Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora então passa-se o seguinte:

    - uma pequena empresa (2 sócios) está com dificuldades em terminar a construção de uma moradia

    - a construção decorreu adjudicando sub empreitadas

    - o pedreiro/trolha interrompeu a obra numa fase muito adiantada de acabamentos, por não ter sido paga a ultima factura, levando o livro de obra consigo

    - eu quero comprar e o preço está bom... o tipo está aflito para vender, mas tem esse problema.


    como é que posso ultrapassar este prblema do livro da obra e do empreiteiro.

    é que eu comprando não tenho nada a ver com valores em dívida!!! certo?


    ...tb não quero perder o negócio apenas por esse detalhe... na camara, finanças, banca e registos está tudo confirmadamente OK
  2.  # 2

    boa tarde

    estavamos a passar por uma cituação dessa, um comprador de uma casa de 60 anos no montijo estava com mesmo problema ,e como não terminaram a obra,comprou a moradia e solicitou-nos para fazer um orçamento para entregar o respectivo trabalho concluido. apesar do antigo dono ter ficado numa má cituação por nao terem terminado seu trabalho,.
    mas apartir do momento em que fassa a escritura em vosso nome trate dos respectivos papeis,não tem absolutamente nada ha ver com o que se passou.
    se esta com bom preço aproveite amigo, essa é a altura,
    se desejar mais informações não hesite em contactar-nos
    [email protected] 936 660 097 /961 863 626

    cumprimentos

    DESIGN-SOLUTION
  3.  # 3

    Colocado por: design-solutionestavamos a passar por uma cituação dessa , um comprador de uma casa de 60 anos no montijo estava com mesmo problema ,e como não terminaram a obra,comprou a moradia e solicitou-nos para fazer um orçamento para entregar o respectivo trabalho concluido. apesar do antigo dono ter ficado numa má cituação por nao terem terminado seu trabalho,.
    mas apartir do momento em que fassa a escritura em vosso nome trate dos respectivos papeis,não tem absolutamente nada ha ver com o que se passou.
    se esta com bom preço aproveite amigo, essa é a altura,

    (Aiii !!!)
    (Alguém percebeu se era o comprador que tinha 60 anos, ou a casa que estava em obras há 60 anos??) :-))

    Cuidado!! Há aí um probleminha. :-)
    Se o construtor não pagou a determinados fornecedores, os quais podem provar que o trabalho foi feito (ou, que o material foi entregue) nessa casa, e não foi pago, A LEI prevê que o comprador/dono-de-obra seja responsável pelo seu pagamento.
    O Legislador pretendeu com esta medida evitar PRECISAMENTE quaisquer conluios entre "construtores" e donos-de-obra. Como o "construtor" pode desaparecer mas a casa não, quem se lixa é o proprietário da casa.
  4.  # 4

    Espere lá, livro de obra não é algo q tem q estar assinado para se obter a licença de utilização?
  5.  # 5

    Atenção que se pode meter num molho de broculos, consulte os técnicos que deveriam ter subcrito esse livro de obra de forma a garantir que outro técnico pode assumir a responsabilidade da obra sem que haja problemas.
  6.  # 6

    Também tenho um problema com o meu livro de obra, mas o meu caso é diferente.

    Houve um pequeno incêndio e "perdi" o meu livro de obra.

    Estando a minha licença de construção a terminar, tenho que ter o livro de obra para renovar a mesma?

    O que posso e devo fazer?

    Acha que o livro de obra é realmente importante?

    Alguém consegue ajudar?
  7.  # 7

    Portaria 1268/2008

    15.º Sem prejuízo dos deveres, legais ou contratais, que
    incumbam a outras pessoas ou entidades, o dono de obra
    está obrigado a:
    a) Assegurar e garantir a manutenção, conservação e integridade do livro de obra, bem como de todos os elementos
    e menções que sucessivamente constituem ou integram o
    seu teor ou conteúdo;
    b) Comprovar, em caso de destruição, perda ou extravio,
    a ocorrência que os causou; e
    c) Realizar, em caso de destruição, perda ou extravio,
    a reforma integral, em segunda via emitida nos termos da
    presente portaria, de todos os elementos e menções que o
    constituíam ou integravam o livro de obra
  8.  # 8

    Colocado por: Picaretac) Realizar, em caso de destruição, perda ou extravio,
    a reforma integral, em segunda via emitida nos termos da
    presente portaria, de todos os elementos e menções que o
    constituíam ou integravam o livro de obra


    O que querem dizer estas palavras? em Português que se perceba :)

    Pedir outro livro à câmara e preenche-lo novamente com os dados existentes no anterior ?
  9.  # 9

    Colocado por: Vitor AlvesPedir outro livro à câmara e preenche-lo novamente com os dados existentes no anterior ?

    Exacto, só que a Câmara não dá livros a ninguém, tem que comprar um novo numa papelaria.

    O problema está aqui:

    b) Comprovar, em caso de destruição, perda ou extravio, a ocorrência que os causou;

    Isto surgiu porque era muito frequente desaparecerem livros de obra, normalmente depois dos fiscais municipais escreverem lá "coisas que não deviam", percebeu? Desaparecia o livro e fazia-se um novo.

    Como é que se resolve o problema que referi?....não sei.
  10.  # 10

    boas
    é fácil
    depois do incêndio chamar a PSP para tomar conta da ocorrência.
    depois é só pedir o auto certificado para provar que o incêndio realmente aconteceu.
    um abraço
  11.  # 11

    Colocado por: Picaretatem que comprar um novo numa papelaria.


    Posso mesmo comprar outro na papelaria, ou estava a "gozar" comigo?



    Colocado por: Picaretab) Comprovar, em caso de destruição, perda ou extravio, a ocorrência que os causou;


    Como se pode comprovar uma perda? perdeu-se e pronto, não é?
  12.  # 12

    Colocado por: Vitor AlvesPosso mesmo comprar outro na papelaria, ou estava a "gozar" comigo?

    Eu não brinco em serviço. É claro que deve comprar o novo livro numa livraria. Onde é que comprou o livro que ardeu?

    Colocado por: Vitor AlvesComo se pode comprovar uma perda? perdeu-se e pronto, não é?

    Não sei. Procure saber na câmara municipal. Nunca perdi nenhum livro de obra.

    Colocado por: Vitor AlvesO que posso e devo fazer?

    Deve falar com a pessoa que vai fazer os registos no novo livro. Esse é que tem que o ajudar a resolver o problema.
  13.  # 13

    Colocado por: PicaretaEu não brinco em serviço. É claro que deve comprar o novo livro numa livraria. Onde é que comprou o livro que ardeu?


    Sinceramente, não me lembro pois já foi à 5 anos, mas tenho a ideia que foi a câmara que o forneceu juntamente com a licença.
  14.  # 14

    Colocado por: Vitor Alvesmas tenho a ideia que foi a câmara que o forneceu juntamente com a licença.

    tá bem tá...não queria mais nada. Você entregou o livro com o termo de abertura preenchido e a câmara devolveu-lho carimbado.
  15.  # 15

    Colocado por: Picaretatermo de abertura preenchido


    o que é isso?
  16.  # 16

    Depende da câmara. Ainda há sítios em que é a câmara que fornece o livro de obra a troco de uma modica quantia.
    Termo de abertura é o preenchimento da 1ª pagina do livro e a aposição do respectivo carimbo da câmara
  17.  # 17

    Resumindo.

    O que posso fazer é comprar um livro novo na papelaria e preenche-lo com os dados que possam ser preenchidos (por mim e pelo empreiteiro) e está tudo ok.

    A partir daqui posso pedir a prorrogação da licença de construção.

    Estou correcto?
  18.  # 18

    Colocado por: Vitor Alves

    Sinceramente, não me lembro pois já foi à 5 anos, mas tenho a ideia que foi a câmara que o forneceu juntamente com a licença.


    aposto que é familiar do Jasé Maria Ministro dos Santos.....
  19.  # 19

    Colocado por: raulschone

    aposto que é familiar do Jasé Maria Ministro dos Santos.....


    Porque diz isso?

    Simplesmente sou um grande leigo na matéria e não percebo como funcionam estas burocracias.

    Por isso peço ajuda.
    Concordam com este comentário: raulschone
  20.  # 20

    Colocado por: Vitor Alves

    Porque diz isso?

    Simplesmente sou um grande leigo na matéria e não percebo como funcionam estas burocracias.

    Por isso peço ajuda.
    Concordam com este comentário:raulschone


    Deixe estar, não leve a mal, foi mais um desabafo pois eu travei uma batalha inglória tipo david vs golias (andei quase sozinho a alertar os munícipes do perigo de eles estarem de 4 em 4 anos a passar um cheque em branco ao eng.º só por ele ser cá da terra) com esse **** do presidente vitalício e seus tentáculos tal e qual o alberto joão jardim do continente e acabei por ter de vender a quinta dos machadosabandonar o concelho tendo-me instalado no país concelho vizinho de torres vedras......
 
0.0271 seg. NEW