Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Bom dia,

Sou novo aqui no fórum. Tenho lido aqui algumas coisas e como estou num processo de aquisição de um imóvel novo na CGD (imóvel com protocolo de 100%) gostaria de tirar algumas duvidas.

A avaliação por parte da CGD foi de 190000€ e eu estou a pedir 1750000€, ou seja o valor total do custo do imovel.

Somos e proponentes na aquisição do imóvel e ambos estamos efectivos. Com rendimentos anuais de 320000€ juntos.

Acham de vamos conseguir o valor pretendido e sem fiadores? O spread será entre os 2 e os 2,5.

P.s. Acho o fórum magnifico.

Cumprimentos
  2.  # 822

Colocado por: ChanyCom rendimentos anuais de 320000€ juntos.

Colocado por: ChanyAcham de vamos conseguir o valor pretendido e sem fiadores?

Claro. Sem qualquer dúvida....aliás, nem percebo para que é que vão pedir dinheiro emprestado!!!
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Não me diga que se enganou!!!!!!
  3.  # 823

com um IRS anual de 320mil euros......está preocupado? =P

deve ser 32mil....no entanto ninguem lhe vai conseguir responder a essa questão.....só o banco sabe o que quer e o que vai pedir/exigir ao cliente.....
  4.  # 824

bem... de qualquer maneira acho que não vou fazer no bpi, na caja duero deram 2.75% spread e estamos para ver a da uci.

Estamos a dar como valor de avaliação o mesmo qu o da compra, a ERA diz que vale mais, mas queremos contar com o pior dos cenários.

como bolseira até ganho bem (para mim considero óptimo), de tabela é 980 limpos, sem descontos nem IRS, mas para este caso de crédito isso não é bom porque não há "provas"...

recebi mesmo agr a minuta-tipo da ERA: realmente não tem lá as cláusulas nenhumas!! mas vamos incluir tudo e dizer que até assinar essa tal "carta" do banco não avançamos: e acho que vão ter de esperar, porque na caja duero já nos avisaram que a responsável pelas aprovações está de férias e só volta daqui a um mês!!
    de qq maneira já temos o artigo da casa e vamos entretanto verificar com o advogado se está tudo direitinho com a casa e como podemos dar a volta à tal questão dos 10mil de entrada (idiotas, qd fizemos a primeira proposta de 40mil pela casa afinal assinamos um documento em que dizíamos como davamos isso de entrada! aprendemos sempre com os erros...infelizmente)

participar neste forum já foi muito útil e aprendi muito! obrigada a todos, infelizmente não sei como posso contribuir de volta...
  5.  # 825

Colocado por: cgaioidiotas, qd fizemos a primeira proposta de 40mil pela casa afinal assinamos um documento em que dizíamos como davamos isso de entrada! aprendemos sempre com os erros...infelizmente

E não entregou nenhum cheque??...na ERA exigem um cheque.
  6.  # 826

Colocado por: cgaio infelizmente não sei como posso contribuir de volta...

se quiser o meu NIB, eu sei como pode contribuir de volta..... =P

eheheheheheheheeh....estava a brincar! =)
  7.  # 827

Colocado por: Picaretana ERA exigem um cheque.

Costuma exigir. Se realmente assinaram esse papel, a ideia que me surge para darem a volta à questão é incluírem uma cláusula no CPCV que o cheque de entrada de 10.000€ ficará obrigatoriamente à guarda da ERA (não pode ser entregue ao proprietário) e que não poderá ser movimentado até terem a carta de pré-aprovação do Banco. Penso que assim salvaguardam a vossa posição.

Qualquer das formas, esse documento assinado com a ERA, vale o que vale. Aquilo é uma folhinha deles, não é nenhum contrato e muito menos reconhecido por um notário ou elaborado por um advogado. Vocês podem mesmo dizer: "pensamos melhor e afinal não vamos dar entrada nenhuma. Querem, querem, não querem azar o vosso".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cgaio
  8.  # 828

Colocado por: mar_ju Qualquer das formas, esse documento assinado com a ERA, vale o que vale. Aquilo é uma folhinha deles, não é nenhum contrato e muito menos reconhecido por um notário ou elaborado por um advogado.

o facto de nao terem sido reconhecidas as assinaturas nao invalida o documento como contrato ou acordo entre as partes, e em caso de litigio e as coisas chegarem a tribunal esse documento vale.....e vale mesmo! as coisas nao sao assim tao simples as vezes, e por isso nao convem assinar nada sem ter certezas!
    Concordam com este comentário: Picareta
  9.  # 829

Colocado por: mar_ju

Costuma exigir. Se realmente assinaram esse papel, a ideia que me surge para darem a volta à questão é incluírem uma cláusula no CPCV que o cheque de entrada de 10.000€ ficará obrigatoriamente à guarda da ERA (não pode ser entregue ao proprietário) e que não poderá ser movimentado até terem a carta de pré-aprovação do Banco. Penso que assim salvaguardam a vossa posição.

Qualquer das formas, esse documento assinado com a ERA, vale o que vale. Aquilo é uma folhinha deles, não é nenhum contrato e muito menos reconhecido por um notário ou elaborado por um advogado. Vocês podem mesmo dizer: "pensamos melhor e afinal não vamos dar entrada nenhuma. Querem, querem, não querem azar o vosso".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cgaio

pois, demos o tal cheque, mas hoje já vai ser cancelado (salvaguarda nossa9!

e esse documento vamos levar ao nosso advogado para ver porque: assinamos o documento para a proposta de 40mil e foi-nos dada uma cópia (sem assinatura do proprietário), mudamos o documento escrevendo em baixo para a nova proposta de 45mil, mas n ficamos com cópia, e finalmente a proposta de 47mil (a que foi aceite) foi falado por telefone porque não estávamos no Porto, logo, nenhum papel com a proposta final foi revisto por nós! esta é a forma que vamos usar de negociação para dizer que afinal mudamos de ideias depois de nos aconselharmos e não damos sinal nenhum ou se exigirem os 10mil com muitas cláusulas à maneira, tal como a óptima sugestão da mar_ju!!
  10.  # 830

bem grande salganhada e confusao..... ja se meteram em trabalhos.... assinaram documentos que nao sao finais....(supostamente) ja deram um cheque..... e agora é que andam a ir aos bancos e andam com questões?!!!

desejo-vos sorte em resolver a questão da melhor forma..... mas parece-me que acabaram de arranjar sarna para se coçar!
  11.  # 831

Colocado por: cgaiodemos o tal cheque, mas hoje já vai ser cancelado

Atenção com isto. Eu disse para ignorarem o papel assinado porque não falou em ter entregue cheque nenhum! Um cheque não se cancela assim, só por cancelar. Têm que o dar como extraviado, roubado ou outro motivo válido. Se vocês cancelam o cheque e a ERA ou o dono o mete ao banco arranjam uma carga de trabalhos!!!
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro
  12.  # 832

Colocado por: loverscouto facto de nao terem sido reconhecidas as assinaturas nao invalida o documento como contrato ou acordo entre as partes, e em caso de litigio e as coisas chegarem a tribunal esse documento vale.....e vale mesmo! as coisas nao sao assim tao simples as vezes, e por isso nao convem assinar nada sem ter certezas!

Eu sei e tem toda a razão. A questão é que anda para ali uma salgalhada de papéis assinados, valores rasurados e propostas por telefone. A típica confusão das imobiliárias.

Não quer dizer que não aconteça, mas não estou a ver a era a meter-se em tribunal por causa disso. Até porque se a era os mete em tribunal e exige a entrada do imóvel, entretanto eles assinam um CPCV com menção que se o empréstimo for recusado o negócio é anulado, arranjam maneira (não é difícil) do empréstimo ser recusado e está tudo na estaca zero novamente, Mas pronto, pode sempre acontecer.

Estes exemplos só servem mesmo para as pessoas aprenderem a ter calma, ler bem as coisas, informar-se e NUNCA CONFIAR NAS IMOBILIÁRIAS!
  13.  # 833

Colocado por: cgaiosugestão da mar_ju!!

Tenha uma coisa em mente: este fórum é para as pessoas tirarem ideias, sugestões e falarem, mas acima de tudo vocês devem sempre aconselhar-se com profissionais (que eu não sou, nem de longe nem de perto).

Num fórum qualquer xico-esperto pode comentar com a maior das razões e não ser inteiramente verdade o que diz (e eu não estou livre disso).

O Fórum deve ser usado com parcimónia e em doses moderadas :)
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro
  14.  # 834

Sim, enganei-me.

Era bom que fossem 320000 €. No entanto são 32000€.

Estava a referir-me se apesar de dizerem que dão 100% de financiamento, como e ma casa com protocolo. Acham que o valor pretendido de 175000€ e com uma avaliação de 190000€, eles dão na mesma?

Os papeis foram na segunda entregues, quanto tempo costuma demorar? Para saber as condições finais? E quanto ao sped, acham que e viável ser entre os 2 e os 2,5?

Ou depois não será assim? Sei que não me podem dar uma resposta concreta mas pela vossa experiência o que acham?

Cumprimentos
  15.  # 835

Atenção com isto. Eu disse para ignorarem o papel assinado porque não falou em ter entregue cheque nenhum! Um cheque não se cancela assim, só por cancelar. Têm que o dar como extraviado, roubado ou outro motivo válido. Se vocês cancelam o cheque e a ERA ou o dono o mete ao banco arranjam uma carga de trabalhos!!!

eu também penso assim, o meu namorado não... estamos a decidir ainda.

foi mesmo estupidez assinarmos aquele documento e entregar o cheque. o sr da ERA disse que o cheque até podia não ter cobertura, era só para marcar posição , agir de boa-fé é a grande estupidez e agora estamos nisto!
    mas a verdade é que queremos mesmo a casa e acho que vamos resolver tudo pelo melhor, há sempre a hipótese a pagar a casa a pronto se o banco recusar, nós é que queríamos guardar o dinheiro para as obras para depois não estar à espera muito tempo para juntar dinheiro/esperar por bancos para a reconstrução...
  16.  # 836

Tenha uma coisa em mente: este fórum é para as pessoas tirarem ideias, sugestões e falarem, mas acima de tudo vocês devem sempre aconselhar-se com profissionais (que eu não sou, nem de longe nem de perto).

Num fórum qualquer xico-esperto pode comentar com a maior das razões e não ser inteiramente verdade o que diz (e eu não estou livre disso).

sei disso... sugestão para colocar ao ADVOGADO, como disse já estamos a tratar com ele.

O Fórum deve ser usado com parcimónia e em doses moderadas :)
  17.  # 837

~tinha escrito mas apareceu no meio da citação: sei disso... sugestão para colocar ao ADVOGADO, como disse já estamos a tratar com ele.
  18.  # 838

Colocado por: cgaiofoi mesmo estupidez assinarmos aquele documento e entregar o cheque. o sr da ERA disse que o cheque até podia não ter cobertura, era só para marcar posição , agir de boa-fé é a grande estupidez e agora estamos nisto!

Acho que não vale a pena preocupar-se. A ERA vendeu vários apartamentos meus, só que só concretizámos uma venda, os outros arrependeram-se e desistiram. Não lhes aconteceu nada. Eles pressionam os clientes a assinar o papelinho e o cheque, estão reunidos muitas vezes até altas horas da noite, e (não sei como) mas conseguem o que querem. Só que as pessoas chegam a casa, começam a pensar no assunto e desistem, muitas vezes apenas porque não gostaram da forma como as coisas se passaram.

Quanto ao papelinho que assinou:
    Os que eu tenho dizem "Este cheque...só sendo descontado após assinatura do cpcv", se não assinar o cpcv, o cheque não pode ser depositado.
    Diz também que será devolvido se o banco não aprovar o empréstimo.
  19.  # 839

Colocado por: loverscout
    errado......
    para o banco o que vai contar é o valor de avaliação....avaliação essa que vai ser feita por avaliador do banco (o que penso ja nem existir) ou por uma empresa outsourcing que procederá á avaliação do imovel! resumindo.... o banco so lhe vai emprestar 80% do valor de avaliação (feita por essa empresa ou avaliador do banco).

No banco onde fiz CH foi o menor dos dois valores (escritura e avaliação) o que no meu entender faz todo o sentido.
  20.  # 840

ah, afinal então n estava totalmente errada, depende do banco então, n sei como funciona a caja duero...

já agr alguém sabe como andam os spreads na uci? depois de dois telefonemas ficaram de ligar e nada até agr (só por isso já n mereciam que fizessemos lá o CH, mas como o que conta são os spreas/juros...)

0.0253 seg. NEW