Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Correto, eu concordo contudo o que vocês estão a referir. Eu apresentei-me aos empreiteiros todos da mesma forma, entregando-lhes uma capinha com toda a documentação necessário para a elaboração do orçamento, contendo: 3D; projecto de estabilidade; plantas da construção; memoria descritiva; etc, assim como todas as outras especialidades necessárias para a elaboração do orçamento.
    Acho que ao fazer desta forma estão todos ao mesmo nível e possuem todos os mesmos elementos para elaborar o orçamento.
    No entanto este construtor é que na altura de me entregar o orçamento tomou a liberdade de fazer estas alterações, justificando-se, que desta forma teria um orçamento mais competitivo.
    Não quero com isto dizer que seja bom ou mau, é apenas uma consideração de relevo a ter em atenção na altura de adjudicar a obra.

Obrigada, pelos vossos comentários
  2.  # 2

Os orçamentos mais competitivos não se conseguem à custa da redução do preço ou da qualidade dos materiais.
    São atitudes como esta que tem obrigado grande parte dos nossos empresários do sector a fechar portas.
    Os orçamentos competitivos são aqueles que contemplam métodos e técnicas de trabalho que aumentem a produtividade.
    Concordam com este comentário: fuzzy
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaSão atitudes como esta que tem obrigado grande parte dos nossos empresários do sector a fechar portas.

Não existe mal nenhum, um empreiteiro apresentar alternativas mais baratas, dá o preço para o que está no projecto e apresenta uma alternativa mais barata. Pode até ser uma boa solução para o dono de obra, pode até ser uma solução desconhecida dos projectistas. Se o dono de obra achar que essa alternativa é melhor ou mais barata, e pretender aceita-la, deve consultar novamente todos os concorrentes para que apresentem preço para essa alternativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fuzzy
  4.  # 4

Claro que não há mal nenhum em apresentar soluções mais baratas desde que essa apresentação seja feito nos moldes em que o Picareta refere.
    Isso só prova que o empreiteiro sabe fazer contas e que tem uma atitude séria e responsável não só com os seu clientes mas acima de tudo com a gestão da sua empresa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fuzzy
  5.  # 5

Fuzzy, qual foi a alteração efectuada relativamente às sapatas, bem como a justificação técnica dessa alteração?
  6.  # 6

RRufino, eu essa alteração não a sei explicar muito bem e posso estar a cometer algum erro técnico ao dizê-la, mas dos apontamentos que retirei da conversa para depois debater com o arquitecto.
    É que acho que na ligação entre as sapatas tem duas vigas e o que este construtor sugeriu foi em vez de fazer estas duas vigas, utilizar apenas uma que ia até a parte mais superior junto à 1ª placa.
    Foi esta alteração e pelo facto de não ter entendido muito bem, que me suscitou alguma curiosidade (pulga atrás da orelha). Volto a referir que posso não estar a explicar bem a alteração.
  7.  # 7

Não percebi de facto...ainda assim a responsabilidade do projectista de estruturas é sobre o projecto que elaborou e respectivas alterações por ele efectuadas, assim deve para sua protecção discutir esse assunto com esse profissional.
  8.  # 8

Colocado por: RRufinoNão percebi de facto...

Eu acho que o empreiteiro quer retirar as vigas de fundação, porque provavelmente a 1ª laje está numa cota pouco acima das fundações.
  9.  # 9

Se bem entendi o que o construtor pretende fazer é poupar algum material e mão de obra de cofragem, tendo contudo um gasto acrescido em betão e armaduras.
    Quem vai calcular estas novas armaduras?
    Como é que o seu fiscal se vai responsabilizar por um trabalho que não está projectado?
  10.  # 10

O que eu percebi é que ele pretende unir as duas. Viga de fundação e viga de apoio da laje
  11.  # 11

RRufino

penso que se trata do seguinte, o projecto preve caixa de ar ( vão sanitário) e o projecto de estruturas comtempla um lintel de fundação a ligar as sapatas e mais acima depois por sua vez uma viga já ao nivel do r/c e o empreiteiro deve estar a propor fazer uma base em alvenaria com blocos de betão e então depois á cota do r/c executar ai uma só viga. Já vi fazer isto e penso que será isso que ele falou ao fuzzy.

fuzzy

penso que um simples bloco de betão não é um bloco termico de betão dai que pode afectar a perfomance termica do seu projecto.
  12.  # 12

Penso que seja isso Picareta. Porque o terreno está praticamente plano e praticamente nivelado. Está de fácil construção e pouca movimentação de terras vai ser necessário.
    Agora, eu não consigo é avaliar qual o impacto que isso possa ter. Dai estar a esperar para decidir qual vou adjudicar e se efetivamente for este construtor, tirar isto a limpo.
  13.  # 13

Se tem vigas a 2 níveis, fundação e pavimento térreo com desvão ventilado, e entre elas existe um pilar curto do ponto de vista do comportamento ao sismo não é uma boa solução de projecto...ainda assim se bem analisada é exequível.

Juntar as 2 vigas, eliminando a existência de pilares curtos é uma boa proposta, ainda assim carece de ser calculada para isso, pois no que toca a estrutura o todo não é a soma das partes.

Voltando à história do orçamento inicial...o que apresenta tem validade zero. Por várias razões:

- são preços compostos
    - não define classes de nada, betão, cofragem, etc
    - claramente o pedido de proposta não foi acompanhado de caderno de encargos
    - etc

O mapa de quantidades/medições e caderno de encargos são elementos do projecto e que você deveria ter contratado em cada especialiadae. Se contratou e não tem é mau, senão contratou e não lhe explicaram as consequências é mau, senão contratou e sabe as consequências, paciência, senão contratou e não sabe as consequências...vai descobrir algumas até ao final da obra e outras provavelmente nunca vai descobrir.

Cumps.
  14.  # 14

Colocado por: RRufinoVoltando à história do orçamento inicial...o que apresenta tem validade zero.

Também não é bem assim, por acaso tem uma parte que eu gosto... :-)))

Colocado por: fuzzy1 - Trabalhos Preliminares
  15.  # 15

Colocado por: fuzzy940€

....Mas são caros :))
    Concordam com este comentário: RRufino
  16.  # 16

Colocado por: Picareta
    Mas são caros :))

Lá isso é verdade já vi estaleiros que quaisquer 5€ já era muito bem pago
  17.  # 17

Colocado por: RRufino
    O mapa de quantidades/medições e caderno de encargos são elementos do projecto e que você deveria ter contratado em cada especialiadae. Se contratou e não tem é mau, senão contratou e não lhe explicaram as consequências é mau, senão contratou e sabe as consequências, paciência, senão contratou e não sabe as consequências...vai descobrir algumas até ao final da obra e outras provavelmente nunca vai descobrir.
    .

Eu tenho conhecimento disso RRufino. Quando contratei o gabinete de arquitetura, não contratei com caderno de encargos, pois achei que não seria necessário visto no que diz respeito ao projeto de estabilidade vir tudo bem descriminado, nomeadamente: as dimensões/altura/ informação das armaduras a utilizar; alturas de recobrimentos; tipo de betão; aço em lajes; etc.
    Eu estou a perguntar mais a vossa opinião sobre os valores deste orçamento, pois como esta não é a minha área e como a grande maioria de vocês está ligado à área e certamente têm mais experiência que eu nesta matéria.
    Quanto aos trabalhos Preliminares eu penso que esse valor tão elevado esteja relacionado com a montagem de grua, vedação do terreno, etc. De qualquer das formas não deixa de ser um valor elevado.

Obrigada.
    Fuzzy
  18.  # 18

Colocado por: fuzzyQuanto aos trabalhos Preliminares eu penso que esse valor tão elevado esteja relacionado com a montagem de grua, vedação do terreno

Quando disse que era caro, não era desses preliminares que estava a falar :-))
  19.  # 19

Colocado por: Picareta
    Quando disse que era caro, não era desses preliminares que estava a falar :-))

Então Picareta?
  20.  # 20

Colocado por: fuzzy

Então Picareta?

Era dos outros :)
    Concordam com este comentário: Picareta

0.0217 seg. NEW