Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Alguém tem sugestões para créditos que involvem permuta? É que tenho um apartamento mas quero agora permutar por uma moradia, mas ainda tenho o empréstimo do apartamento quase no início, aínda só o pago à 6 anos e como muitos na altura pedi mais do que o valor da compra. Como funciona agora com a situação atual dos bancos pedir créditos para permutas visto que o valor a escriturar será sempre muito inferior ao valor que necessitarei para a compra.
    Agradeço desde já a vossa ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: i980311visto que o valor a escriturar será sempre muito inferior ao valor que necessitarei para a compra.

???...por acaso não se enganou??
  3.  # 3

mesmo que se tenha enganado..... nao vejo grande possibilidade de resolução do assunto!
  4.  # 4

Mas está a permutar por um valor superior ao que deve?
  5.  # 5

Picareta, não me enganei posso é ter-me explicado mal. Ao permutar, e corrijam-me se estiver enganado será escriturado suponhemos 150000 + T3 pela moradia e eu preciso de 300000 para poder liquidar o que falta pagar pelo T3 mais os 150000 a pagar no ato da escritura.

Cfinanceiro, sim, o valor da moradia será superior ao do apartamento e ainda será necessário mais dinheiro para além do crédito que já tenho, tal como o exemplo que utilizei para explicar ao utilizador Picareta.

Notem que os valores ainda não estão acordados entre nós. Mas como ponto de partida temos uma moradia T4 à venda por 285000 que aceita permuta e me interessa. Eu tenho um T3 para permutar e um crédito de 168000 ainda associado ao T3.
  6.  # 6

Colocado por: loverscout

se partilha dos mesmos beneficios tem direito ao actv.... devia saber disso.....que tem uma taxa que corresponde a 60% da Taxa de referencia do BCE, que actualmente esta situada nos 0,75%.

ou seja como funcionaria e com os mesmos beneficios do grupo CGD, voce podia ter um credito com uma taxa na ordem dos 0,50%, mas anda a ser enganada e a pagar 5%..... upa upa upa......

incrivel que nem entre colegas sao bons uns para os outros.....

No meu caso uma alteração de 4,724% (q estou a pagar actualmente) para perto dos 0,50% significaria passar de 1130€ para 500€ de prestação...........
  7.  # 7

Colocado por: i980311Picareta, não me enganei posso é ter-me explicado mal. Ao permutar, e corrijam-me se estiver enganado será escriturado suponhemos 150000 + T3 pela moradia e eu preciso de 300000 para poder liquidar o que falta pagar pelo T3 mais os 150000 a pagar no ato da escritura.

Explicou-se mal.

Colocado por: i980311Notem que os valores ainda não estão acordados entre nós. Mas como ponto de partida temos uma moradia T4 à venda por 285000 que aceita permuta e me interessa. Eu tenho um T3 para permutar e um crédito de 168000 ainda associado ao T3.

O que você pretende é comprar (e escriturar) uma moradia por 285000€, e pagar com um T3 no valor de 168000€ + 117000€ que necessita de pedir emprestado.

Você precisa de pedir 285000€, 117000 + 168000 para amortizar o crédito que tem para a moradia. (não se esqueça dos custos associados a essa compra, IMT + IS + escritura)
  8.  # 8

Picareta, exatamente. Mas, o que me tinham dito à uns tempos atrás é que na escritura existia essa figura da permuta que até permitia poupar algum nos impostos e que os bancos por vezes só emprestavam mesmo o tal valor de 117000. Mas o que você está a dizer é que far-se-ão 2 escrituras uma de compra por mim da moradia e outra de venda por mim do T3. É isto?
  9.  # 9

Colocado por: i980311É isto?

Não. Você faz uma escritura de permuta, tem que dar ao proprietário da moradia o seu T3 + 117000€. Poupa porque paga IMT sobre 117000€ e não sobre o valor da moradia, 285000€.

MAS, (aqui é que está o problema) o T3 não é seu, é do banco, e para o dar em permuta tem que o pagar primeiro ao banco, ou seja tem que pedir 117000+168000€.
    Concordam com este comentário: Cfinanceiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: i980311
  10.  # 10

Já percebi. Obrigado.

Já agora coloco outra questão. É possível fazer a transferência do crédito que tenho do apartamento substituindo a hipotéca do apartamento pela hipoteca da moradia mantendo as actuais condições do crédito e depois pedir um outro crédito habitação com o valor restane para a mesma moradia que já estaria hipotecada?
  11.  # 11

Colocado por: i980311Já agora coloco outra questão. É possível fazer a transferência do crédito que tenho do apartamento substituindo a hipotéca do apartamento pela hipoteca da moradia mantendo as actuais condições do crédito e depois pedir um outro crédito habitação com o valor restane para a mesma moradia que já estaria hipotecada?

NÃO. Esqueça, tem que pedir apenas um crédito para amortizar o crédito do apartamento e pagar o que falta para a moradia.
  12.  # 12

Picareta, mais uma vez obrigado.
    Alguma sugestão sobre que bancos estão a oferecer as melhores condições? Ou continua a ser tudo uma questão de sorte como era à uns anos atrás em que cada caso era um caso e no mesmo banco mas em sucursais diferentes ofereciam condições diferentes.
  13.  # 13

Pode contar com um spread de cerca de 5%, a não ser que o construtor tenha contraído um empréstimo para a construção, e nesse caso esses bancos costumam oferecer condições especiais.
  14.  # 14

Picareta, neste caso o construtor fez a moradia com capitais próprios. As simulações online são credíveis? O BPI dá um spead de 3%. Os outros são todos a cima dos 4,5%.
  15.  # 15

Colocado por: i980311As simulações online são credíveis?

Não. Vá aos bancos.
  16.  # 16

Colocado por: i980311Picareta, neste caso o construtor fez a moradia com capitais próprios.

Sorte do construtor, azar para quem quer comprar com recurso ao crédito.
  17.  # 17

Ok. Vamos lá ver o que consigo. Mas spreads de 5% é incomportável. Se se confirmar isso em todos os bancos terei mesmo de adiar a troca de casa até melhores dias da nossa banca. Será que esses dias alguma vez chegarão?
  18.  # 18

Colocado por: LostSoulPT

No meu caso uma alteração de 4,724% (q estou a pagar actualmente) para perto dos 0,50% significaria passar de 1130€ para 500€ de prestação...........

sim.... mais coisa menos coisa.....por isso é que acho estranho (na realidade nao acho) que mesmo os seus "colegas" (sempre me disseram que colegas sao as p*tas) nao a tenham avisado/ informado....... voce podia estar a pagar muito menos de prestação!

fale com o seu DRH.....ninguem melhor que eles para a ilucidarem sobre o assunto....(quer dizer aqui é o DRH que trata dessas questões)
    •  
      FD
    • 14 agosto 2012

# 19

Colocado por: loverscoutfale com o seu DRH.....ninguem melhor que eles para a ilucidarem sobre o assunto....(quer dizer aqui é o DRH que trata dessas questões)

Na CGD há circulares internas e intranet mas, pelo que sei, é tudo tratado pela agência.
  19.  # 20

aqui tambem ha circulares internas e regulamento na intranet....mas para tratar do assunto ou duvidas é o DRH.....

por isso disse que aqui (onde trabalho) é o DRH que trata desses assuntos.....mas no que diz respeito á CGD aquilo é diferente em tudo...ja nao digo nada!

0.2761 seg. NEW