Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: braga68No mesmo mesmo Fórum vi esta resposta:
    Será que o meu autoclave não tem membrana? Pelo menos não tem na parte de baixo uma tampa com parafusos como está descrito no primeiro paragrafo. Mas tem a meio a válvula para entrada de ar e é por aí que sai água quando carrego.


    procure a volta dele se existe alguma chapa de características ou algum modelo escrito a volta dele
    ou se existe uma solda a meio ou 3/4 do balao
  2.  # 2

    Colocado por: STUNTMAN

    procure a volta dele se existe alguma chapa de características ou algum modelo escrito a volta dele
    ou se existe uma solda a meio ou 3/4 do balao


    A etiqueta diz assim:

    -----------------------------------------
    INOXAVE

    Mod. S/M 200 L

    Pressão de serv. (bar): - min. 1.0
    max. 8.0

    Pressão de Teste - 9 bar
    -----------------------------------------

    Será que S/M significa sem membrana?
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021não se deve usar autoclaves sem membrana nos sistemas de água potável.

    o ar não pode estar em contacto com a água.

    repito isto há anos....mas o pessoal continua a fazer asneiras.


    Ainda não sei se o meu autoclave tem ou não membrana, mas custa-me a crer que um objecto que se rompe com alguma facilidade, não possa ser trocado e tenha de deitar fora todo o equipamento.

    O meu caso é um exemplo de como estragar dinheiro! Quando estava a construir a minha casa fui influenciado por um vizinho a fazer o furo. Foram mais de 3000 €. Só 3 anos depois é que decidi investir em todo o equipamento necessário para extrair a água. Tudo somado deve ter chegado aos 4500 € ou perto de 5000 €. A primeira vez que usei esta água, fiquei com todas as torneiras entupidas por um pó fininho acastanhado. Temi que fosse ferro mas duas análises revelaram que não. Limpar o filtro era uma aventura porque o picheleiro não o deixou bem na vertical. Enroscar o copo do porta filtro e acertar com o mesmo no lugar que tinha que ficar era difícil.
    O picheleiro sugeriu então subir a bomba uns 6 metros. Estava antes nos 72 m. Depois dessa intervenção a luz vermelha de falta de água nunca mais apagou. No início achei que tinha sido por subir a bomba e como estávamos no verão, podia ser falta de água mesmo. Passou o inverno e o raio da luz não apagava. Decidi levantar a tampa e reparei que um pedaço do cabo das sondas tinha ficado trilhado na tampa. As passagens com o carro traçaram o fio. Fiz a emenda mas a luz permaneceu acesa. Fiquei desanimado com aquilo e nunca mais pensei no assunto, até há poucos dias. Não estou a pensar abastecer a habitação com esta água para consumo, mas usa-la para regar (pouca coisa), lavar os carros, os pátios, etc. Para isso teria que fazer uma canalização própria desde o autoclave até os pontos que me interessam. Acredito que hoje existam filtros capazes de reter aquela terra fininha, nem sei se desapareceria ao fim de algum tempo de utilização.

    Desculpem-me o desabafo, mas como tem aparecido algumas pessoas a ajudar-me, decidi partilhar.

    Obrigado!
  4.  # 4

    Colocado por: braga68

    Será que S/M significa sem membrana?


    Bom eu também ia por essa lógica, eu já fui ver ao site deles e nada... mas tem um contacto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernando firmino
  5.  # 5

    Colocado por: braga68 Não estou a pensar abastecer a habitação com esta água para consumo, mas usa-la para regar (pouca coisa), lavar os carros, os pátios, etc. Para isso teria que fazer uma canalização própria desde o autoclave até os pontos que me interessam.


    Eu nao sou picheleiro como já todos perceberam e, o pouco que sei resultou de uma pesquisa para resolver exactamente o mesmo problema com excepção de umas pequenas adições e subtracções.
  6.  # 6

    Colocado por: STUNTMAN

    Bom eu também ia por essa lógica, eu já fui ver ao site deles e nada... mas tem um contacto


    Muito obrigado pelo cuidado. Amanhã telefono para eles.
  7.  # 7

    Ninguém atende o telefone na INOXAVE!

    Portanto, o meu depósito de inox é vertical e tem 200L. A água do furo entra por baixo. Na lateral, no início do depósito tem a saída da água. A cerca de 1/3 de altura tem a válvula de enchimento de ar fixada numa peça enroscada no depósito que terá uns 5 cm de diâmetro. A membrana para sair e entrar precisa de mais espaço, certo? A meio tem o pressostato e no topo tem uma pequena torneira. Abri um pouco e sai ar com muita pressão.
    Resumindo, terá membrana ou não?
  8.  # 8

    Colocado por: braga68Ninguém atende o telefone na INOXAVE!

    Portanto, o meu depósito de inox é vertical e tem 200L. A água do furo entra por baixo. Na lateral, no início do depósito tem a saída da água. A cerca de 1/3 de altura tem a válvula de enchimento de ar fixada numa peça enroscada no depósito que terá uns 5 cm de diâmetro. A membrana para sair e entrar precisa de mais espaço, certo? A meio tem o pressostato e no topo tem uma pequena torneira. Abri um pouco e sai ar com muita pressão.
    Resumindo, terá membrana ou não?


    Eu acredito que nao tenha, olhando para a referencia e pelo tipo de tanque, (sem sitio aparente para fazer manutenção a membrana)
    agora nao vou afirmar isto com certeza claro.
    Se o balao for dos sem membrana, é possivel que vc tenha aquelas valvulas que temos falado, talvez dentro do poço
  9.  # 9

    Em relação ao pó fininho, colocar filtros no lado da bomba é sempre uma chatice pois quando estes começarem a entupir vai causar um grande esforço na bomba, um quadro como deve de se ser protege-a mas desperdiça-se energia como tudo.
    O filtro na saída da autoclave também nao parece ser soluçao. A uns tempos vi no olx um gajo a vender um separador do tipo ciclone, se o problema do filtro que vc tem em casa tiver grandes implicações acho que uma pesquisa nos separadores ciclone devem de valer a pena.
  10.  # 10

    boa noite tenho uma a funcionar a 70 m de fundo desde 2008,o sr tem q tirar a bomba fora é um curto debaixo de agua, não perca mais tempo.
  11.  # 11

    boa noite, e normal quando do inicio ao tirar a agua do furo vir a agua turba e o tal pó fininho,, a bomba deve ficar no minimo a 10 m do fundo e de inicio deve esta continuadamente a trabalhar com caudal controlado durante varios dias,, varias horas,, ate que lentamente a agua começa a vir limpinha, foi assim com o meu furo a 20 anos e la esta sem problemas
  12.  # 12

    Colocado por: STUNTMAN

    Eu acredito que nao tenha, olhando para a referencia e pelo tipo de tanque, (sem sitio aparente para fazer manutenção a membrana)
    agora nao vou afirmar isto com certeza claro.
    Se o balao for dos sem membrana, é possivel que vc tenha aquelas valvulas que temos falado, talvez dentro do poço


    Vou continuar a insistir a ver se alguém atende na INOXAVE.
    Eu acompanhei a instalação, mas não me lembro do que foi instalado. Mas lembrei-me agora que fui eu que comprei todo o material, o picheleiro só instalou. Foi o dono da loja que fez a lista de todo o material necessário. Vou ver se encontro a fatura.
  13.  # 13

    Colocado por: STUNTMANEm relação ao pó fininho, colocar filtros no lado da bomba é sempre uma chatice pois quando estes começarem a entupir vai causar um grande esforço na bomba, um quadro como deve de se ser protege-a mas desperdiça-se energia como tudo.
    O filtro na saída da autoclave também nao parece ser soluçao. A uns tempos vi no olx um gajo a vender um separador do tipo ciclone, se o problema do filtro que vc tem em casa tiver grandes implicações acho que uma pesquisa nos separadores ciclone devem de valer a pena.


    Eu sempre pensei que o filtro fosse colocado depois da saída do autoclave, é onde o meu foi instalado. Até estava a pensar meter dois em série. Existem uns em malha de inox que até filtra ferro (é o que diz na descrição):

    https://www.hidraulicart.pt/loja-online/consumiveis/elementos-filtrantes-atlas-filtri-rede-aco-inox-304/


    Vou pesquisar "ciclone"

    Obrigado!
  14.  # 14

    Colocado por: fernando firminoboa noite tenho uma a funcionar a 70 m de fundo desde 2008,o sr tem q tirar a bomba fora é um curto debaixo de agua, não perca mais tempo.


    Boa noite!

    Sim, tenho que resolver o problema das sondas.
  15.  # 15

    Colocado por: fernando firminoboa noite, e normal quando do inicio ao tirar a agua do furo vir a agua turba e o tal pó fininho,, a bomba deve ficar no minimo a 10 m do fundo e de inicio deve esta continuadamente a trabalhar com caudal controlado durante varios dias,, varias horas,, ate que lentamente a agua começa a vir limpinha, foi assim com o meu furo a 20 anos e la esta sem problemas


    Pois, imagino que sim, mas nem tive tempo de deixar essa água sair para limpar o furo. Vou tratar do problema das sondas e do autoclave e por aquilo a bombar.

    Obrigado.
  16.  # 16

    Colocado por: braga68

    Eu sempre pensei que o filtro fosse colocado depois da saída do autoclave.

    Obrigado!


    Era onde eu punha sinceramente mas a autoclave deve de acomular pó como tudo.
  17.  # 17

    Colocado por: STUNTMAN

    Era onde eu punha sinceramente mas a autoclave deve de acomular pó como tudo.


    Era destes filtros que estava a falar?

    https://www.aquafoz.com/loja/filtros-domesticos/258-filtro-cintropur-nw-25-32.html

    file:///C:/Users/Utilizador/Downloads/icacintropur-domesticosx6v.pdf

    Finalmente alguém me apresenta algo novo! Obrigado pela dica!
  18.  # 18

    Sim, estes filtros são muito parecidos com os separadores ar agua dos compressores, ou os separadores pó ar da industria.
  19.  # 19

    Colocado por: STUNTMANSim, estes filtros são muito parecidos com os separadores ar agua dos compressores, ou os separadores pó ar da industria.


    STUNTMAN, fui procurar a factura e realmente consta lá duas válvulas de retenção. Até encontrei um papel com um esquema que deveria ser seguido pelo picheleiro!

    Diz mais ou menos isto:

    Uma válvula à saída da bomba e outra no final do tubo (debaixo da tampa), ainda dentro do furo. Pelo que percebo no desenho, era sugerido que fosse feito um furo de 1 mm a cerca de 2 metros da última válvula. A autoclave não tem membrana com certeza.

    Como o equipamento não trabalha há muito tempo, será melhor drenar o depósito e deixar que os ciclos que se seguirem de enchimento e esvaziamento reponham a pressão? Ou deixo como está, partindo do princípio que o dispositivo que tem a cerca de 1/3 de altura servirá para tirar o ar em excesso? Só me faz confusão carregar no pino e sair água, mas por outro lado, será suposto a água subir acima de 1/3 ou não?

    Obrigado por toda a ajuda!
  20.  # 20

    Como está parado a muito tempo, o ar pode ter se dissolvido ou perdido por microfugas, pelo menos parte dele, como tem as sondas avariadas não dá para ver se os ciclos de carga e descarga estão como deve de ser, ou seja o nível de ar está razoável
    Eu mais depressa despejava o tanque pelo facto de estar parado a muito tempo do que por outra razão
    o nival de ar deve de ser reposto automaticamente teoricamente
    Caso resolva o problema das sondas, se a bomba trabalhar com alta frequência aí sim despeje-o
 
0.0415 seg. NEW