Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Colocado por: becasMera curiosidade: não tem receio que os bancos ou alguém se interroguem sobre a origem desse dinheiro todo quando declara ordenados mínimos?

Colocado por: FDHerança? Prémio? Venda de imóvel?
    São muitos os cenários em que pessoas que ganham o ordenado mínimo podem ter algum dinheiro de parte.

Então agora complicamos um pouco mais as coisas:
    Será que o facto de ter o ordenado mínimo (presumindo que não têm outros rendimentos) não influi na decisão de pagar a pronto ou investir e pedir crédito?

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 2

Boas,

Colocado por: samina31Para deixar tudo escarecido venda de uma participaçao numa sociedade, sou contra a fuga ao fisco e só de mais valias tive um rombo....

Com essa resposta a pergunta continua válida (penso eu).
    Como é que alguém que declara o ordenado mínimo consegue ter uma participação numa sociedade desse valor?
    (não tenho absolutamente nada com isso)

Divirtam-se,
    •  
      FD
    • 30 março 2012

# 3

Depende de como vive a vida.

Eu, mesmo a ganhar o ordenado mínimo, preferiria sempre o caminho da liquidez, ter dinheiro à mão para o que for preciso.
    É que isto de investir em casas é muito interessante mas, quando é preciso o dinheiro e temos casas, estamos lixados.
    Não podemos pagar aquela operação cirúrgica, comprar um carro novo quando o nosso se espatifou, ajudar um familiar em dificuldades, cobrir o prejuízo de um caloteiro, etc.
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro, samina31
    •  
      FD
    • 30 março 2012

# 4

Colocado por: oxelfeR (RIP)Como é que alguém que declara o ordenado mínimo consegue ter uma participação numa sociedade desse valor?

Tempos verbais?
    Como é que sabe quanto é que ganhava quando tinha a participação na empresa? Agora ganha o ordenado mínimo e não tem a participação na empresa.

Alguém que conheço tinha algum dinheiro e podia-se dizer que era "abonado" e neste momento nem o ordenado mínimo ganha.
    Se tivesse vendido a participação nessa altura, neste momento estaria na mesma situação da samina31.
    Concordam com este comentário: jokersmile, samina31
  3.  # 5

Colocado por: FDDepende de como vive a vida.

Eu, mesmo a ganhar o ordenado mínimo, preferiria sempre o caminho da liquidez, ter dinheiro à mão para o que for preciso.
    É que isto de investir em casas é muito interessante mas, quando é preciso o dinheiro e temos casas, estamos lixados.
    Não podemos pagar aquela operação cirúrgica, comprar um carro novo quando o nosso se espatifou, ajudar um familiar em dificuldades, cobrir o prejuízo de um caloteiro, etc.

Concordo com o FD...Posso até ter dívidas com habitação...mas, se tiver um bom pé de meia (alguma liquidez)...sinto-me mais descansado nos momentos de maior aperto...Sem dúvida!!!Se ganhasse o Euromilhões...eu não saldava as minhas dívidas...para quê???
    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: samina31
  4.  # 6

A participaçao em questão foi me cedida pelo meu pai :)
    Temos uma casa em arrendamento e tb o meu marido tem participacao na sociedade ontre trabalha de onde tem lucros anuais.
    Espero ter esclarecido?
    O meu marido é de opiniao de liquidar a casa eu é que tenho duvidas, pois sempre pensei que dinheiro gera dinheiro ( andei a ler o Pai Rico Pai Pobre) Mas a atual conjutura é q m deixa confusa...
  5.  # 7

Boas,

Colocado por: FDEu, mesmo a ganhar o ordenado mínimo, preferiria sempre o caminho da liquidez, ter dinheiro à mão para o que for preciso.

Ok, mesmo não percebendo nada disto:

Imaginemos:
    - tenho 100.000€ na mão e vou comprar uma casa de 100.000€
    - tenho um rendimento familiar de 1.000€ e mais ou menos o mesmo de despesas.

Cenário 1
    - Compro a casa a pronto.
    Cenário 2
    - Peço um crédito de 100.000€ e invisto os 100.000€

Sem imprevistos:
    1) não tenho liquidez, mas o que ganho chega-me para as despesas.
    2) Tenho liquidez, mas o que ganho não me chega para as despesas, por isso tenho de retirar do investimento (nem que seja só os juros). Já aqui temos um problema de arranjar um investimento com taxa de juro que compense.

Com imprevisto:
    1) Não tenho liquidez, mas posso hipotecar a casa. Ok, não é imediato
    2) Tenho liquidez, mas o que poderia ganhar com a opção de investimento provavelmente foi-se e acabo por perder muito mais que o que ganharia.

Divirtam-se,
  6.  # 8

Colocado por: samina31A participaçao em questão foi me cedida pelo meu pai :)
    Temos uma casa em arrendamento e tb o meu marido tem participacao na sociedade ontre trabalha de onde tem lucros anuais.
    Espero ter esclarecido?
    O meu marido é de opiniao de liquidar a casa eu é que tenho duvidas, pois sempre pensei que dinheiro gera dinheiro ( andei a ler o Pai Rico Pai Pobre) Mas a atual conjutura é q m deixa confusa...

Não liquide a casa...concordo...dinheiro gera dinheiro...liquidar para quê???Já está tudo explicado nos posts acima...Agora só depende da sua decisão...
    bom dia para si...
    • JAFS
    • 30 março 2012

# 9

Boa tarde.

O que vou perguntar vem na sequência do que se tem falado nas últimas páginas, mas é um pouco "off-topic".
    A nível de depósitos a prazo, há algum site, alguma listagem comparativa dos vários bancos e taxas que oferecem?? Alguém sabe de um banco que esteja a fazer boas taxas para aplicar algum (não muito...infelizmente) dinheiro?

Cumps ;)
  7.  # 10

E devo arriscar nos bancos "pequenos" tipo Caja Duero ou msm Primus onde o spread de tabela base é 2.5%??
    O risco de aplicar os 100.000€ nesses bancos é ou não superior aos restantes (Bes/Cgd/Stander/Bpi)?
  8.  # 11

Devo viver noutro mundo... com 1000 euros mensais consegue sustentar 4 pessoas, com dignidade, E pagar uma prestação da casa E não recorrer ao dinheiro guardado (num cenário de despesas normais, não estou a referir-me a imprevistos)?
    Concordam com este comentário: jokersmile
  9.  # 12

Pois o meu receio é msm andar sepre com o coraçao nas maos acerca de conseguir aplicar com maxima rentabilidade os restantes 100.000€, pois tenho consciencia que no banco onde fizer o CH a rentabilidade do dep. prazo mal deve chegar a um terço da prestaçao. Por outro lado, mudando me p essa casa já ficamos com a nossa actual (que esta paga) livre para colocar tb a arrendar( obviamente com os riscos inerentes) mas caso algo corra muito mal posso pegar nas aplicaçoes e amortizar imediatamente a divida.
  10.  # 13

Apesar do nosso ordenado ser o minimo temos outras fontes de rendimento como ja expliquei, 1 casa q esta alugada que nos rende 425€ mês e obviamente q nao tenho os 250.000€ parados, estao aplicados e rendem juros. De resto temos a casa paga e vivemos modestamente num t2 sem luxos, o meu carro tem 9 anos, o do m marido é da empresa, e para nao gastar desmedidamente o nosso pé de meia há dois anos que nao tiramos férias e este ano provavelmente tb nao. Temos compromissos e obrigaçoes como qualquer outra pessoa o meu pedido de auxilio neste forum foi com o intuito de perceber se estaria a ser imprudente ao não pagsr já a casa e ficar despachada.
  11.  # 14

Boas,

Colocado por: samina311 casa q esta alugada que nos rende 425€ mês

E não entra no ISR?

Divirtam-se,
  12.  # 15

Nao existia em 2010...
  13.  # 16

Se for o caso deixo os meus dados e podem investigar :p
    Nao sou pessoa de fugir ao fisco ou nao cumprir com as minhas obrigaçoes. Tive a felicidade de vender a quota por um bom valor que tenho aplicado comedidamente, e só agora é que procuramos uma casa maior pois os miudos estao a crescer e necessitam de maus espaço. E para que serve o dinheiro se nao for para nos trazer alguma qualidade de vida?
    Com os restantes 100.000€ pretendia adquirir mais 2 casitas em leilao ou directamente à banca e colocar a alugar, penso estar a criar patrimonio e rendimento, que com o pgto integral da casa me vou limitar a patrimonio sem rendimento.
  14.  # 17

Boas,

Colocado por: becasDevo viver noutro mundo... com 1000 euros mensais consegue sustentar 4 pessoas, com dignidade, E pagar uma prestação da casa E não recorrer ao dinheiro guardado (num cenário de despesas normais, não estou a referir-me a imprevistos)?

Infelizmente conheço alguns (muitos) casos de famílias de 3 ou 4 elementos que não têm 1000€ ao fim do mês.

Divirtam-se,
  15.  # 18

Boas,

Colocado por: samina31Se for o caso deixo os meus dados e podem investigar :p

Ninguém questiona isso (penso eu), mas deves estar de acordo que é estranho alguém dizer que têm o ordenado mínimo e ao mesmo tempo querer comprar uma casa de 250.000€ e ainda por cima dizer que a pode pagar a pronto.

Divirtam-se,
  16.  # 19

OxelfeR, tem razão é provavel que tenha soado estranho para não dizer suspeito...
    Mas seria burrice vir falar duma situaçao destas na praça publica, caso os meus rendimentos ñ fossem legais.
    Eu penso q quem nao deve nao teme!
  17.  # 20

Boas,

Colocado por: samina31Mas seria burrice vir falar duma situaçao destas na praça publica, caso os meus rendimentos ñ fossem legais.

Burrice porquê?
    Não era por aqui que te iam apanhar;)

Divirtam-se,

0.2272 seg. NEW