Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Caro/a naar,

    antes de mais obrigado pela informação acerca da edição dos textos, não tinha reparado.

    relativamente ao Advogado "assumido" aqui no FORUM, devo dizer-vos que me inscrevi no mesmo com um intuito, de ajudar, partilhar, e usufruir das vantagens e informações que aqui vão surgindo. Isto porque, tenho "sede" de cultura, de saber, de experiencias vindas de pessoas oriundas de todas as áreas.

    Aliás, quero aqui agradecer e felicitar àqueles que tiveram esta ideia relacionada com casas...

    Obrigado e felicidades a todos e votos de sucesso.

    Sérgio Fraga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
    • naar
    • 19 setembro 2011

     # 22

    Colocado por: sergiofraga.ptCaro/a naar, Caro :)
    antes de mais obrigado pela informação acerca da edição dos textos, não tinha reparado.

    relativamente ao Advogado "assumido" aqui no FORUM, devo dizer-vos que me inscrevi no mesmo com um intuito, de ajudar, partilhar, e usufruir das vantagens e informações que aqui vão surgindo. Isto porque, tenho "sede" de cultura, de saber, de experiencias vindas de pessoas oriundas de todas as áreas.

    Aliás, quero aqui agradecer e felicitar àqueles que tiveram esta ideia relacionada com casas... (ao FD, o nosso administrador (vénia :))
    Obrigado e felicidades a todos e votos de sucesso.

    Sérgio Fraga
    Concordam com este comentário: sergiofraga.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiofraga.pt
    • phsp
    • 19 setembro 2011

     # 23

    Gostaria de agradecer a todos e ainda juntar mais uns pormenores, a vistoria final já foi feita, até porque o vizinho já realizou a escritura e só a fez porque não sabia do que se passava, só veio morar para cá depois da escritura, ao contrário de eu, que tive a sorte e azar de descobrir estes defeitos antes de a realizar, entretanto fui ao meu advogado que me afirmou o que já foi referido aqui no fórum, o construtor é obrigado a realizar todas as obras que estão em defeito e se não as fizer, tenho todo o direito de anular o dito contrato, sendo recarcido do valor do sinal em dobro, claro que terá de ir para tribunal e poderá demorar anos, mas tb tenho direito a ficar na casa todo esse tempo, assim como, poderei decidir se irei depois comprar a casa, entretanto o advogado já lhe enviou uma carta de aviso, juntamente com uma cópia da folha de obras assinada pela Camara, assim como tb seguiu uma particular ao Eng da Camara a avisa-lo do sucedido, talvez ele (Eng) se sinta apertado e tb pressione a construtora, outra coisa, o meu vizinho tb foi ter com o construtor e reclamou e a resposta foi apenas esta: o Sr já fez a escritura, não reclamou antes, é porque aceitou a casa como está, no fundo só tenho pena não poder divulgar o nome da construtora, apenas digo que é de Lousada, mais uma vez obrigado a todos.
  2.  # 24

    Boa sorte phsp.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
    • naar
    • 20 setembro 2011

     # 25

    Colocado por: phspo meu vizinho tb foi ter com o construtor e reclamou e a resposta foi apenas esta: o Sr já fez a escritura, não reclamou antes, é porque aceitou a casa como está


    Então e a garantia por defeitos de construção??
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  3.  # 26

    existe uma burla, entre o construtor e o Eng da Camara que aprovou a obra,


    Ponto numero um... de que cãmara estamos a falar????Ponto numero dois... Peço desde já desculpa mas hoje estou com pouca pachorra para textos "finos" por isso cá vai...
    Regra geral quando se começa a mexer na "****" cheira mal... a pior coisa que pode acontecer a um construtor é sentir o seu alvará ameaçado !! Já o fiscal da Cãmara cujas mãozinhas foram "besuntadas" na certa, está (quer ele se lembre, quer ele não se lembre) adstricto a um conjunto que se chama "Cãmara Municipal". Se o meu amigo fôr á Cãmara solicitar o livro de reclamações e fizer uma exposição de tudo aquilo que se está a passar pode ter a certeza de que as coisas começarão a mexer... Regra geral a corda parte pelo lado mais fino e garanto-lhe que a Cãmara não vai ficar com "as culpas" por causa de um mau trabalho feito por esse mesmo fiscal (está a ver onde é que eu quero chegar ????).
    Se agitar as águas a sério, algo me diz que esse "sabujo" desse construtor lhe trata dos problemas num abrir e fechar de olhos!!??
    Agora cuidado, primeiro veja lá se não tem "telhados de vidro" (sotão aberto que não consta do projecto inicial por exemplo).
    E investigue na sua zona outras obras feitas pelo mesmo construtor... provavelmente terão as mesmas falhas e por obra e graça do destino o fiscal tambem deve ter sido o mesmo... tente encontrar outros clientes na mesma situação que o Senhor... se forem todos á Câmara a coisa terá pernas para se resolver por si. È preciso fazer muito barulho mas acaba por chegar aonde quer... Senão TVI / SIC ... está a acabar a época de incendios, já não se fala do processo Casa Pia e o Alberto João deve estar para mandar á **** todo o Governo uma vez mais (acabando assim com o tópico Madeira... é o que faz há 30 anos) por isso as televisões até agradecem uma historiazinha dessas... Parece que já estou a ver o retorno da "Boca Guedes" só para o entrevistar...
    Isto se quiser ficar com a casa... se não quiser... arranjar um advogado capaz éra para ontem...
    No meio disto tudo... muito boa sorte, vai precisar.
    Melhores cumprimentos.
  4.  # 27

    phsp você é um sortudo pq ainda não fez escritura, eu não ficada nessa casa, qto é q pagou de sinal?
    •  
      FD
    • 20 setembro 2011

     # 28

    E essa empresa, é estável ou é coisa para amanhã fechar sem grandes problemas?
    Hoje em dia isto já não tem o significado que tinha há uns anos mas, ainda é um indicador.

    No Contrato de Promessa de Compra e Venda o que é que diz em relação à marcação da escritura?

    Faça assim:
    - procure orçamentos para corrigir os problemas da casa
    - deduza esse valor ao valor acordado para a compra da casa
    - proponha ao construtor fazer a escritura por esse valor, responsabilizando-se pela correcção desses problemas e "ameaçando" ao mesmo tempo que é preferível essa via ao tribunal, porque esse lhe será, de certeza desfavorável
    - se o construtor continuar armado aos cucos, contrate um advogado, não faça a escritura e não saia de casa
    • phsp
    • 20 setembro 2011

     # 29

    Boa tarde, antes de mais quero agradecer os vossos comentários/conselhos, então é assim, a camara é a de Lousada, a firma que construiu, tem nome no mercado, pelo menos aqui e nas redondezas, depois não tenho telhados de vidro hehehe, não fiz nenhuma alteração ao projecto nem sequer pedi, está tudo igual, quanto ao advogado, já tenho e já deu andamento ao processo, sendo que na fase inicial, foi contactar o construtor, mas o mais engraçado no meio disto tudo, é que o advogado como disse ontem, enviou uma carta particular ao Eng da camara a alerta-lo do ocorrido e embora ele ainda não tenha recebido nada, não sei como, mas hoje mostrou muito interesse em falar com o meu adovogado, não sei se será do meu caso ou de outro qualquer, mas é talvez uma coincidencia ou não, quanto ao sinal que paguei foi quase a totalidade da casa, 115,000.00€.
  5.  # 30

    Colocado por: phsp quanto ao sinal que paguei foi quase a totalidade da casa, 115,000.00€.


    Isso é que foi uma pena... devia ter-lhe dado uns 2500€, se tanto.

    Edit: aliás, pensando bem, o sinal foi a única coisa que não lhe pagou!
    • naar
    • 20 setembro 2011

     # 31

    Pois, mas se lhe tem dado só o sinal, o construtor não o teria deixado ir para a casa, depois fazia a escritura, ía habitar, descobria os problemas e voltava tudo ao inicio!
  6.  # 32

    Colocado por: naarPois, mas se lhe tem dado só o sinal, o construtor não o teria deixado ir para a casa, depois fazia a escritura, ía habitar, descobria os problemas e voltava tudo ao inicio!


    Tanto nesta como na minha anterior casa vim habitar antes da escritura, e paguei sinais simbólicos em ambas =0P
    • naar
    • 20 setembro 2011

     # 33

    Colocado por: SofiaPaula

    Tanto nesta como na minha anterior casa vim habitar antes da escritura, e paguei sinais simbólicos em ambas =0P


    Teve muita sorte, antigamente era mais usual isso acontecer, hoje em dia os Construtores não gostam de fazer isso, pois têm medo que os empréstimos não sejam garantidos, a não ser com sinais quase do valor da compra, que pelos vistos foi o caso! :)
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  7.  # 34

    Na primeira nem sequer foi sinal, foram 60 contos para abrir conta no banco que tinha protocolo com o construtor, montante que depois serviu para as despesas do processo. Ainda estive algum tempo a habitar sem escritura, não me lembro quanto.
    Aqui passámos um cheque de 2500€ a título de sinal, mas que ficou sempre na imobiliária. No fim do processo foi-nos devolvido.
    Sim, acho que até temos tido sorte, felizmente!
  8.  # 35

    Não fique aí...
    O problema da casa não se vai resolver com uns caixilhos novos!
    Se aldrabou aí aldrabou em tudo! Para ter um certificado energético desses...
    Parece-me ter tudo para anular esse contrato. Fale com um advogado
  9.  # 36

    Colocado por: SofiaPaulaTanto nesta como na minha anterior casa vim habitar antes da escritura, e paguei sinais simbólicos em ambas =0P

    Empreiteiros totós. Nem sempre os clientes tem razão.
    Sabia que anda por aí muita gente que paga sinais irrisórios, entra para os apartamentos e depois não paga mais nada e recusam-se a fazer escritura?
  10.  # 37

    Colocado por: Picareta
    Empreiteiros totós. Nem sempre os clientes tem razão.
    Sabia que anda por aí muita gente que paga sinais irrisórios, entra para os apartamentos e depois não paga mais nada e recusam-se a fazer escritura?


    Acredito perfeitamente...
    Felizmente para os construtores das minhas casas não foi esse o caso, fizemos tudo direitinho e nunca ficámos a dever nada a ninguém =0)
    Mas compreendo perfeitamente que não deva ser assim.
  11.  # 38

    Agora que penso nisso, na realidade nunca foi a nosso pedido, mas sim por sugestão da outra parte!
  12.  # 39

    Colocado por: SofiaPaulaAgora que penso nisso, na realidade nunca foi a nosso pedido, mas sim por sugestão da outra parte!

    Provavelmente porque o empreiteiro não cumpriu o prazo para entrega de entrega do imóvel (normalmente por dificuldades na obtenção da licença de utilização), e para não entrar em incumprimento podendo perder o dobro do sinal, e também um cliente, sugere-lhe que entre para o apartamento antes da escritura.
  13.  # 40

    Colocado por: Picareta
    Provavelmente porque o empreiteiro não cumpriu o prazo para entrega de entrega do imóvel (normalmente por dificuldades na obtenção da licença de utilização), e para não entrar em incumprimento podendo perder o dobro do sinal, e também um cliente, sugere-lhe que entre para o apartamento antes da escritura.

    Boas caro Picareta... não leve a mal mas isso não é bem assim... a licença de habitação não é obtida pelo empreiteiro mas sim pelo dono da casa. O empreiteiro só tem de terminar a obra, obter os certificados necessários e entregá-los ao dono da obra para que o mesmo se possa deslocar á Cãmara e assim solicitar a licença de habitação. Desde que os certificados estejam todos conformes o atraso na obtenção da licença passa pela Cãmara e não pelo empreiteiro. Depois de assinado o livro de obra e a casa seja "entregue" juntamente com os certificados não me parece passivel a atribuição de culpas ao empreiteiro por qualquer atraso na entrega da mesma. Agora se me disser que o que expôs acima for para colmatar atrasos imputáveis ao empreiteiro... ai concordo plenamente !!! Só não concordo com a "justificação" do atraso ser por causa da atribuição da licença de habitação pois a mesma só pode ser pedida depois da obra concluida.
    Para mim obra concluida e obtenção de licença de habitação são duas realidades distintas.
    Melhores cumprimentos.
 
0.0242 seg. NEW