Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

O purgador não funciona se a válvula que o secciona está fechada:)
    Concordam com este comentário: system32
  2.  # 102

Não me parece pois a velocidade do "tac tac" é certinha, proporcional à velocidade da bomba.
    Cheira-me mais a danos na bomba, eventualmente até feitos por bolsas de ar!

Colocado por: eu
    Isso não serão bolsas de ar a passar na bomba?
    Concordam com este comentário:Energia Livre
  3.  # 103

Ele usa a técnica de ligar um bidon com uma bomba grande ao circuito para supostamente retirar todo o ar do circuito. Não sei se será a melhor solução. O que sei é que não usa o purgador.

Colocado por: Energia LivreO purgador não funciona se a válvula que o secciona está fechada:)
    Concordam com este comentário:system32
    • eu
    • 27 julho 2013

# 104

Colocado por: system32Ele usa a técnica de ligar um bidon com uma bomba grande ao circuito para supostamente retirar todo o ar do circuito. Não sei se será a melhor solução. O que sei é que não usa o purgador.

Tens acesso fácil ao purgador? Experimenta lá ir abrir a válvula para tirar o ar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: system32
  4.  # 105

Quando abrir a válvula ponha a bomba na velocidade 3 para o liquido circular mais depressa e forçar o ar a ir para o ponto mais alto.
    Deixe durante algumas horas, depois feche a valvula e volte a colocar a bomba na velocidade original, depois dê-nos feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: system32
  5.  # 106

Colocado por: system32Não me parece pois a velocidade do "tac tac" é certinha, proporcional à velocidade da bomba.

Pois na minha também acontece o mesmo, mas apenas quando a bomba está nos 30%, porque a 100% não faz esse barulho.
  6.  # 107

Agradeço as ideias , mas neste momento estou fora, nada posso fazer. Para já vamos ver se o que o Sr: engenheiro andou a fazer com o bidon e a bomba, se resolve o problema.

Colocado por: Energia LivreQuando abrir a válvula ponha a bomba na velocidade 3 para o liquido circular mais depressa e forçar o ar a ir para o ponto mais alto.

Deixe durante algumas horas, depois feche a valvula e volte a colocar a bomba na velocidade original, depois dê-nos feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:system32

Tens acesso fácil ao purgador? Experimenta lá ir abrir a válvula para tirar o ar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:system32
  7.  # 108

Lá vim eu das ferias e deparei-me com uma situação que ainda baralhou mais o engenheiro!!
    A pressão já não subia nem a funcionar e não estava a aquecer nada, logo resolvi tapar os dois paineis até o engenheiro poder vir resolver a coisa.

Para isso destapei o painel que deixei tapado para desdobrar a lona, espanto eu que passado uns segundo ouço um silvo que vinha de umas das porcas de saida do primario dos paineis. Silvo e um pouco de agua a cair. Dei-lhe um aperto (facil), mas não podia fazer mais pois o circuito já não deve ter agua quase nenhuma. Tapei os dois paineis e desliguei o controlador.

Informei o Enhenheiro que me diz que não pode ser essa a causa dos problemas, pois o sistema subia e descia a pressão, conforme era de dia ou noite (quente ou frio)!

Acho que lhe passou pela cabeça que que fui eu que desapertei a porca!!!

Porca miseria!!
    • eu
    • 5 agosto 2013 editado

# 109

Não me digas que a fuga era por aí...
  8.  # 110

Esse silvo denuncia necessidade de purga, em vez de apertar devia ter desapertado mais ou pouco e quando estivesse a deitar só água é que dava o aperto.
    • eu
    • 5 agosto 2013

# 111

Colocado por: pedromdfEsse silvo denuncia necessidade de purga, em vez de apertar devia ter desapertado mais ou pouco e quando estivesse a deitar só água é que dava o aperto.

A purga faz-se no... purgador.
  9.  # 112

O problema é que liquido ...quase nenhum!!

O engenheiro agora afirma que a fuga será no vaso de expanção

O facto é que desde o final do verão passado os paineis tem funcionado com baixa pressão no primario e variavel (a quente: +-2bar, frio: 0,5Bar), mas funcionava. Quando vierem regularizar a pressão, a situação agravou-se drasticamente: ficou pior que estava antes de virem repressurizar o circuito.

O engenheiro diz que o problema inicial foi só o sobre aquecimento no verão (ferias), embora eu só dei conta do sucedido um mes e tal depois das minhas ferias, por isso não posso garantir que foi nas ferias ou não.

Agora diz que existe uma fuga. mas contunua a afirmar que o problema inicial era apenas o sobre aquecimento.
    Não me cheira. era muita coincidencia.
    Diria eu que a fuga fez perder a pressão, e o com pouca pressão o sistema manteve-se +- estavel. Quando pressurizaram, fizeram aumentar a fuga: 12 horas depois (de manhã) a pressão já estava a zero!!
    • eu
    • 5 agosto 2013

# 113

Colocado por: system32O engenheiro agora afirma que a fuga será no vaso de expanção

Não me parece... Se a fuga fosse no vaso, seria facilmente visível...
    Concordam com este comentário: system32
  10.  # 114

ai jasus tanta confusão!!! homem veja la se aproveita que são dicas de graça, toca a ir la cima aos paineis e diga ao engenheiro se o linho que tem la no passador e purgador se não queimou! mesmo que não veja nada deve estar a resumir liquido ou seja toca a trocar o linho todo por outro producto, quase que aposto se chegar la ate desaperta aquilo á mao!
    depois e uma vez que a pressão sobe e desce veja la o vaso se esta em condições, aproveite que não tem pressão no circuito para ver a pressão dentro do vaso!
    e prontos depois pode-me agradecer!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, system32
  11.  # 115

como é? deu para alguma coisa a dica ou nem por isso?
  12.  # 116

Deixei uns dias para ver se estabilizava:

O Canalizador foi lá a no inicio da semana passada, confirmou que a porca já estava bem apertada (nada de linho, tem uma anilha, mas não sei de que é feita!!)

Re-encheu o sistema, até colocou um pouco mais de pressão: 3,5 Bar.

Verificou o vaso e a pressão do mesmo e pareceu (a olho) que estaria bem.

O sstema encontra-se a funcionar bem desde a data!!!

Tanta treta por uma porca mal apertada/fuga??? Será??

PS: Obrigada aos membros que colaboraram nesta aventura!!
  13.  # 117

aposto que colocou linho!!!
    • eu
    • 13 agosto 2013

# 118

Colocado por: system32Tanta treta por uma porca mal apertada/fuga??? Será??

Pelos vistos, sim...
  14.  # 119

Pelos vistos, sim...
    tem a certeza?
    • eu
    • 14 agosto 2013

# 120

Colocado por: Sergio Rodriguestem a certeza?

Por aquilo que ele relata, aparentemente está tudo bem agora.

Certezas? Eu nem sequer vi a instalação, isto é tudo palpites. ;) Claro que vocês instaladores sabem muita coisa que nos escapa...

0.0310 seg. NEW