação). Ora, ou estou enganada ou recordo-me de que isto não se pode fazer assim pq agora conta sempre o valor mais baixo (aquisição vs avaliação), ou seja, mesmo que avaliassem em 80 mil só davam 80% de 47mil, certo?? não deveria a senhora do banco saber isto ou sou eu quem está enganada??
  9.  # 811

Colocado por: cgaiovou tentar fazer isso então... novamente obrigada...

mas relativamente aos créditos, visto que para obras os spreads são mais altos e fazer misto n dá pq não temos tempo de arranjar projecto e orçamento(que só queriamos fazer com cadernos de encargos e isso demorqa tempo) direitinhos para o banco a tempo, vamos pedir o máximo para aquisição.

mas fiquei com uma dúvida: hoje na simulação do bpi perguntaram avaliação do imóvel, ao que o meu namorado disse que não sabíamos. a mulher pôs então, com base na descrição, que era avaliada em 60mil, para que pudessemos pedir um empréstimo de 47mil (total da casa, mas inferior a 80%da avaliação). Ora, ou estou enganada ou recordo-me de que isto não se pode fazer assim pq agora conta sempre o valor mais baixo (aquisição vs avaliação), ou seja, mesmo que avaliassem em 80 mil só davam 80% de 47mil, certo?? não deveria a senhora do banco saber isto ou sou eu quem está enganada??

errado......
    para o banco o que vai contar é o valor de avaliação....avaliação essa que vai ser feita por avaliador do banco (o que penso ja nem existir) ou por uma empresa outsourcing que procederá á avaliação do imovel! resumindo.... o banco so lhe vai emprestar 80% do valor de avaliação (feita por essa empresa ou avaliador do banco).
  10.  # 812

a sério?
    tinha quase a certeza de ter lido (aqui no forum) que contava o valor mais baixo -ou auisição ou avaliação... até vou tentar encontrar onde li isso para ver o que percebi mal, mas obrigada!! (já andei armada em esperta lá em casa e estou errada...ups!) :)
    sendo assim tenho esperança que a avaliação seja superior, já que vou ter de financiar as obras todas, quanto mais emprestarem para a casa melhor!
  11.  # 813

Colocado por: cgaioa sério?
    tinha quase a certeza de ter lido (aqui no forum) que contava o valor mais baixo -ou auisição ou avaliação... até vou tentar encontrar onde li isso para ver o que percebi mal, mas obrigada!! (já andei armada em esperta lá em casa e estou errada...ups!) :)
    sendo assim tenho esperança que a avaliação seja superior, já que vou ter de financiar as obras todas, quanto mais emprestarem para a casa melhor!

isso é para o IMI....e conta o valor mais alto....entra valor de aquisição e valor avaliação das finanças!
  12.  # 814

Colocado por: cgaiosendo assim tenho esperança que a avaliação seja superior, já que vou ter de financiar as obras todas, quanto mais emprestarem para a casa melhor!

Esperança pode ter, mas as avaliações andam "pela hora da morte"...
    Concordam com este comentário: cgaio
  13.  # 815

Colocado por: loverscoutisso é para o IMI....e conta o valor mais alto....entra valor de aquisição e valor avaliação das finanças!

IMT :))
  14.  # 816

Colocado por: Picareta
    IMT :))

lol, bem que no primeiro post pedi logo desculpa pelos erros que poderia cometer por não entender nada!!

percebido então :)
  15.  # 817

E depois da pré-aprovação do banco poderá haver na mesma uma recusa ?
  16.  # 818

Colocado por: cgaiono bpi hoje deram-nos spread de 4.2% para aquisição e 4.8% para obras!!! na net qd fazemos a simulação dá 3.6 sem todos os produtos contratados, n percebo a diferença tão abismal...

Foi no BPI que me deram grande banhada. Somos 2 proponentes, apresentamos QUATRO FIADORES e nem assim.
    Eu penso que a cgaio se está a precipitar um pouco. Uma casa é uma compra (corda no pescoço) para a vida. Falou que para a semana já tinha combinado assinar CPCV e ainda nem tem todos as certezas do seu lado, nem perceberam bem como funcionam os créditos habitação. Tenham calma e vão aos bancos saber mesmo as condições, sentem-se, pensem no assunto e depois sim, avançam junto com a ERA.

1º -> Há bancos que emprestam o mais vaixo dos valores (compra ou aquisição): exemplo CGD ou Millennium.
    O BPI empresta até 80% do valor da avaliação.

2º -> Nas simulações todos os bancos pedem um valor estimado de avaliação. O Banco não pode saber isso porque o banco não conhece a casa nem a viu. São vocês. Ora, como vocês também não sabem, resta-vos ligarejm à ERA e perguntarem o valor estimado por eles. Atenção que eles para vos enganar vão já dizer "não se preocupe com a avaliação, a casa vale bem mais do que isso, a avaliação está garantida" (aconteceu comigo e também era a ERA). O que importa mesmo é a avaliação que o Banco irá depois fazer, mas para já, para efeitos de simulação perguntem a avaliação da ERA

3º-> Quanto mais proponentes ao barulho, melhor. Claro que você sendo bolseira e não ganhando quase nada vai dar em pedido de fiadores, de certeza absoluta.

4º-> Se o seu namorado tem um contrato a tempo indeterminado, não é o mesmo que efectivo. Um efectivo tem um contrato sem termo. Mas se ele é efectivo, melhor.

Como já foi dito, até terem cartas de pré-aprovação na mão, terem verificado toda a legalidade da casa, se não há dívidas e pensado bem na responsabilidade que estão a assumir, não se metam em nada. E antes de assinarem o CPCV da ERA leiam bem porque o CPCV "pró-forma" deles não contempla essa cláusula de "caso o empréstimo não seja aprovado recebem sinal de volta". Por último, nem entreguem sinal mesmo. A imobiliária vai dizer que é procedimento deles para reservar o imóvel e o tirar do mercado e tem mesmo de ser assim. Não tem nada, confie.

(Desculpe o testamento)
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro
  17.  # 819

Colocado por: cgaioE depois da pré-aprovação do banco poderá haver na mesma uma recusa ?

Se for feito um pedido de pré-aprovação o banco analisa e você recebe uma carta em casa para assinar em como concorda com todas as condições contratadas e tem X dias para assinar a escritura. No BPI penso serem 45 dias. Depois desta carta penso que o Banco já não pode recusar. Até lá... nada que vos entreguem ao balcão é garantia nenhuma. Nem que falem com o gerente do balcão e este vos jure a pés juntos que vai ser aprovado.
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro
  18.  # 820

Colocado por: cgaiolol, bem que no primeiro post pedi logo desculpa pelos erros que poderia cometer por não entender nada!!

Não foi você que se enganou!!!!....foi o loverscout...Mas, ele sabe que eu sei que ele sabe:)
    Concordam com este comentário: loverscout

0.2796 seg. NEW