Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

    É erro da EDP.. eu também tenho no site 5.45kva trifásico e é mentira
    • GA85
    • 25 agosto 2023 editado

     # 342

    Olá a todos, vou aproveitar este tópico para ver se consigo alguns esclarecimentos sobre isto dos monofásicos e trifásicos.


    Comprei uma moradia que (infelizmente, julgo eu) tem com um quadro gigante trifásico, portanto, é o que tenho. Ora, a potência que contratei inicialmente foi de 6,9kVa, para testar se era suficiente. (não sei se tem interesse, mas já agora a casa tem outros dois quadros, no piso de cima e no exterior / garagem).

    Percebo pouco ou nada de electrividade, mas acho que quem percebe já deve estar a perceber que 6,9kVa em trifásico não dá para nada, e, realmente, não dá para muito. Basta ligar duas "bocas" da placa e mais alguma coisa que a electricidade vai logo abaixo. Como lá fora tenho uma bomba de piscina, etc., etc., como podem imaginar o contador passa a vida a desligar, sobretudo nas horas de refeição. Seja como for, tenho ideia de que isto talvez se resolvesse facilmente subindo a potência contratada para 10,35 ou até 13,80kva.


    Mas o que me leva a escrever é porque vou comprar um carro electrico e instalar uma wallbox na garagem, que no mínimo será de 7,4kw, pelo que a potência que tenho contratada teria que subir no mínimo para os 10,35 kVA.


    Que tenho obrigatoriamente de subir a potência já sei, e até já o deveria ter feito, na verdade. Só ainda não o fiz porque desde que comprei a casa e detectei este problema tenho sempre a questão na cabeça se vale mesmo a pena manter o trifásico, ou valia mais a pena mudar tudo para monofásico e aproveitar a potência contratada na plenitude? (já agora, não tenho nenhum equipamento que seja unicamente trifásico, é so mesmo a questão do quadro principal).


    E a propósito da wallbox que referi até me surge outra questão de quem não percebe disto... se tiver uma wallbox de 7,4kw e uma potência contratada de 10,35kva em trifásico, não fica a restar muito pouco para as outras fases? Como é que seria possível equilibrar o exterior (garagem) com as necessidades da cozinha, etc.? Ou até outra questão que está em cima da mesa, se a wallbox fosse de 11kw e a potência contratada de 13,80kva, será que daria para dividir a coisa como deve ser em trifásico? Contratar potência acima penso que seria absurdo...


    Enfim, alguém que perceba do assunto ou que já tenha passado por algo miniamente parecido, sou todo ouvidos para ver o que fazer...
  2.  # 343

    Colocado por: GA85E a propósito da wallbox que referi até me surge outra questão de quem não percebe disto... se tiver uma wallbox de 7,4kw e uma potência contratada de 10,35kva em trifásico, não fica a restar muito pouco para as outras fases? Como é que seria possível equilibrar o exterior (garagem) com as necessidades da cozinha, etc.?
    Pode ligar a wallbox nas 3 fases e usa a potencia distribuída por todas (isto se ela o permitir claro), mas não é pela wallbox ser de 7.4kwh que vai carregar a essa potencia, provavelmente não vai precisar e vai carregar mais lento e já tem disponibilidade para a casa, a titulo de exemplo costumo carregar todos os dias a 16/20A que dá 3.6/4.6KW e faço cerca de 3000km por mês e tenho 6.9KVA contratados e usamos AC em casa durante o carregamento e ainda sobra potencia.

    Colocado por: GA85vale mesmo a pena manter o trifásico, ou valia mais a pena mudar tudo para monofásico e aproveitar a potência contratada na plenitude?
    Não precisa de mudar tudo basta fazer a "união" das fases e mudar para monofásico, fale com um eletricista que isto é fácil de fazer.
  3.  # 344

    Qual o VE que vai ter? Ele tem carregamento interno trifásico ou monofásico?
    Já confirmou com a e-redes a possibilidade de aumentar a potência em trifásic e a passagem para monofásico para 6,9kVA?
    Pode haver limitações técnicas que o impeçam a mudança para monofásico para 6,9kVA.

    Dou o meu exemplo, tenho monofásico 25A, tudo elétrico e carrego os meus dois VEs a 10A cada ou a 16A um de cada vez.

    Sobre a wallbox, se não precisa de muito autonomia, por pouco mais de 100€ compra um cabo portátil regulável até 16A e não precisa de algo muito mais caro e fixo.
    Posso dar mais informações em privado.
  4.  # 345

    Sabe qual a potência viabilizada para a instalação?

    Não tem na sua instalação nenhum equipamento que necessite de alimentação trifásica? Se não, solicite para já no balcão digital da eredes a mudanças de trifásico para monofásico.

    Depois dependendo da potencia máxima viabilizada aumenta para 10,35kVA.
    • GA85
    • 25 agosto 2023 editado

     # 346

    Obrigado pelas respostas.

    Julgo que não existirá problemas com a potência contratada. Na verdade a própria EDP (ao telefone) até já me sugeriu aumentar a potência, para o quadro deixar de se desligar. Mas efectivamente nunca falei com eles ou com a e-redes para o fazer.

    O VE será um Tesla Model 3. Quando me desloco para o trabalho necessito de fazer no total 80km, é raro ter que ir ao local de trabalho todos os dias, embora possa acontecer em determinados momentos.

    Acredito que eventualmente poderia manter o trifásico, mas com potencia de 10,35kva, e assim talvez o quadro deixasse de se desligar quando ligo vários equipamentos? Estarei errado? Mas não sei em que medida uma wallbox de 7,4kw ligada durante a noite não seria demasiado para essa potência?

    Penso também que tenho mesmo que decidir sobre esta eventual alteração pois pelo que percebo as wallbox ou são monofásicas ou trifásicas... O problema é que tenho muitas dúvidas se o trifásico é realmente a melhor opção para mim.
  5.  # 347

    Não tenho VE. Tinha quadro trifásico e passei a monofásico.
    Não via nem vejo (a não ser devido ao VE mas nunca fiz grande pesquisa) necessidade actualmente de ter quadro trifásico.
    Tinha 10,35 pelo tri e vou com 4,6 com mono e só não baixo mais que posso querer usar bomba de poço e máquina de lavar ou algo assim ao mesmo tempo.
    Quase tudo eléctrico menos bicos de fogão.

    O que precisa de ter atenção é que falando com e-redes para passar para mono precisa de ter o electricista para fazer o mesmo no quadro da casa no mesmo dia senão param de funcionar coisas por casa... Essa última operação demora 15 minutos.
    Concordam com este comentário: zed
    • zed
    • 25 agosto 2023

     # 348

    Colocado por: GA85Acredito que eventualmente poderia manter o trifásico, mas com potencia de 10,35kva, e assim talvez o quadro deixasse de se desligar quando ligo vários equipamentos? Estarei errado?

    Sim, está. Pois os equipamentos estarão numa só fase com 3,45 kVA disponíveis (x3) e torna-se difícil de gerir. Cá em casa com 5,75 kVA mono estamos melhor do que estávamos em 10,35 tri.

    Além de que depois pode querer meter painéis fotovoltaicos e terá mais despesa para ter um inversor trifásico.
    Concordam com este comentário: Dacepa
  6.  # 349

    A não ser que haja equipamentos que funcionem obrigatoriamente em trifásico, não há vantagem em um consumidor doméstico ter trifásico. Muito mais fácil de gerir em monofásico. Só mesmo se precisasse de encher a bateria toda do Tesla todos os dias é que valeria a pena ter trifásico. Caso contrário só está a pagar mais tarifa de potência sem necessidade.
    • GA85
    • 28 agosto 2023 editado

     # 350

    Obrigado pelas respostas.

    Colocado por: DacepaNão tenho VE. Tinha quadro trifásico e passei a monofásico.
    Não via nem vejo (a não ser devido ao VE mas nunca fiz grande pesquisa) necessidade actualmente de ter quadro trifásico.
    Tinha 10,35 pelo tri e vou com 4,6 com mono e só não baixo mais que posso querer usar bomba de poço e máquina de lavar ou algo assim ao mesmo tempo.
    Quase tudo eléctrico menos bicos de fogão.

    O que precisa de ter atenção é que falando com e-redes para passar para mono precisa de ter o electricista para fazer o mesmo no quadro da casa no mesmo dia senão param de funcionar coisas por casa... Essa última operação demora 15 minutos.
    Concordam com este comentário:zed


    Sendo assim tenho que combinar no mesmo dia e hora com a e-redes e o electricista? Aquilo que me disseram é que com a mudança provavelmente poderia estar uns dias a trabalhar apenas com 10A até a e-redes aparecer ou fazer a mudança... Será mesmo assim? Já estou decidido a mudar para mono, mas queria fazer a transição o mais rápido possível e diminuir os constrangimentos...
  7.  # 351

    a ultima vez que realizei uma mudança de trifásico para monofásico, nem foi necessário fazer qualquer alteração na instalação interior.

    Mas já estávamos sobreaviso que caso os técnicos da e-redes não conseguissem, para irmos no próprio dia efetuar a alteração necessária (shunt aos polos do corte geral).

    Colocado por: GA85Sendo assim tenho que combinar no mesmo dia e hora com a e-redes e o electricista? Aquilo que me disseram é que com a mudança provavelmente poderia estar uns dias a trabalhar apenas com 10A até a e-redes aparecer ou fazer a mudança... Será mesmo assim? Já estou decidido a mudar para mono, mas queria fazer a transição o mais rápido possível e diminuir os constrangimentos...
  8.  # 352

    Deram-me um esmeril com estas caracteristicas. É monofásico ou trifásico?!
      373040383_276254741860575_1810740769859476207_n.jpg
  9.  # 353

    Monofásico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferlima
  10.  # 354

    Colocado por: FerlimaDeram-me um esmeril com estas caracteristicas. É monofásico ou trifásico?!
      373040383_276254741860575_1810740769859476207_n.jpg

    "volt 220/50"
    Quer dizer que é 220V/ 50hz
 
0.0657 seg. NEW