Iniciar sessão ou registar-se
    • fuzzy
    • 4 outubro 2011 editado

# 1

Boa noite a todas.

Aqui está o projecto da minha futura moradia. O projecto ainda se encontra em fase de amadurecimento, sendo este (pensamos nós) muito próximo do final.
    É uma moradia topologia T3, em que tentamos colocar a disponisão das divisões da melhor forma possivel e tendo em conta os nossos gostos.
    As ideias principais que tivemos desde o inicio foram:
    - Cozinha/Sala espaço único (open space)
    - 3 Quartos. 1 Suite(deveria ter zona de vestir) e 2 Normais (estes deveriam partilhar o mesmo WC)
    - Aproveitar ao máximo possivel a vista a Oeste, pois como a localização do terreno é num alto, gostariamos de tirar o máximo partido das vistas

Criticas, sugestões e opiniões são bem vindas :D

Obrigado.
    Fuzzy
  1.  # 2

em geral não gosto

tirando gostos relacionados com lógicas

-a casa é regida por um corredor que vais de ponta a ponta, lembra-me a tipologia antiga onde se entrava numa porta e saia-se noutra lá ao fundo.
    nunca gostei desta solução de corredor de ponta a ponta, reduz a casa a esse mesmo corredor....e então se formos para feng shui :)

-a casa de banho no hall pelo que já foi aqui discutido e que alguns apesar disso gostam
    -acho demasiado o pano de vidro da sala/cozinha
    um pormenor que transmite alguma falta de cuidado/atenção é...esse pano de vidro não alinha com a parede da dos moveis da cozinha

-a esses quartos torço o nariz, lembra-me quartos de hotel...entendo a casa de banho a meio, mas esses corredores gigantes"" criados no quarto já não entendo
    -não entendo os bidés longe da sanitas !????
    -o outro quarto com visibilidade do duche também não acho que seja boa solução...entrar e sair no quarto e deparar sempre com o duche

no geral a casa parece-me com desperdício de áreas, que se vê mais nos quartos por exemplo
    estou à procura do lavatório no quarto maior...
  2.  # 3

Colocado por: Fernando Gabriel Arqentrar e sair no quarto e deparar sempre com o duche

Esta é que é mesmo uma solução inovadora...e ao/à fuzzy ninguém pode dizer para "contratar um arquitecto", como se diz muita vez por aqui, porque nitidamente este projecto é de arquitecto.
    Eu trocava o escritório pela cozinha e a lavandaria pelo ginásio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fuzzy
  3.  # 4

Colocado por: Fernando Gabriel Arq-não entendo os bidés longe da sanitas !????
    estou à procura do lavatório no quarto maior...

Não o entendo, Fernando Gabriel Arq.
    Lavatório, para quê ?
    O bidé não serve, precisamente, para lavarmos a cara e as mãos ?!?
    ;-)
  4.  # 5

O bidé longe da sanita... é porque o colega que elaborou o projecto não sabe que pode acumular a zona de 75x120cm com o bidé.... ;)
    Também subscrevo a questão dos longos corredores/ hall dos quartos, e também não aprecio a Suite, com total protagonismo na zona de instalação sanitária. Mas gostos são gostos ;)
    a IS comum a dois quartos... poderá vir a ter problemas, quando as crianças forem maiores e com familia propria (questões de privacidade), ou recebendo visitas...
    Achei piada ao compartimento da garagem, denominado...SERVIDORES?!?

abraço, que tenho de ir tratar dos explosivos...
  5.  # 6

Desde já obrigado pelo seu comentário, mas deixe-me só retificar alguns pontos.

Colocado por: Fernando Gabriel Arq
    -a casa é regida por um corredor que vais de ponta a ponta, lembra-me a tipologia antiga onde se entrava numa porta e saia-se noutra lá ao fundo.
    nunca gostei desta solução de corredor de ponta a ponta, reduz a casa a esse mesmo corredor....e então se formos para feng shui :)

Sim, efectivamente tem o corredor de 9m. Mas era enevitável pois como o terreno só tem 800m2 e como nós pretendiamos que a casa fosse terrea não existe outra forma de colocar a disposição das divisões, retirando o máximo partido das vistas.

-acho demasiado o pano de vidro da sala/cozinha um pormenor que transmite alguma falta de cuidado/atenção é...esse pano de vidro não alinha com a parede da dos moveis da cozinha

Acha que 8m de comprimento de vidro é "demasiado"? Pelo que tenho visto aqui pelo forum, não acho nada exagerado, tendo em conta que queremos tirar o máximo proveito das vistas, da zona da piscina, colocar uma pequena mesa na zona da cobertura em frente há cozinha, etc, não considero que seja "demasiado".

-a esses quartos torço o nariz, lembra-me quartos de hotel...entendo a casa de banho a meio, mas esses corredores gigantes"" criados no quarto já não entendo

Quartos de hotel? :D. Bem, os corredores dos dois quartos tem 4m e pouco, acha isso gigante? Podem ser um pouco grandes podem, mas como tem a zona dos armários embutidos onde da para colocar diversos tipos que podem transformar por completo essa sensação de corredor "gigante".

no geral a casa parece-me com desperdício de áreas, que se vê mais nos quartos por exemplo estou à procura do lavatório no quarto maior...

Hehe, não conseguiu encontrar o lavatório na suite??? :D, a suite tem dois lavatórios.
    Quando diz que a casa parece-lhe com desperdício de áreas está-se a referir em que divisões concretamente? O que sugere para colmatar esse desperdício?

Muito obrigada pelo seu comentário.
    Fuzzy
  6.  # 7

Obrigada pelo seu comentário Pedro.

Colocado por: Pedro Barradas
    a IS comum a dois quartos... poderá vir a ter problemas, quando as crianças forem maiores e com familia propria (questões de privacidade), ou recebendo visitas...

Sim essa questão já pensamos nela e foi sem duvida uma das nossas preocupações quando estavamos a elaborar o nosso esboço para mostar ao arquitecto. Contudo, conseguimos facilmente resolver essa questão colocando uma porta em vidro de correr a separar a zona da entrada para a casa de banho e a zona onde tem as peças sanitárias.

Obrigada.
    Fuzzy
  7.  # 8

Pela forma assertiva como responde, parece-me que já chegou mesmo à versão final e está satisfeito com tudo...
    No entanto, como pede opiniões...
    -Não gosto da forma como se organizam os 2 quartos com a casa de banho comum, sobretudo devido ao corredor comprido na entrada para os quartos. Espero que tb não considere colocar as secretárias de costas para a luz...não é mt agradável para estudar ou trabalhar...
    Eu tenho exactamente a mesma situação (2 quartos, uma casa de banho) e o arquitecto encontrou uma solução em que não há corredores mas se mantém a privacidade.
    - Acho que se vai arrepender de ter a cozinha em openspace...mas se forem pessoas muito arrumadinhas e que cozinhem pouco, não devertá ter problemas.
    - Quem entra na casa vê um corredor comprido(íssimo) em frente...não defende a privacidade e penso que fica um tanto desconfortável não existir uma separação da porta da rua.
    - Não consigo achar prática a solução para a instalação sanitária da suite. Cada um sabe dos seus hábitos, mas eu de manhã faço chichi e...dou dois passos para me enfiar no duche...seria estranho andar a contornar a zona de vestir...
  8.  # 9

Atenção Becas, que está a ver mal a casa... a entrada principal, parece-me, ser pelo atrio junto da garagem, se a porta do corredor estiver fechada, já não tem o "corredor comprido(íssimo)"
    Concordam com este comentário: fuzzy
  9.  # 10

Desde já obrigada pelo seu comentário becas.

Colocado por: becas
    Pela forma assertiva como responde, parece-me que já chegou mesmo à versão final e está satisfeito com tudo... No entanto, como pede opiniões...

Depois de diversos estudos efectuados, nós chegamos a esta versão, que vai ao encontro com aquilo que idealizamos. Mas como somos novatos neste tipo de coisas é sempre bom ouvir a opinião de pessoas com mais experiencia doque nós.

Espero que tb não considere colocar as secretárias de costas para a luz...não é mt agradável para estudar ou trabalhar...

Sim isso depois vai ser salvaguardado.

Eu tenho exactamente a mesma situação (2 quartos, uma casa de banho) e o arquitecto encontrou uma solução em que não há corredores mas se mantém a privacidade.

Poderia mostrar-me como é que ficou a sua organização?

- Quem entra na casa vê um corredor comprido(íssimo) em frente...não defende a privacidade e penso que fica um tanto desconfortável não existir uma separação da porta da rua.

Não sei se reparou mas no seguimento da parede do escritório está lá representada um porta pivotante, que nós vai permitir retirar essa sensação de corredor comprido e ao mesmo tempo fazer com que a zona dos quartos seja privada em relação á zona social da casa.

Obrigada.
    Fuzzy
  10.  # 11

Bom dia ! Já agora eu também tenho um projecto em estudo muito semelhante a este, queria saber quantos m2 tem a casa e quanto pensa que vai gastar com ela? (Quando eu tiver o projecto mais direitinho venho cá mostrar)
    • becas
    • 4 outubro 2011 editado

# 12

Poderia mostrar-me como é que ficou a sua organização?

Não sei se reparou mas no seguimento da parede do escritório está lá representada um porta pivotante, que nós vai permitir retirar essa sensação de corredor comprido e ao mesmo tempo fazer com que a zona dos quartos seja privada em relação á zona social da casa.

Obrigada.
    Fuzzy

Eu vi essa parede, mas continuo a preferir que a entrada da casa seja resguardada da parte social...parece-me mt mais confortável ter um hall fechado, mesmo que pequeno.

Aqui está a planta do piso superior da minha casa:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  11.  # 13

Eu vi essa parede, mas continuo a preferir que a entrada da casa seja resguardada da parte social...parece-me mt mais confortável ter um hall fechado, mesmo que pequeno.

Pois :D, nós gostamos precisamento do oposto. Isso foi claramente uma das coisas que ficou bem presente desde os primeiros sarrabiscos que começamos a fazer.
    Vou analisar com mais calma a sua disposição das divisões logo.
    • RSS
    • 4 outubro 2011

# 14

Na Instalação sanitária partilhada não seria mais lógico ter o duche, sanita etc mais reservado?
    Imagine que tem um filho a tomar banho e o outro só precisa de lavar a cara ... há necessidade de perder essa privacidade?

eu optava por colocar uma porta a dividir a IS, tipo isto:
    Concordam com este comentário: fuzzy
      Sem título-1.jpg
  12.  # 15

Colocado por: RSSNa Instalação sanitária partilhada não seria mais lógico ter o duche, sanita etc mais reservado?
    Imagine que tem um filho a tomar banho e o outro só precisa de lavar a cara ... há necessidade de perder essa privacidade?

Sim faz todo o sentido essa disposição RSS. No entanto não sei é possivel pois, penso que este é o WC que vai obedecer aquelas regas exigidas por lei da circulação da cadeira de rodas. Mas vou tratar de rever a disposição ;).
  13.  # 16

...depois faz isso... em obra.
    • RSS
    • 4 outubro 2011

# 17

Nesse caso, para além da lei das acessibilidades, não é obrigatório ter uma IS completa com banheira e bidé?!

Penso que reformulando a IS, mantém espaço para as acessibilidades, até porque retira o lavatório para o "corredor entre portas.
  14.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas...depois faz isso... em obra.

Pois essa é uma das frases que o meu arquitecto me tem dito algumas vezes, mas então surge uma questão naturalmente que é: Que tipo de coisas é que pode ser redefenida e alterada em obra?
  15.  # 19

Colocado por: RSSNesse caso, para além da lei das acessibilidades, não é obrigatório ter uma IS completa combanheirae bidé?!

Não lhe sei responder a essa questão RSS, mas vou-me informar logo que possa sobre essa situação e digo-lhe algo.
  16.  # 20

O que menos gosto:

- Como está resolvida a SUITE. A zona de WC demasiado aberta... O chuveiro logo ali na passagem...
    Até lhe pode parecer tudo muito "bonito", mas e de manha? Ou à noite? Um levanta-se ou deita-se mais tarde e o outro leva com o barulho e luzes todas!!
    NADA funcional. Acredite!

Assim como a cozinha e sala em open space. Já aqui disse várias vezes e volto a repetir: Muito bom para quem NÃO cozinha! Para quem cozinha regularmente é horrivel ter de estar na sala com alguns dos cheiros próprios da confecção da comida...

Ah, assim como essa placa numa ilha tão estreita... Mais uma boa característica para quem não cozinha... Ou então para quem gostar de limpar o chão do outro lado da placa cada vez que faz certos pratos...
    Temos de ser razoáveis. Fazer uma casa tem de ser sempre um compromisso entre estética e funcionalidade. E está a faltar alguma funcionalidade nessa casa.

0.0218 seg. NEW